Início do 2º Aquário.


KoD

Recommended Posts

1 hour ago, KoD said:

Sim, vem a caminho deve chegar amanha, optei por Fissidens Fontanus para por nos troncos e possivelmente nas pedras.

E também vou receber umas Limnobium Leavigatum.

Boas escolhas. Gosto muito desse musgo. Acho que vai ficar bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, KoD said:

So estou na duvida se  prendo com uma corda de cozer ou com um pingo de cola... estou com receio de "queimar" o musgo.

São as duas maneiras de o fazer. Eheh. Tens que decidir o que é melhor para ti. Com cola tens depois a dificuldade de reutilizar os troncos, um dia mais tarde. Dificilmente a consegues tirar. Mas dizem qu é mais fácil. Nunca experimentei, por isso não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas KoD

Podes comprar cola gel que seija há base de (cianoacrilato) eu disse em gel ou liquida,e podes colar há vontade,se daqui a muito tempo quando desmanchares esse aquário e quiseres aproveitar os troncos a cola raspada sai bem.

Como vais ter que colar dentro de água a cola, cola bem,mas nestes casos a melhor,isto por experiência própria,para colagem dentro de água a cola gel e melhor,colocas cola na parte de baixo do musgo e colocas no tronco seguras uns segundos e voilà .

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro,

Eu já tenho a cola, mas colei as anubias às pedras fora do aquário e coloquei ainda sem água… porque achei que a cola com água não ia ser fácil pegar, amanhã já vou tratar disso.

Obrigado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas KoD

Podes comprar cola gel que seija há base de (cianoacrilato) eu disse em gel ou liquida,e podes colar há vontade,se daqui a muito tempo quando desmanchares esse aquário e quiseres aproveitar os troncos a cola raspada sai bem.

Como vais ter que colar dentro de água a cola, cola bem,mas nestes casos a melhor,isto por experiência própria,para colagem dentro de água a cola gel e melhor,colocas cola na parte de baixo do musgo e colocas no tronco seguras uns segundos e voilà .

Saudações

Álvaro, quando nos brinda com umas imagens dos seus aquários?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

É pá eu quando monto um aquário é para durar anos,sou ainda da old school,o meu aquário de 120 litros está montado há uma ser de anos,é claro que já não esta como no inicio,até porque esta cheio de plantas,não é nada de especial,mas eu gosto dele a sim.image.jpeg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo verdinho e bonito...

há 10 horas, Alvaro Silva disse:

Boas José Carlos

É pá eu quando monto um aquário é para durar anos,sou ainda da old school,o meu aquário de 120 litros está montado há uma ser de anos,é claro que já não esta como no inicio,até porque esta cheio de plantas,não é nada de especial,mas eu gosto dele a sim.image.jpeg

Tudo verdinho e bonito... 🙂

Tirando o Co2... O que posso adicionar a água agora quando introduzir as plantas? Não será definitivo mas agora no inicio para dar um ligeiro boost... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Alvaro Silva said:

É pá eu quando monto um aquário é para durar anos,sou ainda da old school,o meu aquário de 120 litros está montado há uma ser de anos,é claro que já não esta como no inicio,até porque esta cheio de plantas,não é nada de especial,mas eu gosto dele a sim.

Nada de especial? Eu gosto do seu aquário! Parece-me muito bem cuidado. Não é aquário para ganhar o IAPLC, mas é um aquário para o Álvaro desfrutar. Acho que é isso a Aquariofilia. Eu não perguntei por mal... mas por mais que uma vez já fui à sua página pessoal procurar por imagens dos seus aquários e nunca encontrava nada. Andava super-curioso por saber o que tinha em casa. Obrigado por tê-lo partilhado. Grande abraço.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, KoD said:

Tirando o Co2... O que posso adicionar a água agora quando introduzir as plantas? Não será definitivo mas agora no inicio para dar um ligeiro boost... 

Boost!?!?!? Como assim? Queres que elas arranquem e cresçam logo muito depressa? Eheh. Tudo o que possas enfiar dentro do aquário para dar um Boost a qualquer coisa, só vai servir para arriscares um surto de algas. Ainda por cima numa altura inicial, em que as plantas se vão estar a adaptar, e não vão consumir todos os nutrientes que possas adicionar à água. Tens que ter paciência e esperar que as coisas levem o seu tempo.

Claro que um aquário plantado precisa de uma atenção extra. No teu caso, e caso optes por plantas de raiz, como não tens substrato fértil tens que escolher muito bem o que vais plantar. E umas pastilhas daquelas que se colocam por baixo do substrato vão ajudar as plantas a viver melhor. Sendo plantas que se alimentam pelas folhas também, podes começar a usar um fertilizante daqueles "all in one", tipo o Specialized ou o Premium, da Tropica (estuda bem o que te serve melhor, antes de o comprares - informa-te com o dono da loja). Mas tem muito cuidado com as doses que vais usar. Neste momento tens um aquário equilibrado, sem algas visíveis... se começares a inventar muito a coisa pode começar a correr mal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Boost!?!?!? Como assim? Queres que elas arranquem e cresçam logo muito depressa? Eheh. Tudo o que possas enfiar dentro do aquário para dar um Boost a qualquer coisa, só vai servir para arriscares um surto de algas. Ainda por cima numa altura inicial, em que as plantas se vão estar a adaptar, e não vão consumir todos os nutrientes que possas adicionar à água. Tens que ter paciência e esperar que as coisas levem o seu tempo.

Claro que um aquário plantado precisa de uma atenção extra. No teu caso, e caso optes por plantas de raiz, como não tens substrato fértil tens que escolher muito bem o que vais plantar. E umas pastilhas daquelas que se colocam por baixo do substrato vão ajudar as plantas a viver melhor. Sendo plantas que se alimentam pelas folhas também, podes começar a usar um fertilizante daqueles "all in one", tipo o Specialized ou o Premium, da Tropica (estuda bem o que te serve melhor, antes de o comprares - informa-te com o dono da loja). Mas tem muito cuidado com as doses que vais usar. Neste momento tens um aquário equilibrado, sem algas visíveis... se começares a inventar muito a coisa pode começar a correr mal.

Sem CO2, sem substrato fertil e com bastante luz ... qualquer boost que dês .. vai ser um grande boost ... mas de algas .... 

 

Maior atributo da Aquarofilia ... Paciencia 😉 ...

Medita e disfruta do aquario ... para te ires entretendo com coisas novas ... vai tirando ums fotos e constroi um Journal do aquario .... nao esperes por mudanças radicais diarias ou mesmo semanais nas tuas plantas ... apenas vais entrar em stress e quereres visualizar mudanças que demoram a acontecer e nao são perceptiveis ... depois percepitas-te e cabummm acabas por estragar o que fizeste de bem ...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Carlos André said:

Sem CO2, sem substrato fertil e com bastante luz ... qualquer boost que dês .. vai ser um grande boost ... mas de algas .... 

 

Maior atributo da Aquarofilia ... Paciencia 😉 ...

Medita e disfruta do aquario ... para te ires entretendo com coisas novas ... vai tirando ums fotos e constroi um Journal do aquario .... nao esperes por mudanças radicais diarias ou mesmo semanais nas tuas plantas ... apenas vais entrar em stress e quereres visualizar mudanças que demoram a acontecer e nao são perceptiveis ... depois percepitas-te e cabummm acabas por estragar o que fizeste de bem ...

Muito bem dito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentário, secalhar empreguei mal as palavras… boost não é a mais correta. Mas depois de meter o musgo e no período de adaptação há algo que posso adicionar para ajudar na adaptação? Claro que algas é algo que não quero, dai usar 50% de luz em 6h.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 minutes ago, KoD said:

Obrigado pelos comentário, secalhar empreguei mal as palavras… boost não é a mais correta. Mas depois de meter o musgo e no período de adaptação há algo que posso adicionar para ajudar na adaptação? Claro que algas é algo que não quero, dai usar 50% de luz em 6h.

Não há nada para usares na adaptação dos musgos. Deixa-os crescerem ao ritmo deles. Os musgos não crescem de forma rápida. Vais ter que esperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, KoD said:

Obrigado pelos comentário, secalhar empreguei mal as palavras… boost não é a mais correta. Mas depois de meter o musgo e no período de adaptação há algo que posso adicionar para ajudar na adaptação? Claro que algas é algo que não quero, dai usar 50% de luz em 6h.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

para o musgo é mesmo "let it be" 😄 uma boa circulação de água ajuda ... agora mais que isso é arriscares para "danger zones" as plantas aquticas sao tramadas no que diz respeito ao intake de nutrientes ... basta teres alguns em defice e olha que são demasiados parametros, PH, CO2 Macros(pelo menos 5 principais) micros (uma montanha deles ) e elas são "incapazes" de "consumir" os nutrientes que introduzires pois falta um deles e inabilita a planta de bsorver os restantes (uma seca enfim ), logo introduzes alguma coisa as tuas plantas nao os consomem ... as alguinhas chamam-lhes um mimo 😉 

um exemplo cá em casa que deu bosta da grande (vá a minha reinicki que era a rainha do aquario meltou ), eu nao adicionava calcio nem magnesio e a acrescentar numa das TPA's (feitas á pressa) meti-lhe Seachem Equilibrium a mais o GH deu um salto gigante daqueles e durante uma semana foi assistir a Reinickii a meltar 😞 e olha que lhes dava de tudo, boa luz, CO2, NPK(fertilização), solo fertil bla bla bla a vdd e do que me disseram ... GH mt alto, falta de magnesio e de calcio impossibilitou a planta de absorver os outros nutrientes logo meltou... a minha sorte é que nao tinha só esta planta senao lá vinha o alguedo.

resumindo e concluindo o importante é conseguires uma rotina que o teu aquario se aguente o mais estavel possível 😉 ... agora eu posso estar enganado e caso me demonstrem rendo-me a evidencias mas nao daquelas dos vids de youtube do low tech, no co2 no fertilizer e vejam o quão lindo este aquario está ... a biologia é simples .... as plantas necessitam de CO2 para "respirarem" é uma das fontes energéticas delas que usam para poderem decompor os nutrientes os macros e micros e crescerem .... agora tem plantas que necessitam de menos CO2 para "sobreviverem" mas todas e todas sem excepção com CO2 cresçem mais vigorosamente 😄 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, de facto, isso já vai para fora de pé… e um gajo depois não sabe nadar… Vou meter o musgo e vou vendo como se porta.
Obrigado pelas explicações… é verdade que vemos vídeos e parece tudo fácil e bonito e nem sempre é tudo tão simples.

Obrigado.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Eu não levei a mal,longe disso,só que não mostrava porque é um aquário que hoje a malta não vai muito há bola,hoje gostam de ver montagens tipo como tu dizes IAPLC em que aparecem aquários lindos e com tudo xpo,omeu é simples e como eu gosto.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Eu não levei a mal,longe disso,só que não mostrava porque é um aquário que hoje a malta não vai muito há bola,hoje gostam de ver montagens tipo como tu dizes IAPLC em que aparecem aquários lindos e com tudo xpo,omeu é simples e como eu gosto.

Na diferença de gostos é que está o ganho do hobby. Se todos gostássemos do mesmo, e os aquários seguissem todos o mesmo estilo, a coisa ia tornar-se muito aborrecida 🙂 . Daí ter piada vermos o aquário que está por trás de cada pessoa, e como o Álvaro é um dos membros mais activos do fórum, acho que faz todo o sentido mostra-lo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias... Eu pareço um elefante numa loja de loiças... Não tenho jeito nenhum para andar a a por plantas no aquário... mas deixo aqui 2 fotos do resultado.

Não pensei que as raízes já viessem compridas, tive de dar uns cortes... e vamos ver se não precisam de mais. Colar o musgo então... Não tenho mesmo jeito... mas vamos la ver como se aguentam.

O peixes adoraram... não os vi stressados ou escondidos... pelo contrario, raízes é com eles e pareciam que estavam em casa.

AvtrlWr.jpg

 

FtX3UmO.jpg

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parte mais importante na colocação do musgo é a escolha dos sítios onde ele vai ficar, e nisso acho que estiveste bem. Agora é esperar que ele cresça e se agarre como deve ser.

O aquário ganhou um aspecto totalmente diferente com a colocação dessas plantas. Começa a parecer mesmo uma cena saída de um lago ou rio qualquer. Neste momento até me arrisco a dizer que está demasiado "limpo". Com o passar do tempo e o aparecimento de algumas algas, acho que vais ficar aí com um bom quadro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.