Betta e um aquário apropriado


Visitante

Recommended Posts

Boas

 

Num outro tópico que estava a decorrer (http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...1859&highlight=) aproveitei para colocar uma questão à qual obtive uma resposta. No entanto por pretender continuar decidi criar este novo, após ter consultado o arquivo e não ter encontrado a resposta.

 

A minha esposa, que não gosta nada de ver os Bettas nos "copos", decidiu comprar um aquário de 50cm e em conjunto montarmos um ambiente adequado. Era nosso intuito colocá-lo com 2 fêmeas, mas já verificámos que a reprodução será inevitável e que depois teremos de ter onde colocar as fêmeas. Isto é-nos possível, pois colocaríamos elas no comunitário que temos, mas depois ainda há os alevinos e o nosso intuito não é a reprodução. Como tal estamos agora mais inclinados para ter apenas um macho e alguns companheiros compatíveis.

 

Encontrei noutros tópicos que como possibilidades temos os Rasbora Arlequim, Colisas, Lábeo e Kulhis.

 

O que gostava de perguntar é se existem mais hipóteses e se existem alguns peixes limpa vidro/fundo compatível.

 

Obrigado.

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Para limpa fundos e/ou Limpa vidros podes por botias de variados por exemplo Botia striata, ou Botia (entre 10 e 25 cm) ou então labeos tipo o Labeo erythurus ou Labeo Bicolor (entre 8 e 12 cm) ou então Pangios Kuhlii ou Pangio Myersi (entre 8 e 12 cm).

Tens também o limpa vidros mais conhecido - Gyrinocheilus sp. (até 25 cm).

Atenção que os peixes conhecidos como limpa fundo e limpa vidros têm este nome porque se alimentam nessa zona, o que não quer dizer que se alimentem exclusivamente de algas, sendo que todos eles precisam de variedade da alimentos (inclusive comida viva).

 

Para outros companheiros aconselho os Rasbora Heteromorpha ou o Puntius titteya.

 

atenção que são todos peixes de cardume, aconselho-te a analisares bem que peixes queres por, ler um pouco sobre as suas necessidades e só depois comprar.

 

Têm atenção também às plantas :shock:

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Era nosso intuito colocá-lo com 2 fêmeas, mas já verificámos que a reprodução será inevitável

 

Viva, apesar de fácil, eles só se reproduzem mediante certas condições, uma é a temperatura, a outra é a água á superficie estar sem correntes, basta colocar o filtro mais á fazer corrente que o ninho é desfeito.

 

quanto á companhia, desaconselho o botia, mas um cardume de rasbora rasbora ou danio zebra ficam bem.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E os barbos cereja? Darão para conviver com o Betta? Pelo menos têm as mesmas necessidades de água e são também do sudeste asiático. É que a minha esposa não gosta muito dos Rasbora Arlequim e engraçou com estes.

 

Obrigado

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

E os barbos cereja? Darão para conviver com o Betta?

 

Esqueçam a minha pergunta. É o que faz ainda não conhecer bem os nomes cientificos e não ter reparado que o Sérgio Leal ao sugerir os Puntius Titteya estava precisamente a referir-se aos barbos cereja.

 

Ainda em relação a peixes de fundo. Partindo então do pressuposto de 1 Betta e 1 ou 2 casais de Puntius Titteya num aquário de 50cm, que companheiros para o fundo? (preferencilamente que não fiquem muito grandes)

 

Um abraço

 

Ricardo BORDEIRA Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Ricardo!

 

Pelo que sei, os Barbos são conhecidos por gostarem muito de barbatanas grandes para poder mordiscar. Se a intenção é proteger o Betta, não sei até que ponto os Barbos referenciados não irão prejudicar o Betta.

Em relação ao Danio Zebra parece-me que além de gostar de mordiscar as barbatanas dos outros peixes, também é capaz de stressar o Betta, pois o Zebra é muito incomodativo para quem gosta de muito sossego, que é o caso do Betta.

Em relação à Botia Palhaço, também não vejo qual o problema. Normalmente este peixe é extramamente sociável e normalmente não incomoda outros peixes.

Também gostava que o sergioveterano se pronunciasse em relação à Botia! Pode ser que a minha ideia esteja errada... não sei!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os barbus titteya não costumam ser gdes perseguidores de barbatanas...pelo menos os meus não são...

Mas desaconselho por completo por dois casais! Acho q o ideal é um macho e duas ou 3 femeas, e sp nesta proporcionalidade. Os macho tendem a ser bastante territorias e pode mm haver mortes nem aqua mais pequeno...tinha 2machos e 4femeas num aqua de 60L e ocorriam c alguma frequencia brigas... No entanto aconselho o peixe a qq pessoa! è mto interessante ve-los a defenderem o territori e a mostrarem-se para as femeas! Fica com excelentes cores! Neste momento tenho um macho e 3femeas e o macho está com umas cores lindas!

 

Qt aos botias, tb não aconselho, embora seja um peixe de crescimento lento acaba sp por crescer...até aos 30cm!!! Alem do mais é necessario viverem em cardumes(no minimo 5!!!), caso contrario podem tornar-se bastante agressivos!

 

espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos!

Estamos a falar do Botia Palhaço e não de outros Botias.

Eu tive um Botia Palhaço durante 3 anos sozinho e nunca foi agressivo com qq peixe.

Aliás, nunca ouvi dizer que o Botia Palhaço era agressivo.

O meu pai é adepto deste peixe, sempre o teve e nunca se lembra de ter tido qq tipo de probs.

 

Em todo o caso, fica a dúvida! E em caso de dúvida o melhor é não arriscar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Em relacao aos botias sao peixes de cardume e crescem bastante, podendo mesmo ser agressivos, tantos o botia palhaco com os outros.

 

Sem querem algum peixe para tratar da limpeza de detritos, nao sei se vai ser facil encontar um que seja pequeno e que limpe bem sendo ainda asiatico.

 

O melhor se calhar é usar camaroes.

Se nunca os tiveste vao te parecer estranhos mas depois vasi adora-los. Tens é que ter alguns cuidados.

Os camaroes mudam de "pele" de tempos a tempos entao tem que ter esconderijos.

O meu beta ja me comeu dois camaroes.

Normalmente os bettas nao fazem nada aos camaroes, mas quando estes mudam de pele ficam desprotejidos e qualquer ataque é fatal.

 

Eu aconselho os camaroes tigre (Neocardina sp.) porque estes podem reproduzir-se em água doce, ou se nao quizeres reproduzir-los podes ter os Camaroes Amano (Cardina japonica), estes apenas se reproduzem em agua salobra.

 

A vantagem dos cmaroes e que limpam muito bem e para alem disso podes ter muito em pouco espaco.

eu para a semana que vem vou adquirir um 15 para um aquario de 10 litros :D

 

se nao quizeres camaroes entao aconselho-te caracois :lol: quaisquer caracois sao bons, e limpam bastante e sao muito bonitos :D

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu estou mais de acordo com a opinião do Regal. Tenho tido botia palhaço e nunca vi nenhum agressivo. Mas há peixes e peixes. No entanto os problemas que este peixe me arranjou foi "picarem" as plantas. Parece que foram passadas por um picador de gelo. Só se safam as anubias.

De qualquer forma gostava que o Svet desse a sua opinião pois não percebi porque é que ele desaconselhava os botia. Até pode ter outra razão.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um sozinho não sei se há problema, provavelmente não...mas a minha irmã já teve 2 num aqua de 70L q lutavam constantemente! A hipotese q eu coloco era serem dois machos ou duas femeas...não sei. A verdade é q eles passavam o tempo td a lutar! Pode ter sido um caso isolado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais