Bettas


Guiomar

Recommended Posts

Boa noite, comprei já há algum tempo um Betta. Ele era todo branco e agora mudou de cor e tem uma mancha estranha na cabeça. Queria saber, se alguém me souber ajudar, se é fungo ou o que poderá ser? E como tratar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem fotos não conseguimos ajudar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Guiomar disse:

Não sei como introduzir fotos. Pode ajudar-me?

 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

 

Boa noite João, eu segui as orientações que me enviou e consegui postar a foto do betta em questão. Ele era todo branco quando o comprei, agora está a mudar para preto. Talvez seja por ter passado para a idade adulta. Mas o que me preocupa mesmo é a mancha que tem na parte de cima da cabeça. Mesmo assim ele continua bem ativo, e alimenta-se normalmente. Comprei uns aquarios pequenos de 11L para pôr cada betta individualmente, mas como ainda não tenho as coisas preparadas para pôr os aquarios, de momento tenho-os em maternidades no aquario comunitário. Nenhum peixe do aquario apresenta qualquer tipo de sinal de doença.large.IMG-20210305-WA0002.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os bettas podem mudar de côr com a idade. Dito isto, não se vê muito bem na foto, não quero estar a alarmar sem necessidade. se as escamas parecem normais, então pode não haver problema nenhum.

Fungos normalmente parecem-se com algodão, não me parece que seja isso.

Se estiver como que em carne viva, pode ficar infetado e é melhor tratar com um anti-bacteriano.

Na dúvida com uma destas 2 coisas, tratar com eSha 2000 costuma resolver o assunto.

Podes procurar por sintomas e tratamentos neste tópico:

 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas indicações. Talvez seja uma bactéria porque a mancha amarela parece ser falta de escamas. Li no anexo que me enviou que se pode tratar com banho de água salgada. No caso de dar um banho de 5mn em água com 30g de sal por litro, devo dar um único banho ou devo repetir? Posso depois administrar o Sha2000? Devia esperar algum tempo para por o medicamento?

On 05/03/2021 at 13:02, Guiomar disse:

Acabei de enviar uma foto para o e-mail da aquariofilia.net.

Aqui está a foto do meu Betta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/03/2021 at 23:07, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Os bettas podem mudar de côr com a idade. Dito isto, não se vê muito bem na foto, não quero estar a alarmar sem necessidade. se as escamas parecem normais, então pode não haver problema nenhum.

Fungos normalmente parecem-se com algodão, não me parece que seja isso.

Se estiver como que em carne viva, pode ficar infetado e é melhor tratar com um anti-bacteriano.

Na dúvida com uma destas 2 coisas, tratar com eSha 2000 costuma resolver o assunto.

Podes procurar por sintomas e tratamentos neste tópico:

 

O betta apenas apresenta gene Marble, o que faz com que ao longo da sua vida mude de cor. 

A mancha amarelada que se nota na lateral do peixe não tem nada de mais e é simplesmente mais uma confirmação da presença deste gene no seu peixe.

O gene Marble, tem a ver com peixes que possuem diversas cores e que durante a vida os mesmos vão alterando. Resulta da infinidade de cruzamentos que foram feitos na linhagem do peixe.

O que hoje é azul/vermelho, amanhã poderá ter uma cor completamente diferente. É o grande problema do Gene Marble nos bettas.

Encontrar atualmente peixes sem este gene é complicado e só mesmo em alguns criadores. 

Folhas secas de amendoeira da India (ou Terminalia cattappa) previnem o aparecimento da maioria das doenças fúngicas associadas ao bettas. Bastará partir a folha e colocar diretamente na água, que vai tingir e ficar acastanhada. quanto mais castanha, maior a presença de taninos na água, melhor a eficácia dos mesmos, logo melhor a saúde do peixe.

  • Gosto 3

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Guiomar disse:

Muito obrigada pela informação, muito útil mesmo.

Onde é que posso comprar essas folhas de castanheira?

Atualmente as lojas de Aquariofilia todas têm.

A Associação Portuguesa do Betta Splendens e Selvagens de vez em quando lá arranja algumas.

 

 

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.