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Boa tarde.

Preciso de algumas sugestões para melhorar a eficácia de um filtro Fluval 107. Vou colocar num aquário de 200L(100x50x40) (eu sei que é pouco para esta litragem) dai estar a ponderar retirar esponjas para colocar media.

O que aconselham a nível de material filtrante? Tenho problemas em controlar os nitratos, estou a estudar a possibilidade de incluir Purigen da Seachem, ou Bio Rio da ADA.

 

Mais informações, o aquário será para alojar (eu sei que tenho ai opções muito duvidosas, mas no inicio não considerei isso e não vou abandonar os peixes):

cerca de 6 escalares (juvenis)

4 bebados

3 neons

3 plecos

3 rasboras

1 molly

camaroes red cherry (que serão retirados assim que os escalares consigam comer)

plantas de crescimento rápido, maioria altas e com folha pequena, algum musgo de java.

 

substrato: aquarium soil tropicatropica (18L)

2 troncos já estabilizados.

 

Não consegui escolher o tópico de filtragem.

 

Obrigada

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Acho que a resposta ja tu sabes, isso e para la de curto para esse aquario! Essa bomba faz 550l/h, imagina agora com materias filtrantes.... Purigen e bem vindo pois pode ajudar, menos esponja e mais ceramica come disseste. Ve este video, talvez ajude: 

 

Mas eu acredito que mais cedo ou mais tarde vais ter bastantes problemas com um filtro tao curto, ate porque a agua pouco vai circular...

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Bom dia.

 

Obrigada pelos conselhos, sim eu seu que este filtro vai ser curto.

Já agora, alguma sugestão para um upgrade? É melhor um filtro maior e com mais capacidade ou manter 2 menores? Quais aconselham a nível de performance/custo?

 

 

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Bem, opiniao minha claro, eu prefiro ter apenas um filro. Mais facil a manutencao, e menos tralha dentro do aqua! Tenho um aquario com as mesmas medidas que o teu, ja tive um Eheim Pro 4+ 350 e achei que estava a justa, mas dava conta do recado. Depois passei para um Eheim Pro 4+ 600 e agora tenho um Oase BioMaster Thermo 600. Com qualquer um destes dois, ou algo equivalente ficas servida.

Se nao puderes investir em algo tao caro, o meu conselho seria comprares um segundo filtro, o maior e mais potente possivel que o teu orcamento permita.

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Já que falaste no Oase thermo, o filtro permite utilização sem a resistência la dentro? Podes usar qualquer resistência ou só as da OASE?

Quando comprei o da Fluval para um aquário de 60L vi as opções da OASE thermo, mas fiquei com receio que a resistência no filtro podia não ser uma boa opção.

 

 

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Podes user sem o termostato dentro sem problema, mas so podes utilizar os termostatos deles. Tens as duas versos quando compras, sendo que a que nao tem o termostato incluido, e igual, apenas tras uma tampa no sitio do termostato que depois podes remover para por um la dentro.

Para mim foi uma troca bastante positiva, a nivel de manutentcao o facto de ter o pre filtro removivel, ajuda muito... Ate deixei as esponjas mais finas, pois assim apanha mais sujidade, e como limpo o pre filtro todas as semanas, fica sempre com um flow impecavel. Para mim o unico downside do Oase em relacao ao Eheim, e mesmo o barulho. O eheim nao se ouve, enquanto este ouve-se. Se o aquario estiver tipo na sala, nao vejo problema, se estiver num quarto, para mim ja nao dava. Estou a estudar uma maneira de talvez isolar o interior do movel, a ver se consigo melhorar isso.

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há 19 horas, Telma Fonseca disse:

Tenho problemas em controlar os nitratos, estou a estudar a possibilidade de incluir Purigen da Seachem, ou Bio Rio da ADA.

Identifica o problema, antes de gastares dinheiro com ele.

Problemas em controlar Nitratos geralmente tem pelo menos 1 de 4 origens:

  1. Poucas TPAs
  2. Aquário sobrelotado
  3. Água usada para TPAs tem Nitratos altos
  4. Fertilizantes

Só a nº 3 é que é mais complicada de resolver.

 

há 14 horas, PMarinho disse:

Acho que a resposta ja tu sabes, isso e para la de curto para esse aquario! Essa bomba faz 550l/h, imagina agora com materias filtrantes.... Purigen e bem vindo pois pode ajudar, menos esponja e mais ceramica come disseste. Ve este video, talvez ajude: 

 

Mas eu acredito que mais cedo ou mais tarde vais ter bastantes problemas com um filtro tao curto, ate porque a agua pouco vai circular...

Eu gosto muito do PondGuru, mas ele aqui na parte das esponjas na estrutura vermelha não percebeu que a água passa nas 2 ao mesmo tempo.

 

há 2 horas, Telma Fonseca disse:

Já agora, alguma sugestão para um upgrade? É melhor um filtro maior e com mais capacidade ou manter 2 menores? Quais aconselham a nível de performance/custo?

Eu já usei vários filtros da EHEIM (Classic e Pro 4) e da Fluval (407) e pelo menos daqueles que já tive, prefiro os da EHEIM sem sombra de dúvida. Neste momento tenho o Fluval 407 num aquário de 200L com peixes dourados e ele faz o trabalho dele. Mas em relação com um EHEIM Pro 4 600 que usei num aquário de 240L também com peixes dourados, por exemplo, o Fluval precisa de manutenções mais frequentes para manter a água limpinha e o EHEIM tem muito mais espaço para matérias filtrantes.

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há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

 

Identifica o problema, antes de gastares dinheiro com ele.

Problemas em controlar Nitratos geralmente tem pelo menos 1 de 4 origens:

  1. Poucas TPAs
  2. Aquário sobrelotado
  3. Água usada para TPAs tem Nitratos altos
  4. Fertilizantes

Só a nº 3 é que é mais complicada de resolver.

Estou a fazer TPA 20% semanal.

Sobre lotado, está um pouco, mas vai mudar tudo para 200L

Vou testar a agua da torneira, não tenho a certeza disto, fiz tentes a uns tempos mas foi por causa do PH, não me lembro se os nitratos estarem elevados.

Fertilizantes, sim estou a usar uns caseiros adquiridos a um aquarista, semanalmente nas medidas indicadas por ele, no momento da TPA. 

 

Quanto à aquisição do novo filtro, vou estudar bem a coisa, até porque como já disse este não foi comprado para 200L. Possivelmente não vou investir nos materiais filtrantes o que vai diminuir o tempo de aquisição de um novo. Talvez seja mesmo a melhor opção, pois para por o Purigen e Bio Rio, vou gastar a volta de 40 a 50 euros, mais vale investi-los num novo filtro.
 

Edited by Telma Fonseca
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há 2 horas, Telma Fonseca disse:

Estou a fazer TPA 20% semanal.

Sobre lotado, está um pouco, mas vai mudar tudo para 200L

Vou testar a agua da torneira, não tenho a certeza disto, fiz tentes a uns tempos mas foi por causa do PH, não me lembro se os nitratos estarem elevados.

Fertilizantes, sim estou a usar uns caseiros adquiridos a um aquarista, semanalmente nas medidas indicadas por ele, no momento da TPA. 

 

Quanto à aquisição do novo filtro, vou estudar bem a coisa, até porque como já disse este não foi comprado para 200L. Possivelmente não vou investir nos materiais filtrantes o que vai diminuir o tempo de aquisição de um novo. Talvez seja mesmo a melhor opção, pois para por o Purigen e Bio Rio, vou gastar a volta de 40 a 50 euros, mais vale investi-los num novo filtro.
 

Uma TPA de 20% por semana num aquário sobrelotado é pouco. Mas para tentar ajudar melhor, em que níveis de Nitratos estamos a falar? acima de 40ppm? 80ppm?

A água da torneira, se for da rede, podes ver os testes de qualidade da empresa que fornece a água para a tua área.

O Purigen, já usei e é muito bom, mas não para remover Nitratos, para manter a água cristalina não há melhor. Pode ajudar a reduzir um pouco os Nitratos, mas nada de especial.

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Fiz TPA superior a 50% e no dia seguinte estava com nitratos a 50. So tenho neste momento testes rápidos.  Ja me atingiu os 200.

Entretanto o aquario foi sujeito a muitas mexidas. Neste momento só tem água  peixes e camarões.  Alguns já passaram para o de 200L que está com nitratos a 75. 

A água da torneira tem nitratos a 10. 

 

Outros valores 

PH demasiado baixo, abaixo de 6.3 este é outro problema que nao consigo estabilizar. No maximo consigo 6.4 a agua da torneira tem ph baixo também 6.4

Kh a 5

Gh entre 6 e 10

Cl a zero

NO3 50

NO2 0

 

So espero que no de 200L consiga estabilizar as coisas. 

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Posso aconselhar a adquirires testes fiáveis?

Temos sempre de ter uma base de partida solida.

Os testes são quase sempre uma referencia muito importante. Os testes de tiras tem de mostrado não ter a fiabilidade necessária ou mesmo suficiente para se tomar decisões ou traçar alguma linha de acção correctiva.

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O ideal é comprar um kit de testes que traga a maioria das coisas que precisas:

  • NH4
  • NO2
  • NO3
  • PH
  • GH
  • KH

Eu normalmente compro o Master Test Kit da API para água doce (traz o imprescindível) e compro depois o Kit de Testes de GH e KH também da API para complementar.

 

Quanto aos nitratos, 50 não é grave, 75 já é um bocado elevado, 200 é certamente prejudicial. Mas com testes de fita, não te podes fiar muito nos números.

 

Para elevar um pouco o PH, KH e GH, podes usar um saquinho com fragmentos de coral dentro do filtro. Faço isso nos meus aquários todos.

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João, achas que consegues ajudar-me a entender de onde vem esta baixa de PH?

 

A agua da torneira e 6.4, no entanto ela baixa ainda mais no aquário, não entendo o porque.

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Aguas de Viseu - Qualidade

No link acima, está a qualidade das aguas do distrito de Viseu. Abri todos os testes realizados no ano transato pela empresa adjudicada, e o valor mais baixo registado para Ph foi de 7,1.

Tem a certeza da fiabilidade dos seus kits de testes? É que Ph de 6,4 à boca da torneira é algo pouco comum aqui em Portugal, mesmo em anos de forte pluviosidade. Se ele baixar/subir um pouco depois no aquário, é algo já aceitável se for da ordem de +/- 0,2 máximo.

Não quer equacionar a aquisição de pelo menos um teste de Ph? O referenciado no poste acima, é de uma marca muito considerada por todos nós, mas há outras marcas também rigorosas como a JBL.

Edited by JVHiggs
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há 2 horas, Telma Fonseca disse:

João, achas que consegues ajudar-me a entender de onde vem esta baixa de PH?

 

A agua da torneira e 6.4, no entanto ela baixa ainda mais no aquário, não entendo o porque.

Como diz o @JVHiggs, acho que o mais importante agora é fazer testes com algo um pouco mais fiável que testes de fita, para podermos tirar algumas conclusões.

A presença de cloro na água também pode alterar os resultados de alguns testes (neste momento não me recordo em concreto quais), pelo que para fazer testes caseiros, deve-se deixar a água num recipiente aberto durante pelo menos 24h para que o cloro evapore.

Baixas de PH podem ter várias causas, alcalinidade reduzida, excesso de matéria orgânica (troncos, plantas, dejetos dos peixes) em decomposição, fraca oxigenação da água, etc...

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Boas, 

 

Sei que não é o tópico certo para falar sobre isto, mas visto que criei um e não me responderam... 

Então é o seguinte, tenho red cherrys no meu aquário, e de á uns dias (+/-) 1 semana, têm andado a morrer red's. Eu pensei que poderiam ser os black neon tetras á noite que comiam uns camarões, mas afinal vi um macho wild agarrado (tipo concha) a uma fêmea, e pensei que provavelmente estavam a acasalar... 

Quando se despegaram a fêmea não tinha umas quantas patas e andava meio desorientada aos pulos no aquário... 

Quem já passou pelo mesmo ou saíba do que se trata, por favor ajude. 

 

Marco Alexandre 

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Boa noite.  

 

Não sou a melhor pessoa para te responder. Mas também tenho cherrys. Pela minha experiência esse comportamento muito saltitao e em correria que eles as vezes apresentam está relacionado com algum parâmetro da água menos bom para eles. No meu caso tenho problemas com nitratos e ph baixo. E noto claramente que assim que eles começam com esse comportamento é hora da TPA. Apos TPA generosas 40 a 50 % o comportamento acalma. Nitritos a crescer também originam estes conportamentos. Mas isto é apenas pela minha observação dos meus. 

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