interruptor...ESQUEMA!


Recommended Posts

bem comprei quatro interruptores destes:

 

49%20I509.jpg

 

 

mas aquilo tem 6 encaixes ou terminais,onde se depois solda ou encaixa o fio,em qual dos seis é que eu tenho que ligar o fio castahno e o fio azul?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ver realmente o interruptor é complicado.

 

Esse interruptor tanto pode estar a funcionar como dois interruptores lado a lado, como 3!

 

ou seja, tanto pode ter 2 como 3 circuito paralelos....

 

Um multimetro é um aparelho de medida, que mede tensões, correntes e resistencias (pode fazer mais coisas).

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só uma chamada de atenção! :|

 

Esse tipo de interruptor não deve ser usado em 220 Volts. Cuidado :!::!::!::!: .

 

Normalmente a tensão maxima de funcionamento de tipo de dispositivo é de 125 Volts.

 

Se precisares de ajuda, avisa.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o mais facil é veres a referencia que está e procurares na net pela datasheet.

 

as fotos...não (palavra corrigida) servem de nada :|

 

não percebi nada lol

mas olha posso-te dizer que o interruptor de lado diz

 

3A 250VAC

6A 125VAC

e do outo lado diz:

 

MTS-2

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podem ver aqui nesta foto,em que é que eu vou utilizar o interruptor:

 

 

esquema.JPG

 

 

 

...ou seja,

 

-Ficha Macho

-Balastro p/ PL-C 18W PHILIPS

-PHILIPS PL-C 18W

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse interruptor tem 2 circuitos... o de cima e o de baixo... ( atenção que podem ser comuns... )

 

Na horinzontal...

 

Imagem4.jpg

 

Ligas um no meio, outro numa das pontas, em cima ou em baixo, mas sempre os 2 em cima, ou os 2 em baixo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

tao e qual ligo o fio castanho e em qual ligo o azul?

É indiferente. Tens é de ligar só umas das cores. Vê lá bem o esquema que desenhaste :shock: Agora não sei é se esse interruptor aguenta esses valores de Tensão e Corrente. Suspeito que aguente, a 250 V de corrente alternada, 3 Amperes. Agora se é um valor aceitável, não faço a mínima das ideias. Talvez fosse melhor usares um interruptor dos candeeiros, não sei... Espera por uma opinião mais técnica.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No desenho que meteste tens lá o interruptor no esquema é como lá está...

 

qual a potencia da lampada?

 

como os 3 Amperes são resistivos e vais cortar um circuito indutivo, não cortes mais de 1.5 Amperes... ou seja uma lampada de uns 100 a 150 Watts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tal como o Oinq disse e muito bem os 3A são de facto para uma carga resistiva. Com cargas inductivas este tipo de comutador não deve de todo ser usado. Há casos em que pura e simplesmente só funcionam uma unica vez, na 1ª vez que for desligado.... adeus contactos :shock:

Por experiencia propria :shock: em varias situações :lol:

 

De qualquer forma tenham sempre em consideração: agua e electricidade são especies incompativeis fight

Preferencialmente (para não dizer obrigatóriamente) utilizem orgãos de comando (interruptores, etc) com o actuador (manipulo) em material isolante (plastico) ou com protecção (alguns modelos têm uma "carapuça" em borracha, são os melhores)

 

Desculpem a extenção da explicação mas por norma deve ser colocada a segurança em 1º lugar.

 

Fora isto, o esquema de ligação tá ok.

Espero ter ajudado

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só pra mandar o meu bitaite:

 

A bem da correcção, isso não é um interruptor mas sim um comutador :)

 

Normalmente é conhecido como "inversor" (ou "chave H-H", mais para o Brasil), por ser a função mais utilizada.

A ser utilizado como interruptor (com os conselhos já dados ao nível de corrente e posicionamento longe da água e humidades) podem utilizar-se os dois contactos aumentando assim a segurança (interrompendo a "fase" e o "neutro" - que nunca sabemos quais são).

 

Para tirar pleno partido, pode até ser utilizado para interromper um circuito ligando outro em simultaneo (tipo uma luz nocturna, ou uma bomba de ar que só funcione á noite, p.ex.).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com alguma experiência que tenho o melhor que tens a fazer é comprar outro interruptor, pois esse em principio poderá rebentar na altura em que o desligares, principalmente quando vais utilizar lâmpadas, pois estas têm um factor indutivo, que pode provocar a destruição do interruptor.

 

Por ser um inversor não o deves utilizar como interruptor, para tua segurança, o melhor que tens a fazer é verificares os watts totais das lâmpadas e depois divides por 230 o resultado que vais obter são os amperes que precisas, assim tens que comprar um interruptor para 230v o superiror e para uma determinada amperagem. Eu dou-te um exemplo:

 

Supondo que precisas de 150W por cada lâmpada e que tens duas, ao todo são 300W depois divides por 230 (Voltagem utilizada no nosso país), qque dá 1,3A, assim tens que comprar um interruptor isolado (Cuidado com a água) para 230v ou superior e 1,3A ou superior.

 

NO que diz respeito à ligação, se for interruptos só tens dois pinos, e vais ter dois fios para ligares á lampada, um liga directo à lâmpada, e o outro cortas-lo e ligas as pontas uma em cada pino do interruptor.

 

Desculpa ter-me alongado, mas em questão de energia temos que ter muito cuidado, nunca devemos facilitar.

 

Se quizeres posso fazer um esquema e depois envio-te

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Supondo que precisas de 150W por cada lâmpada e que tens duas, ao todo são 300W depois divides por 230 (Voltagem utilizada no nosso país), qque dá 1,3A, assim tens que comprar um interruptor isolado (Cuidado com a água) para 230v ou superior e 1,3A ou superior.

 

NO que diz respeito à ligação, se for interruptos só tens dois pinos, e vais ter dois fios para ligares á lampada, um liga directo à lâmpada, e o outro cortas-lo e ligas as pontas uma em cada pino do interruptor.

 

Como foi dito antes, esses calculos são para circuitos puramente resistivos.

Como disseste, este circuito é principalmente indutivo, de maneira que ao abrir o circuito teremos uma tensão bem mais elevada.

 

Senão estou em erro, para o calculo da corrente deveremos fazer as contas indicadas e dividir o resultado pelo cos(fi) que estará indicado no balastro.

 

Mas isso só nos indica a corrente nominal, quando o circuito está ligado.

Para não se danificar os contactos com a abertura, a grandeza a ter em conta será o poder de corte (já não me recordo como se calcula), que é indicado nas características do interuptor

 

 

Quanto ao interruptor, eu sou de opinião que é sempre preferível utilizar interruptores com dois circuitos. Desta forma temos sempre a certeza que não existe tensão quando aberto (como é um dispositivo ligado á tomada nunca sabemos se o interruptor está a cortar a fase ou o neutro - se for só com dois contactos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes comprar desses, pois são o mais indicados para aquilo que queres fazer.

 

para a situação de corte, qulquer interruptor está apto para cortar qualquer tipo de carga desde que não seja muito elevada, posso dar-te o exemplo dos interruptores que estão na cozinha que cortam correntes às quais está quase sempre associada um balastro, o mesmo acontece com o conhunto completo das lâmpadas de aquário.

 

Não interessa qual o fio qua vais cortar (neste caso) se é o neutro o positivo, pois vquando ligas a ficha, porque podes ligá-la à tomada de qualquer maneira (acontece o mesmo com o candieiro), logo numa situação podes corta a fase como na outra podes cortar o neutro (vantagem da corrente alternada à saída das tomadas).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disseste e muito bem temos de ter em conta a carga indutiva presente no balastro, mas como se trata de correntes baixas podemos utilizar um interruptor tipo candieiro, se estivéssemos a falar de um motor de rega, aí sim teríamos de ter em conta o factor de potência, no caso das lâmpadas com balastro e não se verifica (acontece com a nossa conta da luz, que nunca pagamos o factor de potência à EDP, mas uma fábrica já paga. Por isso podemos desprezar as cargas indutivas em nossa casa, por serem tão baixas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ja decidi,tanto problema por causa do interruptor em questao,bem ja decidi vou comprar daqueles de candeeiro,é mais seguro i mais facil,e alem disso pa eu depois não tar sempre a ir atras do aqua,vou meter um temporizador para ligar i desligar soxinho,eu posso ligar uma tripla(vai ter tres lampadas ligadas) a um temporizador(ou automatizador,axu k se diz assim)?????

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não interessa qual o fio qua vais cortar (neste caso) se é o neutro o positivo, pois vquando ligas a ficha, porque podes ligá-la à tomada de qualquer maneira (acontece o mesmo com o candieiro), logo numa situação podes corta a fase como na outra podes cortar o neutro (vantagem da corrente alternada à saída das tomadas).

Com isso já não concordo em absoluto principalmente num equipamento que vai ser manuseado com alguma frequencia com as mãos molhadas e colocado em zonas húmidas.

 

Justamente pela desvantagem da corrente alternada:

Temos a fase e o neutro.

O neutro tem potencial zero, o mesmo da terra (onde é ligado no posto de transformação).

Se apenas cortarmos o neutro, ficamos com os 220V presentes no equipamento, bastando um toque acidental para que se estabeleça o circuito com a terra através do nosso corpo, o que normalmente não é muito saudavel.

 

Isto em minha opinião, claro...

 

 

P.S.: O factor de potencia pode ser tão alto numa residencia como numa fábrica (as cargas indutivas não se somam linearmente), simplesmente numa empresa é tabelado de outra forma porque os consumos são muitissimo mais elevados, sendo o desfasamento muito mais evidente em termos de custos.

Também se paga para incentivar os grandes consumidores a equiparem-se com condensadores correctores do factor de potencia de forma a diminuir as perdas de transporte - é energia não útil :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.