Bem-vindo(a) Luisvaz


Recommended Posts

Olá Luisvaz, bem-vindo(a) ao fórum!
 
Luisvaz juntou-se à nossa comunidade no dia 08/31/19.

View Member

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João Branquinho, obrigado pela simpatia.

Sou novo em tudo, 😬😬, como membro é tb na experiência de ter aquário. Ainda estou com enormes dúvidas quanto a tudo. Mas já tenho lido alguns postes de outros membro que , de certa forma, me têm elucidado. 

Abraço e obrigado pelas boas vindas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Ricky.

Desde já agradeço o cuidado e a forma como estou a ser recebido.

Iniciei ontem um aquário com peixes de água quente. A temperatura que me recomendaram foi de 27/28°, é isso ??

 Depois falaram me que deveria verificar o PH da água, coisa que não fiz e disseram me que a água da rede de Sintra, Algueirao, que é onde resido, estava nos 7,5, coisa que não sei identificar. Estará boa para os peixes ? Ou devo comprar os tais medidores de PH ?  Tenho duas fêmeas grávidas, devo ter algum cuidado especial?

Os peixes que tenho são :

Guppy macho sortido ( 2 )

Guppy fêmea ( as grávidas ) (2)

Coridora ( limpa fundos) (1)

Como estou a iniciar comecei só por estes 5

 

O aquário é de 35 litros

O filtro é um submarino 400, interno (haquoss)

O temperado da água é um Confort zone gol de 75, professional ( 35 —75 litros)

O aparelho de oxigenação da água é Airlines 1 da  haquoss

durante a noite devo manter os 2 ligados? ( filtro e regulador de oxigênio)

Aconselharam me a colocar o maior número de plantas possíveis no aquário, a fim da regularizaçao do PH ser mais eficaz. 

A alimentação deve ser apenas uma vez por dia, está certo?

Ricky, se me puderes elucidar nestas questões será uma grande ajuda pra mim. 

Desde já o meu obrigado 👍

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  Antes de introduzir peixes no aquário deve-se fazer a ciclagem. Que basicamente é deixar o aquário a funcionar sem ter peixes, para desenvolver as bactérias filtrantes.


 A introdução dos peixes deve ser feita depois de uma devida aclimatação, que é meter o recipiente onde eles vieram dentro do aquário, sem verter, para ficar a mesma
temperatura e depois, ir colocando um pouco de agua do aquário no recipiente dos peixes para habitua-los a nova agua. Depois e que se transfere os peixes para o aquário.
Essa aclimatação é para peixes comprados no dia, para peixes que estiveram nos recipientes por mais de 24 horas deve-se passar logo para o aquário e rezar para que corra bem.
Os recipientes em que os peixes vêm vai ficando sobrecarregado de amónia com o passar do tempo, quando são abertos  ar torna a amónia dentro do recipiente mais tóxica.


 O PH e a temperatura têm um valor máximo e valor mínimo que variam com os peixes. Para os guppies o site que consultei recomenda: temperatura 18 - 28 C; PH 5.5 - 7.8.
Em Portugal não é necessário ter o termostato a funcionar no Verão, Primavera e outono. No Inverno caso a temperatura desça abaixo da recomendada, deve liga-lo e tentar manter estável.
 Os valores de temperatura e PH recomendados não são uma ciência exacta e os guppies são conhecidos por ser resistentes e adaptáveis.

 O tamanho mínimo, recomendado, de um aquário para mais de um peixe é de 60 litros, mas não há valores exactos na aquariofilia. E os guppies vão multiplicar-se muito.
Tendo em vista o tamanho do seu aquário devia ignorar o que vou dizer a seguir. Recomendam que tenha 2 fêmeas por cada guppie macho.

 Os guppies adultos podem comer os recém-nascidos, se tiver sítios onde os recém-nascidos se possam esconder, não há problema.

O aparelho de oxigenação/bomba de ar, não é absolutamente necessário. O filtro é necessário para manter a agua em movimento.

Eu desligo as tudo, luzes e filtro, por volta das 15 horas, e cubro a frente do aquario com um saco preto. Não acho que isso causa nenhum problema.

Deve decorar o seu aquário com plantas e outras coisas como achar melhor e não causar choque aos peixes. As plantas tornam o ecossistema do aquário mais resistente a variações dos parâmetros.

A alimentação deve ser feita duas ou mais vezes por dia. Tenha atenção a quantidade, se acha que o que está a alimentar é suficiente divida ao meio dê duas vezes ao dia.

P.s.: Isso são conselhos de um novato, com base em informação recolhida na internet, fórum incluído, e pouca experiência.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  Antes de introduzir peixes no aquário deve-se fazer a ciclagem. Que basicamente é deixar o aquário a funcionar sem ter peixes, para desenvolver as bactérias filtrantes.

 A introdução dos peixes deve ser feita depois de uma devida aclimatação, que é meter o recipiente onde eles vieram dentro do aquário, sem verter, para ficar a mesma
temperatura e depois, ir colocando um pouco de agua do aquário no recipiente dos peixes para habitua-los a nova agua. Depois e que se transfere os peixes para o aquário.
Essa aclimatação é para peixes comprados no dia, para peixes que estiveram nos recipientes por mais de 24 horas deve-se passar logo para o aquário e rezar para que corra bem.
Os recipientes em que os peixes vêm vai ficando sobrecarregado de amónia com o passar do tempo, quando são abertos  ar torna a amónia dentro do recipiente mais tóxica.

 O PH e a temperatura têm um valor máximo e valor mínimo que variam com os peixes. Para os guppies o site que consultei recomenda: temperatura 18 - 28 C; PH 5.5 - 7.8.
Em Portugal não é necessário ter o termostato a funcionar no Verão, Primavera e outono. No Inverno caso a temperatura desça abaixo da recomendada, deve liga-lo e tentar manter estável.
 Os valores de temperatura e PH recomendados não são uma ciência exacta e os guppies são conhecidos por ser resistentes e adaptáveis.
 O tamanho mínimo, recomendado, de um aquário para mais de um peixe é de 60 litros, mas não há valores exactos na aquariofilia. E os guppies vão multiplicar-se muito.
Tendo em vista o tamanho do seu aquário devia ignorar o que vou dizer a seguir. Recomendam que tenha 2 fêmeas por cada guppie macho.
 Os guppies adultos podem comer os recém-nascidos, se tiver sítios onde os recém-nascidos se possam esconder, não há problema.
O aparelho de oxigenação/bomba de ar, não é absolutamente necessário. O filtro é necessário para manter a agua em movimento.
Eu desligo as tudo, luzes e filtro, por volta das 15 horas, e cubro a frente do aquario com um saco preto. Não acho que isso causa nenhum problema.
Deve decorar o seu aquário com plantas e outras coisas como achar melhor e não causar choque aos peixes. As plantas tornam o ecossistema do aquário mais resistente a variações dos parâmetros.
A alimentação deve ser feita duas ou mais vezes por dia. Tenha atenção a quantidade, se acha que o que está a alimentar é suficiente divida ao meio dê duas vezes ao dia.
P.s.: Isso são conselhos de um novato, com base em informação recolhida na internet, fórum incluído, e pouca experiência.
Uma duvida. Tu desligas o filtro? Isso nao se faz...pelo menos foi o que entendi no teu comentário.
Termostato devesse sempre deixar ligado. Ate porque ele so activa quando a temperatura cai. Seja no verão ou em qualquer estacao. Ha sempre variaveis na temperatura. Eu aqui em casa e mesmo com o termostato ligado a 25 graus, a temperatura durante o dia esta a 28 e ha noite a 26. 2 graus ja é muito. E todos os dias nao faz nada bem. Então o que fiz para resolver foi por uma garrafa de 33cl em gelo dentro do saco por sua vez dentro do aquario presa por uma mola no vidro. A temperatura cai um grau e vou mantendo assim durante o dia. Estou constantemente a trocar a garrafa. Umas 3 ou 4 vezes ao dia e a temperatura fica nos 26. Ha noite nao meto porque a temperatura ja fica a 26. Nao é o melhor metodo mas encontrei um equilibrio.
Acho errado desligar o termostato e o filtro..

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Sim eu desligo o filtro, quase desde o inicio que tenho o aquário, quatro meses atrás. Não acredito que faça mal ao aquário.
Se por desligar o filtro ele ficasse sem água, isso seria mau. Mas como está dentro de agua, não vejo grande problema.
 O termostato serve para aquecer a agua, se a temperatura da agua vai se manter acima a de funcionamento do termostato, estar ligado ou desligado é indiferente.
 Mas não recomendo a fazerem como eu. Eu faço, mas quem tiver peixes mais sensíveis não deve arriscar.
 No meu aquário com 80 litros, tenho Guppies, Coridoras Bronze, Otociclus, Neon tetras, Neocaridina Red Cherry e Amano Shrimp.
Está sobre povoado, principalmente com as três dezenas de alevinos, crias, de guppies. Por enquanto não aconteceu nada drástico, se acontecer eu provavelmente partilho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Também tenho plantas, acho que não tenho o aquário densamente plantado. Mas, também não é pouco plantado.
Plantas: Bacopa compact;  Rotala rotundifolia;  Cryptocoryne becketti petchi;  Anubias Barteri; Microsorum pteropus 'narrow';  Hydrocotylpe verticillata;  Bucephalandra 'brownie';

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo mas também não gasta quase luz nenhuma, portanto, é não sei a que ponto as bactérias começam por morrer, ou não morrem por tar dentro de água? Isto já não sei pouco entendo do assunto eheh
Eu pelo sim pelo não mantenho tudo a funcionar como sempre me disseram aqui.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Juca

Mas onde e que aprendestes que desligar o filtro há noite e o correto? aqui no Fórum não foi de certeza,os filtros são para estar a trabalhar 24 horas sobre 24 horas o que quer dizer que só se desliga um filtro para fazer a devida manutenção,  e para estar o menos tempo que for possível  desligado.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/09/2019 at 07:48, JUCAmeiloco disse:

 Sim eu desligo o filtro, quase desde o inicio que tenho o aquário, quatro meses atrás. Não acredito que faça mal ao aquário.
Se por desligar o filtro ele ficasse sem água, isso seria mau. Mas como está dentro de agua, não vejo grande problema.
 O termostato serve para aquecer a agua, se a temperatura da agua vai se manter acima a de funcionamento do termostato, estar ligado ou desligado é indiferente.
 Mas não recomendo a fazerem como eu. Eu faço, mas quem tiver peixes mais sensíveis não deve arriscar.
 No meu aquário com 80 litros, tenho Guppies, Coridoras Bronze, Otociclus, Neon tetras, Neocaridina Red Cherry e Amano Shrimp.
Está sobre povoado, principalmente com as três dezenas de alevinos, crias, de guppies. Por enquanto não aconteceu nada drástico, se acontecer eu provavelmente partilho.

Eu também não recomendo niguém a fazer como tu fazes, ainda vou mais longe, recomendo-te acima de tudo a não desligares o filtro. Uma coisa boa é que pelo menos reconheces que não o devias fazer. 

Tens práticas muito erradas e como disse o Álvaro, não foi aqui no fórum que as aprendeste com toda a certeza. Sendo membro do grupo tens muito por onde te informar e até te aconselho a fazeres um post onde deves especificar essas mesmas práticas para te podermos ajudar. No dia em que os teus peixes morrerem todos já é tarde demais.

Este tópico é de boas vindas ao Luis Vaz, benvindo ao fórum, e já está a aprender alguma coisa. O filtro é para estar sempre em funcionamento, 24 horas por dia, na manutenção/limpeza do mesmo deve-se demorar o mínimo tempo possível, e a limpeza dos materiais que estão dentro é feita sempre com água do respectivo aquário, num recipiente à parte.

Ter dúvidas é normal e é bom sinal. 

Editado por brunofasoares
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Bruno. 

Realmente pra mim tem sido, como já o disse a vários de vocês, que têm sido impecáveis, as vossas dicas têm me ajudado muito. Na verdade  comecei com isto pq o meu puto me chateou e não me largava de maneira alguma. Percebia zero disto. Sinto-me mais capaz,após todas as vossas dicas, de manter o aquário e os peixes em melhores condições de vida e ambiente.

Por isso, mais uma vez, vos agradeço a todos.

Abraço Bruno 👍 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que falo por todos, é com todo o gosto que o pessoal vem ao fórum ajudar e ver o crescimento dos aquários dos outros. É sempre gratificante ver os resultados do esforço de todos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.