Dúvidas na iluminação


Recommended Posts

Just_me escreveu:

Acho que nao deves contradizer os outros antes de leres a informação por eles dada... lê o que diz nos links que dei em relação a lumens e candelas!
Não te quis contradizer, mas pelo menos podias ter a humildade de reconhecer que não colocaste bem a questão.

“…lumens serem relativos à sensibilidade dos olhos… “

“…como o lumen é relativo à candela…”

Isto é muito relativo, ou não? É a mesma coisa que eu dizer que os olhos são relativos ao cerébro. Mas são coisas diferentes.

Foi apenas isto que eu quis dizer.

Just_me escreveu:

Quanto a nao saber a iluminancia de uma superficie um pouco de geometria e fisica básica resolve-te isso, até existem programas para o fazer...
Lê o que eu disse…eu disse na prática.

Just_me escreveu:

o mais chato é a dispersão na coluna de água com difusão, absorçao, etc ...mas isso tambem está descrito!
Isto é incrível de dizer, tais são as incógnitas envolvidas. por isso peço-te desculpa, mas nem vou comentar.

Just_me escreveu:

Ou achas que a iluminação publica é de cor amarela so porque eles gostam mais! é amarela porque é uma das mais eficientes!
Nem sei porque é que a iluminação pública é para aqui chamada.

Eu faço projectos de iluminação pública e industrial há 11 anos, e é a primeira vez que oiço alguém dizer esta barbaridade.

É amarela pela única e simples razão que as lâmpadas têm uma temperatura de cor baixa. Mais nada. Não tem nada a ver com eficiência.

Na iluminação pública não é exigido nenhum tipo de qualidade de luz, e por isso não existe nenhum tipo de preocupação com o índice de restituição cromática. Ultimamente isto até tem vindo a mudar, com o aumento de projectos em que é exigido um mínimo de qualidade de luz, por exemplo, para iluminação de espaços públicos ao ar livre. Uma iluminação que cada vez é mais proporcional ao desenvolvimento das tecnologias luminotécnicas e a uma preocupação ambiental, e que se reflecte na utilização cada vez mais corrente de lâmpadas fluorescentes economizadoras, com equipamentos electrónicos ou semi-electrónicos.

Quando falei na utilização em aquariofilia de lâmpadas com temperaturas de cor baixas,estava a falar de lâmpadas muito especificas, não apenas de lâmpadas de temperaturas de cor baixa e longe de mim querer associar eficência a este tipo de lâmpadas.

É uma eficiência, como tu dirias, relativa...

 

cumprimentos,

 

Rui Alves

tropica-logo.jpgleft_menu_btn_76.jpgmarcas_home.gif
LOJA ONLINE AQUAEDEN
http://www.aquaeden-shop.net

LOJA FÍSICA AQUAEDEN
Morada: Rua Eng. Rui Nogueira Simões, Lt.4, Loja B
Malveira (em frente das Trouxas da Malveira)
Telemóvel:963551737/925152246/937094319
Telefone fixo: 212407737
http://www.facebook.com/aquaedenshop

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 61
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Quanto a colocar mal a questão... em fisica existem unidades básicas e unidades derivadas e o lumen mede a intensidade luminosa de um fonte de luz que emite X candelas...como a candela é relativa a padroes que foram estabelecidos tendo em vista a reacção dos olhos ao comprimento de onda da radiação de cada parte do espectro... o lumen passa a ser relativo.

No entanto associado ao espectro o lumen é bastante importante na escolha da lampada certa.

 

A iluminação publica foi para aqui chamada por causa da eficiencia das lampadas! Isto porque dizer que o watt é que deve ser utilizado para dizer qual a quantidade de luz que tenho no aquario é facilmente contraposto pela comparação entre iluminação publica e iluminação incandescente normal caseira ( que eu espero que rapidamente passe a rara).

 

Se faz projectos de iluminação publica faz 11 anos devia saber que as lampadas que são utilizadas são escolhidas tendo como criterio principal a eficiencia!

 

Barbaridade??

 

Na iluminação publica o que interessa é produzir o maior fluxo luminoso com o menor dispendio de energia e como até há poucos a a melhor tecnologia eram lampadas que emitiam uma luz "amarela" eram a escolha óbvia!

A temperatura de cor é consequencia, nao criterio! Ou seja sao escolhidas as lampadas de sódio devido à sua elevada eficiencia, tanto em termos de luz emitida quer em termos de horas de vida. Dai a luz ser amarela, devido à baixa "temperatura de cor".

 

Talvez não tenha realmente dado todos os passos, as vezes assumo coisas que nao devia assumir! Penso para mim e depois apenas escrevo o inicio e o fim, :( consequencias de fazer projectos em que o que está no meio não pode ser revelado :cry: .

 

Claro que em sitios onde a estética seja importante, a escolha vai para lampadas de cor mais "branca" com uma eficiencia menor e concordo que a tendencia esta a mudar com a introdução das fluorescentes compactas e com estas preocupações.

 

Quanto a saber a iluminancia na prática, sim é feito, e cada vez mais, existindo ja vários programas cada vez mais utilizados em arquitectura.

 

 

 

http://www.osram.com/lighting/principles.html

 

 

 

quanto a dispersão na coluna de àgua, tambem ja esta estudada para casos standard, sendo que a margem de variação, escolhido o standard certo, é bastante pequena.

Remeto para o artigo citado nesta thread, em que existem vários casos descritos.

 

That's all folks

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

aproveitando ete topico

 

Tenho um aqua com 54 litros brutos , tenho uma lampada das economicas day light 11W ->60W, nesta caso o que conta será os 60W certo ?

 

esta quantidade de iluminação serve para se ter plantas sem ser nenhum plantadão ?

 

isto é um pouco relativo , n informando as plantas que tenciono por mas é para servir de parametros gerais nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveitando ete topico

 

Tenho um aqua com 54 litros brutos , tenho uma lampada das economicas day light 11W ->60W, nesta caso o que conta será os 60W certo ?

 

esta quantidade de iluminação serve para se ter plantas sem ser nenhum plantadão ?

 

isto é um pouco relativo , n informando as plantas que tenciono por mas é para servir de parametros gerais bigsmile

Olá Quack! Não,o que conta são os 11W,não contes que essa lâmpada de 11W emita tanta luz como uma de 60W,senão no meu aqua de 60L colocava uma dessas e estava despachado,o que era óptimo,ou no meu aqua de 112L colocava uma de 25W,que deve equivaler a uns 120W! :? Era optimo!

 

O que se refere essa comparação das lâmpadas económicas se calhar não é a intensidade luminosa, mas a duração de vida da lâmpada porventura. Embora o que pareça a quem lê, é de que uma lâmpada de 11W tenha tanta luz do que uma incandescente de 60W.

Basta ver os Lumens dessa lâmpada económica de 11W e depois ver os Lumens de uma incandescente de 60W.

 

Nesta questão das lâmpadas, um factor importante é o IRC (Indice de reprodução Cromática), que normalmente é de 8,mas onde existem lâmpadas com IRC 9,melhores portanto a fidelizar a espectro que se propõem.

 

Os Kelvins esses, desde que sejam superiores a 4000K e inferiores a 10000K, tudo bem. É uma questão de gosto pessoal.Eu prefiro a combinação de 6500K com 8000K.

 

Depois a par dos Kelvins e IRC,o que importa é escolher o tipo de lâmpada, T8, T5, HQI, etc,etc. Depois quantos Watt's devemos colocar no nosso aqua já é outra história.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

A iluminação publica foi para aqui chamada por causa da eficiencia das lampadas! Isto porque dizer que o watt é que deve ser utilizado para dizer qual a quantidade de luz que tenho no aquario é facilmente contraposto pela comparação entre iluminação publica e iluminação incandescente normal caseira ( que eu espero que rapidamente passe a rara).

Se faz projectos de iluminação publica faz 11 anos devia saber que as lampadas que são utilizadas são escolhidas tendo como criterio principal a eficiencia!

Barbaridade??

Na iluminação publica o que interessa é produzir o maior fluxo luminoso com o menor dispendio de energia e como até há poucos a a melhor tecnologia eram lampadas que emitiam uma luz "amarela" eram a escolha óbvia!

A temperatura de cor é consequencia, nao criterio! Ou seja sao escolhidas as lampadas de sódio devido à sua elevada eficiencia, tanto em termos de luz emitida quer em termos de horas de vida. Dai a luz ser amarela, devido à baixa "temperatura de cor".

(...)

 

Concordo. Lembro-me de ter discutido/ ouvido isto há uns tempos (muito tempo...) - o critério era (é?) a eficiência, a temperatura, secundária. No fundo, numa estrada à noite, interessa mais gastar pouca energia (e que as lâmpadas durem) do que conseguir ver "o verdinho" das árvores... e o carro vermelho que vai à frente, tanto faz que seja vermelho ou alaranjado, desde que se veja.

 

O próprio Rui refere o mesmo, pelo menos em parte, quando diz: "Na iluminação pública não é exigido nenhum tipo de qualidade de luz, e por isso não existe nenhum tipo de preocupação com o índice de restituição cromática".

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora aproveito este topico :grab:

 

na caixa não consta a informação dos valores dos outros parametros da lampada , isso de ser >6500k ,já fui ao site da philips mas n encontro , alguem sabe ?

 

ps : lampada eco daylight 60w (11w) E27

 

:rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê o codigo/referência da lâmpada,que aparece no catalogo. Se por ex. for 865, a lâmpada tem de IRC 8 e 6500K. Se for 980, tem de IRC 9 e 8000K

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a pesquisar e parece que as caracteristicas da lampada é a seguinte :

 

Fluxo luminoso: 570 lm

Eficiência luminosa: 52

Temperatura de cor: 6500K

IRC : 78

 

é melhor colocar uma 2ª lampada 14W , 760 lm , 6500K , 80 IRC

 

ou

 

uma 18W , 1080lm , 6500K, 82 IRC

 

dado que o aqua leva 54 litros , pela ideia de 05w\l , dava uns 27W , seria melhor optar pela a de 18W + 11 W ?

Editado por quack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poucos lumens.. :wink:

 

quantos lumens sao razoaveis :P

 

2 das ultimas 18W , 1080lm , 6500K, 82 IRC

 

ficava bom para ter um numero de plantas razoaveis ? nao vair ser um plantadaooooooo =)

Editado por quack
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para 54L colocava uns 60W.

 

Quanto mais pequeno o aquário mais luz necessita proporcionalmente claro. Um aqua de 5L deve levar uns 20W,ou seja 4W/L, um de 500L só necessita de uns 250W, ou seja 0.5W/L. Em aquários à volta de 100L um racio de 1W/L é o ideal.

 

Quanto às lâmpadas vê os Watts que necessitas e escolhe a lâmpada com o melhor IRC, que tenha uma temperatura de cor entre os 4000K e os 10000K.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.