Aquário 300 Litros


Bruno Carneir

Recommended Posts

Boas pessoal,

Vou ver se coloco umas fotos este fim de semana prolongado.

Tenho a seguinte dúvida em relação as plantas:

1- De momento tenho no aquário 2 anubias barteri e estão se a dar muito bem com os meus goldfish, uma vez que ainda não as comeram nem tentaram. Estas plantas tem de ser podadas? Como deve ser feito?

2- Esta ultima semana cresceu de uma delas uma folha nova. Num espaço de 3 dias a folha passou de pequena ao tamanho das outras grandes. Só que cresceu da cor verde meio amarelada em vez do verde escuro das outras folhas? O que causou isso?

Não uso fertilizantes e CO2 no aquário. Será disso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

As folhas das Anubias quando rebentam são mais claras que as outras folhas mais velhas,a folha nova vai ficar na mesma cor das outras, não tem nada a haver com fertilizantes nem com co2, para podares as Anubias vais cortando as folhas mais velhas junto ao rizoma.

 

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva. Assim fico mais descansado.

Por outro lado desde que meti no aquário as 2 anubias barteri começaram a aparecer no vidro junto ao fundo e nas pedras umas manchas castanhas que começo a desconfiar que sejam algas. Vou colocar algumas fotos do que me refiro.

Eu quando faço as TPAs costumo limpar essas manchas castanhas. Mas voltam a aparecer. Serão algas? Estão a aparecer agora por causa de ter introduzido as anubias (pois antes delas não existiam)? Tenho de mudar algo no aquário para elas desaparecerem?

bqAMzwHSHXZYGnsay52RS9i6joIBoypj8OcD9o8c

ESHNOuLCftxOyLWmC1tMTJVP4ICdIGUqTuO2EQQD

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Isso e algas,mas não tem nada a haver com a entrada das Anubias no aquário,em todos os ambientes aquáticos há algas,a sim também nos nossos aquários também as há,uns mais outros menos,nas rochas,nos vidros,elas dão nas vistas,e essas que tu tens nas rochas e muito normal,sempre que fizeres uma tpa podes limpa-las com uma escova de dentes velha e bem lavada,e esfregares as rochas.

Cumprimentos    :default_new_xmas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Álvaro Silva.

Então estás algas não significam que tenho algo de mal no aquário?

Por outro lado está semana tive os meus peixes um pouco a superfície a respirar como se tivesse falta de oxigênio na água. Andei a fazer os testes a água e durante a TPA apercebi me que a água do furo (talvez por causa destas chuvas) estava a vir com nitratos. Será por causa disso que eles andavam a superfície? 

 

A água a saida do furo estava me a dar 20 de nitratos. E no aquário os valores estavam perto dos 50. Optei então por fazer uma TPA de 30% com água da companhia e usei o Prime da Seachem. 

Vou começar a usar a água da companhia por ser mais controlada. 

Devo fazer uma TPA maior que 30% daqui por 1 semana? 

Será que este aumento de nitratos levou ao aparecimento das algas castanhas e dos peixes a respirar a superfície?

 

Cumprimentos. E Bom Natal. 

Editado por Bruno Carneir
Erro ortográfico.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Sim,pode muito bem ter aparecido muito mais algas pelos nitratos que vieram na água do furo,mas os peixes andarem no cimo da água pode ser falta de trocas gasosas,ou seija falta de oxigénio na água,pela falta de movimento da água,mas uma das causas também por vezes e haver muita matéria orgânica no aquário,quando se faz uma tpa se houver muito lixo deve-se fazer uma aspiração ao fundo,para retirares o excesso de matéria orgânica,e a sim baixar os nitratos.

Cumprimentos e Boas Festas :default_new_xmas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva.

Falta de movimentação de água a superfície não é pois a saída do filtro consegue movimentar bem toda a superfície. Quanto a aspiração do fundo já o faço todas as semanas quando faço a TPA. Mas como tenho pedras e tronco algum do lixo fica lá pelo meio preso e tiro os fora só 1 vez por mês. Será então melhor fazer uma TPA maior desta vez?

Uma vez que é a primeira vez que estou a usar água da companhia nas TPAs tenho as seguintes dúvidas:

1- Normalmente trago água suficiente para fazer uma TPA de 30% e mais uns 15 litros de água que mantenho em garrafões para ir acrescentando ao aquário para repor a água evaporada. Agora que uso água da companhia devo manter esses garrafões abertos e sempre que for adicionar um ao aquário meter o Prime ou essa água por estar aberta durante uns tempos perde o cloro?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Se a água esta em descaso logo perde o cloro,agora se queres colocar o Prime podes colocar há mesma,não e para o cloro,mas para os metais pesados,se queres que te diga,eu não uso nada há anos,mas não quero dizer com isto que o não devas usar,eu coloco a água em descanso durante uma semana para fazer as tpa.s também em garrafões,e ai uma hora antes de fazer a tpa,deixo os garrafões abertos,e não tenho tido problemas nenhuns.

Cumprimentos 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Espero que todos tenham tido um Bom Natal.

Preciso da vossa ajuda com urgência pois já não sei que mais fazer. Estes últimos 4 dias já fiz 2 TPAs de 30% do volume do aquário (com água da companhia e acondicionador Seachem Prime), tirei todas as pedras e tronco do aquário para sifonar bem o fundo do aquário e lavei o filtro (com água da TPA). E mesmo assim continuo a ter os meus peixes a vir a superfície da água por uns segundos de 10 em 10 minutos como se estivessem com falta de ar. 

Falta de movimentação na água não é pois a saída do filtro faz uma boa movimentação em toda a sua superfície e matéria orgânica no fundo julgo que também não seja pois sifonei bem o fundo a cada TPA.

Não sei o que está a causar esta reacção nos meus peixes. Por outro lado, o meu Kinguio Telescópio Preto (black moor goldfish) reparei ontem que numa das barbatanas tinha o contorno em branco e os olhos estão um pouco opacos (julgo que não é normal pois nunca tinha reparado)? Será algum produto que bem com a água que esteja a causar isto?

Doenças como o íctio não é (pois este telescópio preto vinha com íctio quando comprei e foi tratado num aquário hospital e após o tratamento juntei com os outros 3 peixes e andava bem já a quase 2 meses) pois é diferente. 

 

O aquário sempre teve a sua temperatura estável nos 22ºC a 23ºC variando durante as TPAs um máximo de 2ºC. Faço TPAs de 30% do volume todas as semanas sem falta e ao mesmo tempo sifono o fundo do aquário. Sempre usei água do furo com Seachem Prime. Só que a coisa de 2 semanas reparei que os nitratos do aquário estavam nos 50 e água do furo já vinha com 20 de nitratos. Daí ter mudado para a água da companhia da qual fiz estas 2 ultimas TPAs. Será que o problema está em ter de fazer uma TPA maior que os 30%?    

Obrigado,

Bruno Carneiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Sendo que o teu filtro para esse aquário de peixes de água fria que sujam muito a água,e um pouco fraco,mas se tu fazes tpa,s com frequência, a movimentação da água como tu dizes esta boa,sifonas-tes por duas vezes o fundo,epá não sei mesmo o que se estará a passar,deixo-te aqui para ver se e alguma doença, 

espero que consigas resolveres o problema.

Bom Fim de Ano

Cumprimentos

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Parece-me,  pelo que dizes, que estás com níveis de Amónia e nitritos demasiado elevados no teu aquário.

Apesar das tpa's que fizeste (cerca de 60%) e bem, uma vez que essa deve ser (minha opinião pessoal) a primeira medida a tomar caso algo nos pareça fora do normal no nosso aquário, fizeste também limpeza do filtro e sinfonagem profunda do substracto, este conjunto de operações não deve ser executado em simultâneo ou em dias demasiado seguidos, isto porque cada vez que fazemos uma dessas operações estamos a reduzir drasticamente a colônia de bacterias benéficas que temos, estas existem no filtro e no substracto do aquario, devemos sempre dar pelo menos uma semana de intervalo para mantermos sempre uma das colónias "estável".

A utilização de água de fontes e, ou furos deve ser controladas pois dependendo das estações do ano, índice de pluviosidade, culturas agrícolas na zona, entre outros factores, a quantidade de nitratos, nitritos e inúmeros outros químicos varia muito e por vezes é extremamente perigosa para o equilíbrio dos nossos aquários (também usei durante muito tempo e acabei por desistir, utilizo hoje em dia água de bicas públicas, é da rede e sai baratinha 😀 pois aproveito um passeio familiar 👍).

Se como dizes tens uma boa movimentação da superfície da água, penso que podes descartar a hipótese de falta de O2 por deficiente troca de gases na superfície do aquário, no entanto não te esqueças que mesmo com O2 dissolvido os peixes podem ter dificuldade em o fixar, qualquer problema a nível das guerlas (picos de amónia, nitritos e nitratos entre outros podem provocar esses problemas) faz com que os Peixes se dirijam para a superfície.

Mantém apenas as tpa's, cuidado com as variações de temperatura. Vai controlando o estado dos peixes e comparando com o excelente tópico que o Álvaro te aconselhou. 

Por acaso o surto de algas (castanhas) não apareceu quando a água do furo veio com nitratos altos? 

Forte abraço, espero que as coisas estabilizem por aí.

Bom ano

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva e RGTorres. Muito obrigado pelo contributo dos dois.

Realmente não sabia isso mas faz todo o sentido em não se fazer limpeza do filtro e sifonagem profunda seguidas (fiz a sinfonagem de manhã e limpeza do filtro a noite).

Agora com o erro cometido como posso remediar a situação? Fazer amanhã nova TPA? Se sim que quantidade?

A pouco tempo comprei 1L de Sera Siporax para adicionar ao filtro (além das esponjas tenho 1L de Seachem Matrix, 1L de Sera Siporax e 1/2L de Fluval Biomax) e juntamente vinha aqueles aceleradores biológicos da Sera. Guardei esse frasco pois já tinha o aquário com o ciclo de azoto a meses feito e sei que aquilo deixa a água turva por uns tempos. Mas agora com esta crise será melhor adicionar esse frasco ou não vale a pena?

Segundo a tua sugestão e como fiz 2 sinfonagens profundas e limpeza do filtro na mesma semana talvez seja mesmo picos de amónia, nitritos e nitratos. Os nitratos eu tenho teste para medir mas é pouco preciso e dá-me valores entre os 25 e 50. Já a amónia e nitritos não tenho como os medir. 

As variações de temperatura só me ocorrem durante as TPAs e ronda sempre os 2ºC e no máximo nunca passou os 3ºC de diferença. Será muita variação?

Vou optar então por usar mesmo a água da companhia a partir de agora. E realmente o surto de algas castanhas apareceu quando a água do furo começou a vir com nitratos altos. Comecei a achar estranho pois nunca tive algas e neste ultimo mes elas começaram a aparecer muito e depois vi este comportamento estranho dos peixes e fui medir os nitratos.

 

Em resumo:

Faço nova TPA amanhã? Se sim qual a quantidade?

Vale a pena adicionar o acelerador da Sera?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Sim podes continuar com as tpa's, os 30% dia sim dia não parece-me bem. Podes adicionar o acelerador biológico (nada bate um ciclo de azoto bem feito), numa urgência pode ajudar bastante se o caso for mesmo um pico de amónia ou nitritos, se for de nitratos só mesmo com as tpa's.

Não te esqueças, existe um sem número de químicos que podem ter vindo com água do furo, as tpa's vão "limpando" essa situação, e a sua presença pode desencadear outros problemas uma vez que baixa as defesas naturais dos nossos peixes, e isso requer vigilância de sinais ou sintomas de qualquer doença.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

Na verdade quanto menos se mexer no aquário melhor as coisas correm,neste caso o melhor mesmo e veres se estas com Amonia o Nitritos ou Nitratos,se se nada disso for a causa,terás que tentares perceber se de alguma doença se trate,eu também digo sempre que alguém que se sifonar o fundo,com tpa seguida,nunca limpe o filtro no mesmo dia mas sim uma semana depois,e nessa semana não faz tpa,para garantir a reposição das bactérias perdidas na limpeza.

Cumprimentos 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado aos dois.

Faço então essas TPAs de 30% dia sim dia não durante quanto tempo? 1 semana será que chega e depois volto aos 30% 1 vez por semana?

Muitas TPAs de 30% não poderá fazer mal?

Não percebo muito deste assunto ainda e está-se sempre a prender. 

O ciclo de azoto inicialmente foi bem feito. Mas vou por segurança adicionar o acelerador biológico da Sera já que também está aqui sem uso. 

Eu sempre que usei a água do furo por segurança usei sempre o Seachem Prime apesar de não remover tudo que de mal podia vir na água. De momento tenho 4 peixes e tenho os vigiado de perto estes últimos 4 dias. Só mesmo o preto é que apresenta os olhos baços e uma barbatana com contorno branco. Os outros 3 andam bem só tem o problema de vir a superfície.  

 

Alvaro Silva julgo que o problema será mesmo excesso de amónia, nitritos ou nitratos. Pois a água do furo de repente começou a vir com esses valores altos e não sei quantas TPAs cheguei a fazer assim. E com sifonagem profunda, limpeza profunda dos vidros, troncos e pedras (para remover as algas castanhas) e limpeza do filtro só vim piorar a situação. Será que demorará muito as bactérias voltarem a repor?

Eu normalmente faço a sifonagem ao mesmo tempo que a TPA com aqueles tubos que há de sifonar. Então sempre que for limpar o filtro nessa semana nem TPA devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno,

Tpa's nunca são demais, e desde que a agua utilizada seja "boa" nunca são prejudiciais , aliás se tivéssemos a possibilidade de renovar a água de uma forma contínua, nem precisávamos de filtros nos nossos aquarios.

Não tenho dúvidas que tenhas feito um ciclo do azoto correcto, mas o erro custou-te parte desse ciclo bem executado, foi dar dois passos atrás (erros destes aconteceram a quase todos nós).

Aumentas a frequência das tpa's esta semana e voltas ao ritmo normal na próxima. 

Coloca o acelerador biológico depois de fazeres a tpa, assim dá tempo para as bactérias se fixarem até fazeres nova tpa.

De futuro, e com o aquário estabilizado, dá sempre uma semana de intervalo entre TPA e sinfonagem profunda e limpeza do filtro (eu dou sempre 15 dias de intervalo, mas nisto não há regras o aquário e que manda).

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,sempre que limpares o filtro,nessa semana não faças tpa,apenas colocas água para repor a que fica em falta,uma vez que tu tiras água do aquário para lavares o filtro e passares as cerâmicas,na semana a seguir fazes uma tpa um pouco maior,as bactérias 72 horas depois uma grande parte delas já esta repostas,o que não quer dizer que tenham já colmatado toda a perda,mas uma vez que esses peixes cria muita carga biológica as bactérias criam-se um pouco mais.

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela partilha de informação. Já fiquei a compreender um pouco mais do assunto e já percebi onde ouve a falha. Pois sempre fiz sifonagem juntamente com TPAs e de vez em quando com limpeza do filtro. Mas até agora ainda não tinha tido estes problemas pois a água do furo vinha boa. Mas como começou a vir de má qualidade sem me aperceber levou a estes problemas. 

Por prevenção estou a adicionar também ao aquário uma rolha de Seachem Prime por dia (que no rótulo diz que ajuda a transformar amónia, nitritos e nitratos em compostos não tóxicos que depois são removidos com as TPAs).

Sinto que também é melhor comprar já um segundo filtro para funcionar em simultâneo com este que assim posso fazer a sua limpeza alternada em semanas diferentes. Assim aumento o número de bactérias e diminuo a frequência de limpeza dos mesmos.   

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alvaro Silva,

Bom Ano 2019.

Para já ainda não ocorreu nada de grave. Tenho feito as TPAs de 35% dia sim dia não mas ainda continuo a ter os peixes a vir a superfície "respirar" mas julgo que com menos frequência. 

Não fiz mais nenhuma sifonagem nem limpeza de filtros. Só o vou fazer quando as coisas estiverem melhores e em alturas diferentes. 

Quanto as TPAs após ir buscar a água da companhia em garrafões (tenho de fazer uns 10 km para ir buscar aos meus avós pois cá na minha zona da Trofa ainda não tenho rede pública) coloco-a em dois recipientes que tenho de 60 litros cada e coloco o Seachem Prime em cada um deles. Normalmente espero cerca de 10 minutos e faço a TPA. Será pouco tempo para produto remover o cloro da água?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal,

Alguém me consegue confirmar quanto tempo um acondicionador como o Seachem Prime demora a remover o cloro da água das TPAs?

Normalmente coloco a água toda das TPAs em caixas plástico de 60 litros e meto o Seachem Prime. A minha dúvida é quanto tempo esperar para fazer a TPA sem riscos de ainda ir cloro?

Por outro lado, após colocar o Prime nos recipientes com a água meto um garrafão de água numa panela a ferver e depois junto a água dos recipientes para igualar a temperatura do aquário. Será que há risco dessa água a ferver neutralizar o efeito do Prime? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

Os condicionadores actuam de forma muito rápida, por isso o compasso de espera que fazes ao organizar tudo para a tpa é suficiente, se movimentares a água onde aplicaste o condicionador os 10 minutos são mais que suficientes. 

Em relação á operação que fazes para equilibrar a temperatura também penso que não haja motivo de preocupação, desde que o condicionador tenha feito o seu trabalho as coisas não se vão reverter, talvez os constituintes que vão ajudar a proteger as guelras e corpo dos peixes possam ser afectados, mas apenas no volume da água que fervente, como em relação ao volume total da TPA este é muito pequeno também não tens motivo de preocupação.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RGTorres,

Obrigado. Para evitar perder esses constituintes que protege as guelras e corpo dos peixes será melhor meter só o Seachem Prime depois de ter adicionado a água a ferver à restante água da TPA?

 

Em relação a compra de um segundo filtro (pois o meu é insuficiente e assim faço manutenção alternada para evitar problemas como os que tive) vou ver se o compro ainda este mês. 

Tal como já havia referido em tópicos anteriores ou vou comprar o Fluval FX4 (180€) ou o JBL e1502 (160€). Estou mais inclinado para o FX4 pois por mais 20 euros tenho um filtro que faz mais 1250 l/h (FX4 - 2650 l/h e e1502 -1400 l/h) mas tem menos 4L capacidade para cerâmicas (FX4 - 4L e e1502 - 8L). 

No meu caso como tenho peixes de água fria que sujam muito não sei o que compensa mais. Ter um filtro que faça uma filtragem maior ou um filtro com mais capacidade para cerâmicas? Sendo que qualquer um deles irá trabalhar simultâneo com o meu Fluval 406.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Bruno Carneir disse:

Por outro lado, após colocar o Prime nos recipientes com a água meto um garrafão de água numa panela a ferver e depois junto a água dos recipientes para igualar a temperatura do aquário. Será que há risco dessa água a ferver neutralizar o efeito do Prime? 

Eu não uso tanta água para fazer as tpa's ( e é para peixes de água quente) mas, pode ser uma ideia também, o que eu fiz foi arranjar outro Termo (um qualquer até das lojas dos chineses) e uso no recipiente para aquecer a água antes de colocar no aquário. Assim não há de certeza problema no uso do Prime. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Em relação ao filtro eu pessoalmente sempre preferi uma maior capacidade para levar matérias filtrantes (é opinião pessoal), com espaço não tens necessidade de ter as matérias filtrantes "apertadas" dentro do filtro e tens uma menor perda de caudal (sem matérias filtrantes - indicação de fábrica ; com matérias filtrantes - caudal real). 

Em relação ao método de TPA, eu utilizo um método similar (para não dizer igual ao teu), utilizo bidons de 30 litros (3 bidons cada TPA), fervo água (cerca de 2l) num fervedor eléctrico, coloco no bidon onde tenho um termômetro e uma pedra difusora (para movimentar a água), coloco o condicionador, espero cerca de 5/10 minutos e faço a tpa com ajuda de uma bomba eléctrica (+- 200 l/h), procedo assim com os 3 bidons.

Durante muito tempo também utilizei um termostato para aquecer a água nos bidons, mas derivado ao volume de litros envolvidos demorava bastante tempo a equalizar a temperatura dos bidons com o aquário, para volumes mais pequenos é sem dúvida uma boa opção.

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.