José Castro

Criação de bettas

Recommended Posts

Boas pessoal. 

Sou um apaixonado por bettas splendens, contudo ando à mais de ano a tentar tirar criação e não tenho tido sorte nenhuma, o mais próximo que tive foi um macho a dar o abraço à fêmea mas muito mal dado, ao final de umas horas a abraçar e a não sair um único ovo, o macho desistiu e começou a agredir violentamente a fêmea, ao ponto de lhe arrancar pedaços.... actualmente o meu problema é os machos não fazerem ninho, alguém me pode ajudar? 

Obrigado 

Boas José,

Terás de ver o que estás a fazer mal, dá uma vista de olhos neste link o guia passo a passo sobre a criação, também deves pesquisar outras fontes de informação porque existem várias técnicas para o fazer, actualmente como tens o teu aquário? Podes colocar foto?

Cumps,

Boas Miguel

Esteves guia já o vi e revi dezenas de vezes. Eu sei que estou a fazer algo de errado, só não sei o quê, pois tenho boas condições para os peixes, os machos é que não fazem ninho, ou se fazem é demasiado pequeno e  pouco tempo após fazerem destroem-no.

Vou tentar enviar fotos dos aquários dos machos. 

Não sei como colocar fotos aqui...

Edited by José Castro

há 9 minutos, José Castro disse:

Não sei como colocar fotos aqui...

Para colocares fotos dá uma vista de olhos neste tópico.

Se não conseguires, instala o Tapatalk no tlm através do Play Store e consegues colocar fotos directamente no tópico ;)

Cumps,

Vou instalar a aplicação, pois doutra forma não consigo, obrigado e até já 

Já instalei a aplicação e mesmo assim não estou a conseguir, dá erro

Enviado do meu SM-J320FN através de Tapatalk

Já consegui8de8d74b90f41a812ee6f57ba8970fe7.jpg1a8c05cbc81024e59dc020cd3eaf062a.jpg

Estes são os dois aquarios que utilizo para tentar reproduzir

José, 

Antes de mais necessitas de mais água em ambos os aquários, não sei qual ou quais os motivos que te levaram a ter apenas essa água, necessitas de colocar algo em que o macho se sinta seguro ou escondido como por exemplo um pouco de esferovite, basta um quadrado 10x10cm num canto que não se mova.

Vê o exemplo do esferovite que te falo neste video.

A fêmea só a deve ser "largada" para junto do macho quando verificares que a placa de esferovite contém já várias bolhas (significa que está pronto para o acasalamento).

Após o acasalamento deves estar atento e qualquer sinal de violência retirar de imediato a fêmea.

Cumps,

Mais água como assim? Ambos os aquarios contêm aproximadamente 7l, numa altura de 11cm.. O esferovite, é uma placa?Está aberto no meio? Não consegui perceber muito bem no vídeo..

Eu nunca larguei a fêmea antes do tempo, a única vez que tive uma fêmea agredida, foi porque o macho não estava a fazer o abraço em condições e por fim chateou-se e decidiu espulsa-la do território

há 1 hora, José Castro disse:

Mais água como assim? Ambos os aquarios contêm aproximadamente 7l, numa altura de 11cm.. O esferovite, é uma placa?Está aberto no meio? Não consegui perceber muito bem no vídeo..

Ok, pelas imagens parecia-me ter +/- 5cm de água, mesmo assim 7L é pouco deveria ser entre 15l a 20l numa altura máxima de 12cm para que o peso gravitacional da água não "esmague" os ovos.

A placa não tem buraco nenhum, serve para o macho ir buscar oxigénio à superfície e largar as bolhas debaixo da placa de esferovite acumulando-as desta forma, o macho após a largada de ovos vai recolhê-los e colocá-los entre as bolhas que acumulou debaixo da placa de esferovite. Nota que o fundo deve ser escuro para facilitar o macho visualizar os ovos.

Deves reduzir o máximo de correntes de água para não destruir o ninho, manter a temperatura nos 28º e luz sempre ligada 24h por dia até à retirada do macho, no final da desova assim que notares que a fêmea esteja a esconder-se ou muito quieta retira-a, pois o macho vai dedicar-se apenas ao ninho defendendo os ovos de toda a espécie existente no aquário (incluíndo a fêmea).

Dica: Não uses o aquário que tem o musgo visto que todos os ovos que lá caírem o macho não conseguirá ir lá buscá-los, penso que o teu problema esteja aí, ou então o macho é imaturo ainda.

Cumps,

• Upvote 1

Eu coloquei o musgo porque vi em alguns sites que o musgo ajudava a recriar o meio ambiente deles, e ajudava mais tarde os alevins a esconderem-se do pai...Neste momento não tem, mas quando faço as tentativas frustradas de criação, coloco um copo de plástico cortado a meio num canto do aquario, na altura que o macho abraçou a fêmea, ele tinha feito um pequeno ninho por debaixo do copo.. mas vou fazer o seguinte, tenho um pequeno aquário de 50l, este fim de semana vou colocar lá um dos machos, vou meter apenas a ponte com o feto de java, e vou meter uma placa de esferovite, e quando tudo estiver pronto dou noticias, ok?
Obrigado por tudo e grande abraço

Boas amigo
Ao fim de algum tempo desaparecido, tenho novidades... segui o teu conselho, tirei o que estava a mais, coloquei uma placa de esferovite, que por sua vez até tem uma abertura no centro, e o resultado está nos vídeos abaixo.
Obrigado pelos conselhos

Vídeos não, fotos 48ec154ae72c05bb6c9b67a584557279.jpg23d5825129d1a58bc41c40efcda9c058.jpg

• Upvote 2