Ajuda para o meu primeiro Betta...


QuiMaster

Recommended Posts

Boas a todos e a todas :dance:

 

Desde que me lembro sempre tive um ou mais peixes, normalmente peixes-dourados como é o costume para os miúdos, em aquários do tipo “bola” … Recentemente tenho tido a enorme curiosidade em ter (e cuidar obviamente) de um betta e, quem sabe, começar a evoluir nesta história da aquariofilia (adorava vir a ter um daqueles aquários enormes que cobrem uma estante com várias espécies diferentes) …

 

Mas antes de comprar um de imediato e ir corrigindo as minhas práticas depois queria antes informar-me olhar sobre como cuidar de um (alimentação, higiene, etc.). Já agora aproveito para esclarecer que não pretendo fazer criação, pelo menos por enquanto, dado que não tenho o espaço nem os €€€ para tal investimento…

 

Infelizmente disponho de muito pouco espaço. A única área que posso usar é um canto da minha secretária de 30 x 35 (cm), onde até gostava de ter um aquário catita com um peixito para me fazer companhia nas longas horas que passo ao computador. Não só é a maior área onde posso instalar um aquário mas também é a mais próxima da tomada para alimentar o termóstato e o filtro… é possível arranjar um aquário jeitoso com estas dimensões para bettas?

 

Em relação a equipamentos, enquanto escrevia esta mensagem ocorreu-me que o motor do filtro deveria ser o mais silencioso possível, uma vez que é suposto dormir no mesmo quarto… normalmente não tenho problemas de sono mas receio que um motor a trabalhar 24/7 me venha a causar algumas insónias…

 

Já percebi que arranjar um termómetro é bom para verificar a temperatura da água e aminha dúvida é: tem de ser um daqueles com uma ventosa ou basta um que parece uma fita preta que se cola à parede do aquário?

 

Em relação a Ph só tenho uma questão: como se corrige num aquário de água doce?

 

Estou a esquecer-me de algum equipamento em particular?

Onde se pode arranjar bom material, a preço acessível já agora, na zona de Sintra e/ou Lisboa?

 

 

Abraço

Joaquim Oliveira biggrin.png' alt=':biggn:'>

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, :laugh:

 

mantendo o meu objetivo de ter um betta ocorreu-me que o aquário que virei a ter poderia estar um pouco mais “completo”… e eis que vi este filme e decidi então basear o meu futuro aquário de água quente neste exemplo…

 

Entretanto tenho feito algumas pesquisas e já visitei algumas lojas para “sondar” o que há disponível por aí e já consigo esboçar um Setup para começarem a ter uma ideia … recordo que ainda não adquiri nada pelo que posso voltar atrás no projeto com facilidade:

Setup - Aquário de água doce (Esboço):

 

1 – MARINA 5G LED

2 - Data da montagem (assim que o adquirir… :lol: )

3 - Dimensões: 41.2 cm L x 21.5 cm W x 27.7 cm

3.1 - Volumes bruto 24,5 L (aproximadamente) e útil 19 L (pelo menos é o que diz na caixa)

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: Marina Slim S10 (clip-on filter with quick-change filter cartridges )

4.2 - Termostato: Não está incluído mas existem uns quantos da marca compatíveis…
4.3 - Iluminação/Foto-período: A única informação que tenho é: “Tampa elegante e compacta, com sistema de iluminação LED com efeito de iluminação natural”
4.4 - Sistema de CO2: Não tem…

4.5 - Outros equipamentos adicionais: Trás uns extras que não sei se serão necessários ou nem por isso:

Nutrafin Max fish food to keep fish healthy

Nutrafin Aqua Plus Water Conditioner to make tap water safe for fish

Nutrafin Cycle Biological Supplement to create a biologically well-balanced and healthy aquarium environment

Fish net, made from fine soft mesh to protect delicate fins

Aquarium Care Guide that includes advice on how to set up and maintain your aquarium

 

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil – Ainda não me decidi, estou aberto a sugestões
5.2 - Substrato inerte – Ainda não me decidi, estou aberto a sugestões
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) - A única peça que tenho a certeza que gostaria de ter é uma miniatura do grande Buda de Hong Kong, de resto não sei (tinha pensado noutra peça para fazer de toca/esconderijo para camarões…)

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) – Não faço a menor ideia, estou aberto a sugestões

7 - Fauna
7.1 - 1x Betta
7.2 - 6-7x Tetra-Neón

7.3 - 4 Camarões (Ghost)

8 - Plantas
Ainda não me decidi, estou aberto a sugestões

Que vos parece? Estou a esquecer-me de algum equipamento em particular?

Preciso de ajuda sobretudo em relação a plantas (Quais e quantas) e substrato…

 

Onde se pode arranjar bom material, a preço acessível já agora, na zona de Sintra e/ou Lisboa? Até ao momento só passei por duas da cadeia Ornimundo e pela Aquaplante…

 

Abraço

Joaquim Oliveira

Editado por QuiMaster

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo!

O teu aquario parece ser idêntico ao meu em L, se o teu betta for como o meu esses neons vão ser um petisco :(

No entanto e como disse no meu post...já vi um betta a conviver em harmonia com neons...é quase um risco :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo!

O teu aquario parece ser idêntico ao meu em L, se o teu betta for como o meu esses neons vão ser um petisco :(

No entanto e como disse no meu post...já vi um betta a conviver em harmonia com neons...é quase um risco :D

 

Boas Reyes!

 

Estive a pensar um pouco melhor no assunto e de facto o risco é bem grande...

Inicialmente ainda pensei em por antes Corydoras pigmeus no lugar dos neóns, uma vez que são mais pacíficos e com cores mais esbatidos, pelo que não chamam a atenção dos bettas, mas mesmo assim é arriscado. Pode dar-se o caso do meu betta ser mesmo anti-social e não se dar com outros peixes... e não tendo um segundo aquário onde os colocar e nem tendo a garantia que a loja os recebe de volta caso tenham de ser retirados penso que o melhor é não arriscar... Vou só mesmo por alguns camarões e o betta e é tudo.

 

Já agora como se tem dado o teu betta com o limpa-fundos?

 

Já agora aproveito para uma outra dúvida minha: num aquário de ~19 L (5 galões) com um betta e alguns camarões qual deveria ser a frequência das TPA's? E que percentagem de água?

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da experiência que tenho com bettas, desde que seja o último habitante a entrar no aqua, acaba por ser mais sereno, já que não tem território pré definido.

 

Cumptos

 

Era essa a ideia que tinha, mas obrigado pela confirmação :happy:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas QuiMaster

Olha acho que tu se fizeres um TPA semanal,5L, ou

6L,que dá,mas espera por outras opiniões,sobre as

Corydoras Pigmeus,se forem as primeiras a entrar,

e como o jhlbip diz,o Betta fica mais sereno.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado por todo este feedback pessoal !

 

Mas tendo em conta que o aquário é pequeno, e só mesmo como introdução à aquariofilia, vou-me ficar pelo betta e uns 4 camarões... um dia quando for "mais crescido" arranjo um de ~300 L para ter cardumes como deve ser :drool3:

 

Entretanto encontrei uma decoração que tinha comprado à uns bons anos para um outro hobby meu (miniature wargaming) que nunca cheguei a usar mas agora penso que poderia ser perfeito para casa/esconderijo de camarões... que me dizem?

 

2016-10-24%2019.26.31_zpsa3shvefn.jpg

 

Abraço e uma vez mais muito obrigado!

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amigo!

Desculpa a resposta tardia :(

Respondendo a pergunta que colocaste, e como diz o Alvaro Silva TPA semanal,5L.

Relativamente ao Betta, é um peixe muito "snoob"....apesar de ser para mim dos peixes mais bonitos, é dificil juntá-lo :(.

Com o meu limpa fundos, nunca houve sequer interacção. :D

 

Com camarões, não sei, nunca tive muito interesse nos mesmos..

Tive mesmo de o mudar para o aquario da minha namorada onde acabou por morrer...havia 2 escalares no aquario, ele andava sempre stressado.

 

ONCE AGAIN!

A minha namorada comprou um betta macho novo entretanto, onde já habitavam 6 neons ao tempo! E continuam :D

 

Boa sorte amigo!

 

REYES

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amigo!

Desculpa a resposta tardia :(

Respondendo a pergunta que colocaste, e como diz o Alvaro Silva TPA semanal,5L.

Relativamente ao Betta, é um peixe muito "snoob"....apesar de ser para mim dos peixes mais bonitos, é dificil juntá-lo :(.

Com o meu limpa fundos, nunca houve sequer interacção. :D

 

Com camarões, não sei, nunca tive muito interesse nos mesmos..

Tive mesmo de o mudar para o aquario da minha namorada onde acabou por morrer...havia 2 escalares no aquario, ele andava sempre stressado.

 

 

Não tem problema REYES... ainda não comprei o dito aquário :unsure: pelo que toda e qualquer informação ainda vem a tempo... Lamento pelo teu (anterior) betta.

 

Já agora alguém me sabe indicar boas plantas (naturais) para um aquário de 5 galões (~19 litros) para plantas? De preferência boas para quem nunca teve plantas em aquários...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como plantas de fácil manutenção tens os diversos musgos, fetos, as anúbias, foxtail, elódeas...Nenhuma destas necessita de solo fértil.

 

Eu tenho o meu Betta num aqua de 30 litros juntamente com dois Otocinclus e 6 camarões Amano tamanho XL (têm de ser deste tamanho ou servirão de mariscada para o betta :)).

O Betta de vez em quando persegue os Amano mas eles já não lhe têm medo ou escondem-se nas plantas ou debaixo das rochas.

Entendem-se todos muito bem. :)

Editado por bettaa
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como plantas de fácil manutenção tens os diversos musgos, fetos, as anúbias, foxtail, elódeas...Nenhuma destas necessita de solo fértil.

 

Eu tenho o meu Betta num aqua de 30 litros juntamente com dois Otocinclus e 6 camarões Amano tamanho XL (têm de ser deste tamanho ou servirão de mariscada para o betta :)).

O Betta de vez em quando persegue os Amano mas eles já não lhe têm medo ou escondem-se nas plantas ou debaixo das rochas.

Entendem-se todos muito bem. :)

 

Só mesmo fertilizante líquido, do género: "Aplicar X gotas/mls a cada Y dias"?

Obrigadão pelas dicas :dance:

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é isso mesmo. Mas eu sou uma "caloira" no assunto. :) Vamos ver se aparece um dos "mestres" para te ajudar na montagem do aqua. :)

 

Boas, na verdade já tive muita ajuda de alguns "mestres" e com alguma pesquisa extra que tenho feito creio estar pronto para ter um betta... agora falta-me arranjar o aquário e os respectivos equipamentos/adereços...

Novo Retiro (Tópico e Galeria)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais