Inicio aquariofilia plantado


Recommended Posts

Boa noite, sempre gostei bastante de ver aquarios, e graças a um colega que embora ja ande nisto a algum tempo e tenha varios aquarios, nunca chegou ao nivel que quero alcançar... ora bem, passo a explicar,

Adquiri na semana passada
Aquário 80x40x40
Bomba externa Jbl 901
Termostato 300w
No dia seguinte comprei
Ryohu Preta
JBL Vulcano Mineral 9L
JBL Plant Soil 9L
1 cestinho montecarlo
1 pote de outra planta tipo relva
Um dia depois
Hi Lumen V2 60 Plant
LED 0.5W x 48 (6500K Daylight x 48) SMD 5730 c/ Lente 120º, Lumens: 1980

Digamos que a brincadeira ficou mais cara que o previsto, a luz nao estava nos planos, e mesmo nos solos e plantas acabei por gastar demasiado para o que queria neste momento, a lampada acabou por ser quase obrigaçao pois foi-me dito pelo meu colega que os leds que tinha em casa nao seriam suficientes, e as plantas pareciam estar a ficar meias amareladas...
Ja sei provavelmente me vao falar do co2 e afins, mas para ja é impossivel, ja gastei mais do que podia
decidi criar aqui topico e nao no local de "mostrar o meu aquario, a minha configuraçao" pois precisava de uma ajuda de iniciante =)

Ontem ao acrescentar um caminho de areia no layout, acabei por mexer um pouco sem querer nas plantas, ou levantaram, ou devido a uma ligeira alteraçao nas rochas sairam do sitio, acabei por desmotivar um pouco, as plantas ja nao estao certinhas como as plantei, ja nao estao os espaços de ambas as plantas devidamente "separados" e defenidos, acabou por ficar tudo meio remexido e sem ordem, a inclinaçao do layout tambem praticamente desapareceu...enfim....
A areia deu uma outra vida ao aquario, mas os danos foram ainda maiores
Venho procurar aqui junto de pessoal mais experiente, e que partilhe este gosto, para me voltar a inspirar e motivar....
13350252_1126724144017245_10746312175406
O montecarlo seria plantado naqueles centrinhos, e a outra planta(nao tenho aqui a mao o pote com o nome) seria junto ao vidro, praticamente a toda a volta,
Seria mesmo necessario o co2? foi-me dito ser recomendado, mas nao obrigatorio, como estou a começar, ainda nao percebo muito do que posso fazer para ajudar noutros factores que nao o co2
Quantas horas de luz devo ter? a luz tem 2 modos, diurno e noturno, devo manter a luz mais fraca ligada durante a noite?
Gostava de futuramente colocar ramirezis, gosto de peixes com cores flurescentes, e provavelmente escalares, gostava mais dos discus, mas para principiante nao é muito bom, e tambem nao sao compativeis pelo que li com os ramirezi, pretendo ganhar alguma experiencia, ja sei que o numero de aquarios acaba por se multiplicar rapidamente xD e depois ai ja se exprimentaria novos peixes....
este seria o unico plantado, mas o kit de co2, recargas e afins sai bastante fora do meu orçamento, caso nao desse para manter o plantado, teria de abdicar, pois com o dinheiro que provavelmente gastaria secalhar faria um segundo aquario mais modesto =)
Nao deixem o novato desmotivar aos primeiros contratempos =p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Duarte,

 

Em termos de composição, acho que esse caminho está a levar o olhar em frente e para fora do aquário.

Talvez ficasse melhor se desaparecesse por entre as duas pedras da esquerda.

Ou então se queres que diga para o fundo, estreita-o e dá-lhe uma curva ligeira.

 

Quanto ao CO2, faz mesmo diferença se queres um plantado.

Se não podes gastar dinheiro agora, compra pelo menos um daqueles kits de spray e campânula.

Custa uns 14 e dá-te para um mês.

A caixa com 3 recargas ronda os 20.

 

Este kit não tem nada a ver com um sistema pressurizado e é recomendado até 60 litros, mas é melhor que nada.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Duarte,

 

Li com atenção tudo o que escreves-te. Até li duas vezes para não me enganar.

 

Peço-te primeiramente que leias as minhas palavras com a melhor das intenções.

 

O que te vou dizer é com o intuito de não desistires do Hobby. Mas para isso não podemos ser politicamente correctos, e não ser frontais para com as pessoas para que não cometam mais erros.

 

Primeiro erro é comprar e só depois questionar. Regra numero um do hobby. Esquece as lojas. Antes de qualquer compra procura informação junto e quem anda nisto. Não quero com isto dizer que as lojas são menos ou mais assertivas ou incorretas. Mas convenhamos.. querem vender. Têm uma porta aberta e pagam impostos. E por vezes para o lojista ser frontal com o cliente, arrisca-se a ver o cliente sair da porta sem levar nada.

 

Porque isto não é um hobby barato. Essa conclusão já a tiras-te.

 

Se começas logo de inicio com tão pouca moral, não quero imaginar daqui a um mês. Porque sem as condições corretas não vais alcançar aquilo que dizes que o teu amigo que já anda nisto á uns anos nunca alcançou. E mesmo com as condições todas, os desafios à frente vão ser alguns. Todos os temos, faz parte da aprendizagem. E vais ter muitos.

 

Se tens objectivo tão nobre e grande mete na cabeça que tens que gastar algum dinheiro. Que é o investimento inicial que qualquer um de nós com grandes objectivos teve que fazer. (Aquario + Filtro + Co2 + Luz + Substratos). O resto é manutenção. Se não o podes fazer já, então não penses em voos muito altos por agora. Podes começar por ver esse aquário como a tua escola para depois então daqui a uns tempos, sentires-te á vontade para iniciares um projeto á escala do que idealizas.

 

Sobre a montagem:

 

Filtro:

Para a litragem do aquário está mais que bom. Apenas convinha ver como tens o OUT e o IN que na tua foto não se vê.

Que cerâmicas estão dentro do filtro? Retiras-te o carvão? O filtro é para colocar apenas nos dois cestos inferiores as cerâmicas (aconselho as da Equo Stilla), depois a Lã e de seguida a esponja.

 

Tubagem:

Reduzir ao máximo o comprimento da tubagem. Quanto mais tubo mais peso da água a subir e logo menos potencia para o filtro.

Rentabiliza bem isso.

 

Co2 :

Tens aqui um link de um tópico que eu criei. Como poderás ver com 100€ compras um sistema de Co2 para todas as necessidades. No futuro poderás comprar então um difusor da ADA. (considera um Upgrade e um mimo que farás a ti mesmo)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250333

 

Se queres tapetes e já tens Monte Carlo e um outro tapete que não identificas-te mas é a Eleocharis Parvula, a tua urgência neste momento é o Co2. Sem isto, é melhor interiorizares já que tens que ir passo a passo.

 

LUZ:

Aqui já tens um problema. Tens um comprimento de aquário de 80 cm e a calha é de 60. Este deficit de 20 cm (10 para cada lado) é um problema.

Vais ter falta de luz nas laterais do aquário. Se puderes fala com a loja onde compras-te a calha e procura uma solução alternativa. Vê se te aceitam essa calha de volta à troca de outra.

Sem CO2 neste momento, eu não faria mais de 6 hora de luz apenas diurno.

 

Fertilização:

Sem CO2 não aconselho a seguir para os Metodos por Estimativa. (Sais)

 

Nesta fase, sem CO2 e como o substrato está cheio de Nutrientes eu comprava um frasco de ADA Brighty K para o primeiro mês. A partir daí passava para os Fertilizantes da Tropica. Como não tem CO2 eu optaria pela fertilização da Tropica. “Tropica Specialized” + “Tropica Premium”. E daqui a um mês talvez já haja “Funding” para o CO2 e fica a combinação perfeita. Mais tarde, e com calma fertilização por Sais.

 

TPA:

Não conheço esse substrato JBL Mineral Mas não deixaria de aplicar a cadencia abaixo até porque não estás a medir a amónia. E não sei que nutrientes este substrato liberta. A JBL so fala em cálcio, potássio e magnésio. Tenho duvidas. Muitas duvidas mesmo que seja isso que este solo liberta. Se algum membro tiver experiência que se pronuncie.

 

1ª Semana: Todos os dias 30%. Se não fez paciência.

Calculo que a coluna de agua esteja cheia de NH4 (mesmo com esse JBL). Mas sem Co2 para consumirem.. vamos ter aí brevemente um problema se não fizer TPA´s.

2ª Semana: 30% de dois em dois dias.

3ª Semana e seguintes: Ou mantem 30 % duas vezes à semana. (quarta feira e domingo por exemplo) ou efetua uma de 50% semanal. Eu opto pelas duas TPA à semana.

 

Layout:

Há aí potencial para muito mais se adquirires mais umas rochas e compores isso. Com calma.. paras o filtro, e com as pedras cá de fora vais visualizando e inserindo e compondo o aquario. E até um tronquinho ou dois é capaz de dar logo outra graça. Como estás no inicio estás a tempo de efectuar alterações.

 

Podes retirar as plantas e replantar ainda nesta fase que não estão devidamente fixas ao aquário. Ainda estás no arranque. Até porque me parece que isso não está nada bem plantado. Quer a Monte Carlo quer a Eleocharis parecem-me muito à superfície. E a quantidade de plantas que tens aí não dá para grande coisa. Para arranque deverias ter comprado 3 potes de cada e espalhar bem em cada zona. Isso é muito pouco. Assim irá ser uma eternidade até conseguires fechar um tapete.

 

Na frente do vidro, o substrato podia ser metade ou ainda menos da altura que lá tens. Menos á frente dá mais profundidade ao aquário. É só pegares em algo que sirva de espátula e alisar. Aproveitas para conforme vais puxando o substrato para trás atirar para cima das pedras para lhes dar um efeito mais enterrado. Elas estão tipo “aterraram” ali.. O mesmo se aplica ao substrato amarelo.

 

Outro erro: Tal como fizes-te isso, com o tempo esses dois substratos vão misturar-se. Nada a fazer. Não te maces á volta disso.

 

Quanto à Fauna não tens aquário para Discus. Isso está fora de questão.

Ramirezis não se dão com qualquer outra espécie. Estuda isso bem da fauna.

 

Cumprimentos,

Editado por PAFS
  • Votar + 3

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde =)
josé, obrigado pelo conselho, tambem olhando agora, acho o mesmo, acabou por ficar bastante largo, queria um efeio curvo muito mais aberto, e ficou bastante reto, deve-se tambem a ter incluido esta parte uns dias depois, mas quando tiver tempo tenho de dar um arranjo ao layout, piorei-o bastante ao colocar a areia, acabei como o pafs disse e bem, com demasiada altura a frente, e acabei por sem querer tambem tirar altura atras.... vou ter de dar um arranjo =)

Pafs, muito obrigado pela ajuda =) era mesmo uma resposta desse genero que precisava, nao levei nada a mal, alias, no outro dia estava era desanimado, mas ja passou =) passo a esplicar melhor,
O meu colega "nunca" chegou a este nivel, porque nunca foi ambiçao dele, ele prefere simples, areia, uma ou outra pedra, uma planta ou outra mais comum....
Eu como em tudo o que faço, gosto de fazer bonito, quis dar um passo maior do que o que podia, tambem por nao saber xD
estaria a pensar comprar o co2 daqui a 1 mes ou dois, e depois la, aceito a sugestao de maior plantaçao, mas ja esplico abaixo por pontos tudo direitinho =)
Eu tinha alguns euritos a mais, dinheiro esse que julgava suficiente, no entanto meti um bocado os pes pelas maos, e acabei por ter de ir a uma poupançazita, dinheiro esse que vou ter de repor no proximo mes, nao tendo tambem muita folga orçamental por esse motvo

Sobre o filtro, tenho a bomba a sugar do lado direito por tras daquela pedra no canto traseiro, acabei por fazer um pequeno buraco no substrato, pois li na caixa/manual, que deveria estar 5cm acima do substrato no minimo, a outra ponta esta do lado esquerdo, perto da superficie, e é a boca tipo tubo prensado, tipo a ponta achatada e larga do aspirador, quem anda por este mundo deve conhecer bem xD foi o recomendado no local onde comprei a fonte, ela esta a apontar +- para o canto frontal oposto
no filtro tem 3 niveis de espuma tipo rede azul,e ceramica no ultimo cesto
(o meu pai cruzou-se ontem com um colega que sabia que eu andava a montar um aquario, e ele ia com uma saca de um tecido,( o meu pai descreveu "tipo os dos exaustores"), e que lhe disse que era para o aquario, aquilo acho que foi numa loja de tecidos, é um tipo de espuma) ele disse que lavava bem, e punha no filtro....quando o meu pai me contou ate pensei que seria um filtro tipo caseiro ou algo do genero, mas secalhar é +- disso que falas
o filtro nao tinha carvao..... recomendas trocar as ceramicas de origem? ou é no caso dos filtros que nao trazem nada?

Tubagem, ando ainda a planear bem, pois esta pousado em cima de um movel, abri uns furos dentro, e retirei algumas prateleiras para meter la o filtro e as coisas do aquario futuramente,

Co2, nao me importo de gastar dinheiro, mas é como expliquei, neste momento nao posso mesmo, provavelmente daqui a 2 ou 3 meses ate compro um difusor da ada de 80 ou 100 euros, compreendo a qualidade, e nao me importo de pagar, neste momento é que nao me da jeito
uma duvida, nao ha stress de ter peixes e o co2 ao mesmo tempo pois nao? ou é preciso um maior controlo/menor "dosagem" para nao afectar os peixes?

Luz, aqui esta um problema, para modelos de 80cm ou era este ou zetlight, o que ate achei piada, mas no momento nao podia, a luz comprei memo em modo emergencia, tinha umas tiras led, mas pensava que isto poderia ter salvo as plantas =s
acima deste tamanho so tinham de 88cm, para aquarios de 90cm a 1m
Nao ha problema, se entretanto adiar esta ideia do plantado, depois invisto num maior, e provavelmente com zetlight (ja agora pedia uma opiniao) pois vejo recomendar entre 6 e 8 horas diarias, e elas ficariam ligadas 24h, embora intensidades diferentes
Reparei que quem tem aquarios nao tem apenas um =) e este podera ficar no futuro um mais modesto, como "lar do amor"/maternidade/emergencias

Fertilizaçao, ainda nem tinha pensado nisso, julgava o substrato ja ter o suficiente xD

TPA, ja tinha feito uma de +- 30/40%, nao sabia que necessitava de mais, tantas tpas acho que diarias vai ter de ser as escondidas, se nao qualquer dia apareço a boiar no aquario ahahah

Layout, vou tentar desviar e encurtar a areia,tenho de voltar a dar a inclinaçao inicial ao terreno, e com o tempo tambem queria comprar mais pedras, algumas ate mais miudinhas, tipo lascas das grandes, para nao ficarem so aqueles grandes calhaus, dar um ar mais natural....
eu a mexer esta ultima vez, acabei por levantar quase tudo, em parte sem querer, ao reposicionar rochas e assim, e acabei por nao ter a mesma paciencia inicial
Havia outra maneira para os substratos nao se misturarem? nao encontrei grandes infos sobre isso, e ainda li um bocado, pois apesar de ver assim como fiz, ouvi dizer que o substrato era por baixo da areia/pedrinha
Gostava de fazer este aquario de ramirezis, os discus é para mais tarde, com mais experiencia....no entanto tinham tambem recomendado eu começar com escalares.... o que me aconselham? eu adoro as cores flurescentes dos ramirezi, mas tambem nao queria nada mais pequeno que os 2/3cm deles, aceito sugestoes,
5/6 ramirezi a tentar fazer 2 casais? tentar arranjar ja casal e colocar uns escalares com o casal? preferencialmente algo que desse para comprar na zona de gaia/porto, mandar vir de longe uma coisa tao sensivel, nao confio muito =p
Obrigado pelo tempo dispendido a lerem e a responderem pessoal, muito obrigado =)





Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte,

 

não vou acrescentar nada em relação à montagem uma vez que o membro PAFS descreveu pormenorizadamente toda a informação que precisas, quero apenas deixar um alerta em relação à escolha da fauna. Os Ramirezi são peixes sensíveis e por isso não devem ser inseridos no início da montagem e também não devem ser mantidos em cardume, são extremamente territoriais e se necessário matam os parceiros.

 

Vai com calma e boa sorte para o teu projecto.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estive agora a volta do aquario, tpa +- 30% e descobri uma "etiqueta" do montecarlo onde recomenda um maximo de 24graus, uuups, talvez dai a morte das que por acaso eram as que estavam mais proximas do termostato =S ja baixei para 22, nao sei a temperatura "recomendada" para fazer o ciclo, mas prontos,
lavei tambem o filtro, ou melhor, as redes azuis, as ceramicas ja tinha lido para nao lavar, por isso deixei-as sossegadas, reparei foi em alguma substancia nas mangueiras, mas entretanto ja saiu

Filipe, ja conheço =)

Anaiv, nao tenho pressa de colocar os peixes, eu tinha falado de alguns, para tentar fazer um casal, sei que os ramirezi tem tempos de vida de ate dois anos, era para ir mantendo sem estar "sempre" a comprar, embora secalhar ia acabar com mais =s tenho de ver melhor....
alguma recomendaçao de peixes assim "coloridos" tipo "flurescentes"??
obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paracheirodon simulans

Tetra cardeal (ou cardinal, se preferires)

Trichopsis pumila

Lampeye

Rasbora espei

 

Tenho uns com uma risca cor de limão e a causa laranja, parece-me, mas não me lembro do nome...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a seguir este tópico porque aqui aprende-se muito :coffee:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas pessoal, so agora é que reparei nas respostas, pensava que como era meu o post, que receberia notificaçoes nao me preocupando assim em vir procurar o post,
bem, ja me aconteceu de tudo nestes pouco mais de 20 dias xD
fui a uma loja mais longe, buscar uns equipamentos para um colega e ia comprar fertilizante e ver umas plantas, e acabei por sair de la tambem com alguns peixes,
no dia seguinte de usar o fertilizante, começei a reparar numas manchas castanhas no vidro, o meu colega disse que era normal, mas perguntou se tinha dito que tinha substrato, sinceramente nao mensionei, nem sequer me lembrei de tal coisa, mas ja agora, pergunto se sera o ideal, foi-me aconselhado ferropool da jbl....
entretanto descobri que o termostato deve ter um problema, coloque na temperatura que colocar, acho que vou sempre para os 29º, o que nao foi muito saudavel para as plantas,
entretanto, ja com os peixes a cerca de 2 semanas, acabei por ter problemas com os peixes, um colega meu disse-me ter sido fungos, sinceramente ainda nao percebi bem, mas ele recomendou-me mudar a agua ao maximo, por isso hoje a tpa foi total, aproveitei que fiquei sem os peixes para renovar o layout, amanha coloco foto, ainda esta com muito "nevoeiro" estreitei o caminho e dei um desvio para nao ficar tanto a direito, e inseri umas pedras da "dennerle" nova gama da ecoarium, que comprei quando la fui namorar umas futuras aquisiçoes para um cardume, ainda sem saber a desgraça que me esperava,
acabei por continuar com o layout bastante alto no vidro da frente, nao sabia o que fazer para nao misturar areia no substrato, pelo menos enquanto esta exposto, com areia nao ficaria la muito bem
agora sem peixes é que me tenho de controlar para nao me atirar de cabeça ao co2 =p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui que salganhada.

 

Chegaste a fazer o ciclo do azoto?

 

Que peixes eram?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dois escalares e dois rams, num dia acordei, tinha um dos escalares encostados ao filtro, afastei, dei uns toquesitos nada, como estava na hora de trabalhar, nao podia fazer mais. . O outro estava num canto do aquário perto do topo. . Quando voltei do trabalho o outro escalar estava a lutar para se manter de pé, ora conseguia ora tombava. . . E os rams ficaram com ictio, tpa no aquário. . .ainda tirei o escalar para um tupperware grande para oestar a observar e tentar fazer alguma coisa. . .agua fresca e comida. . . . No dia seguinte quando acordo, estavam os dois rams de barriga para o ar. . . Como penso ja ter dito acima, foi-me dito ser fungos, e para tirar toda a agua possível do aquário. . .

Sei que o aquário nao tinha medidas para eles adultos, mas o ciclo estava acabado, 1 mês e 1 semana

Sei que rams so em aquarios com 6 meses e os escalares em mais altos, mas nao ha nada a fazer, fui pelo vendedor. . .

Vou tentar replantar e dar as condições ideais as plantas, e quando tiver o plantado com mais saude e densidade, volto a pensar nos peixes. . . A minha ideia final para este seria um casal de rams, e um cardume de algo mais pequeno :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Duarte,

 

isso é que foi um início atribulado... espero que não te faça desistir deste mundo maravilhoso que nos dá tantas alegrias mas que por vezes nos prega partidas.

 

Parece-me que agora estás no caminho certo, plantar minimamente o tanque deixar estabilizar e depois começar a introduzir os vivos com muita calma. Os ram são um pouco sensíveis, o ideal é colocares primeiro o cardume que tens em mente e mais tarde (muito mais tarde) os Ramirezi.

 

Não te esqueças de uma boa equipa de limpeza, Ottonciclus e Ampulárias são excelentes no combate às algas.

 

Ficamos à espera de novidades, boa sorte para o teu projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tal alga tipo "po" acastanhado perto do solo, é algo "preocupante"? Ou é normal? Sem termostato num plantado, nesta altura do ano, é sem stress ne? Aconselham-me o kit de co2 da ecoarium? Preferia comprar la do que fora, e também poderia ir la fazer o refill a garrafa

Compro 2 potesitos de montecarlo e de parvula? Começo a pensar mais nas restantes plantas? Algo para ofundo ou assim?

Adorei os tetras ember, embora na realidade, sejam mais "desconsolados" tenho de ir vendo o que encontro, tambem não queria atrasar os peixes muito mais que um mês. . .este mês co2 e plantas, e no proximo voltava a começar a dar umas olhadelas aos peixes. . .o que acham de horas diárias de luz? 6 para ja chega? Era para ter io hoje a ecoarium, mas acabei por fazer muito mais horas do que as que era previsto no trabalho,logo já posto foto do novo layout aquela altura toda na frente nao me agrada, mas nao queria mexer muito para não misturar o substrato com a rocha vulcanica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?s=b721ad126beb912b21bd5b3d87d75b13&showtopic=251230
Boas andre, criei a umas semanas ai o post do mesmo, apesar de ter alguns "seguidores" neste post, nao tinha grandes respostas, dei mais infos, e coloquei o post no local adequado =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.