Filtro externo para aquário 120 L


Recommended Posts

Bem nada a ver com a conversa do filtro, se queres pôr escalares é melhor não pensares em menos de 50cms de altura. 30 ou 40 cms é reduzido.

Corydoras são peixes de cardume deves ter um mínimo de cinco e sempre de uma espécie, tem logo outro comportamento.

Pleco ou pleucostumos para um aquário dessas dimensões nem pensar crescem muito, deves sim pensar num ancistrus, hypancistrus ou otocinclus conforme gostes mais.

 

No meu aqua de 80*30*45 tenho um JBL e900 e estou muito satisfeita é o suficiente, abaixo não aconselho.

 

Saudações sportinguistas, lol

 

Bom dia Vera,

 

obrigado pelas dicas, mas tem o e900 porque talvez tenha mais peixes ou plantas. Acha que para o que quero de plantas (poucas) e tirando os escalares e optar por outros peixes acha que necessito do e900?

 

O meu objectivo era reduzir ao máximo consumos electricidade.

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 watt? Isso não é nada, não vai fazer diferença. Mais facilmente te arrependes do caudal a menos do que do extra na fatura (quase nada). Além de que o 901 tem mais espaço para filragem biológica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes a todos.

 

Na minha humilde opinão e q fluval faz excelentes filtros e a preços mto competitivos.Ja tive um Fluval 404 q comprei em 2ª mao e ainda hj trabalha impecavelmente apos 4 anos (em minha casa) e agora foi para um aqua de tartarugas de um amigo.Agora tenho um Fluval FX-5 e so posso falar bem.Uma BESTA.

 

Voltando ao topico,e visto q tinha um aqua com mais ou menos a tua litragem eu com o meu 404 nao tinha problemas com nada,bastante filtragem mto bom caudal q tive q baixar (com saida mais larga) e mto espaço.ja pensaste no fluval 305/306 ou ainda 405/406 os 5´s arranjas a bom preço nao sao mto diferentes dos 6´s,q sendo mais recentes sao mais caros.

 

 

Espero ter ajudado.

 

Abraço

 

 

Hugo Batista

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

sendo o meu objectivo ter um aquário nem muito grande nem muito pequeno e os custos sejam mais pequenos possíveis deixo abaixo os meus comentários.

 

Vou tentar arranjar um aquário 80*40*30 para optar pelo JBL CristalProfi e701, porque não vou fazer upgrade daqui a uns tempos este é o meu limite 80 cm. E depois não vou encher o aquário com muitos peixes tal como disse. Mas para isso irei criar outro tópico sobre peixes a colocar no aquário de acordo com o que tiver adquirido.

 

E estive a fazer contas que mostro abaixo e claramente o que nos custa mais é o aquecedor que se optar por um aquário maior a potencia também tem de ser maior e o custo irá subir claro.

 

Só agora vi que ao copiar do excel fica desformatado, fica aqui uma imagem dos cálculos.

 

https://www.dropbox.com/s/etpsjdrzygfwjed/custos_aqua.png?dl=0

Editado por javac

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, essa do termostato partiu-me todo!!!

 

Não sei bem como chegast a essa conclusão relativamente ao consumo/custo, mas para ficares com uma ideia (real) de custos passo a informar:

 

Tenho 2 aquario:

90L

1x JBL e701

1x termostato 150w

1 calha 80cm t8 2x24w (acho)

 

E ainda

 

300L

1x JBL e1501

1x Jebao 304

1x termostato 200w

1x termostato 300w

2x tiras led (não sei o consumo)

1x calha led (não sei o consumo)

 

A minha conta mensal da EDP é de aprox. 50! É isto durante o inverno que se acaba sempre por gastar mais!

 

Ou seja, para além de todos os consumos da casa (torradeira, máquinas lavar, luzes, etc) nunca um termostato de 100w vai dar um consumo mensal de 38!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não aconselho, vai antes para o e901

Exacto o 401 uso em 60x30x40 com 60lts uteis e acho muito pouco e entre o 701 e 901 mais vale o maior.

 

Tapaquê?!?

Boas

Pela diferença de preços vai para o e901 não te vais arrepender.

Eu tenho um e1501 em 200litros e estou muito contente.

Tenho um eheim ecco pro 130 e um classic 150 o jbl não fica atrás na qualidade.

 

Cumps

Em 80x40x50 usei algum tempo o 1501 e não era demais masvo 901 é qb.

 

Tapaquê?!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto o 401 uso em 60x30x40 com 60lts uteis e acho muito pouco e entre o 701 e 901 mais vale o maior.

 

Tapaquê?!?

Em 80x40x50 usei algum tempo o 1501 e não era demais masvo 901 é qb.

 

Tapaquê?!?

 

Olá,

 

diga-me uma coisa e o Eheim Ecco Pro 200 acha que dava num aquário 80X40X50?

Editado por javac

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Olá,

 

diga-me uma coisa e o Eheim Ecco Pro 200 acha que dava num aquário 80X40X50?

A ir para o ecco pro vai para o 300 mas o 901 é mais filtro.

 

Se me permitires, também não. A não ser que tenhas poucos peixes, poucas plantas /decorações. Mas estás assim tão preocupado com o gasto de tão poucos watt?

Realmente é irrisório. Um filtro gastar 11w como o jbl 901 ou 8w como o ecco pro 300 salvo erro nem um café dá de diferença ao fim do mês.

 

Atenção que eu já medi três marcas com medidor de corrente e o fluval gasta mais que o anunciado e o meu 1501 que devia gastar 20w marcou 18.5.

 

Tapaquê?!?

Editado por S.S.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

sim tem razão mas se puder ter o mesmo desempenho a mais barato no consumo prefiro assim.

 

Já me decidi. Agora vou ver o que recomenda em relação a aquecedor, tenho um de 100w da fluval mas como o aquario é de 80x40x50 não sei se chega.

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é para ti mais desempenho? Se for circulação vai para o ecco pro, se for materiais filtrantes vai para o jbl.

 

Boas, para o que quero julgo que tanto faz. Não vou ter muitos peixes nem muitas plantas. Só quero que seja o mais efeciente a nível de consumos.

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheim 2211, 5 watt. Desculpa mas não entendo, devias era estar preocupado com a fauna não com um consumo irrisório. 2€ por ano de poupança talvez?

Lol, agora já estamos a falar num 2211 para quê? Num aquário de 80*40*50???

 

Para gastar menos energia eléctrica???

 

Filtragem é um factor fundamental, num aquário, e está-se a falar de poupar 0.65€ por mês? Devo ter percebido mal...

 

O que é que é importante afinal, os peixes viverem com qualidade de vida num aquário ou poupar 0.65 cêntimos??

 

Afinal, já decidiste o quê? Qual o filtro afinal que vais optar???

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebeste? Se só interessa consumo não vejo melhor externo... E se dois eur anuais são mais importantes que a saúde dos animais então nem sei o que dizer... Nunca mas nunca aconselharia de verdade um 2211 para mais de 40 lts.

 

 

E não está se a falar, o OP é que insiste e o resto do pessoal tem estado a desaconselhar, é só ler o resto e vês bem a minha posição.... Eu pessoalmente uso dois filtros num aquário de 80x40x40, um e901 e um ecco pro 300, porque raio iria aconselhar um 2211.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que percebi, de parva não tenho nada.

Já estou é a ficar sem vontade de dizer alguma coisa sobre o termostato, estamos a aconselhar, parece que entra por um ouvido a 100 e sai pelo outro a 200.

 

Sabes que a gente diz as coisas na brincadeira e somos irónicos, mas é escrever os outros não percebem isso, às tantas vai mesmo comprar um 2211, já estou por tudo.

 

Ignace qual é mesmo o teu primeiro nome? Ou tens vergonha de dizer?

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera... O meu nome verdadeiro é Ignace, herdei do meu avô que era das ilhas Maurícias, nasci em Moçambique mas registado no consulado português onde não aceitaram registar então puseram o nome mais parecido que era Inácio, mas esse é só o que está no papel. Não tenho vergonha nenhuma.

A resposta anterior foi mesmo por isso, uma pessoa aconselha mas para nada porque parece que o OP quer é validação quanto ao que já decidiu.

 

Quando tiver problemas eu é que não ajudo a resolver. Custa mas tem que ser.

 

 

Edit: as coisas lidas podem ter um "tom" diferente na nossa cabeça, estou a "falar" nas calmas

Editado por ignace
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, cá vou eu partilhar as minhas ideias...

Fala-se muito do caudal dos filtros em relação ao tamanho do aquário, mas para mim a sua importância é relativa.

Tomemos dois exemplos:

 

Um aquário de 80 litros com 25 neons

 

Um aquário de 300 litros com 25 neons.

 

Na minha ideia, acho que enquanto o primeiro pode ter um filtro que faça 7 ou 8 vezes o volume do aquário, para o segundo basta um filtro que faça umas 3 ou 4 vezes. Tudo depende da carga orgânica existente no aquário em relação ao volume de água, e outros factores, claro.

 

É também de salientar o volume do copo, De que adianta um filtro fazer 800 litros por hora se tiver um copo de 1 litro?

Prefiro um que faça 500 e tenha um copo de 3 litros.

 

Uns gostam de turbos de 2 litros, eu prefiro atmosféricos de 4 litros :)

 

Pronto, já disse!

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os tópicos são para isso mesmo trocar ideias e discuti-las para chegarmos todos a bom porto, nem se quer precisamos de estar sempre de acordo.

Estou a perceber o que queres dizer o volume do copo é muito importante, quanto maior melhor mais matérias filtrantes.
Mas que aconselhavas então??

O pessoal diz sempre "vou colocar meia dúzia de peixes mas depois vê um numa loja, " ah, que giro vou levar", vê um num site "ah que interessante" e por aí fora, acontece a todos.

Ate parece que me estou a ver, "eu só vou montar um aqua de 60cm", passado uns anos, não precisaram de ser muitos tinha 5 aquários montados.
Só para dar um exemplo. Se é que me faço entender.

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eu também tenho mais fauna do que devia.

Por isso tenho muitas plantas e faço mini TPAs intermédias.

 

O que quis salientar é que dá-se importância demais ao factor caudal em relação a outros.

 

Saudações de quem vai à frente 🙄

Editado por Bringer
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

obrigado pelos comentários. Eu nunca falei num eheim 2211.

 

No mínimo um ecco pro 200, sei que o valor é irrisório de luz em relação ao filtro. E estou preocupado com a saúde dos peixes senão no colocava aqui nada para receber conselhos.

 

E acabei por adquirir um ecco pro em 2ª mão se vir que é pouco para o que quero a coisa boa é que posso sempre trocar. Também tenho em casa um filtro interno fluval 2 plus que posso colocar dentro do aquário.

 

O aquecedor é o que consume mais a nivel energético, para já tenho um de 100w que tinha em casa mas se vir que não serve vou ter de adquirir um de 150W. Uma vez que vou optar por poucas plantas que necessitam de pouca luz vou optar por um tubo LED entre 5W a 10W.

 

EDIT: Obrigado pelos vossos feedbacks, vou criar um post de conselho para que tipo de fauna aconselham para que não exista população a mais para os equipamentos que tenho. Espero não estar a chatear ninguém não era esse o meu objectivo.

Editado por javac
  • Votar + 1

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Javac, o filtro ecco pró 200 em relação ao 300 tem menos um cesto e consome só menos 3w, e a diferença de preço comprando novo é de cerca de 10€, e por isto tudo penso que ficavas mais bem servido com o 300, só isso.

 

Tenho a certeza absoluta que todos te estão a aconselhar como se fosse para a montagem de cada um.

Todos queremos que montes um aqua em condições e que fiques satisfeito com as escolhas que fazes. E isso é que é prioritário, que a montagem fique como deve de ser para o bem estar de quem a habita. Tenho dito.

 

Quanto à chatear a mim não me chateiam nada as tuas perguntas e tópicos, estamos cá para ajudar quem quer ser ajudado.

 

Também eu já chateei muito e continuo a chatear quando é preciso, sempre ouvindo as opiniões de outros membros com experiências idênticas e mais experientes que eu. E se tenho alguns conhecimentos o devo à partilha de dúvidas em fóruns como este e aos seus membros. É preciso e tomar nota do que nos dizem, pois decerto vai contribuir para o nosso sucesso em aquariofilia.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Javac, o filtro ecco pró 200 em relação ao 300 tem menos um cesto e consome só menos 3w, e a diferença de preço comprando novo é de cerca de 10€, e por isto tudo penso que ficavas mais bem servido com o 300, só isso.

 

Tenho a certeza absoluta que todos te estão a aconselhar como se fosse para a montagem de cada um.

Todos queremos que montes um aqua em condições e que fiques satisfeito com as escolhas que fazes. E isso é que é prioritário, que a montagem fique como deve de ser para o bem estar de quem a habita. Tenho dito.

 

Quanto à chatear a mim não me chateiam nada as tuas perguntas e tópicos, estamos cá para ajudar quem quer ser ajudado.

 

Também eu já chateei muito e continuo a chatear quando é preciso, sempre ouvindo as opiniões de outros membros com experiências idênticas e mais experientes que eu. E se tenho alguns conhecimentos o devo à partilha de dúvidas em fóruns como este e aos seus membros. É preciso e tomar nota do que nos dizem, pois decerto vai contribuir para o nosso sucesso em aquariofilia.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

 

 

Obrigado Vera pela compreensão.

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais