Iniciação Aquário Fluval Edge


Djuganight

Recommended Posts

sim e sei que posso fazer isto mais altinho, e de certa forma até ia compensar a falta de altura das plantas e preencher mais o visual, mas queria evitar comprar 2 sacos de substrato. É que isto já me vai saindo uma brincadeira muito cara. Em 3 meses 3 remodelações com outras coisas à mistura eu próprio já começo a achar um exagero.

Aém do desperdício. 2 sacos de substrato da Tropica dá 6 litros, atendendo ao facto de que no máximo utilizaria 4L para atingir os 4 a 5 cm de altura, ficaria com 2L em stock a ganhar pó.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres uma noçao vou usar 36Litros da ADA, ou seja 4 sacos + 1 saco de 9litros da ADA fina + 6 Litros de substrato fertil. Dá um total de 51 Litros.

É um exagero? claro que é. Quero andar sempre a fazer mudança? nao convem.

Desta vez vou optar por ir com tudo, fazer tudo bem feito, nao que o aquario que tenho esteje mal mas prnto.

 

Agora tu é que sabes.Mas eu fazia exatamente o que tou a fazer.

Para o teu aquario 6Litros chegam e bastam. Alias 2 de fertil e 3 de inerte penso eu.

é caro? muito mas mais caro fica a fazeres montagens e remontagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande camião de material ;)

 

Está visto que isto é muito à base da tentativa e erro, e um processo moroso e dispendioso...

 

Tenho pesquisado bastante e o Elos Terra Black tb me parece uma óptima opção, até porque uma das mais valias éo facto de ser isento de amônia.

Onde compro isto a preço de saldo?

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu Elos foi comprado na Casa dos Discus.

Existe com grão médio e pequeno. Obviamente no teu caso aconselho o pequeno.

 

Entretanto vou-te arranjar algo para te tirar o sono....mais uma opção:

 

-advancedsoil.biz/english/products/'>http://www.help-advancedsoil.biz/english/products/

Bem, o link não funciona por causa da palavra h e l p.

Pesquisa h e l p advanced soil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha visto esse na shrimpdream

http://www.shrimpdream.com/#!substratos-frteis/c24cl

 

Encomendei uma dragon stone que serão entregues amanhã.

Se eu critico lojas por não responderem a emails, esta shrimpdream é top dos tops. Responde prontamente, envia fotos, aconselha, etc. Sem dúvida uma referência ;)

Pena que não tem os substratos e plantas que quero....

 

Que tal o Élos? Como te dás com ele?

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não me queixo, mas gostava que tivesse um grão mais pequeno.

Mas como o grão normal estava em promoção e não me convinha gastar muito, optei por este.

O meu aquário tem vários solos, sendo que o fundo foi começado com ADA Tourmaline, ADA Power Sand M, e ADA Bacter 100. Após o que levou Tropica Plant Growth como fértil e vários inertes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Djuganight, já te foi tudo dito o que deves fazer e continuas a querer fazer mal :/ não te entendo. Falta te duas coisas, paciência para fazer as coisas com calma e outra muito importante ver outros aquários, ler o que fizeram, como fizeram, vários tamanhos, tipos de aquários, se não te apetecer ler podes ver no YouTube tb, não te admires que 99% dos que fazem plantados coloquem fértil por baixo independente do tamanho do Aqua.

Vou partilhar contigo mais um bocado da minha experiência, tenho neste momento um Aquario com menos tempo que o teu é esta a trabalhar em pleno, fez hoje dois meses e só tenho de fertilizar, e podar no tpa, como isto é viciante e este não este do meu agrado, decidi remodelar um cubo que está em casa da namorada tb montado por mim, mas que não estava a gostar do hardscape e é deste que te vou dizer como está a ser a mudança.

Coloquei peixes e plantas numa caixa de plástico como filtro a trabalhar e o termostato ( podem ali ficar o tempo que quiserem, estão bem) assim posso perder o tempo que quiser para remontar o Aqua.

Hardscape será sempre ao teu gosto, mas só para teres uma ideia e perderes o medo de subir o substrato, eu tenho um canto com 15cm de substrato, o Aqua tem 20cm de altura.

E está a parte importante para reduzir o número de baixas, quando tudo estiver pronto, vou encher o Aquario novamente com água da torneira e fará um pequeno ciclo, quando tudo estiver mais estabilizado, 1semana +/- faço uma troca parcial com a água onde estão os peixes e introduzo todos os vivos novamente, desta forma o risco de pico de amonia será menor do que se fizeres tudo no mesmo dia (em cima do joelho e a pressa) com tudo novo e ao fim duma semana teres uma explosão de amonia e ir tudo a vida.

Termino a dizer te, tem paciência e consegues bons resultados, muitos dos teus problemas de algas foi falta dela, principalmente na introdução de peixes tão cedo.

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francis, sempre com os seus paternalismos. Falta-te paciência, deve ser fruto da idade. Já ouve uma altura na vida em que também vivia com a ilusão que tinha nascido ensinado e quem me rodeava era todo burro. Deixa que logo evoluis, ou não, pois isto varia muito.

Como sempre falas muito e dizes pouco. Tanto bla bla bla e a única coisa que realmente pude aproveitar foi:

"Coloquei peixes e plantas numa caixa de plástico como filtro a trabalhar e o termostato ( podem ali ficar o tempo que quiserem, estão bem) assim posso perder o tempo que quiser para remontar o Aqua."

 

Para tua informação. nestes últimos tempos os aquários tem sido o meu tema central. Sem descurar as minhas motas, claro. Mas sempre que posso agarro-me ao tablet e lá vou eu surfar e ler informação e sabes o que constato? É que a maioria dos experientes, ao fim de 1 semana já andam às lutas com algum tipo de maleita, sejam algas, doenças etc etc.

Tenho o aquário desde Janeiro, a fauna está lá em peso após 2 semana e vivem felizes e respiram saúde, ok morreram-me 3 camarões de uma espécie que não sei o nome, mas o Bringer avisou-me logo que era um camarão especial de corrida. Mas a verdade é que 2 ainda continuam lá felizes da vida.
Nunca tive problemas de maior, só mesmo coisas que carecem pouco mais informação ou aconselhamento. Apareceram-me algas neste momento, ok, não é uma coisa grave e tenho a certeza que se me dedicasse a 100% a este assunto acabava com elas num instante, obviamente desequilibrando o ecossistema. Existem produtos que supostamente eliminam as algas rapidamente....

 

Portanto, o problema das algas, no meu caso, tenho a certeza absoluta que é desequilíbrio da flora.

Verdade que estou a dar 10 horas de luz, mas é o aconselhado. 10 a 12 horas de luz. Estamos a tentar imitar a natureza certo? Logo a maior parte da flora e fauna provém que locais tropicais onde a luz do dia não brilha 6 ou 8 horas. Brilha intensamente pelo menos 12 horas ;)

 

Lá está Francis, sou um principiante, sim, tenho quase 4 meses de aquarofilia a trabalhar num aquário extremamente difícil, dificuldade esta, acrescida precisamente pela falta de experiência, mas pelo que tenho lido e visto, estou a ter resultado de longe acima da média.

Portanto amigo, não me venhas dar sermões porque porque se quisesse ouvir sermões ia à missa.

O que eu quero é que me guiam na tomada de decisões e nada mais.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não são seremoes, levas muito a peito as críticas, devias aceitar mais as opiniões dos outros, não apenas as boas ;)

 

Mas o assunto aqui é o Aqua, algas igual a desiquilibrio, um erro detectado 12h de iluminação, neste momento e com o problema das algas devias estar a 6/7 horas para equilibrares isso. 10/12h e para aquários já bastantes estaveis com condições mais próximas a natureza em que tens uma boa massa vegetal.

De qualquer forma, visto ires desmontar o Aqua, aproveita para planear bem o layout, tens todo o material necessário neste momento para fazeres algo bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é uma questão de levar a peito ou não. Eu é que gosto de cair levantar-me e seguir em frente, a passo ou em sprint.

Não gosto de cair e ficar a pensar no porquê que caí e como é que poderei evitar cair da próxima vez. Deixa, não é teimosia é feitio. Um questão de personalidade, como lhe queiram chamar.

 

Neste momentos já estava decidido pelo Trópica Aquarium Soil mas com a questão de ter a fauna pronta a entrar no mesmo e com a questão dos picos de amônia estou novamente indeciso. Desconhecia por absoluto que o substrato pode ser responsável por isto, nomeadamente o remexer que pode rebentar bolsas de amônia que se tenham criado. Ou seja, o susbtrato tem de facto uma importância muito grande e não é só, algo de certa forma decorativo.

Neste momento estou na dúvida, Tropica ou Élos Terra Black. Este da Élos não liberta amônia mas é mais tipo terra e não tão bonito como o Trópica.

Mas aqui a grande desvantagem é que não tenho casa nenhuma aqui na zona para poder ver os substratos e comparar. Tenho que remeter-me à treta da net e logo estou à mercê destas casas que andam a dormir na forma.

Não leves a mal, mas é um acumular de situações....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opta na boa pelo tropica e faz como te disse, colocas os vivos todos numa caixa, plantas que querias aproveitar e metes o filtro com a água do Aqua tudo a bombar e podes deixar lá tempo a vontade e deixas uma semana o Aquario aceitar com o novo substrato. Aí fazes uma troca parcial com a água antiga e colocas os vivos, e assim que vou fazer Tb

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não juntamente com filtro a trabalhar e termostato, arranjas aquelas caixas de arrumação de 40/50L

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa a confusão, mas a ideia não é meter a fauna nessa caixa provisória com o filtro e termostato?

Foi isto que entendi e a minha pergunta é se o aquário ficaria sem os respectivos e logo com a água estagnada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vasta aproveitares a agua do aquário para essa caixa com filtro e termostato ligado na caixa. Também vou fazer igual no meu de 160. Depois fazes o qe queres no aqua ;) depois reaproveita essa agua da caixa improvisada

 

Cumpts

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

Editado por Mendes89
                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nao estao a perceber a duvida do Djuganight.

 

Ele quer saber se NO aquario remontado iria ficar SEM termostato e filtro.

 

Se a caixa é que iria ter esses materiais.

 

Por logica o aquario mesmo remontado teria de ter um termostato para que a temperatura seja constante e ajudar num ciclo mais rapido visto que ate ja ta feito.

E o aquario REMONTADO tinha de ter um filtro ou algo para movimentar a agua para haver oxigenaçao senao as bacterias vao morrer.

 

Correto?

Editado por Fábio.R
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em relação ao sol brilhar 12 horas não te esqueças que ele não esta sempre na mesma posição logo não incide sempre no mesmo sitio nem com a mesma intensidade.

No caso do aquário é como se tivesses sempre o sol entre o meio dia a uma hora durante 12 horas.

Em relação aos peixes, a não ser que tenhas outro filtro e outro termo sim vais ficar com um deles com a agua fria e estagnada.

Eu mudei recentemente de um de 60 litros para 200 e não tive problemas, montei o aqua enchi até meio com água nova com a temperatura mais ou menos certa depois coloquei toda a agua que consegui tirar do outro aqua e coloquei a fauna no dia seguinte acabei de encher.

Até agora ainda não tive baixas...

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nao estao a perceber a duvida do Djuganight.

 

Ele quer saber se NO aquario remontado iria ficar SEM termostato e filtro.

 

Se a caixa é que iria ter esses materiais.

 

Por logica o aquario mesmo remontado teria de ter um termostato para que a temperatura seja constante e ajudar num ciclo mais rapido visto que ate ja ta feito.

E o aquario REMONTADO tinha de ter um filtro ou algo para movimentar a agua para haver oxigenaçao senao as bacterias vao morrer.

 

Correto?

Sim Fábio obrigado, nao tinha entendido a logica da pergunta lol

E já ta respondido

 

Cumpts

 

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, aqui o stress neste momento são os bichinhos, porque até nem tenho interesse em aproveitar água nenhuma da actual montagem, pois com algas, seguramente irei estar a fazer a nova montagem com água contaminada....

Como só tenho um filtro e um termostato, já me passou pela cabeça meter os bichos num alguidar com termômetro e ir temperando a água com água quente por forma a manter a temperatura dentro dos parâmetros, mas obrigaria a uma vigilância constante e não é possível. Tenho que encontrar solução.

 

Já encomendei o substrato, mantive o Tropica, e algumas plantas.

Entretanto já recebi as pedras dragon stone. É mesmo um tipo de pedra brutal

 

IMG_20160407_132129_zpsrobkg7og.jpg

 

 

O pessoal da Shrimpdream foi incansável sempre. Respondeu sempre prontamente, enviaram fotos, fizeram layouts, mandaram medidas etc. São uma autêntica referência comparativamente com as restantes.

Agora, mesmo com as medidas e tudo, as pedras ao vivo parecem muito pequenas. É o menos positivo de comprar determinadas coisas online sem ver ao vivo

 

Acho que já tenho nome para o aquário. Vai passar a chamadas Fluval Edge Hat-Trick. À terceira tem que ser de vez!

 

Como vou fazer uma nova montagem, decidi seguir o conselho da Tropica. O aquário esta em blackout, desde ontem.

Está coberto com um saco do lixo preto e sem co2. A minha mulher ia tendo um ataque quando viu a tenda montada lol

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu vou atacar o teu problema por outro ângulo.

A não ser que não gostes mesmo do layout, manter essa montagem por mais algum tempo deveria de ser algo a considerar.

Ao manteres está montagem e ir tentando resolver as adversidades, tentando perceber as causas, dar-te à conhecimento para montagens futuras. Assim quando algo correr mal numa próxima montagem, já terás uma ideia daquilo que fazer.

 

Certo é que o filtro que tens não ajuda muito, não sendo comparável a um externo de copo.

Mas por agora é o que há.

 

Quanto a adicionar bactérias sempre que fazes TPAs... eu não o faria.

Por vezes faço nas TPAs de fim-de-semana, mas nem sempre, e coloco menos do que o aconselhável, afinal elas reproduzem-se.

 

Não sei se tens, mas no teu caso há dois testes essenciais: Nitratos e Fosfatos.

Porque tens plantas, o teste de fosfatos é essencial, pois uma deficiência dos mesmos provoca atraso no crescimento e ineficaz absorção de nitratos. Imagina uma pessoa que ingere vitamina D mas não apanha Sol.

Eu aconselho JBL.

 

Entretanto colocas uns 3 ou 4 pés de Limnobium Laevigatum, 3 Planorbis, e páras de chorar😝

 

Ah! Já sei que vão dizer mal de mim, mas com um aquário tão pequeno, andar a fazer misturas e cálculos de fertilizantes em pó...

Um aquário é para relaxar, não para moer a cabeça.

Claro que se houve tempo, também é mais uma coisa que se aprende....

 

Pronto, é isto!

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa a confusão, mas a ideia não é meter a fauna nessa caixa provisória com o filtro e termostato?

Foi isto que entendi e a minha pergunta é se o aquário ficaria sem os respectivos e logo com a água estagnada...

O termostato até nem é i mais importante, agora um filtro para movimentar a água durante essa semana no Aqua seria importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas

Em relação ao sol brilhar 12 horas não te esqueças que ele não esta sempre na mesma posição logo não incide sempre no mesmo sitio nem com a mesma intensidade.

 

No caso do aquário é como se tivesses sempre o sol entre o meio dia a uma hora durante 12 horas.

Ora aqui está uma boa explicação porque ninguém com aquários plantados ou aquascaping tem a iluminação ligada durante 12h e sim no máximo de 8h.

 

Em relação aos peixes, a não ser que tenhas outro filtro e outro termo sim vais ficar com um deles com a agua fria e estagnada.

Eu mudei recentemente de um de 60 litros para 200 e não tive problemas, montei o aqua enchi até meio com água nova com a temperatura mais ou menos certa depois coloquei toda a agua que consegui tirar do outro aqua e coloquei a fauna no dia seguinte acabei de encher.

Até agora ainda não tive baixas...

 

Cumps

Mas Filipe, o aqua de 200 tem que substratos? Aquabasis e Manado por cima, como dizes aqui em baixo?

 

Eu uso com o manado diretamente por cima sem problemas.

Tenho cerca de 1 cm de aquabasis e cerca de 5 cm de manado...

Peço desculpa pela dúvida, mas este aqua tem tantas páginas, que me é difícil ler tudo o que está atrás...

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O termostato até nem é i mais importante, agora um filtro para movimentar a água durante essa semana no Aqua seria importante.

Pois, também concordo que sem termostato ele passa, agora sem filtro no aquário é não faz o ciclo de certeza. Portanto tem de arranjar um.

 

Já agora qual é a quantidade de peixes que tens Paulo e quais.

Num aqua de 23L suponho que não são muitos.

 

Estava aqui com uma ideia que pode resultar e ficava-te em conta.

Agarravas e compravas um filtro de esponja, colocava-lo no teu aqua durante duas semanas, aí mudavas os peixes para um balde com o filtro de esponja mais o termostato, e estava resolvido o teu problema, eficiente e barato.

 

Não tens uma bomba de ar em casa? Senão tiveres tens é de comprar uma.

 

De facto um bocado inestético no aqua mas são apenas 15 dias. isto era o que eu fazia no teu caso é escolhia o substrato que pretendia.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra hipótese, falas com o membro Paulo Lisboa, é uma pessoa de confiança, conheço-o pessoalmente, na área dos classificados, em vendas tem lá um Filtro hangon Aleas XP-07 de 500L/H e 4,5W de consumo por 5€. Pagavas os portes e ele envia-te isso.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim e sei que posso fazer isto mais altinho, e de certa forma até ia compensar a falta de altura das plantas e preencher mais o visual, mas queria evitar comprar 2 sacos de substrato. É que isto já me vai saindo uma brincadeira muito cara. Em 3 meses 3 remodelações com outras coisas à mistura eu próprio já começo a achar um exagero.

Aém do desperdício. 2 sacos de substrato da Tropica dá 6 litros, atendendo ao facto de que no máximo utilizaria 4L para atingir os 4 a 5 cm de altura, ficaria com 2L em stock a ganhar pó.

Isto tem de ser aos bochechos que estou no tapatalk...

 

Não tens que ter problemas com a altura do substrato como já foi dito, não me lembra agora por quem.

 

Não queres gastar muitos litros de substrato? Não há coisa mais simples, compras a quantidade que achas necessária, pois vende-se ao kilo, de areão vulcânico e enches uma meia de senhora com a dita, duas ou as que quizeres, vais ajeitando conforme queres e poupas no substrato. É o que muita gente faz por aí, para não esbanjarem litros de substrato para fazer declives, principalmente quando falamos em ADA, ELOS ou mesmo Trópica.

 

 

PS: Encomendas-te e já pagas-te o Trópica Aquarium Soil?? Quantos litros?

 

Aconselho-te vivamente a não colocares os peixes antes dos 15 dias. Chamem-me o que quiserem, assumo que neste hobby sou cautelosa quanto baste, gosto de fazer as coisas como deve ser, principalmente porque estamos a falar de fauna.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa, acho é que aquariofilia não se pratica a 1000 à hora e requer paciência. Tenho dito.

 

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.