Vantagens e desvantagens de um filtro térmico?


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Como iniciado que pretende começar um projecto para um aquário, com cabeça, tronco e membros, tenho andado a fazer bastante pesquisa, neste fórum e não só.

Ando a ver sistemas filtrantes, e dei com filtros que também fazem o aquecimento da água, deixando (acho eu) de haver necessidade de instalar um aquecedor no interior do aquário.

Quais as vantagens e desvantagens deste duplo sistema?

Para além do preço haverá realmente desvantagens?

 

Como o aquário que pretendo montar, gostava que fosse o menos intrusivo, no que respeita a montagem de equipamentos no seu interior (acho que de um difusor de CO2 não escapo), que acham dos filtros térmicos tipo Eheim profissional Thermo 2232/2234?

 

O aquário que pretendo fazer é um plantado de 100 litros com peixes tropicais de água doce (muito provavelmente amazônico), eventualmente com um "cheirinho" asiático (fauna e flora).

 

 

Esclarecimentos de pessoal sabedor precisam-se

 

 

cumps

 

 

Travancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu tenho um post exactamente com a mesma duvida... mas sem respostas, por isso deixo aqui a minha solidadriedade e também a minha sede de esclarecimento!

 

Gracias!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

que acham vocês das tvs com dvd integrado? eu vou dizer mal... alguem que venha e defenda, se faz favor!

 

os filtros com sistema de aquecimento integrados são fixes até ao momento em que um deixa de funcionar. imaginem o seguinte cenário: o aquecedor do filro pifa. ok um termostato resolve tudo. mas para reparar isso vai ser necessário ficar sem filtro. :( agora o contrário: o filtro avaria, ficamos sem filtro e sem aquecimento...

 

pois... não é à toa que a eheim mantém filtros sem aquecimento...

 

Já agora travancas para seres realmete o menos invasivo possivel o melhor é optares por uma sump (onde mesmo teu reactor de co2 fica escondido)!!!!

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem visto...

 

Mas é comum os filtros avariarem? Mesmos os que são só filtros? Claro que tudo avaria, mas do vosso conhecimento, acham que é algo raro ou frequente? E as avarias comuns dão direito a filtro novo ou têm concerto?

 

Abraços!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu concordo com o ponto de vista do kapitonio.

 

Mas é comum os filtros avariarem? Mesmos os que são só filtros? Claro que tudo avaria, mas do vosso conhecimento, acham que é algo raro ou frequente? E as avarias comuns dão direito a filtro novo ou têm concerto?

É raro um filtro avariar mas também um filtro não tem muito por onde avariar (avariar mesmo). O único problema grave que pode acontecer é queimar a cabeça...

 

É mais fácil seres tu a partir/estragar uma peça do filtro do que o próprio filtro avariar.

 

A garantia dos filtros é como todas as garantias. Se avariar eles reparam ou substituem. Se fores tu a estragar... pagas. cheers

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora travancas para seres realmete o menos invasivo possivel o melhor é optares por uma sump (onde mesmo teu reactor de co2 fica escondido)!!!!

 

abraços

 

Não que a ideia não seja boa, mas isso já é "areia a mais" para a camioneta de um principiante.

E se por um lado deixa de haver intrusão dentro do aquário principal, passaria a haver um segundo aquário + técnica (sump) onde não teria sequer espaço para o colocar. O móvel que irei usar, quer para colocar o aquário, quer para guardar a técnica, é feito de madeira maciça e não gosta muito de humidades no interior...

 

De qualquer modo, sem perceber praticamente nada de aquariofilia (ainda ando aqui a ter aulas com os prós #coolcheers ), a filosofia que está subjacente no conceito aquecimento/filtragem de alguns termofiltros da marca Eheim, no meu caso continua a ser bastante aliciante.

 

Só um aparte, os preços na Alemanha em comparação com Portugal, não têm nada a ver (poupanças no ordem dos 30% a 40%). E eu que há anos compro praticamente tudo o que é electrónica na Alemanha e com excelentes resultados. DO MELHOR!!!

Mais uma fuga de capitais no nosso pobre país... ai...ai...

 

 

 

 

cumps

 

 

Travancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu subscrevo! Os preços na Alemanha são relamente muito diferentes, para além de que o IVA está só nos 16% :!: Só para dar um exemplo, um Eheim 2126 que cá custa na ordem dos 300 e tal euros, lá fica-se pelos 200 e pouco! E os portes andam entre os 7 e os 15 euros!

 

Vale a pena!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para fugir a esse filtro com aquecimento (TV com DVD incorporado ;) ) e também ao termostato dentro do aquario podes sempre optar pela solução que eu arranjei, comprei um termostato exterior que foi um pouco mais caro que o convencional mas até agora tem-se portado bem, fica ligado no meio da mangueira de saida de agua para o aquario e a agua passa e aquece. Nunca tive a mínima oscilação na temperatura e a regulação tambem é certa. Poes por exemplo regulado para 26º e nao passa nem desce...

 

Cumprimentos~

JS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para fugir a esse filtro com aquecimento (TV com DVD incorporado  ;) ) e também ao termostato dentro do aquario podes sempre optar pela solução que eu arranjei, comprei um termostato exterior que foi um pouco mais caro que o convencional mas até agora tem-se portado bem, fica ligado no meio da mangueira de saida de agua para o aquario e a agua passa e aquece. Nunca tive a mínima oscilação na temperatura e a regulação tambem é certa. Poes por exemplo regulado para 26º e não (palavra corrigida) passa nem desce...

 

Cumprimentos~

JS

 

Qual a marca e modelo desse termostato, para poder investigar no Google?

Já agora uma outra pergunta, esse sistema que arranjaste não gasta mais energia do que um convencional para poder aquecer a água?

 

 

cumps

 

 

Travancas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Canetaz o termostato externo é bom mesmo? eu ando na duvida se me meto num desses, mas num quero arriscar...

 

já agora travancas o link para ess termostato é: http://www.hydor.it/index_en.htm depois procura nos produtos pelo ETH 200/300 na secção heaters!

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

kapitonio, o termostato é mesmo esse, o meu é o ETH 200 e chega perfeitamente para o meu aquario de 180L. É como digo, tambem nao conhecia e na compra deste novo aquario o lojista falou nessa opção por questoes esteticas, visto que o aquario é com frisos em madeira e aluminio tambem acaba por ser decorativo e quanto menos tralha la tiver melhor. Até agora 5 *'s o que noto de melhor é que em outro aquario mais pequeno que tenho com termostato normal quando estão estes dias de calor nota-se logo a temperatura a subir e quando está frio desce, este da Hydor é muitp mais estavel, enfim acho uma boa compra...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não conhecia estes aquecedores...realmente parece-me uma engenhoca muito boa, e tem a vangem de equalizar a temperatura em todo o aquário com muito maior facilidade.

O preço destes aquecedores é muito superior?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.