Escalares - O que fazer?


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos!! :shock:

 

No meu aquario comunitário o casal de Escalares lembrou-se de fazer uma postura de ovos no vidro. Do que tenho lido na net sei que deveria ter posto os escalares num aquario à parte para que eles fizessem a postura nesse aquario, mas como tal não aconteceu, e agora? O que faço?

Tenho receio que os alevins sejam comidos, quando nascerem. Mesmo que os pais os protegam, tenho outros peixes no aquario que nao vao perder a oportunidade.

Já pensei em meter os alevins noutro aquario logo que possivel.. será esta a melhor alternativa? Ou deixo-os onde estao? As mudas de um aquario para outro podem causar doenças nos peixes, em especial se forem alevins!

 

Aceitam-se sugestões! :shock:

 

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!!

 

Antes de mais...PARABENS! :shock:

 

Talvez seja melhor mudares os outros peixes,pelo menos os mais rapidos e agieis, logo assim k eles começarem a nascer.Nao convem mudar os alevins por causa de variações bruscas nos parametros da agua.

K Peixes tens no aquario, e ja agora a dimesão do aqua?

 

Aquilo que tenho lido acerca dos escalares penso que eles nao teem o habito de comer os filhos, mas sim os ovos, caso eles entendam k nao se encontram em condições ideias(parametros,fungos.,etc...).Mas penso que sim,k eles protegem os filhos....afinal são ciclideos nao é...lol :shock:

 

Corrijam-me se tiver enganado.

Boa sorte

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penedo.. obrigado pelos parabens!

 

Olha.. deixa-me avisar-te que nem tudo o que parece "regra" se aplica. Realmente já li que os ciclideos protegem os ovos e os alevins. O caso não é diferente nos Escalares! Acontece que uma vez, num aquario vazio, os Escalares comeram os alevins todos. E noutra vez comeram os ovos todos (ovos estes quase a eclodir). Por isso cada caso é um caso e as "regras" que lemos na Net servem-me apenas de referencia! :shock:

 

MotarSolitario... criadeira? Nao querias dizer.. Maternidade? A criadeira é feita de rede e os buracos sao enormes para os alevins. Já a maternidade, feita de plastico tem umas ranhuras que podem ser tapadas.. embora nao fique muito funcional!

 

Ahh... tirar os peixes do aquario comunitario é impensavel!! Primeiro porque nao consigo! lol.. eles fogem e escondem-se mto bem.. depois porque sao muito peixes, mesmo só os potencialmente perigosos! :D

 

humm... se calhar vou tentar por os ovos noutro aquario mais pequeno, com uma bomba de ar. Para evitar as alteracoes de agua, uso a agua do aquario comunitario! :shock:

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

cria dizer mesmo criadeira.

Em vez de ser de rede e em plastico.

Eu tenho uma feita por mim.

Comprei um aquario daqueles de 6 litros de plastico, depois fiz as ranhuras com uma serra de cortar metal, para que a aqua circule. podes colocar a maeia de senhora a volta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha sugestao e' para retirares os ovos cuidadosamente por aspiracao e com um espatula finissima e usares uma pedra difusora num aquario 'a parte.

Se dizes que os outros peixes se escondem bem, suponho que tens muitas plantas, sendo assim, nao percebo como foram colocar ovos no vidro :roll: :D 8)8)

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá FishMan

 

Foi o que fiz!! Aproveitando que os ovos "colam-se" a qualquer coisa, agarrei num palito de plastico e tentei descolá-los do vidro para dentro de um recipiente de plastico. Foi bastante trabalhoso já que os ovos são minusculos e muito frageis. Os pais ficaram muito agitados. Afinal de contas alguem estava a mexer nos seus filhotes. :D Tive pena e deixei metade dos ovos no aquario. Os outros, tenho-os num aquario mais pequeno com termostato e uma pedra difusora.

Depois desta operação, reparei que os Escalares (pais) mudaram os ovos de sitio. Tiraram-nos do vidro e para mete-los nas plantas. Numa tentativa de os proteger e de os afastar do local que agora já não era seguro. Um dia depois (hoje) reparei que ja nao existe ovos nenhums. Provavelmente foram comidos pelos outros peixes. :roll:

Entretanto ainda tenho no aquario mais pequeno alguns ovos (cerca de 30). Parecem estar bem, a ver vamos se com estes ovos ainda consigo dar uma alegria aos papás. 8)

 

Moral da historia: Das duas, uma... Ou deixava estar tudo como estava. Os ovos acabavam por eclodir no aquario comunitario e os pais tentariam proteger o maximo possivel, ou tentaria fazer a mudança dos filhotes quando eles atingissem o estado de alevins. O melhor remédio é estar atento e não deixar os pais fazer a postura no aquario principal, mas desta vez foi tarde demais.

 

FishMan.. eles puseram os ovos no vidro, talvez porque as plantas não sejam altas o suficiente, penso eu.

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo Evolute, tal como foi dito anteriormente, também não acredito que os Escalares comam os filhotes. As experiências que tive dizem-me que eles, simplesmente, protegem-nos na boca e estão sistematicamente a recolocá-los no ninho. Mas, num rebanho hà sempre "ovelhas negras"!!! Se tiveres outra desova, simplesmente tenta dividir o teu aqua com uma armação em acrilico com uma meia de vidro de senhora e já agora, se conseguires, retira as pedras do fundo nessa parte, vai ser mais fácil controlar o crescimento dos alevins e não corres o risco de perder alevins sem mais nem menos. Filtragem, nem pensar! Só aereação e muito fraquinha. Podes fazer a filtragem do outro lado do aqua. Vai limpando o fundo com um sifão com uma pedra difusora na ponta. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Regal.. many thanks! :D

 

Espero da proxima vez conseguir antecipar a postura e deslocar os Escalares para um outro aquario mais pequeno.

Seja como for a ideia da meia de vidro a separar os lados do aquario é uma excelente ideia.

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se deslocares os Escalares para outro aqua não te esqueças que a água deve ser integralmente do aqua anterior, pois tem as qualidades essenciais à reprodução deles (Grau de acidez principalmente). Quando fizeres a mudança de água utiliza Água mineral, verifica o PH, eu normalmente uso Vitalis porque tem um PH aprox. 6,1, as outras têm um PH muito baixo. E convém, se tiveres alevins, manter a temperatura da água, Como? Retiras um pouco da Água (1 lt) e aqueces no fogão, misturas com a fria e verificas a temp. Mais uma vez, boa sorte! Um conselho: Já que tens Escalares a reproduzir, aproveita e aplica-te só neles. Por mais que custe, dá ou vende os outros peixes, porque só vão estorvar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim.. no aquario onde tenho os alevins apenas ponho agua mineral previamente aquecida. Tambem tenho a noção de quando mudar os Escalares (pais) devo encher o aquario maternidade com agua do anterior. Mesmo assim, ainda bem que o disses-te. É sempre bom relembrar estas indicações mesmo para aqueles que estão a seguir estes posts.

Quanto ao desfazer-me dos outros peixes.. isso é mais complicado. Tenho no aquario comunitario alguns peixes, incluindo os Escalares. Por enquanto vou ter de me sujeitar a estar atento aos Escalares. Quando verificar que estao na altura da postura.. mudo-os de sitio. O ideal era ter um aquario só para os Escalares.. e porque nao alguns aquarios para fazer reprodução de Escalares em serie? Em casa isto é impensavel.. nao tenho espaço para tanto.. mas fica a ideia no ar!

 

Evolute

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não deves esperar pela altura da postura. Pode ser um erro grave! Acho que, se estás a pensar em mudá-los, deves fazê-lo o quanto antes possivel, para se ambientarem ao local. Fica ciente que eles não vão chegar ao novo aqua e "Zás", já está! Vão demorar o seu tempo, tanto que são peixes adultos e demoram mais tempo a ambientar-se do que qualquer peixe mais novo. Pensa nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconteceu-me o mesmo, reparei que o macho comia os ovos, mas dentro deste ja não se encontravam os alevins, os mesmos foram mudados para cima de uma folha que se encontrava proxima, como foram la parar, não sei, talves transportados na boca dos pais????, por isso procura bem, pode ser que encontres.

Em relação a colocação dos ovos, acho que os escalares preferem colocalos numa superficie estavel, mas isto é uma opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Se as aguas forem iguais podes mudar os peixes sem problemas... Eu mudo os peixes e eles "za's" poes ovos :P

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor superfície que tive para o Escalares porem os ovos e não abdicavam foi umas pedras basalto altas que coloquei em oblíquo. Talvez por serem escuras e lisas. Normalmente não falhava.

 

Para o Fishman,

Será que é assim tão fácil! Sempre reparei que havia enormes dificuldades em reproduzir Escalares. Que tipo de Escalares tens?

Sempre ouvi dizer que os Escalares eram extramamente esquisitos, tanto no seu ecosistema como nas qualidades da água.

Já agora! No aqua de reprodução, tens fundo em areão ou areia, ou simplesmente não tens? Pode ajudar o Evolute!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

 

'As vezes digo na brincadeira que e' pior que Guppies.... :?:?:?

Nos meus aquarios nao uso qualquer subtracto para ser facil de limpar e ter sempre os peixes livres de bacterias. Por outro lado os peixes ficam muito mais desinibidos quando criados assim desde o inicio (isto se o aquario for totalmente despido).

Uso varias tecnicas:

1 - tenho um aquario com 15-20 escalares no qual tenho casais formados, no dia que vao por ovos, simplesmente os retiro para outro aquario de manha e 'a tarde ja' tenho uma postura.

2 - Tenho casais isolados.... Estou cada vez menos adepto deste metodo (rimou :?:? :D ).....

 

Presentemente tenho casais nascidos em Marco e ja' poem ovos desde Setembro.... Parece-me que sao muito novos, mas nao posso fazer nada :?:?:?:?

Retiro sempre os ovos dos pais logo a seguir 'a postura.... apenas quando quer retardar a proxima postura os deixo criar os filhotes. Como ja' tenho ouvido, com este metodo ha' pessoas que nao conseguem tirar 1 escalar para amostra, mas eu dou-me bem!

Mudo em TODOS os aquarios (mesmo os so com ovos) 10 a 20 % da agua diariamente!

HAAAAAAA.... no meu caso, os ovos costumam fugar se usar a agua dos pais num aquario separado para os eclodir.... Va' se la' saber porque :P:lol:

Quanto ao ser facil, e' preciso e' apanhar o jeito :D :D

Abraco e espero ter ajudado

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Fishman! Já vi as fotos dos teus aquas. Mais uma vez parabéns.

 

Em relação a mudares os ovos, como fazes? Mudas os objecto ou planta com os ovos? Raspas-os do objecto? Passas os ovos por fora da água e se sim, não cria qualquer tipo de problema?

 

Já alguma vez reproduziste Escalares de Véu?

 

Continua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jony:

 

Ph e Gh, nao me preocupo com isso... mas pelo que me lembro e' Ph 7 e Gh 8..... Mas sinceramente nao meço 'a 1 ano ..... por isso nao sei se estes valares continuam actuais....

Para o Regal:

Sim, mudo o objecto onde eles fazem a postura (uma folha de planta artificial e feita por mim). Passo os ovos por fora de agua, nao tenho problema.... nas 3 ultimas posturas (segunda feira) tenho ai uns 50 brancos no conjunto. e sao todos passados por fora de agua.

Tenho escalares de veu, alias os meus sao descendentes de escalares de veu.

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb tenho feito como o valter esta a dizer e é na boa.

 

Tenho reparado que o ideal seria pedras de xisto na horizontal, eles fazem ai a postura tb.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que eles têm uma perdicao por objectos verdes para fazer a postura.... :lol::P

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem nao é na horizontal mas sim na vertical ;)

os meus apesar de terem uma pedra de xisto na vertical e um cone dos utilizados nos discos, insistem em por os ovos no filtro :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais