Escalares - O que fazer?


Visitante

Recommended Posts

Olá a todos!!

Parece que existem muitas maneiras de criar escalares, então cá vai a minha!!

Tenho num aquario de 1,5m cerca de 60 escalares e tenho 2 tubarões martelo, aqui os peixes escolhem o parceiro e fazem a postura, 24 horas depois da postura retiro os ovos (utiliso um tubo do ar ) para outro aquario (20 ou 40 litros serve, depende do nº de ovos), como tenho muitos aquarios, utilizo um dep. para apoio dos aquarios já com a água à mesma temp, quando comecei utilizava a água do aquario dos pais :!:

Sempre utilizei esta tecnica,( actualmente já tenho um casal separado ) mas existem algumas desvantagens:

1 - Se colocarmos peixes novos no aquario, os que lá estão quase podem deixar de fazer posturas. ;)

2 - A quando da postura os escalares lutam de tal forma que alguns chegam a morrer. :x:?

Actualmente tenho o aquario de 1,5m dividido (está dividido com uma esponja propria), onde tenho um casal separado.

Os escalares deste aquario nasceram cá em casa, mas infelizmente alguns dos progenitores morreram devido á luta que atrás frisei. :wink:

Até sempre

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigos !

 

 

 

NC:

 

 

Segundo o teu relato os escalares insistem em fazer a postura no filtro.

Que tipo de filtro se trata ? De que cor é ?

 

Nos meus comunitarios, também já obtive por variadas vezes, posturas no tubo de entrada de agua do filtro exterior e de igual modo, também já obtive posturas em termostatos.

 

Constatei que se colocar dois termostados num aquario "nú", um verde e outro transparente ( ou branco ou cizento ), existe uma predominancia para a postura ser realizada sempre no objecto de cor verde. O mesmo se passa com o tudo de entrada de agua do filtro exterior que também é verde.

 

 

De igual modo constatei que num aquario "nú" onde apenas exista um termostato cinzento ou branco ( sem qualquer outro tipo de objecto inserido no mesmo ), existe a predominância de a postura ser realizada no próprio vidro do aquario.

 

 

Na minha opinião o local da postura deve ser oxigenado com uma breve corrente de agua. Este será concerteza o segredo para a colocação de qualquer tipo de objecto ( tubo pvc, cones, etc ).

 

 

 

Fugindo um pouco ao topico, "local de postura", os melhores objectos a usar para eventuais posturas, são os tubos pvc ou as placas de xisto ao contrário do material feito em argila ( cones, anforas, etc ). Também se obtêm resultados satisfatorios com pequenas placas de azulejo devido a sua superficie vidrada. Segundo uma interpretação própria, existe uma maior propensão de desenvolvimento de fungos e bacterias nas argilas devido aos pequenos poros existentes na superficie da mesma.

 

 

 

Anibal:

 

 

Mantenho os meus casais juntos em dois aquario comunitários plantados. Para além de ter anotado as datas de postura de cada casal, quando verifico alguma actividade de limpeza mais intensa de um hipotetico local de postura ( e nesta altura já existe alguma saliencia dos tubos reprodutores ), faço o transporte do devido casal para um aquario destinado a reprodução.

 

Como as posturas costumam ser realizadas ao entardecer ou principio da noite, tento sempre colocar o respectivo casal na noite anterior ou mesmo durante a manha do proprio dia da postura. Isto para evitar que os peixes fiquem muito tempo no aquario, devido a eventuais excrementos ou restos de comida que possam interferir nos parametros da agua de reprodução.

 

 

Também já tive os casais separados, mas constatei que ao fim de algum tempo os resultados não são positivos. Em aquario comunitário, existe sempre o instinto do macho proteger a femea com a qual está acasalado. Também existe o instinto de protecção de território. Tudo isto são factores que poderão ser considerados psicologicos, mas que no meu entender têm um elevado peso na balança da reprodução e manutenção dos Escalares.

 

 

Nota: Considero que o aquario está super povoado com 60 peixes. Este facto contribui para os tais problemas de luta e por vezes baixas. Territórios, casais, instinto de protecção... tudo isso é bastante importante :)

 

 

 

Abraços

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !

 

 

"Na minha opinião o local da postura deve ser oxigenado com uma breve corrente de agua. Este será concerteza o segredo para a colocação de qualquer tipo de objecto ( tubo pvc, cones, etc ). "

 

 

Mantendo a actual configuração:

 

 

O cone situado do lado direito, deverá ser colocado do lado esquerdo, conseguindo assim um local com breve corrente. O local de postura deverá ter um espaço em seu redor que permita a boa movimentação dos parceiros. Menor luminosidade ( zona do filtro com menor luminosidade ao contrário do cone onde a luz incide fortemente - principalmente do lado esquerdo do cone ).

 

 

Mudando a configuração:

 

 

Aquario montado apenas com termostato, filtro e cone.

 

Maior facilidade na manutenção e menor alteraçao em todos os parametros da agua de reprodução.

 

 

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Eu sou um novato na aquariofilia, no entanto vou descrever aqui a minha experiencia com escalares.

 

Tenho um casal que desova aproximadamente 1 vez por mês num aqua comunitário. Nunca comeram ovos ou alevinos, e sempre os defenderam ferozmente contra os outros peixes ou qq objecto que se aproxime do ninho.

 

Os alevinos não sobrevivem no comunitário porque são sugados pelo filtro.

 

O que eu faço é quando há uma desova espero pela eclosão. Quando eclodem os alevinos ficam colados no ninho, espero pela noite quando os pais estão a dormir, e nessa altura com a ajuda de um contagotas(aqueles que vêm com o teste pH da JBL) tiro muitos alevinos e coloco-os no mesmo aquario dentro de um tupperware opaco com uns furos mto pequenos. Não tiro todos apenas uns 70/80.

2 semanas depois preparo um aquario de 40cm com agua do aquario comunitário e coloco aí os alevivos. E aí crescem bem. São alimentados desde que começam a nadar com artemia recem nascida até ficarem com a forma dos pais e terem cerca de 2cm.

 

A mortalidade daqueles que consigo tirar do ninho é baixa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais