Temperaturas diferentes na agua conforme altura do dia ?


Oinq

Recommended Posts

Uma breve nota para quem tem ramirezis.

 

Consta que é um peixe com alguns problemas de longevidade.

Há tb o mito que deve ser mantido a elevadas temperaturas.

 

Eu não mantenho ramirezis há mais de 20 anos  :wink: no entanto posso afirmar com alguma segurança que se trata de um peixe que beneficia muitíssimo com variações de temperatura.

 

Sendo um ciclídeo de savana, as temperaturas dos meios onde vive na Venezuela, por não existir cobertura arbórea, chegam a variar num só dia entre os 23 e 33 graus. O peixe está perfeitamente adaptado a isso e há evidência científica que a não existência desse ciclo natural causa problemas a médio prazo (Ex: morte prematura). Em aquário parece-me um exagero chegarem-se a estes extremos mas pode-se fazer uma aproximação gradual.

 

Nesse sentido, penso que um setup de ramirezis mantido com dois termos faz todo o sentido. Um deles ficaria ligado permanentemente regulado para 23 graus e o outro ligado ao timer das luzes a 27.

 

Fica a nota que aliás é extensível pelo a muitos apistos.

 

Estava a ler um outro forum e encontrei esta afirmação. Achei uma teoria até interessante; alguem confirma ou desmente? LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

A variação diária de temperatura nos rios é natural e os peixes estão "habituados" a isso. Não sei exactamente se estarão "adaptados" a isso e que sem essa variação a sua longevidade seja reduzida... Contudo, parece-me que seria outro factor (a juntar ao fotoperíodo, etc.) que introduziria "ritmos" naturais no aquário. Acho que os peixes só têm a beneficiar com isso, e não só aqueles que são originários de rios de savana. A temperatura diária da água junto às margens de rios amazónicos varia na mesma ordem de grandeza!

Boa sorte! :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que os peixes selvagens (F0) estejam "adaptados " ou "habituados" a terem variações de temperatura entre outras variações, mas ramirezis F99999999... que são reproduzidos às toneladas na Ásia com mais antibióticos do que água, não sei se duravam mais do que meia dúzia de meses com a temperatura constantemente a sofrer altarações tão drásticas, e ainda por cima a chegar aos 23º. :D

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se fala em variação de temperatura, num rio ou lago, não estamos a falar que toda a massa de água, sofra essa mudança ao mesmo tempo, a profundidade, corrente exposição solar e sombra são factores que não podemos esquecer.

No seu meio natural o peixe têm a oportunidade de escolher , consoante a parte do rio/lago, a temperatura mais favorável.

A ideia de por dois termostatos com timers, obriga o peixe a passar por essas variações de temperatura, na realidade seria muito dificil simular no nosso aquário, pois teria de ser enorme, para o conseguirmos.

 

A unica variação que aconselho é a nocturna, em que deixo a temperatura baixar cerca de 2 graus no máximo, tambem utilizo o mesmo método para simular o Inverno, mas só com certas especies, em amazónicos, não.

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não querendo entrar numa discussão com base num quote meu :D acrescento que subscrevo aquilo que disse o RCorreia:

 

1 - nos nossos aquas a variação de temperatura mais simples e eficaz é a nocturna, o que se consegue com um termo ligado ao temporizador das lâmpadas. Quanto mais gradual for a variação melhor será por isso uso menos watts no termo diurno.

 

2 - a maior parte dos meios aquáticos têm uma enorme estratificação térmica além de outras menos marcadas (pH, oxigénio dissolvido, CO2, etc...) e isso é praticamente impossível de simular em aquário(*)

 

(*) o membro Ramirezi conseguiu algum desse efeito involuntariamente com uma "barreira" de plantas que dividia horizontalmente o aqua em dois sendo que o lado do termo estava muito mais quente do que o outro. Presumo que ainda assim havia alguma circulação. Claro que os peixes eram livres de escolher o lado onde queriam estar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais