Ciclo do Azoto - Amónia não sobe?


taiko

Recommended Posts

Boas.

Então é assim, eu iniciei um novo projecto (primeiro aquário plantado) e estou em fase de ciclagem do aquário. Está a ciclar há 5 dias e já medi a amónia e os valores dão sempre 0. Como é possível? Já cheguei a meter comida, em poucas quantidades, e nada. Hoje resolvi meter mais quantidade de comida a ver se ajuda.

 

Agradecia uma luz sobre isto.

 

Cumprimentos.

 

EDIT: Muito resumidamente, não tenho ainda nenhum peixes lá dentro e tenho apenas algumas plantas. Algumas anúbias nana, alguns fetos de java e uns pés de egeria densa. Todas elas ainda pequenas.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ciclo de luz? Para a fotossíntese? Pois, isso não. Ainda não tenho iluminação. Conto tê-la esta semana. Mas pensava que isso não influenciava o ciclo do azoto...

 

O substrato é 5L de JBL Aquabasis Plus e cerca de uns 15L de JBL Manado (não sei ao certo quanto tem pois comprei um saco de 25L mas não o meti todo).

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tive que esperar bastante pra começar a subir a amônia, porém no meu caso não havia flora (não sei se interfere), e após uns 35 dias usei acelerador biológico, em suma, a ciclagem durou por volta de 40 dias.

 

Paciência e boa sorte!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário tem 100c x 40l x 50a (200L).

 

Vamos ver se ela sobre nos próximos dias...

 

Já agora, eu tenho usado Carbogreen (carbono líquido) para as plantas. Será que vale a pena estar a usá-lo desde já ou não vale a pena visto não ter ainda a iluminação?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que você citou são pouco exigentes, eu não usaria nenhum tipo de nutrientes (risco de boom de algas), minha flora é a mesma e não ponho "nada" de nutrientes (fora a ração dos peixes), só de 5 a 6 horas diárias de iluminação e elas vão bem!

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou meter estas plantas:

Plano de Fundo:
- Egeria Densa;
- Ludwigia palustris;
- Ludwigia repens 'Rubin';
- Lindernia rotundifolia;
- Hygrophila 'Siamensis 53B'.

Meio:
- Heteranthera zosterifolia;
- Cryptocoryne beckettii 'Petchii';
- Penthorum sedoides.

Troncos/rochas:
- Microsorum pteropus;
- Anubia Nana.

Tapete:
- Marsilea hirsuta.

 

 

Vou usar o carbogreen para ajudar no desenvolvimento principalmente da Marsilea Hirsuta. E acaba por ajudar no desenvolvimento das outras. Isto, porque não tenho CO2. Fica muito caro para andar a comprar, já que não tenho necessidade disso.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço ideia. Desconhecia isso das pastilhas de CO2. Mas depende da quantidade que teria que colocar no meu aquário (200L) diariamente e quantas pastilhas trás e quanto tempo me duraria. Eu fiz as contas à garrafa que tenho de 500ml e deve me durar, no mínimo, para uns 3 meses se não mais. A quantidade que meto também depende da quantidade de plantas que tenho, claro. Uma garrafa dessas custou-me cerca de 13€ e tal, mais portes acho que ficou por 16€ e tal. Não é assim muito caro, se tivermos em conta o custo de um sistema de co2... :\

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Basta escreveres no google "carbogreen". Mas fica aqui: http://cdn2.bigcommerce.com/server5800/vkzwoj/products/121/images/374/17536191_origpic_e8c248__64875.1372202482.1280.1280.jpg?c=2

 

Sistema? Não há sistema nenhum. É simplesmente carbono líquido que se mete directamente com a garrafa para o aquário. Tem é que se ter atenção às quantidades.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Porque é que estás preocupado com a amónia.

Eu nunca me preocupei com isso.

Só tens é que dar templo de fazer o ciclo e fazer as TPAs de acordo com as instruções do fabricante do substrato fértil.

Quando achares que é altura de introduzir os vivos, então aí testas a amónia e os nitritos.

Eu faço assim, agora os outros.

Escusado será dizer que antes da introdução dos vivos, já convém ter algumas plantas.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As instruções do substrato dizem, se não me engano, para fazer tpa de uns 20% de água a cerca 3-4 dias, acho eu, para tornar a água mais limpa e assim. Qualquer coisa do género. Mas não vejo necessidade disso pois a água está limpa e não tem substâncias a mais, pelo que testei...

 

Em relação à amónia, a minha preocupação é mesmo a de fazer parte do ciclo. Se não houver uma amónia inicial não se inicia o ciclo, pelo que li.

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não há, há-de. :)

Tens de ter luz, por causa das plantas.

Espera mais umas duas semanas e coloca mais plantas.

Sei que alguns vão discordar disto que vou dizer: coloca uma quantidade ínfima de açúcar na água (algo como uns 10 grãos).

Faz isto uma vez por semana durante o ciclo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estou à espera da luz. Espero tê-la pronto esta semana. Já devia tê-la encomendado há mais tempo, mas pronto.

Depois encomendo as plantas pendentes.

 

E qual é o propósito do açúcar? Não fará mal?

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimentar as bactérias.

Já pensaste que o nosso corpo tranforma a comida em açúcar e este em álcool?

Não é a minha área, mas acho que é isto que acontece.

Eu fi-lo no início do meu aquário. Mas espera por mais opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ciclo do Azoto serve para entendermos o que acontece a um dos produtos mais nocivos criados dentro de um aquário.

 

Facilmente com uma pequena pesquisa encontrarias uma resposta à tua pergunta, mas mesmo assim, vou tentar responder-te o melhor que sei...

 

Os peixes, e em geral, todos os animais aquáticos, libertam produtos que em grandes quantidades são tóxicos. Um deles deves conhecer bem que é o dióxido de carbono, cuja fórmula química é CO2. Mas se esse é facilmente eliminado pelas plantas ou pela própria agitação da superfície da água, há outros que não são... que é o caso dos produtos azotados (símbolo químico do Azoto é o N). Daí ser tão importante o Ciclo do Azoto ou Nitrogénio (outro nome para o Azoto). O azoto é produzido pelos peixes sobre a forma de Amónia (NH3/NH4+).

 

No início, o aquário so contém o areão, os filtros, o aquecedor e a água (admitindo que ainda não colocamos qualquer peixe). Ok, muito bem... não existem peixes a criar amónia (NH3/NH4+). E o ciclo para ser iniciado, tem de haver obrigatoriamente amónia na água do aquário... então o que é que se faz? Das duas uma... ou colocamos um peixinho resistente, ou deitamos comida para dentro do aquário de modo a termos amónia na água. O problema, tal como já foi dito anteriormente, é que eles não são removidos tão facilmente como o CO2... e basta haver em poucas quantidades, que os peixes se começam a ressentir, acabando por morrer...

 

Então, é aqui que entram uns micro-organismo, em concreto, bactérias, que conseguem transformar essa mesma amónia em produtos menos perigosos...

 

Numa fase inicial, com o aparecimento da amónia no aquário, certas bactérias vão-se multiplicando pelo aquário que têm a capacidade de transformar a amónia em nitritos (NO2). Mas infelizmente para nós, e para os animais e restantes seres vivos, os nitritos não deixam de ser tanto ou mais perigosos que a amónia.

 

Com o aumento dos nitritos no aquário, outro tipo de bactérias benéficas vão começar a multiplicar-se, transformando esses nitritos em nitratos (NO3). Os nitratos, já são por sua vez bastante menos tóxicos que os nitritos e a amónia, e dependendo da sua quantidade no aquário e do peixe, são minimamente toleráveis.

 

Logo, é de extrema importância a criação de um filtro biológico (as tais bactérias) de modo a que qualquer amónia e consequentemente, nitritos formados pelos peixes sejam o mais rapidamente transformados em nitratos.

 

Como podemos então garantir que temos bactérias suficientes seja no filtro, areão e água para que os nossos peixes não tenham problemas?

Pois bem, a menos que possamos dar-nos ao luxo de analisar a qualidade bacteriológica da água do nosso aquário, não há maneira 100% fiável que nos diga que as bactérias existentes no aquário sejam suficientes para lidar com a amónia produzida pelos nossos peixes.

 

Daí que se recomende a introdução lenta de animais no aquário, de forma a que a criação das colónias de bactérias seja feita a uma velocidade razoável que permita a que os nossos peixes sobrevivam à criação destes produtos tóxicos.

 

Regra geral, deve-se começar por colocar poucos peixes no aquário para que por menos bactérias que a gente tenha, a amónia produzida pelos peixes não seja suficiente para os matar. Passadas 3 a 4 semanas a introdução dos primeiros peixes, podemos garantir que a tal colónia já é suficiente para lidar com os produtos azotados.

 

Mas mesmo assim, devemos sempre introduzir novos peixes de uma forma calma e em poucos exemplares de cada vez... pois uma coisa é chegarmos às 4 semanas e termos bactérias suficientes para lidar com a amónia produzida por, sei lá, 10 peixes iguais aos primeiros,e espetarmos de uma vez só mais uns 20 ou 30 iguais aos primeiros...

Não... devemos é introduzir os novos peixes, tipo 5 de cada vez 1 vez por semana, até chegarmos à lotação máxima desses peixes, que o nosso aquário consegue comportar.

 

E como descobrimos quantos peixes consegue o nosso aquário comportar? Bem... isso também não é uma pergunta fácil de responder, até porque há peixes mais resistentes que outros... mas de uma forma básica, podemos dizer que para cada centímetro de peixe em adulto, devemos ter 1 litro de água. Imagina que tens um aquário de 50 litros, e tens peixes que em adultos cada um tem 3 centímetros. Uma boa aproximação é dividires os 50 litros por 3... o que dá à volta de 17. Quer dizer, que para estares numa situação de segurança, não deverás colocar mais do que 17 peixes nesse aquário.

 

Bem... isto é tudo muito giro, mas estamos a esquecer-nos de um pormenor... como é que os nitratos desaparecem do nosso aquário? Eles podem ser menos tóxicos que a amónia e os nitritos, mas não deixam de ser tóxicos, principalmente em concentrações superiores a 50 ppm (mais uma vez, depende dos peixes).

 

É aqui que entram as famosas TPA's (Trocas Parciais de Água). Esta é uma das maneiras de evitar que os nitratos atinjam valores problemáticos no nosso aquário, posi regra geral, estas são feitas com água que contém poucos ou nenhuns nitratos... outra é ter plantas que se alimentam desses mesmo nitratos... se bem que nesse caso é mais complicado, pois há muitos mais factores em jogo,e para alguém que se está a iniciar, não convém começar logo a falar em coisas mais complicadas.

 

Bem, espero ter sido claro o suficiente. Qualquer dúvida não hesites em perguntar... um Fórum serve para isso mesmo. Para tirar dúvidas... se bem que uns cliques na Pesquisa não fazem mal nenhum :P

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Editado por António Nunes
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já tinha lido isso. Daí ter ideia de que a amónia devia subir. Daí estar a perguntar.

 

Eu tenho peixes resistentes, como um ancistrus e um betta, mas queria evitar de estar a sujeitá-los à amónia. Se possível, fazer um ciclo apenas com a dissolução da comida, etc. O que eu não percebo é o porquê de já estar no dia 6 de ciclagem do aquário e ainda não há amónia... Quero dizer, nem devia estar a queixar-me pois no outro dia quando fiz os testes todos deu-me amónia e nitritos a 0 e os nitratos entre por volta de 5, se não me engano. Portanto, quase que podia dizer que podia saltar o ciclo lol. Mas como não sei se será assim tão linear, daí preferir perguntar a quem já tem mais experiência.

 

Cumprimentos.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Taiko, não sabia se tinhas lido ou não e se percebias como se processa o ciclo do azoto. Ainda bem que leste :) O pico de amónia aparece normalmente durante a segunda semana, isto para substratos que não libertem amónia. O que convém enquanto deixas o aquário ciclar é fornecer luz para as plantas que tens! Arriscas que as tuas plantas apodreçam por falta de luz. Não percebo é porque razão arrancaste com a montagem sem teres todas ou quase todas as plantas que queres ter e não teres iluminação! Devias ter esperado teres tudo e depois sim arrancavas com isso. O carbono liquido pode ser usado como uma fonte complementar de co2 mas não substitui a injecção do co2. E pode ser perigosa para certo tipo de fauna e flora se for em excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ter que esperar a ver o que acontece, então lol.

 

Eu avancei mesmo sem ter a luz porque sem luz já elas estavam no meu outro aquário. Portanto, decidi avançar sem a luz, mesmo, para ir fazendo o ciclo.

 

Quanto ao CO2, não me quero meter nisso, pelo menos para agora, visto que são muito caros. Já me tinham dito, realmente, que serve como complemento e não como substituto mas achei por bem experimentar porque não fica assim tão caro.

Pelo que sei, o equipamento inicial (isto, falando em CO2) é o mais caro, para cima de 100€, e o resto (pelo que me informaram na Agua Viva, em Campo de Ourique) é mais barato. Mas mesmo assim... Uma garrafa de 500gr custaria qualquer coisa como uns 16€ e duraria para uns 2 meses num aquário de 200L (penso que seja isso que ele disse, mas já não tenho a certeza pois já foi há algum tempo).

 

Portanto, por agora devo ficar-me pelo que tenho. E mais para a frente penso se vale ou não a pena. Até porque, no geral, são só plantas de fácil anutenção. Se calhar até nem do Carbogreen precisava. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu de 80 litros (brutos), uma botija de 567g dá para uns 4 meses a uma bolha por segundo.

Tenho plantas de pouca e média exigência.

Podemos ter o CO2 que quisermos, mas se tivermos plantas exigentes e a luz não for boa...

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não sei para quanto tempo daria. Mas sendo que são de baixa exigência penso que não devia esvaziar tão rápido assim. Mas claro, depende da quantidade e da exigência de CO2 de cada planta.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.