De quanto em quanto tempo vocês fazem as vossas TPA's?


APista

TPA's de quanto em quanto tempo vocês fazem mudas de água?  

65 votos

  1. 1.

    • Uma vez por semana
      42
    • 2 em 2 semanas
      17
    • 3 em 3 semanas
      1
    • De Mês a mês
      3
    • Bimensal
      0
    • Trimestral ou mais
      2
    • Nunca faço TPA's
      0


Recommended Posts

Olá

 

Quando não há nada de anormal mudo 20% todas as semanas. No aquario de crescimento (mbunas) faço mudas diárias de 30%.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o aqua á relativamente pouco tempo...

mas neste tempo tenho feito TPA's de semana a semana ou ás vexex duas vezes por semana quando acontece alguma coisa!!

E que grande ideia esta Apista...acho que ainda ninguem tinha batido este assunto...!!! :idea:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações,

Bem, normalmente efectuo as TPA uma vez por semana, de 25%.

Em casos particulares, ou acidentes efectuo duas vezes por semana, também de 25%.

Desta forma, nunca tive grandes variações de parâmetros, nem a nível da temperatura nem do ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... quando eu tinha uns 11 anos lembro-me de ter um filtro de fundo que deitava bolhas empurradas por uma bomba de ar. eu não percebia bem como aquilo funcionava, mas o que e certo é que a água durava uns meses valentes até ficar amarela demais e ser trocada.

 

Portanto, de 3 em 3 ( ?) meses eu fazia uma troca de 100% da água. Levava o aquário para a banheira, lavava com detergente, passava por água até o cheiro desaparecer e repunha tudo. com anti-cloro, claro!

 

Alguns peixes duravam mais que outros, a limpeza trimestral parecia ser suficiente para os pobres peixes de água fria.

 

Uns 12 anos mais tarde, já não havia aquários lá em casa há algum tempo... talvez eu tenha dado um passo valente de me safar de ir para o inferno dos peixes: li umas coisas e descobri a técnica da Troca Parcial de Água!

 

com ajuda de um amigo, das dicas oferecidas na loja da Avipeixe em Campo de Ourique e com as leituras na internet, aprendi umas coisas sobre como não torturar peixes!

 

Hoje em dia a minha rotina de limpeza passa por ter poucos peixes por litro de água (100x40x50cm dimensão exterior, 8 tetras cardinal, 2 corydora, 4 tetra santa filomena, mais 3 assorted tetra, um pleco e um barbo), limpar as algas do vidro de vez em quando, trocar um balde de água (7 litros) por semana, e acrescentar outro na proporção da evaporação. a limpeza do filtro é bastante irregular.

 

O meu irmão tem mais trabalho com os bonsais. :)

 

NL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tento fazer pelo menos de 15 em 15 dias, quer dizer faço todas as semanas mas alternadamente... são 9 aquarios :) 700l no total

e fazer tpas a todos da muito trabalho.

 

Nos aquario de alevins e juvenis tento fazer uma vez por semana.

No plantado raramente faço, geralmente faço reposição da agua evaporada, tpas faço uma vez por mes 50%

 

mas em media da de 2 em 2 semanas..

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Eu acrescento a água que evapora uma vez por semana, e como lavo sempre os filtros, tiro água dos aquas para os lavar, de modo que digamos uma tpa todas as semanas de 20%.

Se acontecer alguma desgraceira aí faço tpa de 40 a 50%.

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vê aqui para não estar a explicar tudo pois é muito longo a explicação http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...2659&highlight=

 

caso tenhas duvidas é so dizeres (ou mandar mail pessoal pois talvez esteja um bocado fora de topico) mas já sabes eu tenho acesso a agua sem cloro e com pouca pressão (se bem que nunca testei com agua da rede para ver se aguenta porque secalhar ate aguenta).

 

mas de certeza que alguem mais te poderá ajudar

 

cumps

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde eu voto???? :shock::lol:

Faço TPAs diarias de 15% :lol::):)

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que não sou a única pessoa a fazer TPA's apenas de mês a mês!

Afinal os entendidos se calhar não têm a totalidade da razão, como eles pensam!

A forma como vocês cuidam do vosso aquário não é a que possui razão absoluta!

Já pensaram que talvez hajam maneiras diferente de cuidar muito de um aquário sem ser a fazer TPA's?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo APista,

 

 

Nunca a aquariofilia foi uma "ciencia" absoluta!!! Cada um trata do (s) seu (s) aquario (s) conforme se dá bem e tem sucesso!

Por exemplo, nos meus aquarios só uso filtros de esponja e TPAs diarias! Outros usam filtros XPTO e trocas menos frequentes!

É tudo uma questao de habito para o dono e para os peixes !!!!!

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado Valter SIlva, eu subscrevo plenamente o que disse, é pena é que algumas pessoas não pensem com tu e se julguem donos da razão!

Um grande abraço!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Também sou de acordo que na aquariofilia não há verdades absolutas.

Quanto às TPA o que interessa é que elas permitam controlar os nitratos e ir renovando a água. Desde que tenhamos a amonia e os nitritos zerados e os nitratos com niveis baixos (bom é abaixo de 10mg/l) não interessa se fazemos TPAs de 8 em 8 dias se de mês a mês. Cada um tem o seu método mas o que interessa é que tenha bons resultados. Agora dizerem-me que nunca fazem TPAs, apenas repõem a água evaporada, é porque essas pessoas não mendem nitratos e não percebem porque perdem os peixes. Ou melhor não percebem como funciona o sistema aquático (aquario).

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso pode não ser bem assim...

 

Eu fiz uma TPA só por descarte de consciencia, pois ao fim dum mês só tinha reposto a agua; amonia tava a zero e nitratos a 7...

 

por isso não digo que seja essencial muitas Tpa's...

 

Esse é o motivo de ter posto a dias um topico em que perguntava o porque das TPA's ... É que desde que tenha os valores principais a zero e nitratos baixos, não vejo necessidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oing

 

Claro que temos as plantas que nos ajudam no controlo dos nitratos pois elas vão consumi-los e por vezes consomem a amonia mesmo antes de chegarem a nitratos mas para isso acontecer é preciso ter um aquario já bem plantado. Nos meus aquários nunca consegui ter nitratos a zero mesmo com mudas semanais. Agora se metes comida e os peixes cagam e não tens um super plantado tens de ter nitratos. A mim custa muito a crer que um aquário já maduro, sem ser um super plantado, tenho nitratos zerados. Eu desconfiava do teste. Não digo que é o teu caso, mas tenho visto pessoal aqui no forum quando dá os parametros do aquario diz que está tudo bem e que tem tudo a zero (nitratos incluidos) e que faz mudas de mês a mês. Nesse caso acho dificil.

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehehe posso dizer que o teste é a ultima coisa que eu vá desconfiar... as analises são feitas no laboratorio, que analisa diariamente a agua de Peniche, plo mesmo gaju e tudo, Eu...

 

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista. Agora não podemos generalizar, principalmente, por palpite... isto é, quando não temos na mão as cartas todas do jogo :D

 

Realmente no Caso do António tambem me parece que falte aqui uma carta qualquer, pois o relato dele não é vulgar... agora também não vamos crucificar o homem, porque ele dix que é dum modo e na generalidade não é assim que acontece...

O meu objectivo no meu aquario é espaçar a TPA o mais possivel, pois quando isso acontecer, o equilibrio foi atinjido :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Não posso estar mais de acordo com o que disse o Jacinto. Claro que podes ter sempre algum sistema que te decompoe os nitratos em nitrogenio e oxigenio.... sera isso que tens, ou coisa parecida?

No entanto não me parece que nitratos menor que 10 sejam essenciais...

Nos meus aquarios tenho em media 80mg/lt (no verao pk a agua vem do poço) e no entanto os escalares continuam a reproduzir-se bem e os Discus a desovar (só tenho femeas :D :D ) !!!!

Lá está mais um aspecto onde nada é absoluto..... todas as pessoas diriam que era impossivel reproduzir escalares com estes niveis de nitratos.... pois no meu caso é possivel e bem possivel !!!!!

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais