Meu primeiro aquário comunitário com plantas


Recommended Posts

Boas a todos, venho apresentar o meu primeiro aquário montado no dia 25 de Julho. Pretendo um comunitário com plantas e neste momento encontra se a fazer o ciclo apenas com as bactérias da Sera filter biostart introduzidas (conforme manual) na cerâmica do filtro. O. Ph da água da torneira vem na casa dos 7.5 e atualmente com menos de 3 dias o ph alterou muito ligeiramente para os 8.

 

Mais valores aínda não tenho pq ainda estou à espera da minha encomenda na pet4u dum kit 5em 1.

 

Queria da vossa parte opiniões e críticas, do que poderei fazer para melhorar o setup, baixar o ph ( não queria usar químicos) se eventualmente devo ou não fazer mais alguma coisa para ajudar no ciclo, se devo ou não fazer TPA s durante o ciclo. Pretendo fazer o ciclo completo antes de introduzir peixes e tbm já ando a colocar alguma comida para ajudar..

 

 

Aquário 80 LT brutos

 

Medidas 60*35*30

 

Calha de iluminação revestida em alumínio e uma lâmpada cuja potência não me recordo e já não sei da caixa. Apenas sem que é fluorescente e boa luz para o que pretendo.

 

Filtro externo Eheim classic 350 620lt/h

 

Termoestato Elite 100 watts

 

Decoração :

 

Areao claro próprio, com cerca de 2 a 3 mm

 

Pedras apanhadas na praia e tratadas da melhor maneira (espero eu) até agora não alterou significativamente o Ph

 

Flora:

 

Do lado direito musgo de Java e anubias, do lado esquerdo não me recordo dos nomes... ;)

 

Uso bolas fertilizantes da JBL mais acondicionador Seachem Flourish

 

Fauna:

 

Nada, ainda a ciclar

 

Fotos:

 

946990d665b9b49d45d0b93785d4f816.jpg

 

758d7aac3b50c33a8acf96f8353d601a.jpg

 

df441b027ae0c31e684691495db3e3c5.jpg

 

aed2fcb4ced60cf546b3ce82e9b71471.jpg

Editado por Ricardo_Martinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o que podes fazer para baixar o pH é adicionar um tronco (tratado claro), côcos, pinhas de amieiro e folhas de amendoeira. Mas que peixes tens em mente? Viviparos, como espadas e guppies por exemplo são peixes que apreciam pH alto. Por outro lado, os neons mal suportam pH acima de 8.

A uma maneira geral o aquário está bonito, mas verifica se por aí não há pedras (ou a areia) calcárias! Já vi em inúmeros projetos ser esse o problema!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, pelos testes nem as pedras nem a areia altera o ph, este é que já vem alto mal a água sai da torneira. O que vou fazer é adaptar me eu ao aquário e não tentar adaptar o mesmo a mim, ou seja quando tiver o ciclo completo logo vejo que tipo de peixes posso ou devo lá ter.

As pinhas de amieiro ainda ontem o aquariofislista aqui da loja ao pé de mim me falou disso, o meu receio é que as pinhas apenas baixem temporariamente o ph, havendo dps oscilações... Também me disse que hj em dia o ph ser mais ácido ou mais alcalino pouco interfere na saúda dos peixes, já que praticamente qualquer peixe hj em dia são criados e procriados em aquarios e não no seu estado natural. O que importa mais é não haver oscilações de ph na água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maior parte dos peixes aguenta pH neutro, mas se quiseres tentar reproduzi-los, aí terás de ter atenção a isso. As pinhas funcionam bem para mim, mas eu também uso troncos e côcos mantendo o pH estável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obg pela resposta mais uma vez ;) já tenho aqui uma casca de coco em tratamento para meter no aquário, quero é colocar algum musgo que não java à volta para ficar uma "gruta" mais bonita. Dizes que as pinhas funcionam bem mas de tempos a tempos tens de muda las?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De tempos a tempos tens de mudá-las sim, acrescento uma vez por ano algumas, elas duram algum tempo! O pH não oscila muito, porque depois os troncos e côcos compensam. O côco deve fazer efeito, comigo noto 0,5 de diferença com ou sem o côco. Quando o puseres depois diz é um dia ou dois depois faz o teste e verifica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo,

 

Se a tua água da rede for igual á minha, sai da toneira com ph a 7.6 / 7.8, o que dificulta sempre que faço tpa's, para além da água descansar 24/48h tenho de a colocar muito devagar no áqua para não haver grandes oscilações de ph.

 

Actualmente tenho o ph a 7.0, mas com a ajuda de CO2.

 

Em relação ao aquário, sim está porreiro, mas não deixo de dar a minha "opiniãozita" :).....desalinha um pouco mais essas perdras, está muito direitinho, muito organizado!, vais ver que fica com outro aspecto :).

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luiji Obg pelas dicas vou fazer o teste tanto com o côco como com as pinhas.

 

Lusky sim a minha água sai da torneira com esses valores.. Devo usar algum condicionador de água para as tpa's ou basta deixar em repouso? Obg pelas dicas já mudei um pouco das anubias e tbm devo mexer nas pedras ;) mas continua aqui o bixinho de por lá mais plantas... Mas n sei se devo dado às dimensões do aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luiji Obg pelas dicas vou fazer o teste tanto com o côco como com as pinhas.

Lusky sim a minha água sai da torneira com esses valores.. Devo usar algum condicionador de água para as tpa's ou basta deixar em repouso? Obg pelas dicas já mudei um pouco das anubias e tbm devo mexer nas pedras ;) mas continua aqui o bixinho de por lá mais plantas... Mas n sei se devo dado às dimensões do aqua

 

Boas, em relação às plantas, podes pôr mais, depois o que tens de fazer é ajustar os fertilizantes. Eu nas minhas TPAs deixo a água (quente para acelerar o processo) a repousar da manhã para a noite e depois adiciono um produto que remova os metais pesados e restante cloro, mas isto (a parte do produto) não é obrigatória!

Eu não sei se te disse, mas a minha água sai com 7,6 e depois no Aqua dos tetras e corydoras só com um substrato, uma ou outra pinha e um tronco tenho a 6 (e isto é a fazer TPAs constantes para não descer mais). Depois nos camarões tenho um côcô e uma linha que levam o pH de 7,6 a 6,8. Ainda tenho o Aqua dos kribensis, em que mesmo com conchas e pedras calcárias tenho o pH abaixo de 6,5 (e este é um Aqua com 200l) só com 1 côco e meio, tres pinhas que já devem ter desaparecido e um tronco!

Com o tempo o Aqua estabiliza!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Metes o produto na água em repouso e não no aquário certo?

O côco não altera a cor da água? Já o fervi duas vezes e continua a fazer chazinho...

Meto o produto na água em repouso sim. Em relação ao côco, não amarelece muito a água, mas isso também é bom sinal, quer dizer que vai descer mesmo o pH. Quando o puseres no aqua não deve amarelecer muito, mas depende dos peixes que queres pôr? Se forem neons ou kribensis isso é benéfico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não sei se estou a pensar bem, não tenho muita preferência por certos peixes, a forma como vou fazer é quando tiver o aquário estabilizado decido a fauna que lá ponho. Claro que de futuro num aquário maior quero ter ciclidios...

 

É de alguma forma prejudicial, durante esta fase de inicio do aqua, andar a mudar ou alterar as pedras por exemplo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não é prejudicial. Mas antes de mudar o pH decide os peixes que queres ter. Se quiseres viviparos tem só pH certo. Sim para a maior parte dos ciclideos 80l é pouco. Mas já ouviste falar dos conchiculas do tanganika?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses conchiculas são interessantes! Mas creio que me fará mais depressa mudar para um aqua maior.. ;) já me arrependo de ter comprado este.. Bem mas estou mais virado, para já nos viviparos, talvez pela facilidade na reprodução e para iniciar o Hobbie talvez seja mais indicado ou menos arriscado.. Digo eu. Contudo Obg pela sugestão que será a ponderar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se estas no início é melhor ires por aí, mas então deixa estar o pH que está muito bem para eles (põe o côco, mas não te preocupes mais com isso). Em relação aos conchiculas eu já tive, são de fácil reprodução, engraçados e cabem em aquas pequenos (80l serve bem para uma colônia), aconselho-te para uma futura aquisição estes peixes!

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim senhor está melhor :) se arranjares uma ou duas pedras de xisto para colocares junto do tronco ficava 5*****

 

Gostei :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprar Ricardo? :)

 

Não arranjas umas pedras porreiras por aí na tua zona?...olha que há delas bem interessantes!

 

Sempre podes ver algumas, tirar fotos e colocas aqui para a malta ver, serás concerteza bem informado sobre as mesmas :)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te aconselhava comprar xisto para colocar nesse aqua unica e exclusivamente por uma questão estética fica bastante mais agradável apenas com um tipo de pedras, não consegues arranjar mais iguais às que já tens? (atenção isto é só o meu conselho e não sou nenhum expert é só para evitar gastar dinheiro e depois não gostares do resultado, sou apologista da ideia de cada um fazer as coisas a seu gosto...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, concordo com o que foi dito até agora. O Aqua está bastante bonito agora aquelas pedras, eu concordo com o guilhas ou pões tudo igual ou tudo diferente, mas opiniões são opiniões e eu admito que posso estar errado, já testemunhei o suficiente suficiente para saber que o improvável pode ficar 5* e que faz a diferença entre aquários comuns e originais!

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Por vezes é preciso dar uma ideia seja boa ou má para despertar um conjunto de outras ideias que tem como intuito levar a um gosto personalizado, como disse o Guilhas_86 "....cada um fazer as coisas ao seu gosto" e o Luiji "...ou tudo igual ou tudo diferente" pois concordo com eles os dois, ambos têm razão.

 

Vejamos, eu admito que talvez as pedras de xisto não fiquem bem com as pedras presentes no aquario, é verdade, mas também depende do ponto de vista e em que local da natureza nos focamos.

 

Não seria ético da minha parte dizer-lhe "tira essas pedras todas e coloca pedras de xisto" ou "coloca mais pedras iguais a essas", apenas sei que ficaria bem naquele tronco umas pedras mas não iguais aquelas, mas sim umas pedras mais irregulares.

 

Tudo isto para dizer que.....no iniciar de uma discussão está o caminho para a melhor opção! ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Por vezes é preciso dar uma ideia seja boa ou má para despertar um conjunto de outras ideias que tem como intuito levar a um gosto personalizado, como disse o Guilhas_86 "....cada um fazer as coisas ao seu gosto" e o Luiji "...ou tudo igual ou tudo diferente" pois concordo com eles os dois, ambos têm razão.

 

Vejamos, eu admito que talvez as pedras de xisto não fiquem bem com as pedras presentes no aquario, é verdade, mas também depende do ponto de vista e em que local da natureza nos focamos.

 

Não seria ético da minha parte dizer-lhe "tira essas pedras todas e coloca pedras de xisto" ou "coloca mais pedras iguais a essas", apenas sei que ficaria bem naquele tronco umas pedras mas não iguais aquelas, mas sim umas pedras mais irregulares.

 

Tudo isto para dizer que.....no iniciar de uma discussão está o caminho para a melhor opção! ;)

 

Cumps,

Concordo em pleno!!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.