Aquario


Joana M

Recommended Posts

Sabes o que faria? sabes? :)

 

Colocava o aquário num local provisório, água em garrafões com acondicionador, amanhã colocava a água no aqua, filtro a trabalhar, termostato a trabalhar e plantas se possível..........alguma comida lá para dentro e finalmente ciclo do azoto em andamento! :)

 

O termostato não é imprescindível mas acelera o processo já que as bactérias atingem o máximo da sua eficiência em temperaturas entre os 28º e 32º.

 

E não stresses porque quando o móvel estiver pronto, é só tirar 80% da água para garrafões colocas fácilmente o aquário no móvel, colocas o areão e voltas a colocar novamente a mesma água que retiraste (tenta não demorar mais do que 20/30 minutos neste processo para que a água não arrefeça muito nos garrafões)

 

Importante: Confirma bem se o filtro tem carvão activo no interior, se sim tens de tirar a saca que envolve o mesmo.

 

Era o que eu faria ;)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol calma Lusky,tudo a seu tempo.

Eu nao gosto de fazer as cenas a prestaçoes,quando começar a montar o aqua é para começar e acabar logo no proprio dia.

 

Ya,em relaçao ao filtro se bem me lembro tem carvao sim,mas tem que se tirar o carvao do saquinho porque?

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol calma Lusky,tudo a seu tempo.

Eu nao gosto de fazer as cenas a prestaçoes,quando começar a montar o aqua é para começar e acabar logo no proprio dia.

 

Ya,em relaçao ao filtro se bem me lembro tem carvao sim,mas tem que se tirar o carvao do saquinho porque?

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

 

Se for saquinho de plástico tens de retirar porque vai osbtruir a passagem da água o que pode queimar a bomba, se for uma saquinha tipo rede então essa pode e deve ficar. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum entao tenho que ver isso melhor,ainda bem que me avisaste,bigada ☺

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Hum tenho que entao ver isso melhor,ainda bem que me avisaste,bigada ☺

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Desculpa me intrometer na conversa. O carvão activo só faz falta se fizeres algum tratamento com medicamentos no aqua e só depois do tratamento para retirar restos de medicamentos que fiquem na coluna de água . Seria melhor ocupar o lugar do carvão com outro tipo de matéria filtrante , tipo cerâmicas .Quanto ao termostato nesta altura do ano acho que não fará grande diferença, mas quando montares o aqua vês a que temperatura se mantém e logo vês se faz falta. Cumps

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola KukoPT!

Acho muito bem teres metido na conversa,é para isso que serve um forum ☺ agradeço todas as opinioes e ajudas,sao sempre bem vindas. ☺

 

Hum entao achas que é preferivel tirar a parte do carvao e introduzir outro genero de material?hum tenho que entao ver o que tenho que fazer..

 

Obrigada pela dica.

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Desculpa me intrometer na conversa. O carvão activo só faz falta se fizeres algum tratamento com medicamentos no aqua e só depois do tratamento para retirar restos de medicamentos que fiquem na coluna de água . Seria melhor ocupar o lugar do carvão com outro tipo de matéria filtrante , tipo cerâmicas .Quanto ao termostato nesta altura do ano acho que não fará grande diferença, mas quando montares o aqua vês a que temperatura se mantém e logo vês se faz falta. Cumps

 

Boas KukoPT,

 

Ora essa não tens de te desculpar, todas as informações são bem vindas, eu mencionei o carvão porque sei que por defeito já vem em maior parte dos filtros vendidos e esses mesmos estão embalados numa saquinha de plástico que tem de ser retirada.

 

Em relação à utilidade do carvão activo é o seguinte:

 

Filtração química, realizada por carvão ativado ou resinas específicas, têm o objetivo de remover substâncias tóxicas da água como o cloro, os metais pesados entre outros. Pode ser usada para remover também compostos nitrogenados como a amônia, os nitritos e os nitratos.

 

Deves sim retirar o carvão activo do filtro quando fazes um tratamento, porque o carvão activo pode reduzir ou anular o efeitos do tratamento, após o tratamento deves voltar a colocar carvão activo no filtro.

 

Relativamente ao termostato, sim nesta altura é indiferente, mas como mencionei apenas acelera o processo do ciclo com temperaturas entre 28º a 32º.

 

No entando fica esta questão no ar relativamente ao carvão activo, se estiver errado peço que me corrijam ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A troca do carvão activo por matérias de filtragem biológica passa por ser a melhor opeção. Cumps

Editado por KukoPT

"Se ajudar os outros te parece difícil demais, tenta ao menos não prejudicá-los" (Dalai Lama)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A troca do carvão activo por matérias de filtragem biológica passa por ser a melhor opeção. Cumps

 

Concordo contigo, poderá ser a melhor opção! Embora não tenha a certeza gostaria que alguém entendido nesta matéria se pudesse manifestar.

 

Na melhor das hipóteses deixa ficar o carvão activo na primeira semana para retirar os metais pesados e outros compostos químicos e depois retira-o até à conclusão do ciclo ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum entao quando tiver peixes o que faço..tiro o carvao ou deixo tar o carvao no filtro?

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

Por vias das dúvidas, deixas o carvão no filtro a primeira semana do ciclo para retirar o cloro e metais pesados, depois retiras até completares 1 mês para que a colónia de bactérias se forme, após colocares os peixinhos deves voltar a colocar o carvão activo no filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum eu sei que devo deixar o aqua para ai um mes sem peixes até o ciclo estiver feito,mas ha maneira de aumentar a velocidade do ciclo e nao ter que espera 1 mes,certo?

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum eu sei que devo deixar o aqua para ai um mes sem peixes até o ciclo estiver feito,mas ha maneira de aumentar a velocidade do ciclo e nao ter que espera 1 mes,certo?

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

Podes sempre acelerar o processo, compras Bionitrivec da marca Sera ou Stability da marca Seachem para colocares na água com algum alimento, colocas a temperatura a 30º para as bactérias atingirem o máximo da sua eficiência, em menos de 3 semanas não contes em ter o ciclo feito.

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja tenho o bio nitrivec e o aquatan.

Entao mesmo com o bio nitrivec e o aquatan,tenho que aguentar 3 semanas no minimo?

 

Enviado do meu GT-I9195 através de Tapatalk

 

Pois no mínimo :( por esse motivo te disse o que eu faria :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde pequenino que sempre vi utilizar o carvão para assar os peixes. :P

Pessoalmente sou apologista do uso esporádico do carvão para retirar eventuais substancias tóxicas.

Por exemplo durante uma semana a cada dois meses.

Enfim, uma mania minha.

Ou então se notares alguma coloração ou odor fora do normal.

 

Cumps.

 

José

Eu começei com aquatan e bionitrivec e adicionei os peixes passadas 3 semanas.

Mas primeiro testei os nitritos.

 

O caso das 24h poderá ser utilizado numa situação de emergência, mas obviamente é melhor esperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:angry: que treta :thumbdown2:

 

então é publicidade engano-sa aquilo que dizem no site de Sera aquatan,pois dizem que ao adicionar o produto,passado 24h dá para meter os peixes,lol.

 

Podes arriscar em 2 semanas, mas podes vir a ter surpresas negativas :(

 

Já ferveste o tronco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.