Filtro externo para aquário de 400l destinado a vivíparos


Recommended Posts

Boas, como o título indica queria sugestões, é importante que seja silencioso porque o aquario vai estar ao lado da cama e se possível que rondasse os 100/110€ ( vai trabalhar em conjunto com um interno que tenho que é indicado para aquários de 100l)

 

estava a pensar nesse http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/filtros-externos/150-350l/eheim-classic-350-plus.html

que dizem? outras sugestões?

 

tamanho do aquário 120*60*55

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido que haja um filtro silencioso :)

No entanto eu tenho um Eheim 2213 e o ruído é mesmo diminuto.

Mas todos nós sabemos que uma coisa é de dia e outra coisa é de noite.

Não nos apercebemos disso, mas durante o dia o ruído numa cidade é intenso e só de noite ou quando passamos uns dias no campo é que damos por isso.

Como disse, tenho um Eheim. Mas tenho lido comentários muito positivos sobre o silêncio dos JBL. Acho que os Fluval também são bons.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago, diz-me uma coisa, que tipo de aquário vais montar, plantado, semi plantado, com vivíparos nada de ciclídeos sul americanos?

 

Que filtro interno falas que vais usar para acompanhar o externo?

 

A filtragem dos aquas, para mim é uma questão fundamental, devemos ter imenso cuidado na escolha. Mais vale às vezes esperar mais um mês ou dois e comprares filtro ideal que pode custar mais 25/50€, mas quando iniciares o projecto estas mais descansado, Entendes?

 

Responde lá a estas questões, que te digo a minha opinião.

 

Para mim no mercado existem 3 marcas muito boas, a Fluval, a Eheim e a JBL, sendo que a última é uma excelente marca com muito boa relação qualidade preço. O que hoje em dia é um factor muito importante e a ter em conta.

 

Aguardo então feedback da tua parte, ;)

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Já agora tu és de que parte do país?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pretendo ter apenas vivíparos (mollys e platys), um betta(já o tenho comigo) , umas corydoras e pleco ou ancistrus, queria ver se não gastava mais de 110 euros num filtro porque ainda sou estudante e por isso não tenho essa possibilidade de esperar mais um mês para ter mais uns trocos, vou comprar o aquário com o móvel e o dinheiro que me resta para um filtro são mesmo 110 euros

O filtro interno é um elite et flo 100, só mesmo para ajudar na movimentação da água e ir limpando mais alguma coisinha

 

O aquário vai ser plantado com plantas de baixa manutenção, essencialmente lentilhas de água, musgo de ava, feto de java, vaslinérias

 

Sou da Ilha de São Miguel, Açores

Editado por Tiago Gonçalves Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que não tentas um usado?

Pede para o veres a trabalhar e, principalmente, escuta-o.

É possível poupar uns 40 ou 50% e adquirir um filtro com "muitos quilómetros" para dar.

Obviamente que novo é novo e se o dinheiro não te fizer falta para algo importante, então força!

Lembra-te de uma coisa: Caro é o que não presta.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então se tens esse Sunsun, juntando um JBL e 900, ficavas muito bem servido.

Olha cá em casa tenho 2 JBL 900(1 destes está mesmo ao lado da cabeceira da cama, não o ouço) e um JBL 700 (este está mesmo em frente à cama, tb não o ouço), não os troco por clássicos da Eheim, nem pensar, e tenho dois, um 2211 e um 2213.

Para mim Eheim, só os da gama profissional.

 

O JBL e 900 ainda o compras por 95/100€ mais portes 15€, acho que era um bom negócio para ti, ficavas com um filtro para muitos anos!

Pensa nisso.

 

 

O José quando diz para tentares usados, também não é má ideia. Tinhas era de arranjar aí, perto para o ouvires a funcionar, ou então através de alguém conhecido e de confiança aqui no continente.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, esse mesmo, o meu é o anterior a esse as especificações são iguais, mas sempre tem mais saída que o ecco 350. Deixam-me ir ver o teu Sunsun à NET, se for verdade os 1200 de saída, já não ficas mal.

 

Obviamente que o 1501 da JBL, era excepcional para esse aqua. Mas fica-te mais caro, :( juntamente com o teu Sunsun.

 

Se tiveres cuidado com a fauna, sobrelotação não é boa para qualquer aqua.

 

No meio disto tudo, um à parte acho que a juntares vivíparos, platys com guppys, funciona bem, já com espadas são mais agressivos e podem sair sem tu quereres uns híbridos e quanto a mollys, necessitam de parâmetros mais específicos para procriarem. Enfim embora todos vivíparos, não quer dizer que sejam todos completamente compatíveis.

 

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tá aqui um vídeo que fiz do filtro , essa caixa tem 72cm de comprimento e o filtro fazia demasiada corrente para ela, o aquario vai ter 120cm deve fazer corrente moderada

Neste momento a população que tenho são 3 mollys, 4 corydoras sterbai e um betta em 60L, esses passarão para o próximo aquário que tiver que provavelmente é este que estamos a falar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tubo venturi não tem regulador para a entrada de ar?

Eu ainda tenho um filktro interno de esponja da Aqua Sutz o.m.q. Aquael e tanto o filtro tem regulação de caudal como o tubo venturi tem regulação de oxigenação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso não é bem o que eu pensava, matérias filtrantes é mentira. Esse só faz filtragem mecânica.

Assim o segundo faria filtragem biológica e química. Na química não utilizes carvão activado, a não ser no primeiro mês, mas é dispensável, tens o purigen, que é mais adequado, e reutilizável depois de bem limpo.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, atenção que se ele comprar o 901, vai precisar deste também.

Não te esqueças que os 900 de saída não são reais, todos os filtros externos, com as cestas cheias de matérias filtrantes, perdem de 30 a 50% de caudal, dependendo das marcas.

 

Para deixar este de lado só com o 1501 e mesmo assim não pode abusar na fauna.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

A filtragem tem de ser no mínimo 5x o volume do aqua, pelo menos devia, ainda não fiz contas.

Quando isso não acontece, as tpas têm de ser menos espaçadas e tem de se ter em atenção à fauna.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a tpas e limpeza regular não me importo, nas minhas tartarugas mudo 90/100litros todas as semanas e limpo filtros e etc

 

Sim, esse estará sempre em funcionamento em conjunto com o sunsun, e opiniões sobre o filtro externo sunsun referido a cima?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui podes fazer de 20% a 30%, conforme.

Outra coisa, deves sempre lavar os filtros com a água do aqua, que tiras da TPA, certo?

E deves alternar a limpeza dos filtros com as tpas. Percebeste mesmo? Se tiveres dúvidas diz. Posso estar às vezes a falar coisas que não estás a par.

És ou iniciante?

Quanto aos filtros já dei a minha modesta opinião, mas sempre podes esperar por outras opiniões/ideias.

Espero ter-te sido útil.

 

Ps: Qual filtro Sunsun externo que te referes, posso dar opinião, mas não tenho experiência prática com essa marca. ;)

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da parte de alternar a limpeza dos filtros com a do aquário eu desconhecia, mas o resto sabia

 

Estava a falar do Sunsun HW404B, mas em termos de preço é quase igual ao jbl e em termos de watts se juntar o jbl ao sunsun interno que tenho não ia ficar muito diferente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum, olha este Sunsun que falas faz 2000l/h, tem mais saída - é uma vantagem.

 

Mas tem duas desvantagens, consome mais electricidade- 55w

No JBL e901 gastas 11w, o 1500 é uma questão de veres, já não me lembro, prai uns 20w + ou -.

 

E para arranjares peças não arranjas, é chinoca, avaria vai para o galheiro. Já o Fluval, JBL e Eheim são filtros de tecnologia alemã, será mais fácil. Aqui a Eheim em Portugal, é se calhar mais bem representada, mais fácil de arranjar qualquer peça.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha já é tarde, tenho mesmo que ir, amanhã se for preciso dou mais umas dicas, talvez apareça aí uma alma caridosa com mais alguma opinião sobre esse filtro ou até tenha experiência com ele.

Fica bem e vai com calma, não te precipites, senão estás a deitar € à rua.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho pouca experiência mas fartei-me de ler sobre filtros e quanto mais li e mais opiniões tive mais confuso fiquei... como referi anteriormente optei pelo sunsun pela capacidade de filtragem e relação qualidade/preço. E sei que realmente consome mais mas para mim essa parte de consumir 10 ou 50 watts vai dar ao mesmo são preciosismos e às vezes picuinhices... no meu pc tenho uma fonte de alimentação de 800 watts e leva o dia ligado,não são esses 20 ou 30 watts de diferença no filtro que pesarão assim tanto na fatura mensal. Quanto às peças para os sunsun estou farto de ler e ouvir essa teoria que não há peças de substituição mas sinceramente arranjam-sr todas as que precisarem,terão é que vir da Alemanha. Ah e não te esqueças que o sunsun traz luz UV de 9 watts quem sabe se não te fará falta mais tarde. A unica coisa que aconselho é a compra de mais e melhores materias filtrantes relativamente às que vêm incluidas. De qualquer das formas não te esqueças que estamos a falar de um filtro de 2000l/h e com 19 litros de "caixa".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guilhas, percebo inteiramente o que queres dizer, um aqua com dois filtros, termostato, iluminaria (esta depende se for T8, T5 ou led´s, ao fim do mes a conta é bem diferente), é importante o gasto de electricidade, é o conjunto, acredita que faz a diferença.

 

Não tenho nada contra a Sunsun, apenas confio e gosto mais do que é fabricado na Alemanha, é tudo também uma questão de sorte com o equipamento, até pode ser que nunca precises de peça nenhuma. Mas já precisaste e conseguiste peças para o teu Sunsun? Já agora onde e como fizeste?

Senão quiseres responder por aqui podes enviar mp. :smile2: é sempre bom saber estas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais