Escalar


joaopontes

Recommended Posts

Oias

O meu Escalar anda um bocadinho esquisito. Está sempre à tona de água a abrir e a fechar a boca e quando vem ao fundo é por pouco tempo. Que quer isto dizer? Nitratos? Oxigénio? Doença? É que os outros peixes aparentam estar bem.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Sendo os escalares ciclideos, esta pergunta deveria ter sido feita no sub-forum com o mesmo nome. :lol:

 

Faz uma mudança de água (1/4 ou mesmo 1/3 da capacidade), e verifica se há melhoria no estado do escalar.

Isto deverá ser suficiente para notares uma pequena melhoria, mas há mais coisas a fazer:

 

-Se o peixe continua a comer bem e apresenta as cores sem alteração de intensidade, é porque provavelmente não está doente.

-Tenta aumentar a oxigenação, colocando a saída do filtro mais acima na linha de água e, caso tenhas, liga uma bomba de ar para ver se ele melhora.

É normal que no inicio da época quente a temperatura dos aquários suba ligeiramente, com a consequente quebra nos níveis de oxigénio.

 

-Se se trata de um aquário muito plantado, repara se os peixes (ou o peixe) costumam ficar na superficie logo de manhã (sinal que há excesso de CO2 na água, produzido pelas plantas durante a noite). Caso aconteça, liga a bomba de ar durante a noite...e desliga durante o dia.

 

-Em principio não te deverás preocupar muitos com os níveis de nitratos, mas apenas com a presença de nitritos ou amónia. Caso tenhas algum vestígio de amónia ou uma pequena quantidade de nitritos (faz os testes)...tens alguma coisa mal no teu sistema e as bactérias não estão a fazer o seu trabalho:

 

- Excesso de matéria orgânica e/ou pouca filtragem (peixes a mais, plantas a morrer, filtro muito pequeno...).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

 

Por vezes também o meu escalar tem esse comportamento, se ele comer bem parece-me normal.

 

Como o Nuno Reis disse pode ser problemas com a oxigenação da água.

Quando isto me acontece costumo ligar a bomba de ar durante um pouco mais de tempo e fica tudo normal.

 

Com as diferenças de temperatura temos que adaptar os nossos hábitos de maneira a que continue tudo bem.

 

Isso deve ser normal porque o meu também faz isso e continua perfeito.

 

 

Cumprimentos,

 

NT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais