Shell dwelers


pjmoura

Recommended Posts

Oi,

 

tenho um aqua. de 60x30x30 que gostava de povoar apenas com shell dwelles, será viavél? se sim, quais me aconchelham???

 

Por gostar de muito verde nos aquarios nunca mexi com aquarios deste genero pq me parecem muito "carecas" e por isso não tenho exp. nenhuma com ciclideos dai a minha duvida?

 

Obrigado

PJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário parece-me perfeito para manteres UMA espécie de conchiculas :D Se tiveres mais do que uma espécie, é extraordinariamente dificil a convivência.

 

Quanto às espécies...humm... tens tantas... se calhar é melhor veres nas lojas da tua zona o que têm disponível e depois escolher uma.

 

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Sem estar a querer desviar as tuas atenções das espécies africanas (estando), se gostas de aquários plantados, porque não tentas ciclídeos sul-americanos? Se por um lado a fama dos ciclídeos é bem merecida, por outro, há dezenas de espécies que não só não desenterram plantas, como devem ser mantidas em aquários plantados e com raízes. Pesquisa os géneros Apistogramma e Crenicichla! E há ainda as espécies da África Ocidental...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

tenho um aqua. de 60x30x30 que gostava de povoar apenas com shell dwelles, será viavél? se sim, quais me aconchelham???
O aquário tem um tamanho bastante bom para manter um casal (ou uma pequena comunidade, dependendo da espécie) de conchiculas de pequena dimensão (occelatus, multifasciatus, brevis, similis...).

No entanto, devido á pequena dimensão do aquário, terás de ter especial cuidado a escolher os exemplares....para que não cometas o erro de comprar, por exemplo, 2 machos...e eles matarem.se um ao outro.

 

O ideal será comprares um casal já formado a alguém que se queira "livrar" deles...ou um grupo grande de alevins (6 +/-) e esperar que se formem casais ou, no caso de peixes de comunidade, se forme uma pequena comunidade.

 

 

há dezenas de espécies que não só não desenterram plantas, como devem ser mantidas em aquários plantados e com raízes

 

Sem querer desviar a tua atenção dos americanos (querendo) :lol:, não creio que os conchiculas desenterrem as plantas (limitam-se, por vezes, a afastar as folhas das suas "casas").

Podes muito bem construir um pequeno plantado com conchiculas, tendo apenas muita atenção na escolha de plantas...que terão de suportar um pH na ordem dos 8,5 (9,0 será o ideal, mas dificil de manter) e uma dureza (gH e kH) bem elevada, assim como uma excelente oxigenação "necessária" aos habitantes do tanganyika. :lol: .

 

Pesquisa os géneros Apistogramma e Crenicichla!

 

Crenicichla parece-me um género com exemplares demasiado grandes....tirando alguns exemplares que se ficam pelos 10cm +/-, a maioria atinge tamanhos enormes para um aquário tão pequeno...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, obrigado a todos

 

Já decidi, vou povoar só com ocellatus (preferencialmente Isangas) 1 maho + 3 femeas acho que tá bom vai ficar um aqua. mt fixe.

 

Se alguém tiver Ocellatus pra venda mandem mp pq mais uma semanita tou a precisar :oops:

 

PJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem...ainda remexendo no assunto da escolha...apesar de tu ja a teres feito, aqui fica um conselho:

ocellatus, nesse aqua, so vais conseguir ter um macho, mesmo depois de eles se reproduzirem... pois sao mesmo maus uns com os outros, eu tenho 1aqua de 1 metro, com 1macho e 2femeas ocellatus, ja tive mais 2 machos neste aqua...foram sempre mortos pelo outro macho...o que ainda tenho agora...

poe smillis ou multifasciatus, tambem sao muito fixes, e nem crescem tanto, pelo menos os multi :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Bolas...

 

Já não sei o que faça outra vez..

Coloca um casal de qualquer espécie de conchiculas, com excepção das espécies de comunidade...em que podes colocar mais exemplares sem grandes problemas.

 

que tal Lamprologus Brevis

1 macho + 2 femeas

 

Não aconselho muito colocar 2 fêmeas num aquário tão pequeno. O mais provável é que o casal, quando desovar, mate a fêmea não emparelhada...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho 2 casais de brevis num aqua de 50cm..... e ainda nenhum se matou à pancadaaa. Na realidade na hora de comer e passear andam sempre juntos, e nunca vi biqueirada! Excepto nos primeiros dias de aqua montado. Agora está tudo a viver pacificamente, e a única coisa que atacam é a minha mão quando vai limpar os vidros do aqua por dentro :wink: e isso meu amigo... é um ataque desleal: 4 (peixes) contra 1 (eu).

 

Seja como for... compra brevis! Peixe com comportamento fantástico e não te deve dar muitas dores de cabeça :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais