Tpa's, quando é que é necessario?


Recommended Posts

Sei que esta questão pode parecer parva, mas porque é que fazemos Tpa's nos nossos aquas?

R: Porque as concentrações de algumas substancias sobem a niveis toxicos.

 

Será esta a resposta correcta? Se sim quais são os Valores Maximos Admissiveis desses parametros nos nossos aquas?

 

Podemos vigiar esses valores e em vez de fazer a Tpa semanalmente, fazemos quando necessario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou o mais indicado para responder a isso mas basicamente é essa a resposta mas não nos podemos esqueçer que TPA's servem tambem para repor alguns nutrientes(que vem com a agua apesar de não serem muitos)que se vao desgastanto no aqua. Quanto as valaores admissiveis tudo depende do tipo d epeixes que se tem no aquario porque o ph,gh,kh etc variam confoeme os peixes, ja o no2,no3 e nh4 tem que ser ter cuidado,deve de se ter valores baixos, nunca acima dos 0.5 mg/l (mesmo assim penso que 0.5 mg/l já e muito) a nao ser os nitratos que nos plantados podem tar mais elevados para as plantas poderem consumir mas tambem não muito elevado.

 

Se tiver errado corrigem-me porfavor

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso o meu aqua é plantado http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=156768#156768 mas mesmo assim acho que 0.5 mg/l de NO3 é excessivo :lol:

 

A ideia era arranjarmos uma tabela com valores comuns para que pudessemos ter uma referencia ...

 

tenho o aqua a 3 semanas e a unica coisa que tenho feito é repor a agua que evapora ( que não é pouco, tipo 2 litros de 2 em 2 dias ) e pelas analises que tenho feito ( NH4, NO3, P ), os valores não ascendem a valores toxicos nem pra la caminham... tão sempre bastante inferiores ao que sai na torneira, queria ver se amanha ou depois voltava a fazer outra ronda nos valores, visto 6ª feira chegarem inquilinos novos ( 5 x LDA25 -> 2 Machos + 3 femeas ) e queria a agua em boas condições :wink:

 

As plantas crescem a olhos vistos, algumas delas, pensei k tivessem morrido mesmo e afinal com o aumento de luz e com o CO2 verdejaram que é uma coisa parva, hoje já reduzi o tempo de luz para 11 horas porque já se vêm filamentosas :?

 

 

Mas basicamente mantenho a questão:

Podemos vigiar esses valores e em vez de fazer a Tpa semanalmente, fazermos quando necessario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será esta a resposta correcta? Se sim quais são os Valores Maximos Admissiveis desses parametros nos nossos aquas?

É difícil estipulares um valor máximo.

O valor máximo para mim é quando esses valores são prejudiciais para os peixes. Se nunca os atingires (falta de nitritos/amônia, etc) não quer dizer que não seja necessário fazer a TPA.

 

Podemos vigiar esses valores e em vez de fazer a Tpa semanalmente, fazemos quando necessario?

Na minha opinião não.

La está a tal questão referida pelo naysel:

não nos podemos esqueçer que TPA's servem tambem para repor alguns nutrientes(que vem com a agua apesar de não serem muitos)que se vao desgastanto no aqua.

 

tenho o aqua a 3 semanas e a unica coisa que tenho feito é repor a agua que evapora ( que não é pouco, tipo 2 litros de 2 em 2 dias )

Mesmo repondo água diariamente acho que nunca deve faltar a TPA.

Podes é se calhar fazê-la em menos quantidade de água...

 

Digo eu... :wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o aqua a 3 semanas e a unica coisa que tenho feito é repor a agua que evapora ( que não é pouco, tipo 2 litros de 2 em 2 dias ) e pelas analises que tenho feito ( NH4, NO3, P ), os valores não ascendem a valores toxicos nem pra la caminham...

 

Olá,

 

Apesar de já ter aquario há uns bons anos, sou apenas um amador.

Mas neste caso uma coisa é certa:

Já li, e tem lógica, que ao apenas acrescentarmos água para substituir a que evapora, estamos a aumentar a concentração de minerais e sais que vêm com a água de consumo e não evaporam.

 

Imagino portanto que a dureza da água estará assim sempre a aumentar, mesmo que os elementos biologicos estejam a ser correctamente reciclados.

 

 

Já agora e a proposito (se o tema estiver deslocado, p.f. ignorem), li algures que um tipo de caracóis é extremamente útil para filtrar justamente o calcareo da água (que usam para formar as conchas).

Se bem me recordo seriam os "Planorbis", aqueles com a concha em caramujo (tipo búzio).

Efectivamente já me apareceram caracois desses e não tive qualquer reflexo na saúde ou comportamento dos peixes nem encontrei danos de monta nas plantas (ao contrario do que acontece com os caracois com a concha em espiral, como os de jardim).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca considerei as TPAs como método de controlo de substâncias nocivas aos peixes, excepto claro, quando são feitas como meio de resolver um determinado problema.

 

Para mim as TPAs servem para repor os tais elementos que as plantas necessitam e retirar aquilo que desenvolve mais alguedo: fosfatos e nitratos.

 

Não faço nenhum controlo antes das TPAs, simplesmente faço as TPAs, ponto final e nunca me dei mal com isso. Se por um motivo qualquer tiver uma falha de mais de uma semana, é certinho que me aparecem algas.

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb faço TPA's por sistema para eliminar algum excesso de fosfatos e nitatros. As TPA's periodicas ajudam a controlar os factores que podem implicar o aparecimento de algas.

 

Normalmente faço TPA's com agua da torneira que estve em repouso 24h para reduzir o uso de produtos quimicos para condicionar a agua.

 

Ter no aqua alguma plantas de crescimento rápido, tb ajuda muito a controla-las. Apesar de precisarem de podas frequentes.

 

Qd acontece alguma alteração fora do normal as TPA servem muitas vezes para ajudar a resolver o problema ou a sua concentração.

 

Pat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão é simplicissima...

 

Tendo os nitratos e fosfatos em valores bons pas plantas consumirem, a dureza e ph tb nos pontos correctos, a amonia a zero... e sabendo que a agua da torneira vem com valores de amonia nada bons pos peixes mesmo... vou fazer TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha questão é simplicissima...

 

Tendo os nitratos e fosfatos em valores bons pas plantas consumirem, a dureza e ph também (palavra corrigida) nos pontos correctos, a amonia a zero... e sabendo que a agua da torneira vem com valores de amonia nada bons pos peixes mesmo... vou fazer TPA?

A resposta também é simples: sim, tens de fazer TPA. :wink:

 

Agora não percebi uma coisa: tens amônia na água da torneira? Qual é o pH dessa água? Se for um pH abaixo de 7.0 não precisas de te preocupar muito com a amônia. A amônia em pH's <7.0 é amoníaco. O amoníaco, desde que em quantidades reduzidas, não é prejudicial para os peixes.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podem informar-me, mesmo de forma reduzida, como efectuar as TPA's ?

 

Ou seja, basta simplesmente retirar N :D litros de agua e repor com agua directa da torneira?

 

A diferença de temperatura não é um problema ?

 

Agradeço a ajuda que possam dispensar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.