Recommended Posts

Publicado

Sou aquariofilista há apenas cinco meses. Comprei, há cerca de 1 mês seis barbos tigres e ontem presenciei uma cena lindíssima entre dois deles: olhavam um para o outro, juntavam as bocas tipo beijo e depois enrolavam os corpos e davam duas ou três voltas em espiral, frenéticas. Afastavam-se e repetiam a cena. Isto durante uns largos minutos. Os outros barbos juntavam-se a eles, mas estes não se incomodavam. Consegui gravar cerca de um minuto, mas depois fiquei sem bateria. Gostaria de saber algo sobre este comportamento. Será algum ritual? Foi lindíssimo e sinto-me afortunado por o ter presenciado. No entanto, um deles apareceu morto no dia seguinte. :arrow: Se alguém tiver alguma informação agradeço. Parabéns pelo site, que me tem sido mais útil do que possam imaginar. Acho que este site tem uma vertente altamente pedagógica, o que me deixa sempre vontade de o revisitar frequentemente.

Abraço. Daniel.

Publicado:

Olá Ni!!

BEm vindo ao Forum!!

Eu nunca tive barbos, mas pelo que descreves e com a morte de um deles no dia seguinte penso que eles estariam a lutar!!:arrow:

Mas aguarda outras opiniões pois, como te disse, nunca tive barbos.

AbraçO!!

Nuno Carvalho

Publicado:

Viva,

Tenho 4 Barbos e nunca presenciei uma cena como essas.

Os meus quando acasalam, o macho persegue a femea e quando esta se encontra receptiva, ele encosta-se lateralmente a ela, acoplando.

Nunca presenciei encostos de boca.

Publicado:

Essa cena que tu viste, era apenas uma luta, talvez o Barbo mais saudável persentiu que outro estaria mais fraco. Isso é normal em todos os peixes, mas principalmente nos Barbos.

In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.

Publicado:

Olá pessoal! Obrigado pelas boas-vindas e pelas explicações. Hoje aconteceu a mesma coisa, espero que não me morra mais nenhum Barbo :agrue:! Por momentos pensei que fosse algum ritual de acasalamento, mas o que é certo é que os Barbos comeram-no num instante. (Quando tiver captura de vídeo disponibilizo a cena, ok?)

Os Barbos são tidos como uma espécie agressiva para peixes com barbatanas longas, mas felizmente só brincam entre si e deixam os outros completamente em paz. Às vezes lá se metem com um Labeo Bicolor que tenho, mas este dá-lhes uma corrida e mostra-lhes quem manda.

Sinto-me muito bem-vindo no Fórum! Mais uma vez obrigado! :(

• 6 anos depois...
Publicado:
Viva,

Tenho 4 Barbos e nunca presenciei uma cena como essas.

Os meus quando acasalam, o macho persegue a femea e quando esta se encontra receptiva, ele encosta-se lateralmente a ela, acoplando.

Nunca presenciei encostos de boca.

Boas pessoal.

Sendo este o meu primeiro post, e até porque andava a pesquisar sobre comportamentos entre barbos.

Tenho 3 barbos a cerca de 1 mes, e de a 3 dias para ca denoto uma situação entre dois deles em que 1 se poe de cabeça para baixo(este sempre o mesmo)e roda entre si,tipo parafuso. e o outro vai depenicando mas sem causar qualquer tipo de ferimento.

Depois desatam a correr um atras do outro.E voltam ao principio.

Vamos ver o que será...se é so brincadeira.

Sérgio Figueiredo

Posted Image

Publicado:

Tens alimentado minimamente os barbos?? Tenho 6 barbos num aquário comunitário e até hoje só notei alguma agressividade quando passaram fome.

A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.