Visitante Publicado Novembro 25, 2003 Publicado Novembro 25, 2003 Sou aquariofilista há apenas cinco meses. Comprei, há cerca de 1 mês seis barbos tigres e ontem presenciei uma cena lindíssima entre dois deles: olhavam um para o outro, juntavam as bocas tipo beijo e depois enrolavam os corpos e davam duas ou três voltas em espiral, frenéticas. Afastavam-se e repetiam a cena. Isto durante uns largos minutos. Os outros barbos juntavam-se a eles, mas estes não se incomodavam. Consegui gravar cerca de um minuto, mas depois fiquei sem bateria. Gostaria de saber algo sobre este comportamento. Será algum ritual? Foi lindíssimo e sinto-me afortunado por o ter presenciado. No entanto, um deles apareceu morto no dia seguinte. Se alguém tiver alguma informação agradeço. Parabéns pelo site, que me tem sido mais útil do que possam imaginar. Acho que este site tem uma vertente altamente pedagógica, o que me deixa sempre vontade de o revisitar frequentemente. Abraço. Daniel.
Nuno Carvalho Publicado: Novembro 25, 2003 Publicado: Novembro 25, 2003 Olá Ni!! BEm vindo ao Forum!! Eu nunca tive barbos, mas pelo que descreves e com a morte de um deles no dia seguinte penso que eles estariam a lutar!! Mas aguarda outras opiniões pois, como te disse, nunca tive barbos. AbraçO!! Nuno Carvalho
Visitante Publicado: Novembro 25, 2003 Publicado: Novembro 25, 2003 Viva, Tenho 4 Barbos e nunca presenciei uma cena como essas. Os meus quando acasalam, o macho persegue a femea e quando esta se encontra receptiva, ele encosta-se lateralmente a ela, acoplando. Nunca presenciei encostos de boca.
Madiques Publicado: Novembro 25, 2003 Publicado: Novembro 25, 2003 Essa cena que tu viste, era apenas uma luta, talvez o Barbo mais saudável persentiu que outro estaria mais fraco. Isso é normal em todos os peixes, mas principalmente nos Barbos. In a world without walls and fences, who needs WINDOWS and GATES.
Visitante Publicado: Novembro 25, 2003 Publicado: Novembro 25, 2003 Olá pessoal! Obrigado pelas boas-vindas e pelas explicações. Hoje aconteceu a mesma coisa, espero que não me morra mais nenhum Barbo ! Por momentos pensei que fosse algum ritual de acasalamento, mas o que é certo é que os Barbos comeram-no num instante. (Quando tiver captura de vídeo disponibilizo a cena, ok?) Os Barbos são tidos como uma espécie agressiva para peixes com barbatanas longas, mas felizmente só brincam entre si e deixam os outros completamente em paz. Às vezes lá se metem com um Labeo Bicolor que tenho, mas este dá-lhes uma corrida e mostra-lhes quem manda. Sinto-me muito bem-vindo no Fórum! Mais uma vez obrigado!
giomorales Publicado: Dezembro 14, 2009 Publicado: Dezembro 14, 2009 Viva, Tenho 4 Barbos e nunca presenciei uma cena como essas. Os meus quando acasalam, o macho persegue a femea e quando esta se encontra receptiva, ele encosta-se lateralmente a ela, acoplando. Nunca presenciei encostos de boca. Boas pessoal. Sendo este o meu primeiro post, e até porque andava a pesquisar sobre comportamentos entre barbos. Tenho 3 barbos a cerca de 1 mes, e de a 3 dias para ca denoto uma situação entre dois deles em que 1 se poe de cabeça para baixo(este sempre o mesmo)e roda entre si,tipo parafuso. e o outro vai depenicando mas sem causar qualquer tipo de ferimento. Depois desatam a correr um atras do outro.E voltam ao principio. Vamos ver o que será...se é so brincadeira. Sérgio Figueiredo
Sr.Silva Publicado: Dezembro 17, 2009 Publicado: Dezembro 17, 2009 Tens alimentado minimamente os barbos?? Tenho 6 barbos num aquário comunitário e até hoje só notei alguma agressividade quando passaram fome. A vaca louca morreu afogada porque foi namorar o peixe boi.
Recommended Posts