O melhor substrato?


Visitante

Recommended Posts

olá!

 

este assunto gera grande polémica, uns dizem que é melhor utilizar substratos ferteis, outros dizem que não.

 

as pessoas que utilizam substratos ferteis defendem que não vai haver algas pois os nútrientes não saem do substrato devido á grande camada de areia ou areão fino.

 

eu acho que isto é pouco certo, existe sempre, mesmo que em poucas quantidades, difusão simples.

 

outro dos pontos negativos dos substratos ferteis é que não se pode dosear consoante as necessidades do dia-a-dia todos os nútrientes.

 

sem usar substrato fertil e utilizando-se bons fertilizantes conseguem-se excelentes resultados, com a vantagem de se poder dosear tudo e se for preciso por alguma emergencia suspender totalmente a fertilização.

 

isto é o meu ponto de vista, não quer dizer que esteja certo.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de saber como manter o musgo.

Estou farto de comprar e ao fim de 2/3 semanas vai ficando acastanhado e acaba por morrer.

Já atei a troncos e junto a pedras mas nada feito. Com outras plantas

não tenho problemas. :D [/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O musgo não necessita de muita luz. Aliás em livros ves que 25watts por litro é suficiente. No entanto para um crescimento espetacular é necessário bastante luz. Qual a luz que tens? Pode ser que não estejas a respeitar as exigencias da planta em termos de qualidade da água. Quais os teus parametros?

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, obrigado pela tua mensagem.

O meu signo também é Peixes e sou do Seixal.

A iluminação que tenho é duas lâmpadas de 25W cada ( 1 Power -Glo e 1 Aqua-Glo. Estão ligadas cerca de 9H por dia. O PH é de 6,8. Faço mudanças regulares de água.

Julgo que tenho algas (pontos verdes ) a mais nos vidros que vou limpando nas mudanças de água.

Um abraço, estou a gostar de comunicar com pessoas que gostam deste hobbie. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tas,

 

Não sei te dizer ao certo se é melhor usar ferteis ou não mas uma coisa é certa: estou mesmo ancioso por experimentar esses substractos e até acho que se não exagerar-mos na quantidade de substrato fertil estaremos a proporcionar as nossas plantas um ambiente unico para se desenvolverem... maior parte delas alimentam-se pelas raizes e é um pouco dificil adubar com abudo liquido e fazer com que este seja absorvido pelas raizes. Além disso se o substrato é fertil só as plantas conseguirão absorver os nutrientes deixando as algas arrasadas. Já vi montagens de aqua com estes tipos de substrato e os resultados são fantasticos.

 

Se alguem tiver experiencia avise-me

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de saber como manter o musgo.
.

O meu musgo de java está num aqu. de 80L s/ substrato mas com 5 casais de fal. neôns e respectivos filhotes e uma lâmpada de halogéneo ligada 24 Horas p/ dia.

João Geirinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Em relação aos substratos muito já se tem falado, desde fertilizantes comerciais (Terralit, Flourite, TIS, entre outros) e os caseiros (humus que os brasileiros agora têm em moda, laterita, turfa, etc).

 

Eu sou da mesma opinião do taslixado, muito por experiência própria. No ínicio das montagens dos meus plantados colocava sempre uma grande fertilização de substrato, resultado: algas e mais algas, devido ao elevado teor de nutrientes presente na água. Os aquários demoravam cerca de 6 meses até estabilizar. Agora apenas coloco cascalho ou arião e fertilização, só líquida, tenho tipo muito melhores resultados, e os aquarios estabilizam em mais ou menos de 2 meses.

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

maior parte delas alimentam-se pelas raizes

 

enganas-te, maior parte das plantas alimenta-se através das folhas, algumas só possuem raízes para se fixarem.

as poucas plantas que se alimentam pela raíz são: Echinodorus sp. Cryptocoryne sp. Vallisneria sp. e pouco mais, mesmo estas conseguem absorver nútrientes só pelas raízes.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Que grande confusão :!:

Já temos aqui dois assuntos misturados, o substracto do elio e o musgo de java do loya.

Loya devias ter posto a tua questão num tópico proprio, assim obterias mais respostas, e seria mais facil para outras pessoas que tivessem a mesma duvida pesquisarem.

 

Quanto ao musgo:

Fazes adubação liquida? Tens 2x25W mas qual o tamanho do aqua? O musgo fica à sombra de alguma planta?

 

 

Quanto ao substracto:

Tenho muito pouca experiencia quando comparado com vocês, mas não é por isso que deixo de ter a minha opinião, e gostaria de que outros mais experientes a comentasem/criticassem. :arrow:

Quando adubamos o substracto não estamos a dar vantagem às plantas em relação às algas? Este tipo de fertilização, apesar das fugas (como o taslixado disse)que possa haver para a coluna de agua, apenas vai estar disponivel para as plantas. Incluindo o ferro que como sabemos em contacto com o oxigeneo fica numa forma não assimilavel, ao estar no substracto, um meio sem oxigeneo (ou quase) será mais facilmente assimilado.

É por isso importante para evitar a contaminação da coluna de agua e para manter um meio sem oxigeneo, um substracto com uma altura razoavel.

Se vai haver algas por causa das fugas de nutrientes do substracto, então mais algas haverá se colocarmos fertilizante directamente na agua.

 

Se disse alguma barbaridade digam...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente João!

 

Mesmo quase todas as plantas alimentando-se pelas folhas ( segundo disse o tas - eu não concordo muito mas deve ser verdade ) se por acaso algum nutriente se escapasse para a agua ( e sejamos realistas, escapa sempre qualquer coisinha ) as plantas estariam logo a absorver esses nutrientes. O problema seria se se escapasse muita quantidade. O teu raciocinio é bom.

 

Tas: tens mesmo a certeza que todas as outra plantas só se alimentam pelas folhas? não poderão alimentar-se pelas raizes também?

 

Eu vou experimentar usar humus com um pouco de argila no meu aqua depois de o restaurar. Eu depois conto os resultados.

 

Paiva: Fala-nos da tua experiência com esses substractos...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

o ferro que é introduzido pelos fertilizantes liquidos está quelado por (EDTA), não oxida assim tão facilmente.

não haverá tantos problemas com algas por causa do fertilizante liquido que por causa do substrato, é que do substrato vêm nútrientes DESCONTROLADAMENTE, enquanto que os fertilizantes liquidos são introduzidos controladamente.

 

as outras plantas não se alimentam só pelas folhas, elas também se alimentam pelas raízes, mas em quantidades muito menores que pelas folhas.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

querem saber qual é o melhor areão?

 

Areão "velho", com os dejectos dos peixes (material orgânico)...

:agrue:

com altura de pelo menos 10-15 cms

 

 

 

Mesmo quase todas as plantas alimentando-se pelas folhas ( segundo disse o tas - eu não concordo muito mas deve ser verdade

 

é verdade porque isto trata-se de um meio aquático, as substâncias gostam muito de estar em solução na água, se elas comessem só pelas raízes morriam de fome, já que os nutrientes do areão se escapam...

 

quando digo que areão velho é melhor, é porque neste caso começamos a não necessitar de tanto fertilizante liquido, porquê?

 

Porque lá em "baixo" criam-se ambientes anaeróbicos e ácidos (em presença de substâncias orgânicas, sem O2), e isto é excelente para colocar certos elementos na forma acessivel pelas plantas ...

por exemplo reduzir o Fe3+ em Fe2+.

 

ferro há com fartura em qualquer aquário ou qualquer água da companhia...o problema é que está sempre na forma não solúvel na água, na forma não acessivel pelas plantas Fe3+, por isso, mesmo com ferro em quantidades elevadas, temos de colocar fertilizantes com ferro e outros elementos...

 

O ferro dos fertilizantes costuma vir na forma quelada com EDTA, só que este EDTA é fácilmente degradável em ambientes alcalinos, dura pouco tempo e não é por isso lá grande coisa em ambientes alcalinos...

mais uma razão para termos alguma altura de areão (zonas anaeróbicas, ácidas)...

Até menos quantidade de fertilizante liquido em aquários com areão maduro são mais eficientes...

:(

 

só vantagens...

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, eu para o meu aqua plantado de 200L estou a pensar fazer um substracto assim:

 

- uma fina camada de terra vegetal com turfa

- uma camada de areão com laterita (misturados)

- uma camada de areão maior com tetra initial sticks

 

Mais tarde vou começar a pôr Co2 caseiro e fertelizante líquido.

 

E como já disse noutro tópico, vou seguir o cnoselho do António Vitor e por logo de ínicio muitas plantas e algumas delas de crescimento rápido (cabombas, valisnérias, etc....)

 

Cumps

 

Duarte

 

(em relação ao musgo, eu tb tenho um e não consigo que ele cresça e fica sempre castanho tb, e tenho adubação líquida e co2 caseiro- os musgo de java não é tão fácil de cuidar como dizem)

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

querem saber qual é o melhor areão?

 

Areão "velho", com os dejectos dos peixes (material orgânico)...

:x

com altura de pelo menos 10-15 cms

 

é como tenho o meu! o problema é que se mexer um pouco no areao (o que tento evitar ao maximo, mas por vezes lá é preciso fazer umas podas e replantar) é frequente livertar-se umas bolhas de um "gaz"! tenho nesse aquario discos e ram (considerados peixes sensiveis) e nunca tive qq problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aonde é que se pode comprar a turfa?

A Turfa (alguma parte) vem na terra vegetal, a questão é perguntares ao vendedor qual a percentagem de turfa que a terra tem.

A terra que eu compro tem cerca de 25/30% de turfa.

 

cumps

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

viva, eu uso flourite no meu aqua, se fosse hoje gastaria muito menos $$, e colocaria um areão normal, mesmo colocando susessivas camadas de areão para que a camada fertil fique “isolada” do contacto com a água, depois de replantar algumas vezes fica tudo misturado. Além disso deveria-se pensar primeiro nas plantas que se vai ter e sobretudo em que quantidade. Um substrato rico não significa uma garantia de bom desenvolvimento das plantas.

 

Duarte, as valisnérias vão agradecer esse substrato, o problema é que quando crescerem vão tapar a luz das cabombas, e depois vais ter de as cortar, enfraqueces a planta e esta fica com algas, além disso acho que tens ai uma verdadeira bomba para o aparecimento de algas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sergio: vou desmontar o meu aqua e colocar substrato fertil. acho que vai melhorar o desenvolvimento das minhas plantas echinodorus e valisnérias. Sinceramente prefiro ter de cortar as folhas para não tapar a luz do que olhar para as plantas e ve-las raquiticas por não terem bom substrato. Se os brazileiros conseguem ter desses aqua tão lindos como os que vejo então eu tb consigo...

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, o que digo a quem tem valisnérias, é que se as quer ter então terá de ter um aquário escuro, porque é preciso muitos cortes mesmo muitos a planta mão aguenta e fica fragilizada, eu chegava a cortar cerca de 50cm todas as semanas, é uma planta que dá para ver crescer e enquanto as tive mais nenhuma se desenvolveu bem, na altura tb tinha muitas (cerca de 50) egerias, era uma combinação demolidora. Com tanto corte que fiz elas ganharam algas, até que as deixei crescer até me ver livre destas plantas. Quando as tirei muitas valisnérias e egerias tinham mais de 150mm. Por isso até aconselho um substrato pouco rico se não aquilo torna-se uma praga, as minhas echinodorus não cresceram nada naquela altura. Mas eu não sou contra os substratos ferteis, só por dizer que se tivesse de montar outra vez não faria questão nisso. Penso que é preferivel o uso de pastilhas num local, do que o aquário ser uma autentica “pastilha”. Eu já tive muitas plantas que retiravam nutrientes pelas raizes, e agora estou a colocar plantas de caule que pouco retiram do substrato. Mesmo com o decorrer do tempo o substrato mais “pobre” vai ficando rico com a decomposição das folhas, restos de alimentos ou dejectos, e enquanto isto não acontece também não terás problema de algas, pois mesmo colocando de início muitas plantas, as algas terão sempre alguma vantagem com um substrato fértil.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais