Recommended Posts

Publicado

meus amigos, tenho seguido o conselho de pesquisar antes de perguntar, mas sinto-me ainda um pouco "nú" no que respeita à satisfação da minha duvida:

Qual é a diferença de uma bomba de ar e do sistema Co2 Caseiro?

Ambos fazem o mesmo papel? Ou a unica diferença é o custo deste processo, sendo o sistema caseiro mais económico que a bomba de ar?

Obrigados a todos...

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Publicado:

Fazem o processo inverso um do outro, ou seja:

- A bomba de ar irá provocar agitação na superficie da agua, o que leva a trocas gasosas enriquecendo a agua em O2 em detrimento de CO2

-O Sistema de CO2 irá provocar um aumento da concentração de CO2 na agua, ideal para as plantas pois efectuam elas a oxigenação da agua, atraves das trocas gasosos gasto do C e Libertação de O2.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

deixa-me ver se eu percebi....

As plantas preferem ter Co2 a bombar la para dentro para transformar em O2, do que já ter O2 porque assim não podem fazer a transformação?

A Bomba de ar faz então alguma falta?

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Publicado:

Na minha opinião só faz falta durante a noite se tiveres CO2 Caseiro.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:
Na minha opinião só faz falta durante a noite se tiveres CO2 Caseiro.

Nem isso. :?:

Se o CO2 caseiro for feito com as medidas da receita mais vista aqui no fórum, então não é perigoso desde que o aquário não esteja hiper lotado e as plantas sejam em número suficiente.

Eu usei bomba à noite durante alguns meses, depois acabei por tirar e fazer testes de pH e dureza e até pôr um daqueles aparelhitos de medida apenas para concluir que podía (e devía) injectar mais CO2. Desde então tenho injectado CO2 com doses a dobrar e anda tudo feliz no aquário.

É só a minha experiência... :)

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

concordo com o Vlad.

No meu caso, nunca usei bomba de ar e tenho permanente injecção de CO2 no aquário.

Passou-se a fase em que se ouvia dizer que se deveria ligar a bomba à noite, mas acho que essa moda passou... desde que não faças injecção excessiva de CO2 e não tenhas peixes em excesso no aquário, não te preocupes que não lhes falta "o ar" :D

aconselho-te a não usares bomba de ar, deixa o CO2 ligado dia e noite e vai prestando atenção, nos primeiros dias, ao comportamento dos peixes... em especial no período nocturno.

boa sorte.

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

No meu caso, também não uso bomba de ar.

"Desligo" o Co2 cerca de 2/3 horas depois de se apagarem as luzes, pois e segundo sei, a absorção de Co2 continua "pela noite dentro", pois existe acumulação de partículas energéticas (ATP) durante a fase da fotossíntese dependente da luz, assim não só podemos como devemos manter o Co2 mais algum tempo depois de se desligarem as luzes, sem qualquer risco pois as plantas vão continuar a absorve-lo.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!