flecha Publicado Maio 5, 2005 Publicado Maio 5, 2005 meus amigos, tenho seguido o conselho de pesquisar antes de perguntar, mas sinto-me ainda um pouco "nú" no que respeita à satisfação da minha duvida: Qual é a diferença de uma bomba de ar e do sistema Co2 Caseiro? Ambos fazem o mesmo papel? Ou a unica diferença é o custo deste processo, sendo o sistema caseiro mais económico que a bomba de ar? Obrigados a todos... Citar Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti. Cumps, Flecha
rasec Publicado: Maio 5, 2005 Publicado: Maio 5, 2005 Fazem o processo inverso um do outro, ou seja: - A bomba de ar irá provocar agitação na superficie da agua, o que leva a trocas gasosas enriquecendo a agua em O2 em detrimento de CO2 -O Sistema de CO2 irá provocar um aumento da concentração de CO2 na agua, ideal para as plantas pois efectuam elas a oxigenação da agua, atraves das trocas gasosos gasto do C e Libertação de O2. Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
flecha Publicado: Maio 5, 2005 Autor Publicado: Maio 5, 2005 deixa-me ver se eu percebi.... As plantas preferem ter Co2 a bombar la para dentro para transformar em O2, do que já ter O2 porque assim não podem fazer a transformação? A Bomba de ar faz então alguma falta? Citar Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti. Cumps, Flecha
rasec Publicado: Maio 5, 2005 Publicado: Maio 5, 2005 Na minha opinião só faz falta durante a noite se tiveres CO2 Caseiro. Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Vlad Publicado: Maio 5, 2005 Publicado: Maio 5, 2005 Na minha opinião só faz falta durante a noite se tiveres CO2 Caseiro. Nem isso. Se o CO2 caseiro for feito com as medidas da receita mais vista aqui no fórum, então não é perigoso desde que o aquário não esteja hiper lotado e as plantas sejam em número suficiente. Eu usei bomba à noite durante alguns meses, depois acabei por tirar e fazer testes de pH e dureza e até pôr um daqueles aparelhitos de medida apenas para concluir que podía (e devía) injectar mais CO2. Desde então tenho injectado CO2 com doses a dobrar e anda tudo feliz no aquário. É só a minha experiência... Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
FILIPEALMEIDA Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 concordo com o Vlad. No meu caso, nunca usei bomba de ar e tenho permanente injecção de CO2 no aquário. Passou-se a fase em que se ouvia dizer que se deveria ligar a bomba à noite, mas acho que essa moda passou... desde que não faças injecção excessiva de CO2 e não tenhas peixes em excesso no aquário, não te preocupes que não lhes falta "o ar" :D aconselho-te a não usares bomba de ar, deixa o CO2 ligado dia e noite e vai prestando atenção, nos primeiros dias, ao comportamento dos peixes... em especial no período nocturno. boa sorte. Citar Abraço, Filipe Almeida APC #484
mr.p Publicado: Maio 7, 2005 Publicado: Maio 7, 2005 No meu caso, também não uso bomba de ar. "Desligo" o Co2 cerca de 2/3 horas depois de se apagarem as luzes, pois e segundo sei, a absorção de Co2 continua "pela noite dentro", pois existe acumulação de partículas energéticas (ATP) durante a fase da fotossíntese dependente da luz, assim não só podemos como devemos manter o Co2 mais algum tempo depois de se desligarem as luzes, sem qualquer risco pois as plantas vão continuar a absorve-lo. Citar
Recommended Posts