TPA´s


Recommended Posts

Não procuraste como deve ser.

 

Existem milhares de posts sobre esta questão. :cool2:

 

 

Respondendo em duas frases:

10% por semana

O Garrafão mais barato que encontrares dentro do PH que desejas.

Editado por WarMode
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson!!

WarMode não podia discordar mais com o que disseste...

 

Deste essa informação como se fosse algo igual em todos os aquarios.

 

Nelson cada aquario é um aquario e tudo depende da tua fauna e flora

 

Se tens aquarios com pouca fauna e muita flora as tpa´s vão ser reduzidas. se tem aquarios com pouca ou nenhuma flora e muita fauna as tpa´s vao ter de ser mais frequentes e em maior quantidade

 

Tenho um aquario em que faço 35% tres em tres dias e outro aquario em que mal faço 10% semanas, simplesmente porque no 1º tenho poucas plantas e o segundo tem plantas que é uma loucura

 

Como é que é o tem aquario? tamanho? fauna ? flora e filtros?

Abraço

Editado por Magikarp
  • Votar + 1

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário é uma hobby para o meu filho se entreter.

 

comprei alguns guppys, uns barbos e um pleco e morreram praticamente todos.

 

IMG_2399_zps88396fac.jpg

 

 

entretanto comprei mais uns guppys e 2 plecostumos e vão andando.

 

 

Talvez faça um tpa de metade da àgua para ver se isto vai ao sitio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelson!!

WarMode não podia discordar mais com o que disseste...

 

Deste essa informação como se fosse algo igual em todos os aquarios.

 

(...)

 

Bom dia,

 

Podes discordar à vontade, é para isso que servem forum's públicos. :cool2:

 

Quer queiras quer não, o que eu disse é a regra que traz mais consenso, e que mais gente usa. Para uma utilização dita normal de um aquário para o comum dos mortais, se cumprir a regra dos 10%/semana, não deverá ter problemas.

 

Agora como tudo na vida, há peso e medida e por isso, não existem regras que não tenham excepções ou não possam ser adaptadas. Se alguém tiver um aquário de 20L e meter lá 10 pletoscomus, não há TPA's que lhe valham, nem a 50% todos os dias (viva as hipérboles).

 

Disseste que "não podias discordar mais com o que eu disse", e duas linhas depois dizes que fazes uso da regra dos 10%/semana.. se calhar não há assim uma discordância tão vincada como afirmas existir :tongue:

 

 

Apesar da falta de informação, para a utilização que o Nelson Rocha dá ao aquário, os 10% devem chegar bem.

 

(Venha lá mais uma dose de imensa discordância! :dance: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

(Venha lá mais uma dose de imensa discordância! :dance: )

 

Vem mesmo ;)

 

10% É mesmo muito baixo para o comum dos aquarios, um minimo de 25/30% semanais deve ser a base para aquarios simples como o do Nelson

 

Eu utilizo os 10%semanais num dos meus aquarios porque tal como disse é um aquario quase sem fauna e com uma grande quantidade de flora, dai os 10%

 

Nelson esses plecostumos são peixes para ficar com 50cm cada um :s é melhor devolver esses os dois e se quiseres compras mais um ou dois guppys

Sim, podes adicionar a agua toda de uma vez sem problema

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a concentrar-te nas TPAs mas há coisas tão ou mais importantes.

 

Dizes que morreram praticamente todos:

Quanto tempo tem o aquário?

Como lavas o filtro?

Que outras manutenções fazes no aquário?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warmode:

10%? Isso é apenas uma reposição para muito aquarios. É uma RPA

 

Nelson:

Aconselho de 20% a 30%, mas nada melhor do que ires fazendo testes e não adicionares mais peixes até estabilizar. Depois disso vai introduzindo poucos peixes de cada vez, para não desestabilizar.

Pela imagem parece que o aquario é pequeno, e não vais poder introduzir mais peixes. Quantos litros leva?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Vem mesmo ;)

 

10% É mesmo muito baixo para o comum dos aquarios, um minimo de 25/30% semanais deve ser a base para aquarios simples como o do Nelson

 

Eu utilizo os 10%semanais num dos meus aquarios porque tal como disse é um aquario quase sem fauna e com uma grande quantidade de flora, dai os 10%

 

Nelson esses plecostumos são peixes para ficar com 50cm cada um :s é melhor devolver esses os dois e se quiseres compras mais um ou dois guppys

Sim, podes adicionar a agua toda de uma vez sem problema

 

Se o aquário tem peixes abaixo do limite máximo, plantas vivas, e não há sobrealimentação.. 10% por semana é mais que suficiente. Até há quem faça 10% uma vez por mês.. (que eu não defendo).

 

E atenção que adicionar 50% de água nova fria, pode criar oscilações de temperatura não desejáveis em peixes que já em si estão sensíveis dos vários problemas que o aquário aparenta ter. Não é assim tão linear o que afirmaste (lá estamos nós a discordar fortemente outra vez :happy: )

 

 

 

Warmode:

10%? Isso é apenas uma reposição para muito aquarios. É uma RPA

 

(...)

 

Tens a certeza que é uma RPA? não será antes uma DPA(Devolução parcial de água) ? ou então se calhar é um reembolsar parcial de água, ou um renovar parcial de água! :dance:

 

Tou a meter-me contigo no sentido de explicar que para este utilizador, que nota-se o desconhecimento no hobby, vir para aqui confundir não ajuda. :cool2:

 

Em relação ao que me foi dirigido pessoalmente, e já que insistes em semântica, então é simples:

Se tiras 10%, e pões de volta 10%, então lamento mas é uma troca! Ninguém disse que era esperar que o aquário evaporasse 10% da água para ressarcir esses 10% (olha encontrei outro sinónimo... :happy: )

 

Portanto o que eu sugeri, e sendo o aquário em questão tão pequeno, é uma troca parcial de água, não é nenhum dos outros sinónimos que escrevi neste post :bleh:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Se o aquário tem peixes abaixo do limite máximo, plantas vivas, e não há sobrealimentação.. 10% por semana é mais que suficiente. Até há quem faça 10% uma vez por mês.. (que eu não defendo).

 

 

Então secalhar tinha sido boa ideia referir isso mesmo ;) e não simplesmente (sem saber nada do aquario) dizer que 10% seria o suficiente

 

Como podes ver o aquario tem dois plecos que produzem muita sujidade e no que toca a plantas não tem nada que faça a diferença

 

Logo consegues concluir que 10% nunca seria suficiente ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Então secalhar tinha sido boa ideia referir isso mesmo ;) e não simplesmente (sem saber nada do aquario) dizer que 10% seria o suficiente

 

Como podes ver o aquario tem dois plecos que produzem muita sujidade e no que toca a plantas não tem nada que faça a diferença

 

Logo consegues concluir que 10% nunca seria suficiente ;)

 

Continua a novela :doofywave:

 

Eu respondi à pergunta original que não referia absolutamente nada sobre o aquário em questão, sendo a resposta então do âmbito generalista. Por mim, continua certa. :cool2:

 

(Não queres comentar a história do adicionar 50% de agua duma vez não fazer mal nenhum? :tongue: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

(Não queres comentar a história do adicionar 50% de agua duma vez não fazer mal nenhum? :tongue: )

 

Quero Pois :smile2:

 

Adicionar 50% de agua de uma vez não faz mal nenhum desde que se tenha atenção a temperatura ;)

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warmode:

Eu só quero deixar a nota para que a tua regra não se torne uma regra geral de tpas. Porque no futuro quando iniciados, ou pessoas com duvidas em tpas vierem ler este topico, não cometam o erro dos 10%. Digo erro, porque a probabilidade de tpa´s de 10% darem para o torto é muito maior que tpa´s de 25%

 

Para semânticas e sinónimos, reposição é porque eu estou a referir-me a evaporação da agua. Desculpa se não mencionei, mas pensei que com a tua experiência em tpa,s percebesses logo ao que me estava a referir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Warmode:

Eu só quero deixar a nota para que a tua regra não se torne uma regra geral de tpas. Porque no futuro quando iniciados, ou pessoas com duvidas em tpas vierem ler este topico, não cometam o erro dos 10%. Digo erro, porque a probabilidade de tpa´s de 10% darem para o torto é muito maior que tpa´s de 25%

 

Para semânticas e sinónimos, reposição é porque eu estou a referir-me a evaporação da agua. Desculpa se não mencionei, mas pensei que com a tua experiência em tpa,s percebesses logo ao que me estava a referir.

 

Pensaste que com a minha "experiência em TPA's" eu percebesse logo... muito bom biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Eu também gosto de insultos por sarcasmo, mas apenas com amigos... como não te conheço de lado nenhum, ficamos por aqui. :cool2:

 

 

Pequena nota: Repara como eu e o Magikarp discordamos, mas conseguimos educadamente manter uma discussão racional sem uso de insulto para ganhar argumentos. ;)

Editado por WarMode
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tpa, Tpa à parte o Magikarp tem razão. Antes de respondermos às questões levantadas por quem nos pede aconselhamento convém saber o que cada aquário tem. Não há cá respostas generalistas, há sim respostas correctas e fundamentadas de acordo com o ecossistema de cada um, daí insistir sempre que nos facultem o máximo de informação antes de darmos a nossa opinião.

 

Quanto ao aquário do Nelson, falta ainda a informação sobre litragem, parâmetros de agua (pH, gH, kH, temperatura,amónia,nitritos, nitratos, etc) alimentação usada e em que quantidades, filtragem, iluminação, fertilização, etc, etc.

Observado a foto que colocaste aconselho que retires as plantas de plástico e que retires a planta que tens ainda dentro do vaso e a coloques no areão.

Os plecos que muitos lojistas continuam a impingir aos clientes incautos como sendo limpa-fundos esquecendo-se de informar que em adultos atingem tamanhos enormes não são de todo a melhor escolha para um aquário desse tamanho. Se possível troca por umas coridoras ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única informação química da água que tenho de momento é o ph 7.8.

 

O meu aquário foi um presente para o meu filho de 2 anos, e ele "bate mal" com os plexos, adora.

 

Fiz um teste com metade de água da torneira e metade do luso e ficou nos 7.0.

 

Quando à alimentação são os flocos normais.

 

É um aquário com 40 l com um lâmpada de 7w salvo erro.

 

O filtro é um fluvial interno de 200 l hora

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se agora a fauna que tens é os plecos e os guppies o pH a 7,8º não é assim tão mal como pensas. Pior que ter esses valores de pH é andares a fazer mudanças bruscas por mais cuidado que tenhas na entrada de agua nova. Mais vale arranjares um pequeno tronco que irá amaciar a agua baixando gradualmente os valores. Podes também arranjar umas pinhas de amieiro ou folhas secas de carvalho, plátano ou amendoeira da índia. O tronco pode ser utilizado também como cabide:) para plantas de rizoma ou musgos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.