Criaçao de corydoras (neste momento sterbai :D)


polnadal

Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

Boas Ricardo,

 

obrigado, a verdade é que as corys tem dado uma trabalheira que não imaginas,... quase parece que este a criar discus :D:D:D

Deixo alguma atualização dos meninos com 3-6 semanas:

 

SAM_8009_zps1ab00c73.jpg

SAM_8007_zps708cd09f.jpg

 

https://www.youtube.com/watch?v=W0FWa8X-vO8&list=UUGWULBddHyGG1XcXHDpkv6A

 

abraço,

 

Pol

Editado por polnadal
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Parabens pelo sucesso, está muito bem. Eu frequentemente reproduzi vivíparos, danios, conchiculas e bettas, mas agora decidi mudar para outro tipo de reprodução. Tenho 11 corydora pygmeu 6 corydoras aenus e 2 corydoras albinas, num aquário de 25l, costumo tê-las em aquários maiores, mas estou a tentar reproduzi-las, já fiz TPA com água um pouco mais fria, utilizei bombas de ar para aumentar o Oxigênio, baixei uns graus a temperatura, mas passado duas semana continuo sem sucesso, alimento frequentemente. Alguém tem mais algum conselho?
Espero resposta!

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

 

Parabens pelo sucesso, está muito bem. Eu frequentemente reproduzi vivíparos, danios, conchiculas e bettas, mas agora decidi mudar para outro tipo de reprodução. Tenho 11 corydora pygmeu 6 corydoras aenus e 2 corydoras albinas, num aquário de 25l, costumo tê-las em aquários maiores, mas estou a tentar reproduzi-las, já fiz TPA com água um pouco mais fria, utilizei bombas de ar para aumentar o Oxigênio, baixei uns graus a temperatura, mas passado duas semana continuo sem sucesso, alimento frequentemente. Alguém tem mais algum conselho?

Espero resposta!

Obrigado.

 

Boas Luiji,

 

sinceramente, eu cheguei a manter 4 especies de corys e só tive suceso com 1.

Os conselhos que posso dar são a maioria procurados em forums e livros.

 

Conselhos para o teu caso:

A quantidade de peixes que estas a dizer num aquário de 25l é excessiva, eu sei que cada pessoa tem as suas regras mas se quiseras ter reproduçao vas ter que tentar dar aos teus peixes as melhores condições possíveis. Há uma regra básica para principiantes e aquariofilos de nivel meio que diz 1 litro por cm de peixe (ADULTO): 11 corydora pygmeu 6 corydoras aenus e 2 corydoras albinas = 11 x 3cm + ((6 + 2) * 7cm ) = 89 cm = 89 litros. Como podes ver, tens mais do triplo de peixes do que deverias. O meu conselho é que tires as aeneus e as albinas (que normalmente também são aeneus) para outro aquário maior.

Há outro conceito básico que as vezes dá problemas com a malta que qyer reproduzir peixes: há quem gosta de aquascapping, há quem gosta de peixes de muitos cores e formas e há quem gosta de reproduzir peixes, mas isso são 3 exemplos de modalidades diferentes e os teus aquários tem qu ser preparados para cada uma de elas, a que tu escolhas. Se queres ter reprodução, ja embora digo que vás precisar de 2-3 aquários para cada espécie: O aquário para os adultos (30-50l), o aquário para as crias em fase "larval" = 5-10 litros, e um aquário para as crias crescer de 1cm até os 3-4 cm (25-40 l). Eventualmente podes usar 2 aquários e meter as crias com 1cm no aquário dos adultos depende da quantidade. As crias de 1-3 cm vão comer as crias de 1 dia a 3-4 semanas, eu tenho posturas cada 8 dias pelo que não consigo trabalhar facilmente com 2 aquários.

 

Conselhos gerais:

Tenta ter um aquário com espaço para elas nadar, poca altura mas muito comprido.

Sem chegar a ter a agua com pesima qualidade, deixa de fazer TPA's 2 ou 3 semanas, e depois fazes uma grande com agua a temperatura ambiente (IMPORTANTE: este é um conselho com perigo, não sei se o teu aquário está bem equilibrado, se tens uma quantidade excesiva de peixes ou se o aquário não estiver bem equilibrado (um aquário bem equilibrado tem funcionado pelo menos 6 meses e não tem dado surpresas). Se não é assim ainda podes fazer mas passa de fazer TPA's semanais a fazer em 2 semanas. Este factor faze que as corys sentam que o periodo de chuva tem chegado e é o sinal para começar as posturas.

Da comida viva ou congelada especialmente artemia congelada e larvas de mosquito vermelho congeladas durante 1-2 semanas cada 1-2 dias.

Troncos e plantas de folha grande para dar refugio ajudam as corys a sentir-se confortáveis.

Tenta meter grupos de pelo menos 8 individuos para ter certeza de que tens machos e fêmeas.

O grupo reproductor é sempre um grupo com tamanho adulto. Se compras nas lojas, as corys normalmente são juvenis, por norma general (não falo de tipo Panda) as corys adultas tipo sterbai ou tipo aeneus, metae,... tem um tamanho de 6-7 cm. O ideal é comprar juvenis e ter paciencia, demoram 6 meses a 1 ano a ter tamanho adulto num aquário bem disposto.

Se depois de tentar isto, não consigues podes tentar aumentar o grupo com mais 4 individuos.

Há malta que usa o flash da máquina de fotografar, há quem da agua com o filtro ou regador para simular tempesta e chuva. Não há uma fórmula mágica, mas a ideia é ter os peixes em condições ideais, procura quais são as condições das tuas espécies.

 

Boa sorte,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma anécdota sobre corydoras a ter presente:

 

O outro dia aconteceu-me por primera vez uma coisa que já tinha lido no livro do Ian Fuller e visto em algum foro mas felizmente até aquel momento nunca tinha experimentado.

Como já sabem, estou em proceso de desmontar os meus aquários todos e vender os peixes, plantas e demais para sair do pais. Finalmente decidí vender as minhas C. sterbai, o grupo reprodutor que tem sido o assunto deste tópico do fórum. Vendi 6 ou 7 C. sterbai adultas e um Ancistrus a uma pessoa do fórum que tem um aquário de 600 l e umas condições ótimas para os peixes ter o retiro depois de tanto trabalho estes 2 anos :D. Apanhei os peixes, meti todos num saco grande, e 10 minutos depois quando chegaram a casa dele, todos mortos, e a agua com uma coisa que parecia leite.

 

Bem como o Ian Fuller tem descrito no seu livro e foi a primeira pessoa a documentar isto: as corydoras produzem uma toxina quando ficam estressadas que é altamente tóxica. Na natureza é um mecanismo de defensa para com os depredadores, mas nos aquários, isso acaba por jogar en contra delas. Acontece normalmente em peixes adultos que estão bem aclimatizados aos aquários. Para evitar isso, ele recomenda "pescar" os peixes e colocar num saco ou recipiente 5-10 minutos antes de meter nos sacos de transporte. Se isso acontece ou vem que o saco tem alguma substancia branca que torna a agua um bocado opaca, tirem os peixes rápidamente fora do saco ainda se não tem tido tempo de aclimatizar.

 

Deixo foto do Ian Fuller duma corydora serbai femea a deixa a toxina pelas branquias:

 

Ian%20Fuller%20corydoras_sterbai_large.j

 

cmps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Pol,

Muito obrigado pelos teus ensinamentos... e por descreveres este último post. Como sabes, essa pessoa a quem aconteceu esse episódio, foi comigo, e aproveito este forum publico, para te dar os parabéns, pela forma como conduziste todo o processo.

Abraço e vamos falando.

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais