Alevinos abandonados


Luiji

Recommended Posts

Ola a todos preciso de ajuda urgente, o meu betta macho ( que teve os ovos a deu cargo desde 4 dias)até ontem cuidou dos ovos mas quando começaram a chocar e mexer-se e eles iam caindo e ele abandonou-os e começou a comê-los (eu fiquei um minuto à espera depois do betta pegar neles a ver se ele o punha noutra bolha mas não aconteceu nada) e tirei-o do aquário. O ninho desapareceu quase todo e tenho uma dezena deles no chão do aquário ainda vivos o que faço para os salvar?

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens dos alimentar a partir do 3 dia.

Artemia liquida nos primeiros dias e artemia recem eclodida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrg pela ajuda Esousa, mas essa parte eu já sabia, a parte que não sabia era fazê-los sobreviver quando tem um dia de vida. Estive a ler e como os ninhos servem para os alevinos não terem falta de oxigênio, e por isso pus uma bomba de ar, ainda estão vivos vamos ver se começam a nadar direito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era para informar que todos sobreviveram e já nadam e comem. O meu macho já teve outra ninhada que já nasceram mas que como não os abandonou vou deixar passar mais um dia antes de os remover, são em volta de no mínimo 50 alevinos.

Em breve ponho fotos

Editado por Luiji
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já que estas a fazer uma boa criação podes dar algumas dicas de como fizes te?

Eu ando a tentar mas nao vejo resultados nenhuns.

Deixei estar a femea num recinto a parte mas com que o macho veja durante 2 dias, depois quando vi o ninho maiorzinho eu soltei a femea mas o macho andava sempre a "morder" a femea... (ainda vi 2 abraços mas apartir daí começou a morde-la...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro, quando eu tentei isso que estás a fazer não deu sucesso. Pus o casal num aquário comunitário de pequenos arco íris e killies de 150l o macho fez o ninho pôs lá os ovos sem intervenção minha e ele protege agora o ninho com a fêmea afastada para o macho não a magoar mas também a marcar território à volta do ninho para proteger os ovos. Eles já nasceram e o macho anda maluco para os segurar. Fez o ninho numa cabomba que se soltou do chão e se os pequenotes caírem do ninho ficam seguros nas folhas da planta até o macho os ir buscar. Se tiveres musgo põe no aquário onde tens o betta que também fazem lá o ninho. Para incentivar podes tentar arranjar alimento vivo. É de quantos litros o teu aquário só para ver como fazes com a fêmea?

E quanto apenas dois abraços isso também me aconteceu quando tentei num aquário de 15l tinha em volta de dez ovos que não deram sucesso nenhum. Se tiveres algum aquário com poucos peixes e não muito territoriais com mais de 50-75l introduz lá o casal enquanto o macho faz o ninho a fêmea observa e não te preocupes se a perseguir que é normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não tens mais nenhum aquário ou outro de 8l? Se tiveres outro de 8l que possas encostar ao outro por o macho de um lado e a fêmea do outro ate estar um ninho comprido e largo, é um bocado limitado o espaço mas pode funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá,

 

Sei que o tópico é antigo, mas a minha dúvida 'cabe' aqui muito bem... Duas das minhas filhas (7 e 13 anos) têm um casal de betas e agora querem tentar a reprodução. Cada um está num aquário de 17 litros e estávamos a pensar juntar a fêmea com o macho num aquário de 8 litros que temos, tirar a fêmea a seguir à desova e o macho após a eclosão... o clássico.

 

Acabei de ler que é possível fazê-lo num aquário comunitário; nós temos um de 200 litros com guppies, mollys, tricopsis e corydoras... está muito pouco povoado, são poucos peixes de cada espécie.

 

A minha dúvida é como se faz depois para alimentar os alevins? Se alguém puder ajudar, agradeço,

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nao faças reprodução de bettas num comunitario podem sobreviver os primeiros dias mas depois vao acabar todos por ser comidos. O melhor é mesmo num aquario so para a reprodução sem areao apenas com musgo de java para criar infusorios e proteger a femea do macho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, RodrigoAlm, acho que vamos mesmo fazer o que sugeres... para a semana começam as férias e vamos tentar... Costumas usar algum tipo de filtro ou TPA frequente é suficiente?

 

Obrigada pela ajuda,

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Custumo usar filtro de esponja apartir das 4 semanas e faço tpa todos os dias ou no máximo de dois em dois dias de cerca de 50% apartir dez dias

Olá,

 

A betta pôs hoje os ovos!!! Isto tem sido uma emoção aqui em casa :)

 

Agora está a acontecer uma coisa que não sei se é normal: o macho está a retirar os ovos do ninho de bolhas e a colocá-los sobre uma folha artificial que está no aquário... (supostamente é uma folha para descanso que comprei na tiendanimal, mas ele nunca lhe ligou...). Devo fazer alguma coisa?

 

A fêmea tenta apanhar todos os ovos que caem e colocá-los no ninho... tiro-a do aquário ou deixo-a lá? Ainda tem o pontinho branco no ovipositor...

 

O aquário tem 17 litros e desliguei o filtro quando o macho começou a fazer o ninho, fiz bem? Também retirei um pouco de água para diminuir a altura da coluna de água.

 

Agradeço toda a ajuda possível.

 

Rita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tens de tirar a femea. Quando os alevines tiverem a nadar na horizontal tiras o macho. Fizeste bem em desligar o filtro. A coluna de agua convém ter 10 cm de altura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais