apanhar os alevins


silvia_paixao

Recommended Posts

Boas malta...

Depois d varias tentativas falhadas por parte do meu casal d escalares eles la conseguiram finalmente ter um postura com sucesso.

Antes punham os ovos nas folhas das valisnerias mas, excepto uma vez, depois deram em comer os ovos todos. Desta vez puseram na parede d filtro e assim que os putos meteram o rabo de fora os pais passaram-nos para uma rocha alta de decoraçao..

E agora como e que eu apanho apanho esta miudagem toda pra os passar p aqua de crescimento? Se os deixar no comunitario vao aos poucos comecar a ser comida para os outros peixes..

QUando puseram os ovos nas valisnerias era mais facil porque tavam bastante perto da superficie e consegui apanhar uns poucos com um copinho.. desta vez nao t a ver como e que me vou amanhar com isto...

Alguem tem algum dica que me possa dar de como apanhar os putos? Uma rede de malha fininha e macia (tipo meia de musse de senhora) acham que aleija os alevins?

Aceito tods as ideias que me possam dar.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenta fazer uma "aspiração" com um tubo fino. Mais não seja, usa o do TPA e tenta aspirar o mais possível os peixes.

Aspiras para qualquer lado mais pequeno e é mais fácil de separar os alevins. A água podes voltar a colocar dentro do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Ja os apanhei.. teve que ser.. os pais andavam num fernesim quando cheguei a casa a tentar por os alevins d novo na parede do filtro mas eles nao estavam a agarrar e estavam a perder-se todos.. havias d ver os outros peixes.. andavam todos no fundo a rondar tipo piranhas.. safa.

 

Resultado.. tentei tirar com a tal rede mas nao ajudou porque para alem d demorar mt ainda matei meia duzia deles porque ficavam presos a malha e nao era facil tira-los de la com suavidade.. agarrei na peça onde estavam e meti d molho num recipiente e sacudi o melhor que pude sem os afectar ate cairem a grande maioria no fundo do recipiente..

Como tive pena ainda deixei uns poucos na peça e devolvi aos pais.. coitados. Assim ao menos estao p ali entretidos com aqueles e salvei a grande maioria.

Pus num recipiente a flutuar, com aqua do proprio aquario dentro. Agora e ir dando artemia liquida e fazendo tpas diarias ao proprio recipiente.

 

:)

daqui a uns tempos digo como e que os miudos se estao a safar..

 

Cumps

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem.. nao sei o que é que aconteceu mas hoje quando fui alimentar os alevins estavam todos bem e algum ate ja começavam a nadar sozinhos pelo recipiente.. pus-lhes 5 gotas de artemia liquida e cerca de 1.30h depois estavam todos mortos... :(

 

Nao sei o que possa ter acontecido.. :(

 

Enfim.. a ver se da proxima tenho mais sorte ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fogo que azar! Alguma coisa se passou aí talvez tenhas deitado uma grande quantidade de artémia o que pode ter poluído a água o que fez com que morressem...Bem mas se o casas estiver bem volta a colocar nova postura e em breve haverá nova ninhada e dessa vez irá correr melhor!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recipiente???? Tipo copo??? Não terá sido por causa disso??? Pouco tamanho e tenha alterado a água???

Pelo que me lembro de falar com um criador. Aquário com anti fungico e bomba de ar a funcionar.

A ver se algum dos experts da casa consegue explicar.

Pode ser que me sirva também. Os meus ainda só tiveram 1 postura e os ovos acabaram por desaparecer em poucas horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.. sim os meus tambem estao fartos de ter posturas mas deram em comer os ovos todos durante a noite. Nem uma luz d presença safava a cena.. o que resultou comigo foi deixar a luz do aqua sempre ligada desde que eles poes os ovos ate os alevins ja estarem a dar a cauda, 2 dias depois d se ver a cauda e hora de os tirar aos pais porque a partir dai vao começar a nadar sozinhos e os outros peixes nao perdoam.. so tiveram sucesso logo ao fim d um mes de os ter no aqua mas acabei por perder os alevins por erro meuve falta de pratica nisto de alevins oviparos, e agora desta vez.

 

Nao sei o que poluiu a agua..ate porque o recipiente sao uns tuperwares que comprei, deixados de molho em agua a ferver com azul d metileno para desinfectar e que so uso mesmo no aqua para os peixes.. normalmente ate servem de quarentena porque eu nao tenho onde montar um aqua hospital.. teem tamanho suficiente para os peixes nao stressarem, ou seja, sao maiores que as maternidades grandes que se costumam ver nas lojas e os mais pequenos sao dentro das mesmas medidas das maternidades.

 

O que fiz foi passar o recipiente por agua so para tirar qualquer po que tivesse de estar guardado, este entao depois d desinfectado nem tinha sequer sido usado ainda por ser dos maiores.. enchi com a agua do proprio aqua, fiz os alevins cairem no recipiente pondo a peça de molho e sacudi com cuidado ate cair a grande maior parte deles e pus o recipente a boiar preso com ventosa num cantinho do aqua para nao haver "saltitoes" a fazer aquilo virar durante a noite.

Ficaram todos vivos, tirei 3 ou 4 mortos e pronto.. no dia seguinte d manha estavam todos bem.. todos vivos. A hora d almoço deitei umas 4 gotas de artemia liquida e 1h depois fui para ir fazer uma tpa (nestes recipientes faço 2 tpa's diarias para a agua estar minimamente limpa) ao recipiente e pimba... tava tudo ja morto.. fiquei sem saber bem que raio possa ter acontecido..

 

Nao deve ser do tupperwar porque os outros iguais e tratados da mesma forma que este ja estam fartos d ser usados para acolher alevins d espada durante a 1a semana antes de os passar para o aqua de alevins e nunca morreram nenhuns.. e a quantidade d artemia tambem duvido que tivesse sido porque na embalagem diz para deitar cerca de 10 gotas e deitei apenas 4 ou 5 porque alguns alevins ja começavam a nadar mas outros ainda tinham o saco vitelino.. usei metade d dosagem indicada e apenas 1x.. acho pouco provavel ter sido isso..

 

Estou triste.. :(

Editado por silvia_paixao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que os criadores costumam fazer é, antes da postura, separar o casal para um aqua despido e com um cone de cerâmica. Feita a postura no cone, envolvem-no com uma rede plástica, à distância de 1cm do cone. Permite que os pais arejem os ovos com as barbatanas, mas impede-os de os comerem.

Fazem o mesmo processo com os discus.

 

Exemplo

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei.. depois da 1a postura deles eu pesquisei um bocado acerca da reproduçao do escalar.. o problema e que nao tenho onde montar mais um aqua para separar os escalares (razao pela qual nao tenho um aqua hospital) e o comunitario se o for dividir sempre que eles metem a postura tambem vai dar zaragatas com os outros peixes porque fica apertado..

assim sendo olha.. improvisa-se o melhor que se pode :)

Ja experimentei meter plantas d folha larga e uma folha plastica presa cm ventosas e os sacanas metem smpre os ovos ou na parede do filtro ou nasbfolhasvdas vallisnerias... sao esquesitos.. lol

 

Mas obrigada pelo conselho na mesma :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em último recurso, tive uma ideia, mesmo agora.

Podes achar que sou doido.

Usando o mesmo tipo de rede, dividias o aqua a meio. Não sei como se conseguiria fazer uma coisa dessas, mas talvez com uma moldura em rectangulo feito de pvc, em que as medidas do rectangulo fossem as da largura e da altura do aqua. Usavas a moldura para prender a rede.

Como não tens outro aqua...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola... nao nao acho que sejas doido e a ideia ate é muito boa.. mas é como disse no post acima.. se dividir o aqua assim devido a quantidade de peixes que tenho vai dar zaragata na certa..

Mas.. nao está totalmente fora de questao. É assunto a analisar bem ate que ponto se poderia aplicar ou nao.

Obrigada. :)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola... nao nao acho que sejas doido e a ideia ate é muito boa.. mas é como disse no post acima.. se dividir o aqua assim devido a quantidade de peixes que tenho vai dar zaragata na certa..

Mas.. nao está totalmente fora de questao. É assunto a analisar bem ate que ponto se poderia aplicar ou nao.

Obrigada. :)

 

Cumps

Claro que não indiquei isso como solução ideal, mas sim provisória. O ideal era arranjares outro aqua. Podias ver, aqui no fórum, se alguém te emprestava um.

A divisória não teria que ficar a meio. Em função dos outros peixes, arrastarias mais para um lado.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Infelizmente mesmo sendo uma solucao provisoria nao sei se era bom aplica-la.. tenho varios peixes de cardume e ainda um casal d goramies perola que precisam de todo o espaço possivel.. cheirame que se dividir o espaço do aqua aquilo descanba.

 

O meu problema nao é arranjar um aqua p eles.. é mesmo o espaço. É que ca em casa ja estao 3 aquas montados.. arranjar espaço e sitio para montar um 4o aquario.. ta complicado. Lol

 

Mas vou ver se o marido me deixa montar um no quarto.. assim sem me por na rua a mim e aos peixes hahahahaha.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fores como a minha mulher, vais acabar a convencê-lo de que a ideia partiu dele. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais