Areia do AKI 1,90€/20Kg (É possível a sua introdução no aquário?)


JHGR

Recommended Posts

Boa noite!

 

Estou com ideias de alterar o setup do meu aquário, onde mantenho escalares e hemigrammus bleheri, que tem as seguintes dimensões: 100©x50(a)x40(l).

Não tenciono colocar qualquer substrato fértil, uma vez que não pretendo plantar. No máximo terá algumas elódeas no fundo, musgos e fetos agarrados a troncos.

Como substrato inerte estava a pensar usar areia fina, de coloração castanha clara. Vi no AKI uns sacos de areia de 20Kg por 1,90 euros, com o aspecto que pretendo, o que é muito aliciante... Contudo, tenho sempre algum receio destas soluções pouco convencionais, e, como muitas vezes o barato sai caro, gostava de receber algumas opiniões sobre este assunto, de forma a evitar uma grande asneira... :eusathink:

 

Aqui está o link do produto: http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=3119&productid=27293&sid=0

 

Coloco de seguida algumas questões:

 

Esta areia será realmente inerte?

Os parâmetros da água não sofrerão alterações?

Poderá causar algum entupimento no filtro externo?

Será nociva a este tipo de fauna?

Que problemas gerais (que me possam estar a escapar...) poderei encontrar ao usá-la?

 

 

Gostaria de saber a opinião de toda a gente, e em especial daqueles que já tenham utilizado esta solução, ou semelhante.

 

Se for realmente inviável, agradeço as sugestões que possam dar, tendo em conta que a carteira não está muito recheada para grandes aventuras!! :Smile-PT:

 

 

Agradeço desde já a atenção dada a este tópico.

Editado por JHGR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não vais plantar, não vejo grandes problemas, além da eventual alteração de ph, pois não sabemos, mas provavelmente poderá ter origem calcária.

Tenta saber a origem da areia.

Espera por outras opiniões de pessoal mais experiente.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se a areia realmente for inerte não vejo grandes problemas...

Caso a areia seja calcária vai concerteza subir-te o pH o que não é o ideal para as espécies que referis-te pois preferem águas ácidas.

 

A minha sugestão é que quando fores ao AKI caso haja algum saco que esteja "routo" retirares uma pequena amostra de areia para depois testares com ácido ou vinagre... ou falares com algum funcionário a perguntar se poderás levar uma pequena amostra...

 

Assim consegues garantir se a areia reage ou não a um ácido e em caso negativo avançar para a compra com a certeza que não terás problemas ao nível do pH.

 

EDIT: pela foto parece ser areia de rebouco (da menos fina) que costuma ser de origem calcária, mas certezas só mesmo testando...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado aos dois pelas respostas e sugestões!

 

Vou tentar ir hoje à loja, e perguntar se me deixam trazer um bocado de areia para fazer o teste. Se não deixarem, compro um saco, que o tombo também não é grande...

A ver se me sabem dizer a origem, mas duvido. E mesmo que digam, não sei se hei-de de confiar. x)

 

As alterações do ph são realmente o que mais me preocupa, mas também tenho medo que me deixe a água turva (mesmo depois das muitas lavagens que pretendo fazer), e que o filtro aspire uma grande quantidade de partículas que o façam entupir, ou perder caudal. Mas isso, só experimentando.

Se for menos fina, até é capaz de ser melhor neste aspecto, uma vez que os grãos serão maiores e mais pesados, e não levantarão tão facilmente.

 

 

Entretanto, continuo interessado em opiniões de quem já tenha usado, com bons ou maus resultados. :angelic008:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tens a hipotese de fazer um teste em pequena escala?

tambem se correr mal so perdes 1.9€ ganhas sabedoria e ficas com 20kg de areia que podes devolver a uma praia :tongue:

abraço

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, acho que vai ser mesmo isso! x)

Quando fizer o teste, também digo qual foi o resultado, para o caso de alguém estar interessado numa solução idêntica.

 

Obrigado pela atenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Vai buscar à praia, granulometria de 2-3mm já perto da linha de água.

 

Só faz bem o cálcio que traz... tenho areia de praia nos meus aquários todos, e para o teu caso é o ideal.

::EndorFeena::Projecto Discus 300L
aquário 150L comunitário (Ago.2009-Mai.2013 - invertebrados desde Junho 2013)
nano 28L invertebrados com calha LED DIY(2010-2012, reactivado em 2013)
calhas LED DIY (2010)
CO2 DIY Tudo o que sei sobre CO2 caseiro
o meu blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Desde já, agradeço os comentários.

Acabei por comprar 2 sacos de 25kg de areia para construção, por 1,70€, cada um, no leroy merlin, porque me agradou mais a cor, e porque em comparação com a areia de filtro de piscina, ainda poupei uns trocos...x) Cheguei a pensar em ir buscar areia ao rio, mas pelo preço, achei que não valia a pena a trabalheira!

Fiz o teste do vinagre, e não houve reacção, portanto resolvi utilizar.

Lavei muito bem, até que a água não ficasse turva. Este foi o passo mais trabalhoso e demorado, uma vez que esta areia vem com partículas muito finas, mas nada que uma boa lavagem não resolva. Os valores do ph não sofreram alterações, o que me leva a crer que este não será um problema na sua utilização.

O efeito no aquário agrada-me bastante, e as corydoras adoraram... O processo de ciclagem foi bastante acelerado, uma vez que não lavei o filtro externo, e utilizei cerca de 50l (o aquário tem 200l brutos) de água da montagem anterior, conservando assim, boa parte da colónia de bactérias. Isto para explicar o porquê de já ter introduzido os peixes, uma vez que o aquário se encontra montado apenas à cerca de 1 mês (menos uns dias). Tinha os peixes (escalares, nariz de bêbado, corydoras..) momentaneamente num aquário de 60cm (o que não era de todo adequado), portanto isto teve que ser feito no tempo recorde de duas semanas e meia, talvez um pouco mais. Não tive nenhuma baixa, nem registei nenhuma alteração no comportamento dos animais, que me levasse a crer que estivessem com problemas de saúde.

No entanto, devido à granulometria, os dejectos acumulam-se na superfície da areia, o que fica algo inestético. A aspiração do fundo, é um problema que tenho que resolver. Como poderei remover a sujidade, sem aspirar a areia? Se alguém tiver alguma ideia, é bem vinda!

 

De momento, ainda não tenho boas fotos do aquário montado, até porque ainda não consegui que ficasse com o aspecto final pretendido. Ainda tenho umas pedras a segurar um tronco, que teima em flutuar...:/ Prometo que assim que tiver, mostrarei!:)

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais