O que é isto, como o trato e evito!!?


Recommended Posts

Boas, mais uma vez venho pedir ajuda com o propósito de saber de que se trata esta doença, como a curo e como evita-la.

Tenho o aquário desde Outubro mas na sexta feira passada decidi retirar tudo o que por lá estava e por JBL Manado para poder começar a plantar pouco a pouco, mas por cima do manado pus algum do areal que tinha antes para ficar com o aspecto que quero.

Para o fazer coloquei todos os peixes num alguidar com o filtro e termóstato do aqua, mas quando fui colocar os aparelhos no aqua o termóstato partiu-se e os peixes ficaram algum tempo com a agua fria e ficaram quase sem cor devido ao frio...

 

Esta pequena introdução é para que saibam que houve algumas coisas que não deveria ter acontecido...

 

O meu aquário é de 60 litros tem um filtro interno apenas com uma esponja, ainda não foram feitas tpa`s devido a que a agua ainda não tem uma semana, o ph é de 7,50 actualmente mas estava a 8 estou a tentar baixar para os 7 , pus sera ph minus e folhas de carvalho e tem um compressor com a pedra para oxigenar a agua.

Na terça feira um dos meus 2 corydoras tinha uma pequena mancha branca na barbatana caudal, hoje quando cheguei a casa estava com metade do corpo com essa mancha, ele esta sempre no fundo e quase não se mexe... de hoje não deve passar... já me tinha acontecido algo parecido com uma cory mas a diferença é que essa vez ela perdeu a barbatana por completo e nesta outra a barbatana está como desfiada e branca e a mancha está cada vez maior.

No domingo um guppy também morreu mas com sintomas diferentes..(estava sempre ao de cima para poder respirar acho eu)

 

Que pode ter acontecido?? Há tratamento

 

Tentei por foto mas não o consigo fazer, quando a ponho diz que não tenho autorização para por uma foto deste formato

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sem foto fica complicado ajudar mas pelo que dizes pode ser apodrecimento das barbatanas e pode ser tratado com sera baktopur, se meteres fotos ajuda, e espera por mais opinioes.

 

Vai dizendo como esta a decorrer o processo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.. continuo atentar por fotos mas ainda não consegui!!

Em vez de sera baktopur posso usar esha 2000 ,é o que tenho em casa, diz que serve para fungos, apodrecimento de barbatanas e bactérias...??

Já agora a que se deve o aparecimento de essa doença ??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

Pelo que li acho que o teu termostato partiu-se porque para o transferires de um lado para o outro, depois de o desligares, deves ter feito isso na mesma hora e deves smpre esperar que o termostato arrefeca um bocado antes de ser tirado da agua senao a diferenca de temperaturas e tao granfe que parte o vidro.. penso que tenha sido isso que te aconteceu.

E o mesmo que pegares num copo d vidro bem quente e o deitares num alguidar de agua muito fria.. vai partir-se.

 

Quanto ao resto realmente sem imagens fica complicado. Eu tambem nao consigo deixar aqui fotos, dame sempre um erro qualquer.

Mas experimenta o backtopur. Na minha opiniao e melhor que o esha2000. Eu ja usei esha2000 e acho que muito pouco ou nada vez no meu caso..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Usas-te a agua do antigo aqua no novo?

Boas,

 

Usei uns 30 % da agua do meu aquário, o resto pus da torneira, e não limpei o filtro para não matar por completo as bactérias.

Ola.

Pelo que li acho que o teu termostato partiu-se porque para o transferires de um lado para o outro, depois de o desligares, deves ter feito isso na mesma hora e deves smpre esperar que o termostato arrefeca um bocado antes de ser tirado da agua senao a diferenca de temperaturas e tao granfe que parte o vidro.. penso que tenha sido isso que te aconteceu.

E o mesmo que pegares num copo d vidro bem quente e o deitares num alguidar de agua muito fria.. vai partir-se.

 

Quanto ao resto realmente sem imagens fica complicado. Eu tambem nao consigo deixar aqui fotos, dame sempre um erro qualquer.

Mas experimenta o backtopur. Na minha opiniao e melhor que o esha2000. Eu ja usei esha2000 e acho que muito pouco ou nada vez no meu caso..

 

Cumps

Boas.

Na verdade ele partiu-se porque o deixei cair mas é bom saber que isso acontece assim terei cuidado para a próxima, eu penso que tenha sido a doença do apodrecimento das barbatanas mas não tenho a certeza,e a verdade é que depois de tentar varias vezes não consigo por fotos.. Mas a corydora já morreu.

O esha2000 deixou-me bastante desiludido, raramente resulta .

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usas-te 70% de agua nova portanto. Tratas-te a água?

 

A mudança repentina + choque temperatura provavelmente foi o que causou isso tudo. Mas sem fotos é complicado - tens um guia algures no forum (basicamente é ires ao imageshack.us e fazer upload da imagem, depois colocas o link da imagem aqui).

 

O esha resulta, dentro de um certo limite. Se apanhares as doenças no inicio é sempre muito mais fácil, mas ainda nao consegui perceber pela descrição o que pode ser. Faltam as fotos..

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lolol

Desculpa la.. tinha ficado com a ideia que o termostato se tinha partido sem saberes porque. :)

Olha no meu caso, tambem ja tive uma espada que morreu com apodrecimento das barbatanas, usei o esha2000 nessa situacao e tambem para tentar tratar ictio e hidropsia... esquece.. os peixes acabaram por morrer e a doenca nem sequer pareceu estabilizar sequer. Dai a minha opiniao de que o esha2000 nao sera a melhor aposta.

Dizes tambem que a coridora apareceu com uma mancha branca na cauda e que n dia seguinte ja tinha metade do corpo todo dessa cor ou com essa mancha, certo?! Eu acho que o apodrecimento das barbatanas causa acima d tudo o desfiar/ desfazer e paralisia das barbatanas.. nao acho que cause manchas assim tao repentinas. Tou mais virada para que seja uma infecçao bacteriana tipo a doença do algodao por exemplo.

Alguem que te esclareça melhor acerca disto que te disse pois cada caso e um caso e no meu o apodreciment da barbatana apenas afectou mesmo as nadadeiras do animal.. mas como so tive esse caso unico tambem falo com pouca experiencia pratica.

De qualquer forma acho que backtopur era a tua melhor solucao numa proxima situacao dessas ou a aplicares agora se ainda fores a tempo disso. Nao e muito caro por isso nada melhor que experimentares para ver se notas melhoras.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou um bocado baralhado, deve ser da PDI...

A água do antigo aqua passou para o alguidar, mas juntaste 70% de água nova, no aquário novo...De que forma fizeste isso?

Recordo que uma tpa deve ser no máximo 30% (e não 70), precisamente para não "matar" o ciclo do azoto.

Vou repetir um bocado do que disse o jacjac:

Usas-te 70% de agua nova portanto. Tratas-te a água?

 

A mudança repentina + choque temperatura provavelmente foi o que causou isso tudo.

 

 

Os peixes são seres sensíveis, de sangue frio e sofreram várias agressões em simultâneo:

- Mudança de habitat,

- mudança brusca de temperatura corporal (ou da água, o que é igual em seres de sangue frio) e

- desequilíbrios de qualidade da água (pH, amónia, etc...).

São erros que qualquer um pode cometer.

Precisarias de ter feito isso com mais consulta e planeamento, nem que tivesses de pedir a alguém que te emprestasse um termostato...não esquecer que este Inverno as temperaturas baixaram bastante...

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma boa técnica para tartar aquários com viviparos é metera água nos 30/31 graus, aumentar a areação (meter a saida do filtro à tona da água, ou meter uma bomba de ar extra), e meter uma colher de sopa rasa de Sal por 50 litros.

 

Eu há muito tempo que não tenho uam doença. se calhar à dois anos, mas quando as tive, no inicio do hobby, comecei a usar estas técnicas para tudo que fosse anormal, desde ictios a outras coisas.

 

É barato e eficaz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota que o sal pode ser eficaz mas a dosagem de tratamento acho que e maior que uma colher/50L. E o sal nao pode ser usado com todos os peixes e prejudica as plantas.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma os tratamentos até se costumam fazer num aquário à parte, vulgarmente chamado de "hospital", onde se coloca o peixe afectado, a menos que a situação a tratar seja comum a todo o aquário.

Escusado será sujeitar todo o aqua ao tratamento, quando apenas um dos membros estiver doente.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que importa é "esterilizar o aquário". Mas são pontos de vista.

Talvez tenhas razão, a base do problema está no desequilíbrio do aquário, mas eu acho que as corydoras não se iriam dar nada bem com o sal.

E o Fabio Domingos, para além de vivíparos, tem corydoras, pelo que eu percebi.

Discus,Escalares e outros amazonenses de um meu amigo DJ-vivaldi

 

"De nada serve tentar ajudar quem não se ajuda a si mesmo."

Confúcio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usas-te 70% de agua nova portanto. Tratas-te a água?

 

A mudança repentina + choque temperatura provavelmente foi o que causou isso tudo. Mas sem fotos é complicado - tens um guia algures no forum (basicamente é ires ao imageshack.us e fazer upload da imagem, depois colocas o link da imagem aqui).

 

O esha resulta, dentro de um certo limite. Se apanhares as doenças no inicio é sempre muito mais fácil, mas ainda nao consegui perceber pela descrição o que pode ser. Faltam as fotos..

Sim usei 70 % de agua nova , deixei agua num balde 24 h e coloquei nutrifin aqua plus para ter a certeza que todo o cloro e outras substancias que a agua contem sejam eliminadas. Já vi o guia para ajudar a por as imagens mas mesmo assim aparece uma mensagem que diz: " Não esta autorizado a por fotos com esse formato " :tapfoot:

vou continuara tentar..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lolol

Desculpa la.. tinha ficado com a ideia que o termostato se tinha partido sem saberes porque. :)

Olha no meu caso, tambem ja tive uma espada que morreu com apodrecimento das barbatanas, usei o esha2000 nessa situacao e tambem para tentar tratar ictio e hidropsia... esquece.. os peixes acabaram por morrer e a doenca nem sequer pareceu estabilizar sequer. Dai a minha opiniao de que o esha2000 nao sera a melhor aposta.

Dizes tambem que a coridora apareceu com uma mancha branca na cauda e que n dia seguinte ja tinha metade do corpo todo dessa cor ou com essa mancha, certo?! Eu acho que o apodrecimento das barbatanas causa acima d tudo o desfiar/ desfazer e paralisia das barbatanas.. nao acho que cause manchas assim tao repentinas. Tou mais virada para que seja uma infecçao bacteriana tipo a doença do algodao por exemplo.

Alguem que te esclareça melhor acerca disto que te disse pois cada caso e um caso e no meu o apodreciment da barbatana apenas afectou mesmo as nadadeiras do animal.. mas como so tive esse caso unico tambem falo com pouca experiencia pratica.

De qualquer forma acho que backtopur era a tua melhor solucao numa proxima situacao dessas ou a aplicares agora se ainda fores a tempo disso. Nao e muito caro por isso nada melhor que experimentares para ver se notas melhoras.

 

Cumps

Boas, sim a verdade é que a minha duvida sobre se será apodrecimento de barbatanas é por isso que descreves, outro peixe que tive o que lhe aconteceu foi que a barbatana foi caindo pouco a pouco até desaparecer de todo e apenas afectou essa zona mas também o matou em muito pouco tempo...

A doença do algodão não me parece que seja mas também não estou muito dentro do assunto das doenças bacterianas. Para a próxima comprarei o backtopur, pois o esha2000 não me parece que sirva de nada.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou um bocado baralhado, deve ser da PDI...

A água do antigo aqua passou para o alguidar, mas juntaste 70% de água nova, no aquário novo...De que forma fizeste isso?

Recordo que uma tpa deve ser no máximo 30% (e não 70), precisamente para não "matar" o ciclo do azoto.

Vou repetir um bocado do que disse o jacjac:

 

Os peixes são seres sensíveis, de sangue frio e sofreram várias agressões em simultâneo:

- Mudança de habitat,

- mudança brusca de temperatura corporal (ou da água, o que é igual em seres de sangue frio) e

- desequilíbrios de qualidade da água (pH, amónia, etc...).

São erros que qualquer um pode cometer.

Precisarias de ter feito isso com mais consulta e planeamento, nem que tivesses de pedir a alguém que te emprestasse um termostato...não esquecer que este Inverno as temperaturas baixaram bastante...

Boas, pois quando pus a agua nova que foi tratada com o nutrafin, deixei essa agua aquecer um pouco e logo agarrei nos peixes que tinha no alguidar com a agua velha e pus no aquarioe depois dos peixes a agua... Foi mal feito??

sim a verdade é que também penso que todas essas mudanças repentinas foram o que provocaram a doença, o termostato comprei duas horas mais tarde mas parece que foi tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A verdade é que o sal não ajudaria pois o peixe que queria curar era uma corydora que não se da nada bem com o sal , e o aquario tem plantas.., como não tenho um aquário hospital espero que não me apareça mais isto biggrin.png' alt=':biggn:'> !!! mas se aparecer usarei o bactopur , é pena não conseguir por as fotos para conseguir saber o nome desta doença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz o upload da imagem em imgur.com e depois espeta aqui :scpsmile:

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bastante desfocado para conseguir perceber bem mas ela está a perder as" escamas" ?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais