Reprodução de tanichthys albonubes(neon chines)


Recommended Posts

Boas tenho andado a tentar reproduir tanictis mas ate agora sem sucesso :s

Antes de começar li muito e penso que sei os basicos (em teoria)

Tenho dois machos e duas femeas(bem cheias :P) num aquario com musgo de java e elodias

Tenho uma bomba de ar a funcionar e as laterais tal como o fundo estao escuras

O que acham que posso fazer mais para os "ajudar" a chegar la :P ?

Cumprimentos

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água está nos 20ºC?

Tens feito mudas de água?

Sugiro que faças uma boa muda de água e depois retires os peixes.

Ao fim de dois dias verifica se tens alevins no aquário.

Qual o tamanho do aquário.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta nos 19ºc e tenho feito 10% dia sim dia não!

O aquario tem 12L o que te parece? é que as indicaçoes que estive a ler nao sao nada concretas uns dizem 30 outros 60 outros 5 e como so coloquei 4 achei que 12 fosse suficiente

Vou fazer isso mesmo!

40%?

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Na minha opinião os 12 litros chegam...

Como está o ph?

Normalmente baixo um pouco o ph quando coloco a agua nova e quando estou a tentar a criação deles...

 

Faz a muda de agua deixa um ou dois dias e vai monitorizando a ver se aparecem os pequenitos...

Se vires que ainda não resultou experimenta separar os machos das fêmeas durante umas duas semanas (quando digo separar é mesmo em aquários distintos, eu nem os deixo à vista uns dos outros) e quando as fêmeas estiverem bem cheias outra vez tentas novamente o processo de os juntar no aquário de criação.

Por uma questão de conveniência se tiveres que deixar "alguém" no aquário de criação, escolhe as fêmeas, pois elas vão se sentir mais em casa daqui a duas semanas e os machos é que são a novidade... se fizeres o inverso já não é bem o mesmo...

Como já estás a fazer, usa de preferência sempre mais do que um macho pois é a competição entre eles que ajuda as fêmeas a escolher o parceiro.

Cumprimentos e boa sorte.

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Curioso, quero montar um aquário para tentar reproduzi-los também.

 

Mas vou meter apenas eles no aquário. Acredito que assim seja mais facil.


Devias tê-los sozinhos sem mais nenhum peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a perceber.

 

Depois juntas de novo, a ver se funciona, é isso?

 

Vai mostrando imagens do aquário, e continuando o relato, quero seguir o que aprenderes ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quando os reproduzi, garanti as condições iniciais com femeas bem gordas e com uma boa mudança de água.

mantive os peixes dia e meio no aquário e retirei-os de seguida, no final consegui cerca de 40 alevins.

mostra fotos dos peixes e aquário.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos machos metes-te no aquário, e quantas femeas? Explica melhor, temperatura do aquario, tamanho doa quario , que tipo de filtro.

 

Podes pormenorizar tudo robintiago, sff, obrigado.

 

Tipo de alimento dos pais antes de os reproduzires, qual o alimento dos bebes quando nasceram...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não estou em casa logo nao posso meter fotos mas amanha se tudo correr bem meto

Então:

Aquario de 12Litros a 19Graus e Ph 7.1

No seu interior tem apenas agua e musgo de java

O filtro é um filtro esponja

Inicialmente coloquei 2 machos e 2 femeas mas neste momente tem apenas as 2 femeas

Alimento os futuros papas com nutrafin max e nutrafin basic

Quando os pequenos nascerem planeio alimenta-los com artemias e gema de ovo cozido

O que te parece?

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando falei em duas semanas de separação se calhar exagerei :rolleyes: , espera uns 5 dias e tenta novamente!

No ano passado reproduzi estes malandrecos porque queria criar um grupo grande só desta espécie... a coisa é fácil é só uma questão de ir tentando... usei desde casais isolados a grupos de 4F+6M, tinha era taxas de sobrevivência mais pequenas (eu diria que por causa de não retirar logo os adultos e por causa da alimentação dos pequenitos). Cheguei a ter desovas no aquário principal sem motivar nada mas nesse caso retirava os "cabeças de alfinete" com um copinho para um aquário de crescimento.

A história do baixar o ph gradualmente pode ser induzida pelo acrescentar de pinhas de amieiro ou folhas secas (nada de resinosas). Segundo li na altura neste baixar de ph eles imaginam a chegada das cheias e motiva a reprodução. Fico só na dúvida se também aumenta-se a temperatura um ou dois graus (a rondar os 20 a 22 para quem os tem nesta altura de 18 a 20), pois perdi os apontamentos que recolhi na altura bang .

Fica umas fotozinhas dos meus artistas cá de casa (peço desculpa pela qualidade das mesmas) na esperança de que o pessoal não desista de manter e criar este excelente peixe nos seus aquários...

 

9cn1.jpg

 

 

 

4d2t.jpg

 

Força aí aos adeptos dos Tanichthys albonubes!

Cumprimentos

  • Votar + 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos machos metes-te no aquário, e quantas femeas? Explica melhor, temperatura do aquario, tamanho doa quario , que tipo de filtro.

 

Podes pormenorizar tudo robintiago, sff, obrigado.

 

Tipo de alimento dos pais antes de os reproduzires, qual o alimento dos bebes quando nasceram...

Não me lembro de quantos machos e femeas seriam ao certo, mas pelo menos 3 de cada, as femeas escolhias pelo tamanho da barriga e os machos pela forte coloração

O "aquário" era uma caixa de plástico de 46 litros e estava a 20ºC, na altura esteve só com a bomba de ar e com mudas de águas, frequentes e 10 litros de cada, vez, pelo menos de 2 em 2 dias.

Os alimentos dos pais eram flocos variados e artemia congelada.

O alimento que dei aos alevins era dos "micros", tendo depois passado a desfarinhar flocos.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Secalhar tambem vou colocar algumas folhas de carvalho que tenho no aquario de ciclideos e aumento a temperatura para os 21 o que vos parece?

Estão espetaculares os peixes :D esses sao todos nascidos ai em casa ? :P


 

O alimento que dei aos alevins era dos "micros"

Desculpa nao percebi

Guilherme Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na altura comprei o equivalente ao Prodac baby, é um alimento composto micronizado especifico para alevins de todos os ovoviviparos, poderás ver aqui do que falo: http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/alimentacao/alimento-de-crescimento.html

 

Na altura mantive a temperatura em 20 graus ou ligeiramente abaixo, mas constante.

Editado por robintiago
  • Votar + 1

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Secalhar tambem vou colocar algumas folhas de carvalho que tenho no aquario de ciclideos e aumento a temperatura para os 21 o que vos parece?

Estão espetaculares os peixes :D esses sao todos nascidos ai em casa ? :P

 

Experimenta daqui uns dias nas mesmas condições que tens agora... e depois se não der tentas com estas pequenas alterações... é uma questão de ir experimentando até dar "frutos". Força ai.

Nem todos nasceram cá em casa mas a maioria deles sim!.. Está talvez na altura de juntar "sangue novo"... Cria lá os teus para depois trocarmos uns quantos ;)

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais