Problema com algas cabelo - verdes e muito finas


Reis

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Viva,

 

já alguém teve problemas com estas algas?

Como é que acabaram com elas?

 

Pic_556_10.jpg

 

São verde-claras, mais finas que um fio de cabelo, mas muito resistentes.

Estão a cobrir a hemianthus cuba por completo e quando tento arrancá-las vem a planta atrás.

Aguns fios, embora muito finos teem mais de 20cm de comprimento.

Eu fertilizo este aqua com macro e micro nutrientes diariamente, a luz são 72w.

Montei o aqua em dezembro, e tudo ia bem até à umas 2 ou 3 semanas atrás, quando as algas começaram a aparecer e já quase cobrem a cuba por completo embora a planta continue com bom aspecto.

Por incrível que pareça esta alga não está a atacar as outras plantas, só a cuba.

Se alguém tiver experiência com esta alga, agradeço uma ajuda.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

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Viva Reis,

 

já experimentaste, com uma escova de dentes, "pentear" essa alga? As algas irão fixar-se nos dentes da escova, teoricamente, a sua remoção será fácil. Agora, praticamente... é um caso que deixo em tuas mãos :)

 

Abraço.

Diogo Oliveira

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Viva Minidiogo,

sim, já tentei arrancá-la, mas se agarrar um tufo grande de algas, as plantas veem atrás, pois os fios das algas são muito resistentes.

Por aí não consigo acabar com ela.

Uma coisa que me intriga é ela só atacar a hemianthus 'cuba' e aplanta nem sequer ter mau aspecto, é normal as algas atacarem as plantas mais debilitadas ou mais velhas, mas a cuba continua viçosa só que coberta de algas.

Esta alga é uma praga tal que até os camarões a evitam. Ficam enrolados nela e afastam-se.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

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Nesse caso porque é localizado no aquário e a alga é filamentosa fina acredito que uns pouquissimos ml de agua oxigenada injectada sobre a alga pode ajudar-te a acabar com ela.

Depois falo-te da minha experiência com a agua oxigenada.

Luís Lima

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olha eu tive exactamente essas algas durante muito tempo e só te vais conseguir livrear delas com muitas tpa's e com as plantas a crescerem vigorosamente.

 

Eu comecei por fazer tpa's todas as semanas de 30% da agua, depois pus o sistema de co2 a bombar + fertilização intensiva , mas sem fosfatos e com muitissimo poucos nitratos . tudo mais á base de micronutrientes ( usei os da seachem que são excelentes ) depois pus só nitratos , magnesio e calcio para não haver falta.

 

as plantas começam a crescer desmesuradamente e privam as algas dos nutrientes. as tpa's constantes fazem o resto.

para não desperdiçar os fertilizantes faço a fertilização logo a segui ás tpa's

 

 

outra curiosidade dessas algas é que elas perdem força com ph ácido ficando os cabelos mais fraquinhos

 

as que já tens tiras com um escovilhão de copos. e depois atacas logo com as tpa's.

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Que adubo utilizaste de modo a saber que só injectavas nitratos magnésio e cálcio? e como controlar as quantidades de magnésio e calcio no aqua sabendo se há defice ou excesso?

Gostava de ter este controlo no aquário mas ainda não cheguei lá. :(

Luís Lima

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Boa tarde,

 

a água oxigenada (H2O2) funcionará em principio, mas tem de ser em quantidades pequenas. A Hemianthus callitrichoides "Cuba" pela foto, parece bastante saudavel e com folhas muito boas. A injecção de H2O2 em quantidade elevada poderá "lixar" algumas folhas, por isso recomendo uma dose pequena, as algas enfraquecerão e a sua remoção, sem vir junto a planta, será mais fácil.

 

Que adubo utilizaste de modo a saber que só injectavas nitratos magnésio e cálcio?
Não sei se é o que o membro João Alves utiliza, mas existem fórmulas caseiras para produzires somente KNO3 (Nitrato de Potássio), KH2SO4 (Sulfato de potássio) e Ca (Calcio). Todos estes nutrientes em garrafas individuais... :arrow:

 

e como controlar as quantidades de magnésio e calcio no aqua sabendo se há defice ou excesso?  

 

Quanto ao Magnésio, poderás te guiar pelas folhas das plantas se existe alguma carencia neste nutriente ou então comprar o teste de Magnésio (Aviso já que a ultima vez que o vi á venda, assustei-me com o preço :( ). Quanto ao Cálcio, penso que existem igualmente testes.

 

Abraço

Diogo Oliveira

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olá..

 

pessoal...

 

o nitrato arranjo sob a forma de nitrato de potassio

 

o magnesio sob a forma sulfato de magnesio hidrogenado

 

o calcio podes usar o da seachem para aquarios marinhos

 

os dois primeiros em fornecedores de laboratórios

o terceiro nas lojas de aquariofilia

 

a relação entre calcio e magnesio deve ser de forma a haver muito mais calcio que magnesio ( tipo 5 para 1 ) porque há uma teoria que diz que a absorção pelas plantas não corre bem se os valores forem aproximados.

 

como controlar as quantidades de magnésio e calcio no aqua sabendo se há defice ou excesso?  

pegas num teste de dureza e vês o GH que mede a dureza total.

depois pegas num teste de calcio e medes mg/l carbonato de calcio ( dureza de calcio ).

depois: GH - dureza de calcio = dureza de magnesio

depois é só comparar as duas durezas de calcio e magnésio.

 

mas se queres saber eu faço a olho e depois meço só o KH de maneira a estar entre 8 a 10 dº

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Viva,

 

ontem fiz uns testes e obtive os seguintes valores:

 

GH=10º

PH=7,2

 

Estes valores são um pouco mais elevados do que aqueles que costumo ter normalmente nos aquários.

Normalmente tenho GH=3-4, PH=6,6-6,8.

Tal facto é capaz de ser devido ao facto de estar a fornecer Sulfato de Magnésio em demasia (aumento de dureza).

Ontem já coloquei fornecimento extra de CO2 para tentar baixar o PH, Deixei de adicionar Sulfato de Magnésio (por um tempo), e fiz uma tpa de 50%.

Nos próximos dias vou continuar com as tpa's e observar os resultados.

Como neste aqua tenho plantas que preferem águas ácidas e moles, o aumento de dureza e PH pode ter debilitado as plantas e proporcionado este aparecimento de algas.

Continua é a dar-me que pensar porque é que esta alga só cresce por cima da hemianthus cuba (continuando a mesma com bom aspecto), e a didiplis diandra, a rotala macrandra, a wallichi e a hidrocotyle maritima não teem um fio de alga a chatear :lol: .

Vou dando noticias dos progressos.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

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  • 2 semanas depois...

A nota do João Alves ajudou-me bastante... :?: no entanto deixou-me algumas questões em pequenos detalhes que são:

 

a relação entre calcio e magnesio deve ser de forma a haver muito mais calcio que magnesio ( tipo 5 para 1 ) porque há uma teoria que diz que a absorção pelas plantas não corre bem se os valores forem aproximados.

 

As plantas não absorvem mais magnesio que cálcio? as concentrações nos fertilizantes das marcas tem sempre uma % maior de magnesio...relativamente a calcio, e calcio...alguns nem trazem :!:

 

pegas num teste de dureza e vês o GH que mede a dureza total.

depois pegas num teste de calcio e medes mg/l carbonato de calcio ( dureza de calcio ).

depois: GH - dureza de calcio = dureza de magnesio

depois é só comparar as duas durezas de calcio e magnésio.

 

mas se queres saber eu faço a olho e depois meço só o KH de maneira a estar entre 8 a 10 dº

 

Imagina que fizeste um excesso de adubação com MgSO4 ao medires o KH não podes obter entre 8 a 10 ºd tudo á conta dos sais de magnesio, e neste caso o valor seria enganador uma vez que não tinhas na água a distribuição pretendida...levando ao extremo podias até ter calcio 0 mg/l !

Não estou certo nesta observação? (isto independentemente da importancia que o cálcio possa ter na água)...

 

Obrigado pelo teu grande contributo, depois da tua nota já comprei...KNO3, K2SO4 e MgSO4 ando nas experiências :?:

Luís Lima

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Olá :D !!!

Pelo que li já disseram quase tudo, mas há um aspecto que não concordo que é com as TPAs semanais e de 50 %, TPAs diarias com menor litragem será mesmo o ideal !!! Ao fazeres TPAs de tal volume (50%) estarás outra vez a desiquilibrar o aqua, pois como sabes a agua da torneira não é H20 pura e como tal estaras a adicionar nutrientes (fosfatos por exemplo) que em conjunto com a fertilização diaria resulta num boom de algas !!!

As algas so apareçem sobre a cuba pois esta não é de todo uma planta de crescimento rapido e o seu tamanho reduzido faz com que a absorção e a vascularização não sejam dos mais eficazes comparado com uma planta de grande porte, no entanto é uma planta bastante resistente,a chave para que estas desapareçam é mesmo o equilibrio :?:, que é uma dor de cabeça até o conseguires atingir, falo por mim :?: !!!!

Boa sorte com isso e calma pois as algas não desapareçem de um dia para o outro !!!

Abraço

Rui Santos

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olá..

 

As plantas não absorvem mais magnesio que cálcio? as concentrações nos fertilizantes das marcas tem sempre uma % maior de magnesio...relativamente a calcio, e calcio...alguns nem trazem
se absorvem mais de um ou de outro não sei mas precisam dos dois em igual importãncia, os fertilizantes não têm mais calcio que magnesio , custumam é ter uma quantidade de calcio pouco significativa, acho que isso deve-se ao facto de a agua na natureza e nas nossas torneiras já ter uma grande quantidade de calcio relativamente ao magnesio e eles fornecem o mg porque será aquele micronutriente que poderá estar em falta na agua ou então o fertilizante é só de micronutrientes e o calcio é considerado um macronutriente e portanto não vêm na composição.

mas se vires os produtos que se vendem para subir a dureza da agua eles têm sempre muito mais calcio que magnesio para fazer uma subida da dureza equilibrada.

 

Imagina que fizeste um excesso de adubação com MgSO4 ao medires o KH não podes obter entre 8 a 10 ºd tudo á conta dos sais de magnesio, e neste caso o valor seria enganador uma vez que não tinhas na água a distribuição pretendida...levando ao extremo podias até ter calcio 0 mg/l !

 

por isso é que deves adubar sempre com os dois Ca e Mg ao mesmo tempo e nas proporções devidas ( vais experimentando , eu da ultima vez meti prái 3 colheres de sopa de calcio da seachem para 1 de sulfato de Mg , assim acho que posso assegurar logo á partida muito mais Ca do que Mg )

se puseres só Mg vais aproximar muito os dois valores. O mg é só preciso em quantidades pequenas por isso ele está incluido nos micronutrientes.

 

também podes adubar com um produto qualquer para subir a dureza e assim estás a inserir logo á partida com segurança ,quantidades equilibradas ,acho que fica é mais caro.

 

também podes ter a certeza que o calcio nunca está a zero pois a agua da torneira por si só já tem bastante na maior parte das zonas .

 

resumindo deves meter dos dois, proporcionalmente até teres o Gh pretendido.assim sabes que tens os dois elementos em quantidades suficientes . vais depois medindo o gh periódicamente para veres a quantidade que tens de ir inserindo para o manteres. Se tiveres duvidas nas proporções tens de fazer aquela equação de cima.

 

espero ter ajudado.

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uma solução muito simples é começares a fazer pequenas TPAs diariamente, e colocares uma planta de crescimento rapido a flutuar dentro de um bercário, como o caso da cabomba e da riccia.

 

Continuas a adubar normalmente e vais ver que ao longo do tempo as plantas vão crescer e as algas vão começar a morrer.

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Qual a ideia da planta no berçario? não percebi ;)

Qd as plantas consomem os nutrientes e crescem é normalmente que vençam sobre as algas, não percebo a relação com a planta flutuante e o berçario, não posso ver isso pelas outras plantas, ou estas especies dão-me alguma interpretação mais fácil?

Sinceramente não consegui captar a ideia...

Luís Lima

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O mg é só preciso em quantidades pequenas por isso ele está incluido nos micronutrientes.
Estás enganado. O magnésio, bem como o cálcio, são considerados macronutrientes secundários.

 

Qual a ideia da planta no berçario? não percebi Question

Qd as plantas consomem os nutrientes e crescem é normalmente que vençam sobre as algas, não percebo a relação com a planta flutuante e o berçario, não posso ver isso pelas outras plantas, ou estas especies dão-me alguma interpretação mais fácil?

Sinceramente não consegui captar a ideia...

 

A ideia é as plantas de crescimento rápido captarem os nutrientes em excesso mais depressa que as outras plantas ou algas , devido ao seu rápido metabolismo. Por outras palavras, servem como um filtro até teres o aquário mais estável. Depois já as podes retirar e começar com a fertilização equilibrada.

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Ora nem mais.

 

No meu primeiro aqua, tinha muito cabomba, e aquilo é planta para crescer uns bons cms por semana. Conclusão, nem espaço para algas.

 

Depois, sempre que tinhas problemas com algas em fazes inicias de aquas, era meter cabomba a flutuar e ajudava e muito a controlar e eliminar as algas.

 

Pode não ser muito natural, mas em casos mais graves ajuda efectivamente a retirar nutrientes em excesso da agua e impedir o aparecimento das algas.

 

Se n kisseres cabomba, metes riccia, que alem de muito bonita cresce muito rapidamente tb.

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Viva Luis,

 

acabei por nãp perceber por que somente a 'cuba' ficou com algas.

Mas no fim de semana passado mudei o layout desse aqua e agora não tem essa planta.

A hemianthus 'cuba' plantei-a num aqua onde pretendo criar um biótopo sul-americano. Como ela é de crescimento lento vai demorar uns meses até ter um tapete como já tinha no outro aqua, mas lá chegará.

Quanto ás plantas, tens mp.

Saudações aquariófilas.

 

Nuno reis

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Eu tive exactamente o mesmo problema no meu 450 litros e resolvi-o fazendo o contrário do que dizem os livros:

 

1 - parei o CO2

2 - diminui a iluminação para metade

3 - parei a fertilização da coluna de água (o substrato tem a fertilização inicial de turfa e laterite)

4 - passei a abrir a janela que está próxima para deixar que o sol atingisse o aquário directamente

 

Em menos de um mês e meio as malditas foram-se embora!

 

Surpreendidos? Eu também fiquei. :)

 

Só tenho duas espécies no aqua - H. zoosterifolia e E. tenellus. A taxa de crescimento diminuiu para menos de metade mas, nos locais onde bate o sol mais tempo, a qualidade das folhas das plantas é incrível.

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Viva

Há efectivamente questões que são muito interessantes no que diz respeito às algas...

Também me aconteceu algo parecido no meu aquário, não com a cuba, infelizmente não tenho muito sucesso com esta planta mas com musgo de java. Tenho um tronco relativamente grande no meu aqua, no qual atei o musgo. Existem zona em que o musgo tem algas, do género que afectou a Cuba do nosso Amigo. Algas que parecem ser longos cabelos finos de cor esverdiada..., e noutras zonas uma alga escura, pequenina. E o musgo noutras zonas está impecável...

Não consigo efectivamente perceber o porquê desta situação embora suspeite que no meu caso, isto se deva à luz e às condições que chega à planta..., por não estarem os tufos de musgo à mesma altura uns dos outros... As algas verdes, que parecem cabelos finos atacaram o musgo que estava no parte inferior, + perto do substracto, e as escuras, muito pequenas nas zonas superiores do aqua (o tronco tem tendência a sair do aqua). Nas zonas intermédias, o musgo está impecável..., daí a minha suspeita...

Abraços

João Filipe Correia

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