Plantas a definhar


paulo7

Recommended Posts

Boas!

Tenho um aquário de 355litros onde tenho apenas echinodorus e praticamente todas elas estão a definhar.

O substrato fértil é perto de 1cm de jbl aquabasis e depois tem por cima areia de silica. Fertilização não faço nenhuma.

A iluminação é um projetor led de 30watts com um angulo de difusao de 60º.

 

Os 2 motivos que vejo que possam existir é: ou pouca iluminação ou o substrato está a compactar e a sufocar as raízes.

 

Fiz agora todos os testes que tenho em casa e os resultados foram:

 

Ph:7.0

Gh:2º

Kh:1º

No2:0.0mg/l

No3:2.5mg/l

Po4: entre 1 e 2,5mg/l

NH3/NH4: 0

 

Vou deixar aqui umas fotos para poderem opinar.

 

o44g.jpg
13n5.jpg
vn5b.jpg
ok5j.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tu próprio já identificas-te os problemas :)

Realmente é pouco luz para tanta água, mas mesmo assim, acho que o principal factor é mesmo a areia.

 

Para tirares a prova dos 9, coloca uma dessas plantas num outro tipo de substrato inerte e vê o que acontece..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,mas de momento não tenho nenhum modo de experimentar isso. Tenho o aquário a funcionar desde julho e não tenho tido problemas, só agora é que isto começou a ficar assim.

Vai ser uma dor de cabeça para mudar o substrato agora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes experimentar num canto do aquário colocares apenas algum substrato diferente.

Quando fores plantar enterras bem o dedo para afastar a areia, de modo a que chegue ao substrato fértil e fique apenas o novo por cima.

Não sei se me fiz entender, mas a ideia é manteres as mesmas condições da água e da iluminação e veres se há melhorias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Pois, realmente deve ser falta de luz e falta dfe nutrientes. O substrato da JBL deixa um bocado a desejar...deves fertilizar na coluna de água quanto antes.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então tentar com areão de rio que é a unica coisa que tenho aqui por casa.

Já agora, caso tenha de mudar de substrato acham que esta areia de silica de 2-3mm seria uma boa opção? http://www.pet4you.net/peixes/acessorios/decoracao/areia/areia-branca-silica.html

Queria algo assim mais branco mas que nao fosse muito caro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo, o areão de rio é quanto a mim dos substratos menos apropriados para plantas. As raízes não se agrram facilmente, e para além disso o areão de rio não é fértil...Por baixo pomos um substrato fértil e por cima uma camada de substrato estéril.

 

O que podias fazer é: ou adicionar pastilhas fertilizantes, ou arranjares outro substrato fértil.

 

Mas se fosse a ti, para já, arranjava umas pastilhas fertilizantes e enterrava no substrato. Numa próxima montagem então colocava um substrato fertil de melhor qualidade.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, mas se o principal problema for a areia de silica ter compactado e estar a sufocar as raízes, as pastilhas fertilizantes ou fertilização na coluna de água irá ajudar em alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ver o problema de forma literal. Só se colocaria essa hipótese se tivesses apenas silica no aquário, ou tivesses uma camada gigante de silica e uma camada infima de substrato JBL. Digamos que o substrato estéril ou inerte deve servir apenas para propósitos estéticos e para seguraras plantas, já o substrato fértil é onde as raízes vão alojar-se. As raízes mal devem tocar a silica, devem estar concentradas no substrato fértil pois tendem a ir para baixo, para o fundo.

 

Posto isto o problema quanto a mim não se prende com o sufocamento das raízes, mas de falta de nutrientes no substrato e na coluna de água, talvez o aqua seja recente e a parte biológica no substrato ainda não esteja a funcionar, e também falta de luz. E claro, uma adição de Carbono seria muito benéfica, ou com adição de CO2 ou adicionando EasyCarbo ou Excel.

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já adicionei pastilhas fertilizantes no substrato perto das raízes das plantas. Vamos ver se melhora.

Falaram também em pouca iluminação. Pesquisei um pouco e encontrei as lâmpadas par 38w de 12x1w, com temperatura de cor 6700k e acho que tem a volta de 1100lumens. Não sei se será boa opção e por isso queria perguntar-vos o que acham.

A minha ideia seria colocar pelo menos 1 lâmpada destas no lado das plantas pois só tenho plantas de um lado do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Leds nunca tive mas em relação aos Lumens parece bem. O ideal é a luz estar de modo a iluminar todo o aquário de forma uniforme, mas se vês que ao colocares apenas de um lado as plantas vão ganhar com isso, porque não?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais