Escalar com barbatanas queimadas no termostato


Piscis

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho um escalar pequeno que ficou entalado uns 3 ou 4 dias (penso eu) no termoesto e ficou com as barbatanas danificadas. Fui para fora uns dias e quando regressei dei por falta dele, Procurei e lá estava entalado :(

 

Ao sair verfico que nunca mais nadou normalmente. Boia à tona de água epor vezes vem cá abaixo com esforço mas logo regressa à tona de água. Está assim desde ontem. Pensei que não passassa desta noite. No entanto, hoje verifico que as barbatanas dorsais já estão um pouco mais abertas. O problema está numa das laterais, penso eu. :( Acontece que ele está muito esperto: vejo que come - aliás movimenta-se como pode em direcção à comida - e vai ter com os outros esclares. :|

 

A minha pergunta é:

 

Sugerem algo para minimizar o sofrimento do bicho? Sinto-me tão culpada!

Será que melhora ou devo matá-lo? :(:(:(

Já vos aconteceu algo semelhante?

 

 

Tirei umas fotos mas não são muito perceptíveis. Desculpem:

http://fotos.sapo.pt/larar/fotos/?uid=j5dYcZz8qW9cMLvT7B0z

http://fotos.sapo.pt/larar/fotos/?uid=2BzFJH5mEvbs9wWpo8pO

 

 

Muito obrigada pela ajuda e opiniões.

Editado por Piscis

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

realmente o aspecto dele nao é o melhor, mas eu tentava a recuperação mais algum tempo.já que come, deixa ver se melhora.

vais observando, e se vires que não ha melhoras, pois aí sim será altura de se ir embora.

 

cumps

Um Abraço

Rui Cardoso

discusani2.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Caso vejas que não há hipotese de ele recuperar e decidas optar pela eutanasia escolhe um método que seja indolor para o peixe. Congelar/Sanita/água a ferver não são métodos aceitáveis, assim como intoxicação com certas substâncias.

 

Existem produtos que são relativamente faceis de arranjar e baratos que com poucas gotas o peixe fica a dormir (consegues mesmo reparar que vai ficando com uma respiração mais lenta e adormecendo), e se deres uma overdose de anestésico o peixe morre. Existem outros produtos para uso veterinário/cientifico mas são mais complicados de arranjar, mas arranja-se.. Boa sorte-

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada pelos vossos comentários! Felizmente tenho muito boas notícias! Parece que o nosso amigo é dos resistentes :) e contra todas as expectativas, diria que está praticamente a 100%! A pouco e pouco as barbatanas foram melhorando o que lhe permitiu voltar a nadar direito a pouco e pouco. Ainda tremelica um bocadinho, mas já nada bem e vai ao fundo e vem facilmente. Sempre pensei que os peixes se "afogassem" caso estivessem impedidos de nadar na sua posição normal. Imagino o equivalente a nós humanos, passarmos 4 ou 5 dias de cabeça para baixo...

 

Apesar do susto, parece que o seu deslumbramento pela luz amarela do termostato continua. Adora ficar lá pasmado a olhar e a bicar a luz :| Mas agora já o desencostei do canto, não vá voltar a acontecer mais um entalamento lol

 

Aqui fica uma foto para verem as melhoras :)

http://fotos.sapo.pt/larar/fotos/?uid=ms5Gl6Ce01Z84N0B4N3a

 

Obrigada e Boas Festas!

Editado por Piscis

"No fundo do mar há brancos pavores,

Onde as plantas são animais

E os animais são flores (...)" Sophia M.B.Andresen

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Isso é que foi azar, continua fino??

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais