Peixes a morrerem rápidamente: Ajudem-me ASAP


André Alves

Recommended Posts

Boas, no sentido de encurtar as palavras e ir directo ao assunto:

 

> Tenho 2 aquários, um de 180 outro de 300 litros, comunitários, há cerca de 18 meses, onde a água utilizada é a da torneira com PH=7.

 

> Os peixes estão nos aquário desde o inicio, não existindo adições recentes de fauna, sempre se deram lindamente e com saude.

 

Um dos aquários está comprovadamente com problemas, pois ontem e hoje faleceram-me 5 peixes, de diferentes especies: Botia palhaço, Escalar, Ramirezi, Beta.

 

Não acredito que sejam ataques, pois não apresentavam evidências disso, e são diferentes espécies a falecerem.

 

Ontem ás 19h00 o beta estava vivo..ás 22h00 estava morto.

Ontem ás 00h00 o botia palhaço estava vivo..ás 07:00 de hoje estava morto.

 

Não reparo em comportamentos anormais, a não ser neste botia palhaço, que ontem estava fora da toca, junto ao cimo de agua, até me deixou que chegá-se perto dele com a mão e o apanha-se e fizesse quase tudo dele - sinais evidentes de que algo não estaria bem e previ logo o pior, que hoje se comprovou.

 

Bom, alguns detalhes da água\setup do aquario:

 

> Filtro externo 1200 l\h com esponjas, ceramicas e zeolite.

> Filtro UV

> TPA's semanais ou conforme exija (esta semana fiz duas devido a alteração de layout que fiz e levantou muita sugidade)

> Cerca de 30 peixes, 3 valisnerias e uma echinodorus

> Luz 6 h\dia

> Bomba de ar

 

Ora, se todos os cuidados são seguidos de forma a manter uma boa qualidade de água, o que se passará ? Ao inicio na 1ª e 2ª morte, fui directo á teoria dos ataques ! Mas..com os restantes...essa teoria passou-me, pois derepente um assassino no aquário pareceu-me estranho.

 

Então fui medir a qualidade da água, alguns parametros: Amónia, Nitritos, Nitratos: tudo OK ! ... Mas, calma...Então e o PH ? Pois é ... confesso que me desleixei e já há algum tempo não o media (seguramente 3 meses), visto que sempre tudo correu bem e o processo é sempre o mesmo... Está pelo menos, a 6.5, se não mais baixo um pouco.

 

Fui imediatamente medir hoje a água da torneira, e o PH está a 7.0.

 

Será a meu ver, esta a causa dos falecimentos recentes, e acredito que hoje quando chegar a casa existam mais, mas tive de vir trabalhar, nada a fazer entretanto.

 

Pensei em adicionar sal que é a única coisa que tenho para subir o PH...mas é sal de cozinha, e não recomendado, além de ter corydoras, e não recomendado tambem.

 

Pensei em ir comprar um daqueles quimicos para subir o PH nas lojas de aquariofilia ("PH UP"), ou bicarbonato de sodio na farmacia (embora n saiba as quantidades). Não sei, estou um pouco em estado de choque.

 

As prioridades a meu ver são duas:

 

- Fazer subir o PH

- Identificar porque o PH desceu para os 6.5 quando a água da torneira é 7.0 e o aquário sempre teve 7.0 (e o outro tem 7.0 com a mesma agua e tratamentos).

 

 

"Recentemente", há 1 mês e meio, adicionei umas pedras negras...com o devido tratamento...de resto iguais a tantas outras que já vi em aquários. Até aqui só conhecia pedras que fizessem subir o PH, as calcarias, descer o PH nunca ouvi falar. É possível ? Não encontro nenhuma explicação para o PH ter descido.

 

 

Agradeço toda a ajuda por favor

 

Nota: Não tenho testes de KH.

 

Obrigado,

André

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André, andas com azar...

 

Ideias, apesar de ainda ser um "maçarico":

-Não conheço pedras que desçam o ph

-Podes colocar umas conchas para o fazer subir, mas não sei como controlar a subida para valores exagerados

-As pedras negras poderão ter introduzido algo no aqua?

-Essas TPA's e alteração de layout levantaram sujidade, poderão ter despertado algo no aqua?

-Adicionaste troncos?

-Pode ser do KH

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

Durante meses, a agua esteve sempre nos 7.0, com um bom tampão presumo em valores de KH, pelo que nunca me preocupei muito com isso, tendo os outros testes.

 

O remexer do aquário, pode ter levantado sugidades e decompostos que estava "quietos", e de alguma forma baixado o PH, talvez ? Não sei, nunca tive problemas destes nos meus aquários, correu sempre tudo muito bem.

 

Tenho quem me empreste um produto para subir o PH, posso colocar pouco do mesmo e aguardar resultados.

 

Espantamente é que com duas TPA's, cerca de 40% do aquario ha menos de 72 horas, os valores estejam 0,5 diferentes da torneira.

 

Não puz troncos, as pedras negras foram fervidas e levadas e esfregadas e sei lá mais o quê...que raio ... estou triste por ver os meus peixes a perderem-se.

 

Preciso tomar acções rapidamente, mas quero faze-lo acertadamente, embora pense que o claro é fazer subir o PH o mais rapido possivel (mas gradualmente) para os 7.0 da torneira.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece estranho, mas aposto que a "culpa" foi das TPA's e mudança de layout, que por algum motivo estranho, causaram o problema.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para desenrascar (subir o ph), resolves isso já com uma pedra da calçada dentro do aquario

 

É um aquário de 300 Litros.

 

Qual o efeito em termos de subida de PH, isto é, qual a previsão de subida por hora ?

 

Devo ir medindo o PH de hora a hora ? Não é tão imediato ?

 

Tenho possibilidade de colocar um quimico PH UP. É preferivel uma pedra de calçada ?

 

Tenho bastantes peixes no aquário não quero perder mais.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o ph up será mais aconselhado que a pedra da calçada, até porque consegues dosear para a litragem, enquanto seria complicado saber quantas pedras da calçada seriam necessárias para elevar o ph em 300l com um ratio de subida de 0,2ph/24h (atenção que uma variação mais rápida poderá te levar mais peixes).

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedra da calçada, faz subir o ph lentamente, conheço criadores que o fazem utilizando este método, no caso do teu aqua de 300 litros eu diria que demore um dia a subir dos 6.5 para os 7

 

No teu lugar, o que faria era uma muda de agua na ordem dos 40%, acho que isso resolvia o problema

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o quimico parece-me mais sensato e controlável, ainda estão mais de 100€ em peixes naquele aquário.

 

De qualquer forma...está a dúvida...de como é que o PH baixa sem nada para o efeito no aquario...só vejo mesmo os detritos...mas sinfono todas as semanas com as TPAs... !


A pedra da calçada, faz subir o ph lentamente, conheço criadores que o fazem utilizando este método, no caso do teu aqua de 300 litros eu diria que demore um dia a subir dos 6.5 para os 7

 

No teu lugar, o que faria era uma muda de agua na ordem dos 40%, acho que isso resolvia o problema

 

40% foi o que troquei nas ultimas 72h.... horas essas em que faleceram os peixes ... estou algo receoso de mecher tanto na água já de seguida.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter material em decomposição e ajuda nessa descida. Pode ser a acumulação de detritos que se tenha verificado nesses meses.

Se o Kh estiver alto, é mais dificil alterar o Ph, Se estiver baixo, com bicarbonato de sódio vai subir e levar o Ph de arrasto.

Isto do pouco que sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A pedra da calçada, faz subir o ph lentamente, conheço criadores que o fazem utilizando este método, no caso do teu aqua de 300 litros eu diria que demore um dia a subir dos 6.5 para os 7

 

No teu lugar, o que faria era uma muda de agua na ordem dos 40%, acho que isso resolvia o problema

 

Uma alteração tão grande em 24h poderá acabar com mais peixes...mais do que 0.2/dia é muito.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não mexia no ph ..não terá sido da mudança de layout e intoxicação por amônia?

As mudanças de agua são de quanto?

É preciso de saber o que está a fazer baixar o ph. Carga orgânica a mais?

Qual o ph da agua da torneira após descanso de 24 horas?

É utilizado acondicionador?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o flitro é curto para a litragem do aqua...

 

Não acredito que seja essa a origem deste problema, não entrando em avaliações especificas sobre esse tema, o aquario esta montado há quase 2 anos.

 

Até porque, 300 litros são brutos, disponveis de água devem ser avolta dos 240 L, com areão, rochas e margem em cima, 240*5=1200, é algo suficiente...Já tive criações neste aquário, com TPA's semanais e sinfonagens, com filtro UV, a água tem estado impec, como provam os resultados da amonia, nitritos e nitratos.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não mexia no ph ..não terá sido da mudança de layout e intoxicação por amônia?

As mudanças de agua são de quanto?

É preciso de saber o que está a fazer baixar o ph. Carga orgânica a mais?

Qual o ph da agua da torneira após descanso de 24 horas?

É utilizado acondicionador?

 

A água do aquário, sempre manteve o seu PH original de torneira, 7.0 - mantém-se após 24\48 nesses valores aproximados.

 

Se foi intoxicação por amonia então a amonia desapareceu em 48\72h...fiz hoje de manhã o teste, Zero amonia, nitritos, nitratos, tudo OK.

 

A água é sempre preparada de forma exageradamente cuidadosa: 40Lts aproximadamente, num balde 24h, com eliminador de cloro e metais pesados.

 

Após a introdução da água no aquário, junto um pouco de bacterias .

 

Sempre fiz assim nos meus aquários, sem problemas, 3 aquários em 2 anos e pouco, este é o 1º problema grave que tenho, não alterei metodos.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zeolite também tinha e retirei. Serve para retirar e filtrar como o carvão, mas com propriedades diferentes, claro. Mas também satura. Já li algures que não é aconselhada em plantados, porque retira parte dos nutrientes das plantas.

Podes ter tido um pico de amónia e já ter sido absorvida pela zeolite.

Pode estar saturada e estar a libertar.

Eu retirei do filtro e aumentei as porcelanas nesse espaço. Acho que faz mais efeito.

 

Por ex..

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=33741

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zeolite também tinha e retirei. Serve para retirar e filtrar como o carvão, mas com propriedades diferentes, claro. Mas também satura. Já li algures que não é aconselhada em plantados, porque retira parte dos nutrientes das plantas.

Podes ter tido um pico de amónia e já ter sido absorvida pela zeolite.

Pode estar saturada e estar a libertar.

Eu retirei do filtro e aumentei as porcelanas nesse espaço. Acho que faz mais efeito.

 

Por ex..

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=9&t=33741

 

Nunca tinha pensado nesse primas, porque nunca se justificou.

 

Alem de que, eu nas limpezas de filtro, lavo as zeolites com água das TPAs (aquario), pelo que a maior sujeira dos cestos\zeolite é expelida.

 

Sempre tive e com bons resultados, nunca dei por niveis de amónia acima do normal como já referi, por isso mantenho no meu (não uso plantado).

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Alem de que, eu nas limpezas de filtro, lavo as zeolites com água das TPAs (aquario), pelo que a maior sujeira dos cestos\zeolite é expelida.

o Ideal é ferver ou um banho em água com sal. Basta um pouco de sal para libertar toda a amónia que tem "guardada" e mesmo assim tem validade de utilizações. Pode já terem acabado as caracteristicas da zeolite.

Lavar com água só limpa o sujo e não retira mais nada. Pelo menos é a minha opiniao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Ideal é ferver ou um banho em água com sal. Basta um pouco de sal para libertar toda a amónia que tem "guardada" e mesmo assim tem validade de utilizações. Pode já terem acabado as caracteristicas da zeolite.

Lavar com água só limpa o sujo e não retira mais nada. Pelo menos é a minha opiniao.

 

Entendo, é capaz de ter razão.

 

No entanto, até hoje nunca tive valores não pretendidos de amónia no aquário pelo que entendo que ainda não será a altura da substituição.

 

Obrigado pelas dicas de qualquer modo, sempre útil receber novos metodos.

 

Vou medir o PH hoje á noite, ver se há mais baixas, sinfonar ao máximo a "lixeira", agendar uma TPA de 50% para amanhã.

 

Engraçado que tenho outros peixes sensiveis como uma faca fantasma e continua lá direitinho, assim como as outras botias com a mesma idade, assim como os restantes escalares... que estranho isto tudo... mas só vejo o PH como factor único nesta altura dada a diversidade de especies e acontecimentos.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV está sempre ligado???

Atenção que a experiência é menos que nada. Mas, se mata muita coisa, os peixes ficam sem defesas. Qualquer bicharoco que entre, por muito pouco que faça num aquário sem UV, pode fazer muito num que tenha UV permanente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estas preocupado com uma descida de 0.5 de Ph? Eu duvido muito. Os peixes sentem mais que isso quando sao movidos de um aquario para outro. Nao aconselho andares a mexer agora no ph, pelo menos nao com quimicos.

 

Uma coisa que podera ter acontecido mas nao te sai dizer exactamento como e porque: Quando mexeste no substrato, libertas-te substancias que sao subprodutos de bacterias que decompoe compostos azotados. Se tiveres uma zona anaerobica no areao (normalmente acontece se tiveres uma camada de substrato algo profundo e pouco remexida), vao se desenvolver bacterias que consomem nitratos (benefico), mas que alguns dos subsprodutos podem ser muito toxicos quando nao sao libertados gradualmente, e quando tu mexeste o substrato libertas-te uma grande quantidade. Eu nao lembro exactamente do mecanismo, mas ja li sobre este efeito. Claro que pode ter sido outra coisa qualquer, mas tambem pode ser uma possibilidade. A diferença de Ph acho muito curta para peixes saudaveis sentirem isso.

 

(estou sem acentos)

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não descartes a hipótese de um ataque do peixe faca por exemplo...mas se não havia marcas, não sei!

 

Aposto também numa cena dessas do substrato remexido a libertar algo tóxico!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O UV está sempre ligado???

Atenção que a experiência é menos que nada. Mas, se mata muita coisa, os peixes ficam sem defesas. Qualquer bicharoco que entre, por muito pouco que faça num aquário sem UV, pode fazer muito num que tenha UV permanente.

 

Boas,

 

O UV funciona 12\h dia com temporizador.

 

O que disseste é válido tanto quanto sei, por isso tenho esta opção.

boas

 

quanto a mim, o que originou as mortes foram as oscilações de ph.

deves ter muita materia organica no aquario, e isso faz com que o ph baixe.

costumas sifonar o aquario?

 

Boas,

 

Sim costumo sinfonar o aquario , pelo menos 1 vez por semana antes das TPAs, ás vezes mais.

Boas,

 

Estas preocupado com uma descida de 0.5 de Ph? Eu duvido muito. Os peixes sentem mais que isso quando sao movidos de um aquario para outro. Nao aconselho andares a mexer agora no ph, pelo menos nao com quimicos.

 

Uma coisa que podera ter acontecido mas nao te sai dizer exactamento como e porque: Quando mexeste no substrato, libertas-te substancias que sao subprodutos de bacterias que decompoe compostos azotados. Se tiveres uma zona anaerobica no areao (normalmente acontece se tiveres uma camada de substrato algo profundo e pouco remexida), vao se desenvolver bacterias que consomem nitratos (benefico), mas que alguns dos subsprodutos podem ser muito toxicos quando nao sao libertados gradualmente, e quando tu mexeste o substrato libertas-te uma grande quantidade. Eu nao lembro exactamente do mecanismo, mas ja li sobre este efeito. Claro que pode ter sido outra coisa qualquer, mas tambem pode ser uma possibilidade. A diferença de Ph acho muito curta para peixes saudaveis sentirem isso.

 

(estou sem acentos)

Bom,

 

a verdade é que eu chego a casa ao fim do dia...e alguns estão aparentemente saudaveis, e outros por acaso tinham as "caudas" ou barbatanas decompostas ou algo rasgadas.

 

Mas não sei há quanto tempo estavam mortos...se 30 minutos, se 6 horas, se 12 horas, e o PH da água pode causar algo semelhante devido á decomposição do corpo.

 

A situação do areão, é capaz de ter algum sentido também, mas, ainda agora morreram mais 2 peixes ( a minha mulher está em casa e ligou-me) .

 

Não dá para "não fazer nada", já fiz TPA de quase 50% ha 1 dia.

 

Terei de avançar no risco, quimico ainda que pouco para fazer subir o PH o menos possível de forma gradual.

Não descartes a hipótese de um ataque do peixe faca por exemplo...mas se não havia marcas, não sei!

 

Aposto também numa cena dessas do substrato remexido a libertar algo tóxico!

 

O Ghost Knife Fish é pacifico, está sempre no canto dele e quase lhe tenho de dar comer á boca, mesmo com luz apagada porque já o vigiei várias vezes.

 

Além disso, uma botia palhaço enorme, um betta, um escalar, e por ai ... são várias espécies "do nada" a serem atacadas e lesadas, não vou por ataques.

Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais