Diatomáceas para sempre!


kallong

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Já vou no meu segundo aqua e sempre tive problemas com esta sujidade castanha, tanto nos viros como nas plantas.

Chega a ficar tudo sujo de 15 em 15 dias.

Tenho caracóis zebra e tive 2 otocinclus (1 morreu entretanto) e continua tudo igual, aliás os otocinclus passavam pouco tempo nas plantas, assim como os caracóis que era só vidro e solo.

Indicaram-me vivamente o JBL SilicatEx, mas na caixa diz que remove as algas Diatomáceas mas também fosfatos e fosfatos tenho 0,5 (o que me parece bem tendo em conta os 15 de nitratos).

 

Alguém tem algum feedback sobre isto?

Obrigado

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens teste de Amonia?

Morrem-te peixes ou têm algum comportamento estranho?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quais são os volumes dos aquários, e respectivas iluminações?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho teste de amónia.

 

Sim, volta e meia, normalmente quando adiciono algum peixe morre um ou outro.

 

O aqua tem 60L, bons níveis de ph 7, gh, kh, nitritos 0, nitratos 14, fosfato 0,5.

Iluminação 2x 24w uma de 6500k e outra de 8000k com tom rosa 8 horas diárias.

Filtro ehneim 2213, co2 com uma gota por segundo e bomba de oxigénio 14 horas diárias.

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Perdoa-me a curiosidade, mas plantas vivas, tens alguma, além das algas claro?...

 

Já vi por aqui pessoal a queixar-se de ter plantas a morrer, quando na realidade tinham apenas a única planta do aquário com as duas últimas folhas a apodrecer.

Já vi aquas só com plantas de plástico e pessoal a queixar-se destas estarem cobertas de algas.

E o mais comum, que é aquas super-iluminados, com foto-períodos sem qualquer nexo, nenhum tipo de fertilização ponderada e os respectivos donos a queixarem-se de sofrerem ataques de algas.

 

Tenho outra questão, que é: Que substrato tens e respectivo volume?

É que algas castanhas costumam ser o resultado de excesso de silicatos, mas umas fotos ajudavam no diagnóstico.

 

Depois de responderes a estas questões, aconselhar-te-ei a procederes a umas valentes TPA's, esqueceres esse produto mágico (ou se já o tens, guardá-lo junto com o 'oxigenador' numa caixa) e plantares mais e com a maior variedade possível de plantas que te seja possível.

 

 

 

Abraço

P.S. Esse tom rosa da lâmpada de 8000K indica claramente que deves, ou virar para cima os caracteres chineses impressos num dos lados, ou comprar uma lâmpada numa vulgar loja de iluminação (bom ex: Osram Skywhite 8000k) e deixares de procurar artigos para o Aqua em lojas 'dos chineses'...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Plantas tenho 3 anubias e várias de um nome que nao me lembro agora... podes ver nas fotos.

Substrato uso JBL Aquabasis e por cima JBL Manado, isto na área das plantas (ver na foto)

 

Na loja foi-me aconselhado a desligar o oxigenador, mas não vejo mal nenhum já que o meu filtro está dentro de água e não faz "bolhinhas" ao deixar cair água.

 

A lâmpada de 8000k é uma T5 HO 24W GROLUX da SYLVANIA não vem dos chinos :P

 

O kit de CO2 é o da Aquatlantis.

 

Sim eu já tenho o JBL silicatex, é uma resina que se coloca no filtro (mais uma camada). Achas que não resulta?

w18r.jpg

 

b9zb.jpg

 

 

 

Editado por kallong

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A bomba de ar não está a fazer mais do que fazer gastar-te mais electricidade uma vez que já tens as plantas a fornecer o oxigénio à agua e por consequente para os peixes respirarem, daí toda a gente dizer para o retirares. Se o quiseres manter não tem mal, mas como já te disseram é desnecessário.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Pois se já o compraste, vai-te custar mais não o usar, mas tens de ser forte.

Ser forte a plantar mais, mesmo que não saibas o nome do que vieres a plantar. O oxigenador, é mais fácil de desligar, mas para isso tens de ter plantas que te oxigenem a água...

As que tens aí, (Anubias e Higrofila corimbosa) não chegam para assimilar esses nutrientes (que me parece que estão no local errado) desse substrato fértil.

Mas, se tens o Manado por cima do Aquabasis, o que é que está na 'zona não plantada'? Será que é essa areia da praia (Esmoriz?) que está a libertar todos esses silicatos (não deve ser de praia, com um pH de 7)?

 

Tens noção que 1 watt por litro num aqua tão pequeno como o teu, sem plantas, sem fertilizar e injectando CO2 é garantir uma fonte estável de algas?

 

Outra questão, a foto maior foi tirada quantos dias antes da outra?

E a mais pequena, foi tirada ainda os Santa filomena eram vivos?

 

Se não veio dos 'chineses' como consegues que uma lâmpada com 8000K tenha um tom rosa?

Se for uma Grolux tem 8500 K e sim, tem um tom rosa, se for uma de 8000 K tem um tom branco frio.

Se for realmente uma Grolux, aconselho-te vivamente a, trocá-la por outra (6500 K ou 8000 K) porque esse espectro favorece muito o crescimento das plantas, e sem fertilizares vais ter problemas muito mais graves que as algas castanhas (que os ancistros adoram).

Depois de teres as novas plantas estabilizadas, podes e deves experimentar diferentes espectros, mas para já não deverias utilizar essa lâmpada.

 

Mas o mais importante é mesmo plantar, planta em excesso, crava aos teus amigos, procura nas Ofertas ou até nas Trocas e Vendas (se bem que comprar nas lojas é mais barato que lá...), mas planta com fartura.

Andar a limpar algas, a procurar remédios mágicos, e a borrifar água oxigenada é uma coisa, montar um aqua e desfrutar dele é outra bem diversa.

Esquece as regras que lês por aí dos litros por watt, isso é porreiro de ler nas revistas, planta por excesso, retira as que não se adaptarem e trabalha nas que se estabelecerem, muda espectros, afina fertilizantes e vais ver que até os peixes começam a viver mais.

 

Parece difícil, mas até é bem simples.

Demora o seu tempo, mas já tens mais de metade do trabalho feito, agora é só corrigir e esperar.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As que tens aí, (Anubias e Higrofila corimbosa) não chegam para assimilar esses nutrientes (que me parece que estão no local errado) desse substrato fértil.

Estás a falar de quais nutrientes?

 

Mas, se tens o Manado por cima do Aquabasis, o que é que está na 'zona não plantada'? Será que é essa areia da praia (Esmoriz?) que está a libertar todos esses silicatos (não deve ser de praia, com um pH de 7)?

Na zona plantada é areão de marca, comprado numa loja, e não é o caso porque no aqua anterior tinha outro diferente mas o mesmo problema.

 

Tens noção que 1 watt por litro num aqua tão pequeno como o teu, sem plantas, sem fertilizar e injectando CO2 é garantir uma fonte estável de algas?

Está provado que iluminação em excesso e fosfatos em excesso não são causadores de algas, pelo menos é o que o Tom Barr explica no método de fertilização EI.

 

Outra questão, a foto maior foi tirada quantos dias antes da outra?

E a mais pequena, foi tirada ainda os Santa filomena eram vivos?

A pequena foi tirada cerca de 1 mês depois da grande. Sim os santa filomena continuam vivos.

 

Se não veio dos 'chineses' como consegues que uma lâmpada com 8000K tenha um tom rosa?

Peço desculpa é 8500K.

 

Mas o mais importante é mesmo plantar, planta em excesso, crava aos teus amigos, procura nas Ofertas ou até nas Trocas e Vendas (se bem que comprar nas lojas é mais barato que lá...), mas planta com fartura.

Sinceramente, este substrato para plantar é o degredo... é muito mole e não fixa bem as plantas à primeira :P

 

Abraço

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acho que 48w para 60l seja iluminação em excesso nem que o problema venha daí. Mas iluminação em excesso é uma causa muito provável de vários tipos de algas, a menos que acompanhe com uma oferta proporcional de CO2 (e nutrientes).

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas


Falava dos macros e também dos micros que esse substrato fértil vai 'largando' e que as novas plantas vão absorver.

Não conheço essa areia, mas os silicatos virão certamente dela, ou da água que usas para as TPA's, se aumentares a quantidade e frequência facilmente descobres a sua origem, e forneces as novas plantas bastantes micros.

Estás a fazer uma leitura na diagonal do que o sujeito escreve, devias e podias prestar mais um pouco de atenção, ele não escreve em jornais desportivos.
Eu geralmente olho para a capa d'O Jogo, leio um ou dois artigos da contra-capa e analiso a última página (nem sempre por esta ordem), tenho no entanto a noção que desconheço o teor dos assuntos esmiuçados no resto do jornal.
Ao passo que para mim tanto dá como deu o que lá escrevem, a ti talvez aprouvesse dedicar mais uns minutos à leitura dos posts do tipo.
Ele escreve em inglês, mas há muito quem o traduza e há até alguns que o fazem muito bem. Ele diz e prova (por oposição a provar falando) que os excessos de fertilizantes (macros e micros), conjugados com CO2 em doses suficientes para (garantindo o bem estar da fauna) satisfazer as necessidades da flora, tornam a iluminação no factor determinante para o crescimento das plantas em detrimento das algas.
Eu ia dizer que isto é um resumo da teoria dele, mas seria presunção minha, resumir o que ele descreve em duas linhas.
Além disso, as novas plantas vão te demonstrar isso mesmo.

Ahhh, como referiste no primeiro post que só tinhas caracóis e um oto, presumi que o resto tivesse morrido ou sido retirado do aqua.
É que geralmente essas algas surgem nos primeiros dias das montagens, juntamente com os picos de amónia tão letais para peixes sensíveis e mesmo para os outros.
Quem te recomendou JBL SilicatEx devia ter-te recomendado mais plantas, pois os silicatos são facilmente 'lavados' com TPA's pois sem elas não vai tardar muito vais ter algas muito mais feias com que lidar.

Não me tens que pedir desculpa de coisa nenhuma, enganaste-te e toda a gente se engana, devias todavia, tendo disponibilidade para tal, trocar essa Gro-lux por outra 6500K ou 8000K, guarda-a para daqui a uns meses quando as novas plantas (que necessitas) se instalarem.

Sim, é bastante estranho, muito 'leve' e dificilmente agarra as raízes, mas é o preço da beleza.
Vou deixar outro conselho, pinça de pontas finas, pode parecer pouca coisa, mas para grandes males grandes remédios.
Agarras nas novas plantas com uma pinça de pontas finas, e enterra-las o mais fundo que puderes, ao retirar a pinça, vais abrindo e fechando com cuidado.
Vais ver que as novas plantas se vão enraizar num instante.



pmgsr, 1 watt por litro sem fertilização e TPA's vai dar buraco, é sagradinho. Pode demorar mais ou menos, depende é de por quanto tempo vai o AquaBasis 'fertilizar'.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pmgsr, 1 watt por litro sem fertilização e TPA's vai dar buraco, é sagradinho. Pode demorar mais ou menos, depende é de por quanto tempo vai o AquaBasis 'fertilizar'.

 

 

O que escreves é obviamente verdade, mas qual o sentido da frase depois do meu post? (pode ser das horas... mas não percebi a relação :tongue: ) ... até pq ele não tem 1w por litro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

 

 

Bom dia a todos.

Pesnso ter alguns dados que possam ajudar em qualquer coisa.

Ontem fiz uns testes antes da TPA quinzenal e tinha os seguintes valores:

 

Água do aquário

NO3 - 15

NO2 - 0

PH - 7.5

KH - 6

GH - 16

PO4 - 0

 

depois fui tirar valores da água da torneira que uso para as TPA

 

NO3 - 10

NO2 - 0

PH - 7

KH - 6

GH - 3

PO4 - 0

 

Adicionei 5ml de fosfatos da EasyLife para tentar conseguir 0,5 no aqua.

Morreu um barbo ontem que já andavam à alguns dias parado.

Que me dizem? acham que alguma coisa disto pode ajudar nas minhas dúvidas?

Thanks, Tiago Bastos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres e como somos da mesma cidade posso arranjar-te de momento umas pequenas podas de Hygrophila Polysperma.

 

Só uma questão, quanto tempo demoras-te a ciclar o aqua antes de pores lá os peixes? É que apesar de não ser muito, acho o NO3 um pouco no limite.

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais