duvidas acerca da montagem da sump (urgente)


Recommended Posts

ola a todos ! vou montar um aquario de 900l para diskus e bem plantado :) a minha duvida é qual o material a usar na sump pois dizem k como vai ser bem plantado nao deve levar ceramicas nem pedras purosas (zeolith) dedivo as bacterias k nelas se acumulam e podem ser prejudiciais as plantas :? e por isso mesmo só devo meter lã de vidro,esponja e fibra na sump é verdade isto? vou meter um filtro uv e c02 com controle automatico do ph. :D desde ja agradeço a quem me ajudar, obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS plantas preferem captar directamente amónia,as bacterias decompoem a amónia resultante da degradação de matéria organica em nitritos e nitratos. assim a filtragem a fazer é mais na base de clarificar a agua do que fazer a decomposição da amónia.

 

As plantas absorvem tambem nitritos e nitratos mas preferem amónia, e se for mesmo bem plantado enc arregam-se de eliminar amonia nitritos e nitratos e provavelmente vais acabar a adicionar nitratos manualmente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS plantas preferem captar directamente amónia,as bacterias decompoem a amónia resultante da degradação de matéria organica em nitritos e nitratos. assim a filtragem a fazer é mais na base de clarificar a agua do que fazer a decomposição da amónia.

vai ser plantado mas n um plantado holandes :) ja agora o k aconselhas a meter na sump para clarificar e filtrar a agua para nao vir a ter problemas com as plantas(algas)e com os diskus?um abraço obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem ha aki uma coisa que gostava de esclarecer.

 

as plantas n captam amonia nem nitritos, mas sim os nitratos e fosfatos.

 

o ciclo do azoto passa-se assim: primeiro as bacterias amonizantes fixam o azoto tranformando a materia organica em amonia NH4, de seguida entram as bacterias nitrificantes em acçao oxidando o azoto e tranformando a amonia em nitritos NO2, e de seguida em nitratos NO3 e posteriormente em fosfatos. logo quem te disse que n devias ter materias com filtro biologico na sump basicamente n sabe nada de horta, pois quanto mais bacterias cicladoras tiveres mais metabolisaçao de materia organica teras e consequentemente mais nutrientes iram estar disponiveis para as plantas consumirem, ja para n falar que se tiveres um aquario bem plantado e um filtro com bastantes ceramicas vais ter que reduzir as mudas de agua pois passam a n ser tao precisas visto que a cada muda de agua vais tar a retirar nutrientes da coluna de agua.

tendo em conta o que eu acabei de dizer o que o just_me disse n faz sentido ja que segundo ele elas se alementam da amonia(o que e falço), ele ainda se contradiz dizendo que teras de adicionar nitratos; ora se elas n se alimentam deles n terias que os adicionar. num aqua densamente plantado vais ter que adicionar nitratos sim mas e por que eles sao indispensaveis para as plantas e a amonia tera que a manter a 0 bem como os nitritos visto que sao componentes bastante toxicos, ja o nitratos n sao mt toxicos e como ja disse sao o alimento das plantas.

 

basta pensares um pouco e ves que o que eu acabei de dizer faz todo o sentido.

 

claro que ha bacterias boas e más mas as que se fixam no filtro sao predominantemente boas e n me parece que as más vao atacar as plantas mas sim os peixes.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem ha aki uma coisa que gostava de esclarecer.

 

as plantas n captam amonia nem nitritos, mas sim os nitratos e fosfatos.

 

De facto há aqui uma coisa que precisas de esclarecer... :twisted: Tanto quanto sei as plantas captam amónia e nitritos. Mas como nunca falei pessoalmente com nenhuma, posso estar enganado.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...desculpa lá...mas na realidade tens de ir ler umas coisinhas :roll:

 

as plantas preferem amónia por ser mais simples de absorver e gastarem menos energia a faze-lo. Teem tambem como outras fontes de azoto os nitritos e nitratos, sendo estes ultimos os mais dificeis de absorver ja que estão completamente oxidados.

 

Depois os nitratos nao são decompostos em fosfatos...os fosfatos tem na sua composição atómos de Fosoforo (P) enquanto que os nitratos nao os teem: Amonia NH4 1 átomo de Azoto e 4 de hidrogénio nitritos: NO2 q atomo de Azoto de 2 de oxigénio Nitratos 1 atomo de azoto e 3 de oxigenio.

 

 

Disse que vais ter de adicionar nitratos, o que nao é nenhuma contradição! Se o aquario for densamente plantado, i.e. se as plantas consumirem mais Azoto do que que aquele que é inserido na agua, idealmente o melhor seria adicionar amónia, so que esta é bastante toxica para os peixes. e como a fertilização se faz 1 vez por dia ou a cada 2-3-..7 dias a quantidade de amónia que juntasses matava-te os peixes todos!

 

Assim , juntas nitratos que as plantas tambem absorvem e nao sao toxicos para os peixes. Mas o ideal ideal mesmo era teres um sistema pinga pinga que juntasse amónia á agua!

 

acho que devias estudar mais para biologia!

 

Ja agora se passares por algum hipermercado ou algum sitio onde vendam adubos para plantas...verifica a composição de algum adubo NPK, a maior parte do Azoto está sob a forma de amónia!

 

Como matérias filtrantes, esponja e lã!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

o ciclo do azoto passa-se assim: primeiro as bacterias amonizantes fixam o azoto tranformando a materia organica em amonia NH4,
Não é bem assim... As bactérias e as tempestades, primeiro transformam o azoto molecular N2 em ácido nítrico HNO3, que em contacto com a água forma, em solução, o ião Nitrato NO3-.

Este sim, é captado pelas plantas e metabolizado em aminoácidos (moléculas orgânicas com átomos de azoto, entre outras coisas). A matéria orgânica, em especial, os aminoácidos é que após serem utilizados, ou quando o ser vivo morre, são transformados em amónia NH4+ (nos peixes directamente, no ser humano sobre a forma de ureia, que é nada mais nada menos que CO(NH2)2). Esta depois pode ser convertida, como já todos nós sabemos, em nitritos e nitratos pelas nossas amigas bactérias nitrificantes. As plantas podem depois até libertar amónia sobre a forma de Amoníaco gasoso NH3, directamente para a atmosfera.

 

ele ainda se contradiz dizendo que teras de adicionar nitratos; ora se elas n se alimentam deles n terias que os adicionar

Mas o Just_me não disse que as plantas não absorviam nitratos... ele apenas disse:

 

As plantas absorvem tambem nitritos e nitratos mas preferem amónia
claro que também (palavra corrigida) posso estar enganado, mas tanto quanto estudei na minha disciplina de biologia elas n captam amonia.

As plantas podem muito bem absorver nitratos e nitritos, mas teriam que gastar energia a reduzi-los a amónia. Então se podem captar amónia logo, porque não o fazer? A Amónia (NH4+) vai ser incorporada em substâncias orgânicas como o glutamato, substância-chave na produção de aminoácidos. Podes mesmo dizer que a fonte de azoto para os aminoácidos é a amónia, e não outras formas de azoto.

 

basta pensares um pouco e ves que o que eu acabei de dizer faz todo o sentido

Basta pensares um pouco e leres mais um outro tanto, e vês que algumas coisas que dizes não fazem grande sentido.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na realidado o que voces dizem faz todo o sentido e eu ja tinha pensado que a amonia sera uma boa fonte de azoto no entanto no meu livro de biologi n ha referencia nenhuma a que as plantas absorvam aminia e o ciclo do azoto esta descrito como eu disse e segundo o livro n sao as plantas que metabolizam a amonia mas sim as bacteria.

 

comfirmei com a minha prof e ela sabe tanto de fruta como eu lol :) e como n gosto muito dela n insisti com a conversa.

 

como disse faz sentido o que voces dizem mas limeteime a reproduzir o que o meu livro diz(julgava eu que era uma fonte correcta) e n tenho que estudar mais biologia pois a minha notas n sao mas e o que vou ter que escrever no exame e o que esta no livro e como o que esta no livro e o que disse e tambem o que irei escrever, independentemente de estar bem ou mal.

 

agora fica a duvida de quem estara certo, se voces ou se o livro. :)

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

na realidado o que voces dizem faz todo o sentido e eu ja tinha pensado que a amonia sera uma boa fonte de azoto no entanto no meu livro de biologi n ha referencia nenhuma a que as plantas absorvam aminia e o ciclo do azoto esta descrito como eu disse e segundo o livro n sao as plantas que metabolizam a amonia mas sim as bacteria.
Então esse ciclo do azoto que tens no livro não deve ser dos mais completos.

Dá uma olhada neste link:

http://hortipm.tamu.edu/ipmguide/nutrient/...t/nitrogen.html

 

Se reparares numa parte desse artigo:

 

The roots of most plants absorb N from the growing medium in the form of NO3. Nitrogen in this form, however, is not directly used by the plant but must be reduced to ammonia (NH3) before it can be assimilated by the plant. The process of nitrate reduction to ammonia is a 3 step  

process

Que significa o que eu escrevi no outro tópico em cima:

As plantas conseguem absorver nitratos NO3-, nitritos NO2- (apesar de ser raro) e amónia NH4+, mas destes todos, só conseguem metabolizar a amónia. Para utilizarem o nitrato e o nitrito, têm que os reduzir primeiro, e isso gasta energia , tal como eu e o Just_me já tinhamos dito em cima.

 

Tens de ter atenção, que nem sempre os ciclos só ocorrem num sentido, não podes pensar que é sempre a amónia que passa a Nitrito e consequentemente a Nitrato, tal como nos nossos aquários. As plantas fazem exactamente isso mas ao contrário.

 

como disse faz sentido o que voces dizem mas limeteime a reproduzir o que o meu livro diz(julgava eu que era uma fonte correcta) e n tenho que estudar mais biologia pois a minha notas n sao mas e o que vou ter que escrever no exame e o que esta no livro e como o que esta no livro e o que disse e tambem o que irei escrever, independentemente de estar bem ou mal.
Bem... eu falo por experiência própria. Mas quando entrei para a faculdade tive que "desaprender" algumas coisas. Pelo menos no âmbito da Química e da Matemática. Ninguém diz que o teu livro está incorrecto, e tal como disse em cima, está sim, imcompleto. E agora perguntas porque é que está incompleto... acho que a razão mais óbvia, é que no secundário não se pede aos alunos que precisem de saber tudo e mais alguma coisa sobre os ciclos de algum elementos. Nunca ficaste na situação de aprenderes alguma coisa e perguntares ao professor: "mas porque é que é assim?" e eles responderem-te pura e simplesmente: "porque é assim que vem no livro", ou "vocês não precisam de saber como é que isto aparece, só precisam de saber que é assim e pronto..."

Só para te dar um exemplo, no secundário, quando andava a aprender a calcular limites de funções, em que dava 0/0 (indeterminação), aprendi que bastava separar os elementos com maior potência, tanto no numerador como no denominador e fazer a sua razão. Quando entrei para a faculdade aprendi a fazer isso de outra maneira, Regra de Cauchy (derivas em cima e derivas em baixo), se continuar a dar 0/0, repetes até dar um valor real. Isto é só um exemplo... não que a gente ande a encher a cabeça de coisas erradas no secundário, mas o que aprendemos nem sempre está completo, ou pelo menos é uma forma mais simples.

 

agora fica a duvida de quem estara certo, se voces ou se o livro.

Acho que já disse tudo. Não é questão de estar/mos errados ou não, mas sim de o livro estar completo ou não...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: A gente está cá no Fórum é para aprendermos todos juntos. Não penses que por não estares completamente correcto que deixas de saber menos que os outros. Muito pelo contrário. Até é de louvar que introduzas novas questões aqui no Fórum. Errar é humano, e é errar que se aprende.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.