ph a 8 - Ajudem-me que já me passei!!


Recommended Posts

boas:

 

tenho o aqua a ciclar á 3 semanas e o ph tem subido. À dois dias era 7 hoje é 8, tirei as pedras todas e pulas em baldes para as testar...

 

Eventualmente esta flutuação do ph n pode ter a ver com o facto de aqua estar a fazer o primeiro ciclo??

 

Já me estou a passar, se for do areão vou ter de desmontar o aqua todo o que n vai ser nada bonito, mas o €€ do substrato que vai de vela!

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Futebolisticamente falando, há alturas em que é mais fácil adaptar a táctica ao plantel, do que o plantel à tactica :wink:

 

Se o aquário ainda está vazio, e a água da torneira fica assim em contacto com o areão que tens, porque é que não escolhes peixes e plantas em função desse parâmetro?

 

É que realmente há meios de baixar o pH, como usar troncos, adicionar ácido e colocar turfa no filtro, mas será que vale a pena lutar contra a companhia da água, se a matéria prima que tens à disposição empurra o pH para cima?

 

Cumprimentos,

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trata-se de água de furo que uso no meu outro aqua á cerca de um ano sem problemas de maior, apenas é ácida e com um ph abaixo de 6. eu tenho de a tratar antes de a por no aqua com ph plus...

 

foram umas pedras que comprei numa loja de artigos para jardim... podia jurar que eram basalto, mas pulas num balde com água para as testar e o ph do balde subiu em questão de horas... deve ser disso

vou medir o ph do aqua hoje e ver se há flutuações até 3ª feira

 

setup: aqua rena 240L com cerca de 4cm de areão filtro interno rena com ceramica para as bactérias e lã de vidro.

 

está a ciclar á algumas semanas pelo que de fauna ainda só tem 4 corys e dois danios.

 

está ainda pouco plantado (comparativamente ás fotos q tenho visto aqui no forum)

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

pois o prob esta visto que e das pedras.

 

outra coisa que quero salientar, se o aqua n tem la peixes dentro n esta a completar ciclo nenhum como disseste pois simplesmente n ha materia organica para o ciclo do azoto começar.

 

de qualquer das maneiras o ciclo do azoto so ajudas a baixar o pH ou por outra a ureia que os peixes libertam e acida e isso sim e que ajuda a baixar o pH(claro que e quase insignificante)

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para baixar o nivel do ph, ou seja , no teu caso aumentar a acidez provavelmente até 6.5 deves comprar o Sera ph minus que desce o nível do ph para neutro. Isso ja me aconteceu, também não sei porquê mas ao comprar esse produto e tê-lo colocado na água o ph desceu para 6.5-7.0. Nunca mais tive problemas com o ph.

 

Bom trabalho e continua a tratar bem do teu aquario.

 

Abraços e espero que dê resultado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Só um reparo:

 

de qualquer das maneiras o ciclo do azoto so ajudas a baixar o pH ou por outra a ureia que os peixes libertam e acida e isso sim e que ajuda a baixar o pH(claro que e quase insignificante)

A ureia não é ácida... muito pelo contrário, é básica. A molécula de ureia é um carbonilo (ligação C=O) com dois grupos Amina -NH2 (Ureia: CO(NH2)2). O que acontece é que o grupo -NH2 em solução aquosa, desde que o pH não seja muito alto, está sobre a forma de -NH3(+). Se capta protões, então é uma base... além do mais, o pKa1 da ureia é 7.2 e o pKa2 é 9.0, salvo erro.

Não confundir, ureia com ácido úrico e com urina. São tudo coisas distintas.

Já agora outra coisa, uma das particularidades que os peixes têm (não sei se todos, mas quase todos), é eliminarem o azoto sobre a forma de Amónia/Amoníaco directamente para a água. Nós os humanos e a maior parte dos animais terrestres é que só "consegue" chegar à ureia. Urease (enzima que decompõe a ureia em amónia) não existe em nós humanos.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem estamos sempre a aprender e o que disseste faz sentido.

 

claro que sabia que ureia e urina sao coisas completamente diferentes mas em todo o caso e com as informaçoes que tinha levavam me a concluir que a ureia era acida. agora aprendi que nao.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá de futuro para não teres duvidas dos materiais que podes colocar num aquario de àgua acida ou neutra, tenta adquirir um frasco de ESTRATO DE CARVALHO que actua como acidificante .

Pegas nos materiais que qeres colocar no aquario (pedas, decorações, areias,etc) e colocas um poco (uma gota ou duas) do estrato de carvalho e verificas se reagir (ferver, borbulhar) então não deves colocar, se não reagir emtão todo bem.

:roll::!::!: todas estas operações devem de ser efectuadas em seco.

:P:P espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.