Aquário em acrílico


Recommended Posts

Boa tarde.

 

Gostava de saber, se alguém aqui, já experimentou construir um aquário, com as placas que se encontram a venda no Aki. E qual a vossa opinião acerca da performance das mesmas.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nunca experimentei mas acho que vai ficar cheio de riscos em pouco tempo , mas vou seguir pode ser que alguém tenha experiência com um aqua nesse tipo, já agora também gostaria de ler experiências, como algum pessoal dos camarões que tem em cubos de uma determinada marca de telemoveis lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso não, mas vou ver :P

 

O que se passou foi que numa ida a loja em questão, deparei-me com placas de acrílico e fiquei logo a pensar como se comportavam. Já pesquisei mas não encontro ninguém que as tenha utilizado. Entretanto, quando houv€r disponibilidade, acho que vou arriscar.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há acrílico de todas as espessuras e encontra-se facilmente no AKI até 8mm, mais do que isso só em empresas de plástico técnicos (a Mitera p.ex.). O acrílico deflecte mais do que o vidro e para espessuras maiores o melhor é o vidro laminado pois é auto-travado... Já trabalhei com acrílico e risca muit facilmente apesar de poder ser polido se o risco for fundo não é fácil., pode ser lixado e amaciado novamente inclusive com calor... É bom para fazer tampas e suportes para lampadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas podes tirar uma ideia neste video é pena é ta em inglês http://www.youtube.com/watch?v=FYhfV7SvoRs&list=PLcWeEm9w62maxRP9hUzeWSR2NsoCK0prQ&index=12

Editado por DiogoMarçalo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, uma vez em conversa com um fornecedor de uma loja de acrílicos perguntei-lhe se fazia aquários em acrílico e ele desaconselhou-me contando que tinha feito um aquário de salgados para um cliente e que menos de um ano depois o aquário rebentou e que nunca mais quis fazer nenhum, a justificação dada para o rebentamento teria a ver com a qualidade da cola para acrílicos ser inferior à qualidade do silicone para vidros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, uma vez em conversa com um fornecedor de uma loja de acrílicos perguntei-lhe se fazia aquários em acrílico e ele desaconselhou-me contando que tinha feito um aquário de salgados para um cliente e que menos de um ano depois o aquário rebentou e que nunca mais quis fazer nenhum, a justificação dada para o rebentamento teria a ver com a qualidade da cola para acrílicos ser inferior à qualidade do silicone para vidros.

 

questiono um pouco como terá sido feito esse aquario,

 

já li umas coisa sobre a malta tentar fazer aquas de acrílico e o maior problema com que se depararam foi arranjar silicones com tão boa aderência no acrílico como no vidro

e aqui é que começa a calinada, o acrílico não se une como os vidro, o processo de união de acrílicos tem mais a ver com soldadura do que com colagem,

 

ou seja em duas peças que se encostam perfeitamente, com um aplicador que se assemelha a uma seringa e agulha de injeções, é aplicado em toda a extensão da união um solvente que dilui as duas superfícies em contacto fundindo-as entre si e tornando as duas peças numa só, ponto final não há como descolar nem tão pouco se vê a união.

 

agora respondendo um pouco ao post inicial,

 

o acrílico isola termicamente o que contribui para poupar na conta electrica, é mais difícil partir que o vidro, com uma colagem bem feita é impossível de abrir

 

agora o mais difícil será mesmo a sua execução pois as peças têm de ficar perfeitas para a colagem e com os custos dos solventes poderá ficar um pouco caro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.