Apresentação e pergunta sobre ph agua


Recommended Posts

Aqui me apresento a todos os utilizadores deste forum desejando a todos felicidades e solicitando ajuda a quem comprou o seu 1º aquario há 8 dias.

Depois de ler alguma coisa sobre peixes de água fria e como começar preparei o meu aq. de 50ls fui á fonte e vi o ph da água +- 7.00 e enchi o aquario mas no dia seguinte vi o ph no aquario a já estava azul, mudei 30ls de agua ficou melhor no outro dia voltou a ficar azul !!!

Isto é normal ? ou estou a cometer algum erro ?

É que a agua no plastico de medição tambem fica azul com o tempo.

cumps

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro amigo Tó sejas bem-vindo a este fascinante mundo da aquariofilia.

 

O problema que estás a dizer é estranho. Não percebi bem, dizes que a água fica azul com o passar do tempo no aqua?

É estranho a água ficar azul, quanto mto podia ficar turva mas azul é um pouco estranho. Não terás alguma decoração no aqua ou o areão que esteja a provocar isso?

Diz mais pormenores do aquario, os procedimentos para que te possamos ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, não me soube explicar.

O que queria dizer era, que o teste inicial do ph dava água neutra 7.0, e de um dia para outro o ph da água aumentou para um azul cerca de 8.0 ou 8.5.

Será que é normal que isto aconteça?

Será boa a água para os peixes?

cumps

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bemvindo ao fórum, de certeza que te iremos ajudar em todas as tuas questões, mas para isso tens que te explicar bem, e acima de tudo deves informar-nos do tamanho do aquário, tipo de substrato, que peixes estás a pensar pôr, se tens rochas, etc... quanto mais informação mais ajuda podes receber.

E já agora preenche o teu perfil completo com a localidade onde moras e data de nascimento.

alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo percebi a água é de uma fonte. Saí na fonte com pH 7.0

No dia a seguir o teste "fica azul" (provavelmente muito alcalino).

 

Hipóteses:

- Algo no aquário está a causar a subida do pH (areão, perdas, etc);

- A água da fonte pode ter excesso de CO2 que, quando se dispersa no aquário (devido á agitação, etc), faz subir o pH;

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Segundo percebi a água é de uma fonte. Saí na fonte com pH 7.0  

No dia a seguir o teste "fica azul" (provavelmente muito alcalino).  

 

Hipóteses:  

- Algo no aquário está a causar a subida do pH (areão, perdas, etc);  

- A água da fonte pode ter excesso de CO2 que, quando se dispersa no aquário (devido á agitação, etc), faz subir o pH;

Concordo plenamente contigo nunomiguel. É o mais provável de estar a acontecer. Mas só estou a achar estranho a água sair do poço já com um pH de 7.0. Geralmente costumam ser águas moles e trazer pH's ácidos. Só se o poço/reservatório de água for feito com pedras alcalinas...

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

vou contar a minha historia

em outubro passado ofereceram a minha filha 2 peixes vermelhos num aquario de balao peq. duraram até fevereiro e como gostei da experiencia resolvi comprar um aquario maior, comprei um kit da aquapor com 62cm,comprei 2 plantas de plastico e ainda tinha areia com que construi a minha casa,criveia e aprovietei as pedras para por no aquario,em relação a água como vivo na aldeia fui a 5 fontes fazer o teste e nao fui a mais pq encontrei 2 com ph7.

Até aqui tudo bem a minha confusão é que a água depois de colocada no aquario o ph sobe muito e alem disso deixei ficar a agua do teste no kit da experiencia e esta tambem fica azul subio o ph.,

E agora isto é normal ou devo procurar outra agua.

cumps

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas só estou a achar estranho a água sair do poço já com um pH de 7.0. Geralmente costumam ser águas moles e trazer pH's ácidos

 

Luís, trata-se de água de uma fonte e não de um poço.

Mesmo tendo pedras ou areia calcárias, a subida do ph ainda demora algum tempo.

Estou mais inclinado para a 2º hipótese avançada pelo Nuno Miguel (costuma acontecer com águas recolhidas em fontes). Mas, e para ter a certeza, o melhor é deixar a áaagua da fonte a repousar uns dias num recipiente aberto e fazer uma medição

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Luís, trata-se de água de uma fonte e não de um poço.
Sim, já reparei... thanks :wink:

 

Mesmo tendo pedras ou areia calcárias, a subida do ph ainda demora algum tempo.

Agora resta saber quanto tempo, é que a água este em contacto com as pedras calcárias... Da anáise que faço, acho que esta água deve ter um teor alto de carbonato e bicarbonatos, o que faz com que o pH seja superior a 7. Como tu bem deves saber, as bases são mais propícias a absorverem CO2, diminuindo assim o pH destas. Daí o o pH, passado alguns dias aumentar (CO2 liberta-se), sendo facilitado com a agitação da água do aquário.

 

Mas, e para ter a certeza, o melhor é deixar a áaagua da fonte a repousar uns dias num recipiente aberto e fazer uma medição

Nem mais, mas acho que o To já fez isso. Em todo o caso, não o aconselhava a fazer o teste e deixar essa água dentro do tubo só para ver a mudar a cor. Ninguém nos garante que o teste colorimétrico com o passar do tempo (e em contacto com o ar) não altera as suas propriedades. Mais vale fazeres uma análise com água acabada de retirar, medes o pH. Deixas um pouco de água a repousar, como disse o Paulo Duarte, durante uns 2-3 dias e depois medes o pH. Quase de certeza que será alcalino. Nada como experimentares.

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.