Blue Velvet in the house


David EC Costa

Recommended Posts

Boas pessoal

 

 

Venho apresentar a minha nova montagem para sulawesis.

 

Esta montagem foi feita num cubo de 45x45 que já tinha cá em casa à bastante tempo.

Ele sempre foi bastante útil,já mantive e reproduzi escalares nele à cerca de 2 anos atrás,mas ultimamente servia de aquário hospital...

 

Depois da saída dos últimos peixes deste aquário,aproveitei para dar uma limpeza nele e assim que olhei para ele depois de limpo,vieram-me logo umas ideias à cabeça...Sulawesis.

 

:naughty:

 

Deixo então os detalhes.

 

Medidas do aquário:45cm x45cm x 45cm (91 litros brutos),80 litros reais.

 

Iluminação:2 focos,1 com 1 lâmpada cool day light de 11w 6500k e 1 cool light de 11w 6500k.

 

Filtragem:1 filtro de mochila eheim liberty 2042.

 

Aquecimento:1 termostato 100w lifetech

 

Substrato:10kg de areão preto inerte.

 

Hardscap:algumas pedras de xisto (oferecidas pelo nosso amigo António).

 

Flora:1 anúbia e um pouco de pélia (oferecida também pelo António).

 

Fertilização:não

 

Co2:não

 

Parametros:para já só sei o ph que é de 7.6/7.8 (água da rede).

 

Fauna:por agora apenas 2 planorbis adultos para ajudar no ciclo e no futuro irão entrar caridinas dennerli

 

Penso que só faltam umas fotos para finalizar a apresentação.

 

Vamos a elas...

 

 

Como foi cheio a apenas umas 2 horas,a água ainda está turva.

Também ainda falta meter o fundo preto.

 

5gh6.jpg

n9l8.jpg

4p0x.jpg

ryk4.jpg

ppew.jpg

qmdk.jpg

u6i6.JPG

 

Aceita-se sugestões/opiniões e criticas.

:)

 

Acham que deva acrescentar alguma coisa?

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só falta mesmo dizeres os parametros da água e quais as espécies do sulawesi que estás a pensar meter.

 

Também não falas em aquecimento. Por norma sulawesi implica temperaturas na ordem dos 28/29º.

 

Boa sorte para o projecto.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só falta mesmo dizeres os parametros da água e quais as espécies do sulawesi que estás a pensar meter.

 

Também não falas em aquecimento. Por norma sulawesi implica temperaturas na ordem dos 28/29º.

 

Boa sorte para o projecto.

 

Cumps.

 

Boas

 

Tens razão,esqueci-me de meter o aquecimento,eu sei que as temperaturas andam nessa ordem e até já tenho o termostato para este aquário,mas como ainda não o coloquei,esqueci-me completamente de falar nele.

 

parâmetros da água,para já só sei o ph 7.6/7.8 porque como o aqua foi cheio hoje,acho que não vale a pena estar a fazer outros testes.

 

Obrigado pelo aviso,já foi editado

 

:)

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

micro ele disse o que vai ter, o mesmo que tu, e ele já teve Dennerli ele sabe como os tratar

 

Exactamente,já disse o que vou ter,mas fallha-te aí qualquer coisa Paulo,eu nunca tive dennerli,estás a fazer confusão com outro membro...

Mas sim,tenho uma grande noção de como os tratar.

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será que é desta? Essas pedras são mesmo bonitas, já te disse que tive que deslocar-me a mais de 150 kms, alugar um caiaque e quase morrer afogado por carregar demasiada carga na volta? :naughty: Vê lá não descures o resto da bicharada que a tua conta não para de subir :P

 

Continuamos a não tirar partido do material fotográfico à disposição, não é Sr. David? :tapfoot:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol pois é o que dá dois Emanuel lol

ahahahah

Pois...lool

 

Por acaso já pensei em alterar...

é possivel fazer isso?

 

Será que é desta? Essas pedras são mesmo bonitas, já te disse que tive que deslocar-me a mais de 150 kms, alugar um caiaque e quase morrer afogado por carregar demasiada carga na volta? :naughty: Vê lá não descures o resto da bicharada que a tua conta não para de subir :P

 

Continuamos a não tirar partido do material fotográfico à disposição, não é Sr. David? :tapfoot:

 

Mas valeu a pena o esforço António.

:)

As pedras são muito bonitas.Obrigado.

 

Pois António,temos que fazer contas para não subir muito,quando quiseres vem cá buscar uns bichinhos para a tua bela e mais recente montagem.

Quanto ao material fotográfico,hoje não estava à minha disposição e tive que usar a minha digital lumix.

 

quando a água estiver mais cristalina eu tiro fotos com a cannon,mas não prometo melhoras.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,ninguém precisa alertar o António.

 

Ele anda sempre alerta biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

:ph34r:

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente,já disse o que vou ter,mas fallha-te aí qualquer coisa Paulo,eu nunca tive dennerli,estás a fazer confusão com outro membro...

Mas sim,tenho uma grande noção de como os tratar.

 

Eh, pá! Ando mesmo a dormir!!! bang

 

Boa sorte para o projecto... promete.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol

 

Micro não te preocupes,isso acontece.

Depois de ler-mos uns quantos tópicos é normal escapar alguma coisas.

:)

 

Obrigado

 

Já é o terceiro aquário que monto a pensar colocar os ditos dennerli e aparece sempre um imprevisto enquanto espero a maturação do aqua,mas desta vez não desisto da ideia.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse aquário está mesmo porreiro. Esse PH não é um pouco baixo para os sulawesis?

 

lol pois é o que dá dois Emanuel lol

ahahahah

Realmente Paulo, mas o username do outro Emanuel nada tem de parecido ;)

 

Cumprimentos e boa sorte com essas gambas

Emanuel Esteves

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse aquário está mesmo porreiro. Esse PH não é um pouco baixo para os sulawesis?

 

Realmente Paulo, mas o username do outro Emanuel nada tem de parecido ;)

 

Cumprimentos e boa sorte com essas gambas

Emanuel Esteves

 

Boas Emanuel

 

Obrigado

 

Quanto ao ph,axas que está baixo?

Eu estava a pensar esperar para ver onde estabiliza,mas deve ficar +- como está,porque como é agua da rede já sei que estbiliza +- entre 7.6/7.8.

Talvez meta qualquer coisa no aquário ou mesmo no filtro para subir mais um pouco.

 

Em que parametros mantens os teus?

 

Ah e o Padrinho já alterou o meu username,por causa das confusões... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Fiz uma pesquisa rápida e pelo que li,os dennerli são do lago matano e foi verificado que tem um ph de 7.4...

Se assim é parece que o ph da minha água é ideal para eles.

 

 

...bem,depois de mais uma pequena pesquisa,parece que cada site diz uma coisa diferente.

temos um que diz que o ph vai de 7.5 a 8.5 outro diz ph de 8.0 a 8.5...

 

vai-se lá peceber...depois vê-se quem os tem juntos com crs. :tapfoot:

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar meto um pouco de areão de coral no filtro para subir um pouco,pelo menos até um ph de +- 8.0.

 

Que acham desta ideia?

 

É muito absurda?

 

:)

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ou colocas umas mineral stone, mas se tens 7.6 7.8 de PH, que tens de GH e KH?

é que com os dennerli não devia de haver oscilações nos parametros eles são muito sensiveis a isso

masi vale teres 7.8 directo sem oscilações do que estares a colocar areia de coral e estar a haver oscilações ora para cima ora para baixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,tens razão Paulo,o importante é não haver oscilações.

 

Por acaso agora não medi o Kh e Gh para dizer ao certo,mas na altura que usava água da rede para as tpa fazia os testes e lembro-me de pensar que a água devia ser ideal para sulawesis.

 

amanhã já vou ver como estão os parametros todos.

 

 

Provavelmente vou mesmo optar por não meter nada,pois assim tenho sempre os mesmos parâmetros,sem oscilações.

 

Amanhã também já coloco umas fotos novas,já tenho a água cristalina.

Editado por David EC Costa

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que devias tentar falar com quem te vai arranjar os animais e depois tentar ter exactamente os mesmos parametros.

Se conseguires...

 

É que se eles estão a reproduzir na água em que te chegam, é essa a água que deves tentar ter.
Isto partindo do princípio que consegues ter esta info antecipadamente.

 

Se não conseguires. mete o areão de coral dentro do aqua.
Se o meteres no filtro, - e estamos a falar de um filtro de mochila, certo? - vai estar a roubar-te espaço para cerâmicas.

 

Seja como for, desejo-te a melhor das sortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Da experiência que tenho com sulawesis, eu preocupava-me mais com a filtragem do que com esse ph, desde que seja estável.

 

Já tive caridina caerulea e já tive caridina dennerli e bastava a esponja do filtro começar a ficar suja e reduzir um bocadinho a circulação e eles davam logo sinal de não andar bem. E o meu filtro é um eheim 2211 num aquário de 45x30x30. A minha água da torneira tem ph de 7.0/7.2 e só com muito esforço a tratar água para as TPA's é que consigo um ph estável à volta dos 7.4.

 

Já agora, eu uso o "Sulawesi Mineral 8.5" com bons resultados (até os tylomelania passaram a reproduzir que nem uns malucos :naughty: ).

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Já desisti da ideia de meter alguma coisa no filtro para subir o ph,vai mesmo ficar assim,conforme sai da torneira(7.6).

 

Paulo,quanto ao areão de coral no aquário,também não vou meter.

As outras 2 montagens que fiz foi com areão de coral e além do ph ficar a volta de 8.5 ou mais a água fica mesmo muito dura,eu sei que eles querem água dura,mas não tanto.

 

Também ainda não sei ao certo onde vou comprá-los...

 

Boas,

 

Da experiência que tenho com sulawesis, eu preocupava-me mais com a filtragem do que com esse ph, desde que seja estável.

 

Já tive caridina caerulea e já tive caridina dennerli e bastava a esponja do filtro começar a ficar suja e reduzir um bocadinho a circulação e eles davam logo sinal de não andar bem. E o meu filtro é um eheim 2211 num aquário de 45x30x30. A minha água da torneira tem ph de 7.0/7.2 e só com muito esforço a tratar água para as TPA's é que consigo um ph estável à volta dos 7.4.

 

Já agora, eu uso o "Sulawesi Mineral 8.5" com bons resultados (até os tylomelania passaram a reproduzir que nem uns malucos :naughty: ).

 

Cumps.

 

Boas

 

Sinceramente também já tinha pensado nisso,tenho que andar preocupado é com a filtragem,tentar ter sempre uma água "limpinha".

 

Mesmo com esses sulawesi mineral 8.5 o ph não te sobe mais que os 7.4?

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora deixo umas fotos fresquinhas.

 

Não tem alterações,a não ser a entrada do termostato.

Também ainda não meti a pelicula no fundo.

 

 

Ah e antes que o António comece aqui a bombardear por causa da qualidade das fotos,adianto já que foi à pressa e novamente com a pequena digital. :ph34r:

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

uzis.jpg

y6rn.jpg

8pir.jpg

hzjq.jpg

6jl0.jpg

v3zt.jpg

djhh.jpg

dtyt.jpg

bb69.jpg

y6fh.jpg

 

mesmo assim acho que não estão muito más...

 

:)

  • Votar + 1
  • Votar - 1

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá escapam, lol ahahah.

Para receber os amiguinhos essas pedras já deviam de ter algum verdete, para dares uma boa recepção a eles.

tens MP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol

 

Não sei se o António vai dizer o mesmo.

:)

 

A minha intenção é mesmo introduzir os amiguinhos só depois de ter algum verdete...

Por isso tenho a luz que está por cima das pedras a apontar para elas,ligada 12 horas por dia.

 

vamos ver se assim consigo que elas fiquem verdes.

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais