Tubo mais estreito que Lily Pipes


Recommended Posts

Viva,

Adquiri umas Lily pipes da Blau Cubic mas estas são de 18cm de diâmetro exterior, e o meu filtro (eheim 2213) usa tubos de 12/16, as torneiras a mesma coisa,

 

Poderei usar a mangueira dentro da entrada para as lily pipes ou vou ter problemas de fuga de água?

 

Outra hipotese seria usar dois tubos de diâmetros diferentes (12/16 e 16/19) e fazer um tubo redutor para poder ligar o mais grosso ás torneiras,

 

Preferia a primeira opção mas não sei se é boa ideia pois nunca liguei um tubo pelo interior do equipamento lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta dar um pouco de calor na mangueira e vê se a consegues alargar o suficiente para o tubo entrar.

Por dentro, com a pressão, a mangueira pode começar a sair...

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não dá por fora, ate tentei derreter para alargar mas o tubo nao cede muito :)

Por dentro tive a testar durante 8 horas e o tubo ficou no mesmo sitio, não saiu nem houve fugas pois ele fica apertado,

Parece-me a unica opção, vou andar sempre a controlar o tubo, e caso necessario, silicone transparente para fixar :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um sistema tipo funil, tenta aquecer no forno ou água a ferver e não com fogo. Depois é colocar o funil e ir avançando para alargar o tubo. Por norma dá. Nós tubos mais pequenos, costumo fazer isso com um lápis. Tenta só aquecer a ponta da mangueira para continuares com o resto suficientemente rígido para poder fazer força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que o tubo por dentro tem 12mm e a lily por fora tem 18mm,

Mesmo forçando isto, não sei se a força exercida pelo tubo irá partir a lily :/

 

Podia encomendar 2 adaptadores redutores mas ainda são 5 euros cada um :devido aos portes,

 

Quando estiver em casa vou fazer isto do funil, a ver se a coisa dá-se!

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não sai, melhor! :cool2:

Mas por segurança faz um risco com uma caneta no sitio onde a mangueira está, para ires vendo se ela se mexe ou não. É que pode se mover muito pouco e não notares, até ser demasiado tarde... :shock4:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom meti maos num redutor adaptador e num tubo de 15mm interior e aquecebdo e colocando no funil, deu pa meter na lily :)

 

Agora tenho um dilema:

 

Colocar a lily no tubo maior e ficar com 2 tubos de diametros de 12 e 15mm, podendo comprometer o fluxo total reduzindo a força, mais nais seguro,

 

Ou tendo o tubo de 12mm enfiado dentro da lily sendo o fluxo menos afectado mas correndo um possivel risco do tubo sair co tempo

 

Alguem tem experiencia no que toca a fluxo? Irá o tubo de 15mm unido com o de 12mm afectar a forca do filtro?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estando o tubo por fora ou por dentro, vai sempre afetar o caudal, porque o lily pipe é mais largo.

Mete por fora, que sempre ficas mais descansado e não vai ser essa perda de caudal que te vai influenciar o sucesso do aquário.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou inclinado para isto,

 

O custo dos adaptadores é de 21c cada, e o tubo é 1 euro para o k preciso, por isto nao me parece má ideia nao :)

 

Obrigado pela ajuda :D

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais