Guppies com curta esperança de vida


Recommended Posts

Boa tarde,

Sou rookie nestas andanças, por isso tenham lá paciência

Ofereceram um nano ao meu puto no Natal passado, acabei por me interessar pela aquariofilia e pouco tempo depois acabei por montar um para mim.

Queria pedir a vossa ajuda, porque os meus guppies estão a durar muito pouco tempo. Li que a esperança média de vida era aproximadamente 2 anos, mas os meus passados poucos meses começam a ficar paralisados, com dificuldades de locomoção (nadam todos tortos, como se perdessem faculdades motoras) e acabam por morrer penosamente no fundo. Procriam que nem ratos, mas as crias também morrem juvenis.

A restante bicharada está toda saudável.

Ou tenho alguma doença que afecta exclusivamente os guppies, ou tenho algum parametro da água incorrecto para essa espécie. Alguma ideia?

 

Aqua
80l
PH (medidor de PH dá-me 7.4, fita tudo-em-1 dá-me 6.8)
Temp 26-28º
Utilizo àgua da torneira, que deixo a repousar durante 1 semana, à qual junto um pouco de aquasafe para fazer TPA's semanais de aproximadamente 1/4.
Filtro interior. Cerâmica, carvão e lâ de vidro.

Fauna
8 neons
6 guppys
2 corydoras
3 platys
1 botia
2 colies

2 caracóis grandes

N caracóis pequenos
~10 camarões red chery

Flora
Vallisneria ou Sagittaria? (fundo à esq)
Microsorum? (esq)
Desconhecido? (dir)
Algum musgo de java
Outro musgo desconhecido agarrado ao tronco

Obrigado,
Miguel

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

DarkAxe, ainda me lembro-me da "artista" que vendeu o nano ao puto e do que aconteceu aos 10 peixinhos que "impingiu" com o aquário novo, sem ciclos sem nada. Este não é o caso. Neste fiz o ciclo direitinho e demorei alguns meses até chegar ao estado que escrevi acima. Só recentemente perdi um bocado ao controle da fauna porque comecei a levar a "patroa" à loja e ela escolhe os peixes mais bonitos (compatibilidade... ké isso?)

 

Cain, pelo que li (brevemente), um PH na ordem dos 7 devia satisfazer esta bicharada, com a excepção dos neons que preferem águas mais ácidas. Tem lá um bocadinho de paciência e explica-te lá melhor, por favor.

 

Hoje passei na loja, expliquei o meu problema ao vendedor e ele disse-me que o PH deve estar elevado e vendeu-me um produto para o baixar. Recomendou 6.8 - 7. A principio ainda hesitei, porque acho que se começo a introduzir químicos pode ser o principio do fim, mas depois lá trouxe o produto para experimentar... com muito cuidadinho.

 

Mais dicas?

 

Abr,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...retira o carvão. Só serve para limpar medicação e pouco mais. Podem estar demasiado sensiveis a alterações da água.

 

Para baixar o pH de forma natural. Garrafões de água do supermercado. Tens uns a cerca de 42 cent cada e que tem um pH baixo. Uma TPA e já está.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro o importante era perceber o porquê disto: PH (medidor de PH dá-me 7.4, fita tudo-em-1 dá-me 6. 8)

Se eu percebi corretamente há aí uma diferença significativa... e isso pode ser decisivo. Recomendo seriamente que refaças o teste de forma a perceber qual é mesmo o pH que tens.

Como disseram e muito bem, tens peixes que têm preferências por águas com pH distintos. Platys e guppys dão-se melhor em pH acima de 7 e neons gostam mais de pH por volta dos 6,5.

No entanto, com o pH neutro todos vivem de forma razoável. Até porque infelizmente em muitas lojas é frequente veres os peixes todos ao molhos e fé em Deus e com o pH que naquele dia tá.

Concordo com o que o Filipe disse e removia o carvão.

Já agora, que tipo de alimentação estás a dar aos peixes?

E qual é o caudal do teu filtro?

Editado por jonya4

Cumprimentos,

João Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

DarkAxe, ainda me lembro-me da "artista" que vendeu o nano ao puto e do que aconteceu aos 10 peixinhos que "impingiu" com o aquário novo, sem ciclos sem nada. Este não é o caso. Neste fiz o ciclo direitinho e demorei alguns meses até chegar ao estado que escrevi acima. Só recentemente perdi um bocado ao controle da fauna porque comecei a levar a "patroa" à loja e ela escolhe os peixes mais bonitos (compatibilidade... ké isso?)

 

Cain, pelo que li (brevemente), um PH na ordem dos 7 devia satisfazer esta bicharada, com a excepção dos neons que preferem águas mais ácidas. Tem lá um bocadinho de paciência e explica-te lá melhor, por favor.

 

Hoje passei na loja, expliquei o meu problema ao vendedor e ele disse-me que o PH deve estar elevado e vendeu-me um produto para o baixar. Recomendou 6.8 - 7. A principio ainda hesitei, porque acho que se começo a introduzir químicos pode ser o principio do fim, mas depois lá trouxe o produto para experimentar... com muito cuidadinho.

 

Mais dicas?

 

Abr,

Miguel

Quando a loja te engana uma vez, não voltas lá simplesmente. Voltou-te a enganar. Assim vais matar os guppy's platys e etc com esse pH por ele recomendado.

 

pah, ha riscos que nao se correm, e eu nao misturaria assim os peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou sincero... o meu pH já andou um bocado descontrolado e não sofri mortes!

 

Outra coisa curiosa e que nunca consegui explicar foi o facto de comprar Espadas machos e morrerem todos todos e todos! (comprei cerca de 3) ao fim de uma semana! e as fêmeas aguentam-se! Já tinha desistido de espadas machos quando me deu na cabeça para comprar uma espada gravida, e o curioso e que nasceu um espada macho e anda aqui a dançar na boa! comprei outro macho e adivinhem ? voltou a morrer...

 

Explicação para isto? não sei...

 

a única coisa que não me agrada muito ai no meio é o Botia... mas isto é a minha opinião... :x

 

Acho que esse botia apesar de bonito é mauzinho ai no meio :P

Eu também gosto deles e não os meto... haha!

 

Quanto a isso das mulheres escolherem peixes... hum... é grave... porque da ultima vez que o fiz fiquei com 2 gouramis azuis (daqueles que crescem crescem e crescem!, num aquário de 90Lt ... por isso xD) um já morreu... ops...

 

 

Carvão? Sempre usei... nunca tive problemas... mas vou tentar tirar um dia para ver como fica!

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina viveres num sitio sem impurezas e sem microbios.... É o que esses peixes estão. Fazer mal, não faz, mas depois qualquer alteração e tudo lhes pega.

Tira e deixa mais tempo para criarem mais resistências.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Não voltei à "peixaria" onde me enganaram da primeira vez. Agora tenho frequentado outra loja e foi este tipo que me aconselhou baixar o PH. Posso referir nomes ou há regras contra publicidade (positiva ou negativa)?

 

Em relação às questões que colocaram, a alimentação alternada entre JBL flocos e Sera grânulos. De vez em quando uma ervilha cozida quando uma fêmea fica demasiado gorda.
O filtro é interior. O caudal é regulável entre 200 e 500l/h. Deve estar para aí nos 300.
A iluminação é uma lampada fluorescente de 18w.
Algum comentário?

 

Entretanto fiz uma TPA de aproximadamente 30-40% do volume, com a água engarrafada que tinha o PH mais baixo, na ordem dos 5.7. Ainda assim o PH mantém-se acima dos 7.

 

Já agora, outro tema. O bótia fui eu que comprei para me ajudar a reduzir uns caracóis (caramujos) em excesso. Com o bótia comprei 2 outros peixes, transparentes com uma risca colorida em cima e outra em baixo, um deles cor-de-rosa e outro azul (pedidos da esposa, que não se pode contrariar por estar gravidíssima) . Acho que são estes (Peixe Vidro Indiano (Parambassis ranga). Uns dias depois começaram-me a desaparecer os camarões bebés e os alevinos dos guppies. Fiquei durante algum tempo a observar o comportamento dos novos inquilinos. Os Parambassis pareceram-me muito agressivos e decidi dar-lhes "o tratamento" - foram para o nano onde está um betta que não tem medo de ninguém. Por enquanto tudo bem por lá. Pelo que tenho observado, o bótia parece calminho, mas pelo que li vai crescer bastante e também pode ter sido ele a comer os bébés. Agora tenho pena de devolver o "zé bigodes"... acham que é melhor?

 

Obrigado pela ajuda,
Miguel Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explica-te Felipe não percebi :x

Conheces o conceito de "rapaz bolha"??? Tudo lhe toca e tem de viver dentro de uma redoma. Agora retira a redoma. Simples

 

Camarões pequenos e alevinos, quase todos os podem comer.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião devias devolver o "zé bigodes" como dizes e os neons. Andas a mexer muito nos parâmetros da água para que? Com que fim? Queres ph a 7.0? Eu também o queria mas de momento não consigo e químicos dispenso. Tenho troncos e pinhas de amieiro e mesmo assim tenho que contentar com 7.5.

 

Vi que foste comprar água com ph 5.6, e pergunto para que? Para baixares o ph eu sei mas e depois? Se o conseguires baixar, como vais fazer com as tpa's? Vais comprar outra água a 7.0? Já pensas-te que uma vez comprada água a 7.0 ou outro valor vais ter que usar sempre a mesma, logo é mais um gasto no aquário? Se é um gasto que estejas disposto a ter, tudo bem, mas se o teu objectivo e depois disso tudo voltar à água da torneira, meu amigo digo já que nem sequer comeces com o esforço.

 

Fazes tpa's semanais, e o filtro? Limpas em que intervalos de tempo?

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Filipe: Ninguém fazia mal aos bébés até aparecerem os novos habitantes.

 

A minha ideia era baixar um pouco o PH misturando daqui para a frente água engarrafada com água da torneira (eventualmente com um pouco de químico), para ver se resolvia o problema da longevidade dos guppies e para manter os neons (aka zés carapaus), pois foram dos poucos que sobreviveram no projeto/desastre inicial.

 

Faço TPA's semanais. Salto uma ou outra semana excepcionalmente. Normalmente aproveito a água da TPA para lavar as matérias filtrantes e quando a lã de vidro fica em mau estado, troco.

 

Obrigado,

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não quiz dizer que algum lhes fez mal, mas sim que com a água sem micróbios, substâncias quimicas nocivas...tudo lhes pega. Não tem defesas para doenças

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Update: Não consegui devolver o Zé Bigodes (o bótia, para quem não acompanhou). O gajo fartou-se de fugir e esconder. Quando muuuuito tempo depois o consegui finalmente apanhar, fez-me uns olhinhos tristes... e acabei por o devolver ao aquário, onde anda todo alegre e contente. Falei com a loja e poderei devolvê-lo quando ficar demasiado grande; por enquanto tem uns 4 cms e faz uns olhinhos que parece o gato do shrek.

Introduzi uma maternidade onde coloquei alguns alevinos, camarões bébés e "camaroas" grávidas.

Um dia destes limpei o filtro, aproveitei para adicionar água com PH baixo.

Vou dando noticias. So far so good.

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja... Não tens a situação resolvida e bota a comprar mais bichos para o aquário! Não te censuro (muito), por isso, pois também já foi assim, mas um conselho que te deixo... Por mais que a vontade seja muita, não faças isso, pois não tens o aquário estável e a adicionar mais fauna vais piorar a situação, bem como sujeitas-te a perder mais bichos, que para além de serem animais acima de tudo, também é dinheiro que botas fora.

 

Mas isso sou só eu! Tu é que sabes.

 

Cumps

Cumprimentos, Daniel Cunha

Aquário 60l

Feedback

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tu tens tanta especie incompativel, que nem sei por onde começar

teres alevins de guppies, camaroes alevins e adultos numa maternidade, é um petisco. qualquer dia apanhas o botia la dentro..

Teres neons e o botia, admira-me ainda teres os neons..

meteres peixes, quaisquer que seja, com o betta, tambem nao é boa ideia, qualquer dia tens la a espinha :P

sinceramente, acho que devias de escolher o que pretendes, o que gostas mais, e nao misturar A e B, sendo que A vai ser atacado por B, ou está em stress o tempo todo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais