"Rocky mountain" O meu novo projecto.


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

Boas

 

Ja faz bastante tempo que nao vinha ao forum. Mas como bom filho a casa torna, aqui estou eu de volta com um novo projecto.

Este projecto levou um mes a planear a adquirir todo o material necessario. Foi plantado ontem por isso a fotos que vou colocar sao dia 1.

 

Setup:

 

Aquario : Fluval Roma 240

Dimensoes: 120x40x50 cm (aprox. 240 litros)

Aquecimento: Fluval mirrored M 300 watts

Filtro : Fluval 305 + All pond solutions EF 1000 + 9 watts UV

Wavemaker : All pond solutions WM- 2500 (2500 litros hora)

Iluminacao : 4x 54 watts (apenas 2x54 watts a trabalhar 6 horas diarias nas primeiras semanas)

Co2 - Sistema pressurizado da aquaristic.net com botija de de 3kg ( o co2 liga 2 horas antes da luz e desliga 1 hora antes.

 

Substrato: Tropica plant growth (substrato fertil) + Unipac black sand

Hardscape : TGM Blue stone

Plantas: Eliocharis parvula

 

oeht.jpg

Foto total do aqua visto de frente

 

ddqj.jpg

Foto so a apanhar a montanha.

 

4m47.jpg

Foto numa perspectiva diagonal

 

evd4.jpg

Esta foto mostra a montanha e os suportes usados para manter o substrato em posicao. Sem isto a areia ia acabar por abater com a forca da gravidade. Os suportes vao acabar por ser cobertos pelas plantas quando estas crescerem.

 

vh9n.jpg

 

 

pymh.jpg

VIsta lateral do lado esquerdo do aqua.

 

yvbx.jpg

 

 

p346.jpg

 

 

t1uy.jpg

 

ktzg.jpg

 

 

fouf.jpg

 

Espero que gostem.

  • Votar + 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do layout, nota-se que como dizes foi bastante pensado.

Eu teria apenas substituído a "parvula" pela "mini" ou pela "cuba"....manter esse tapete rente vai requerer algum trabalho constante.

Reparei que tens uma bomba para movimentação da água, não conseguirias maior distribuição do co2 se tivesses o difusor do lado oposto da bomba em vez de se encontrar atrás/ao lado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do layout, nota-se que como dizes foi bastante pensado.

Eu teria apenas substituído a "parvula" pela "mini" ou pela "cuba"....manter esse tapete rente vai requerer algum trabalho constante.

Reparei que tens uma bomba para movimentação da água, não conseguirias maior distribuição do co2 se tivesses o difusor do lado oposto da bomba em vez de se encontrar atrás/ao lado ?

Eu tinha em ideia usar mais plantas. Especialmente depois de ver o bem conseguido que o hardscape tinha ficado.

Mas decidi jogar pelo seguro e manter as coisas simples,parvula e uma planta mais facil e mais versatil.

 

No passado tive algumas dificuldades em crescer um tapete por isso e um dos grandes objectivos deste projecto.

O outro era conseguir o efeito montanha com o hardscape. Ha um ano que a ideia para isto surgiu na minha cabeca, mas tive que esperar por agora porque nao tinha rochas adequadas e tambem nao tinha experiencia suficiente para ser sucedido.

 

Em relacao ao difusor de co2 e uma ideia a ver,mas no lado oposto esta o inflow e o outflow do filtro, porque o aquario e furado de origem nao posso muda-los de sitio.

E ainda tenho um segundo filtro para adicionar aqui, movimentacao nao vai faltar para distribuir o co2 como deve ser.

O segundo filtro esta a trabalhar noutro aquario para manter o ciclo ate eu decidir adicionar os peixes aqui.

 

Tens ai uma excelente base,agora mais umas plantas e fica um mimo...

Obrigado.Por agora nao tou a planear adicionar mais plantas. Provavelmente ficava melhor, mas quero manter as coisas simples e principalmente porque como esta agora e como imaginei o layout desde que tive a ideia.

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tinha reparado que tinhas o outflow do outro lado, sendo assim o efeito é o mesmo e realmente não vale a pena alterar.

em relação a parvula falo por experiência própria e tens razão é muito mais fácil de manter do que por exemplo a "cuba"....já desisti de comprar cuba após 3 tentativas falhadas redondamente e 25€ desta planta para o lixo.

A parvula já tive e deu-se bem, apenas tive um boom de algas filamentosas perante o qual optei por arrancar em vez de tentar recuperar.

continuação de bom projecto...quando esse tapete fechar ficará fantástico de certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm...espero que esse relvado cresça bem!

 

O que usaste como suporte do substrato?

Usei TGM substrate supports.

Sao os suportes de substrato vendidos na greenmachine.

Sao maleaveis e podem ser cortados a medida necessaria. E nao se desfazem na agua.

Eu depois coloco uma foto. Nao tou a conseguir com o telele.

 

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk now Free

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse inflow fica mesmo mal aí no canto, não tens como o esconder?

Eu acho que no inicio deverias apostar em plantas de crescimento rápido para absorver os nutrientes, depois de estabilizado se quiseres saem.

Uns apontamentos junto às pedras com staurogyne, ammania sp. bonsai, pogostemon helferi ou outra parecida ficavam bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes medidas de aquário, dá para fazer uma boa montagem...

Acho que por teres o inflow e ouflow á vista podias ter escolhido outro tipo de layout deforma a esconderes, mas se não te faz diferença á vista continua...

Podes sempre usar plantas altas para esconder, vais usar alguma??? Atrás das pedras ou assim???

Só mais 1 reparo. Tenta esconder mais o TGM substrate supports que ainda está muito visivel.

O que dizes do Unipac black sand??? Não conhecia...

 

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse inflow fica mesmo mal aí no canto, não tens como o esconder?

Eu acho que no inicio deverias apostar em plantas de crescimento rápido para absorver os nutrientes, depois de estabilizado se quiseres saem.

Uns apontamentos junto às pedras com staurogyne, ammania sp. bonsai, pogostemon helferi ou outra parecida ficavam bem.

Nao posso esconder porque o aquario e furado. Nao o furei e assim de origem. O filtro conecta-se aos tubos por baixo. Nao me afecta.

Ja tenho o aquario ha dois anos e quero deixar de fazer jungle scapes so para esconder o tubo.

 

Tou a tentar controlar evitar as com tpa's, com um fotoperiodo de 6 horas e com a calha a metade da potencia.

 

Ja tive sucesso desta maneira noutros projectos. Mas se for preciso adicionar plantas de crescimento rapido, adiciona-se.

 

O layout simples com uma planta foi de proposito, por agora fica assim. Mas no futuro quem sabe.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk now Free

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grandes medidas de aquário, dá para fazer uma boa montagem...

Acho que por teres o inflow e ouflow á vista podias ter escolhido outro tipo de layout deforma a esconderes, mas se não te faz diferença á vista continua...

Podes sempre usar plantas altas para esconder, vais usar alguma??? Atrás das pedras ou assim???

Só mais 1 reparo. Tenta esconder mais o TGM substrate supports que ainda está muito visivel.

O que dizes do Unipac black sand??? Não conhecia...

 

 

Cmpts

As medidas nao sao mas. Mas trocava algum comprimento por mais largura.

 

Como disse acima quero deixar de fazer jungle scapes. Os tubos nao me afectam, e um mal necessario.

Este layout e um desejo antigo.

 

Nao tenho planos de usar plantas altas ou outro tipo de planta por agora.Mas como disse o futuro logo se ve.

 

Substrate supports foram desenhadas pelo james findley, um aquascaper profissional britanico e fundador da greenmachine. Nao ficam 100% enterradas. O objectivo e as plantas taparem-nas com o crescimento.

 

Procura Nature chaos ou Reciprocity no youtube e vez como ele usa e a explicacao sobre como usar.

 

Para quem gosta de areia unipac black sand e do melhor. Com a vantagem que nao e branca.

 

 

 

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk now Free

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Sim, já conhecia os videos dele, mas continuo a acha que mais 0.5cm de black sand não se perde nada em algumas zonas que vi nas fotos.

Já agora, onde adquiriste o Black Sand???

Comprei o unipac online no site do aquaessentials.co.uk.

 

Eu concordo contigo.Alias quando desenhei o hardscape os supports estavam tapados.

Mas ao plantar e enxer ficou assim.

 

Nao creio que precise de areia. Se for caso disso e so mesmo empurrar o support mais para baixo ate ficar rente a areia.

 

Nesta fase que o aquario nao ta estavel nao quero perturbar muito.

 

O bom e que ao fim de 4 dias e facil notar algum crescimento da parvula.

Pelo menos em altura.

Pensei k ia demorar mais.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk now Free

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então e fotos recentes?

 

Então e fotos recentes?

Boas.

Aqui estao as fotos.

 

A semana passada.

hm0c.jpg

 

 

Hoje:

965e.jpg

 

Durante este tempo adicionei:

 

14 Rummy nose tetras

20 Gold mountain minnows

18 neons

 

Foi possivel faze-lo porque eu tinha colocado os meus filtros a trabalhar noutros aquarios durante a montagem deste para nao perder o meu ciclo.

A parvula continua a crescer, a semana passada tava alta por isso dei um corte para induzir que se espalhe em vez de so crescer em altura.

Tambem comecaram a aparecer algumas algas nas rochas e nos vidros.

Ha dois dias coloquei a minha luz na potencia maxima, nao tou certo se fiz bem ou se no fim vou so acabar com algas. Mas desde que o fiz tenho pes de parvula a aparecer em todo o lado por baixo do substrato.

 

A calha e 4x54 watts T5. As lampadas sao 6500 K e o aquario e 240 litros. Que acham e muita luz ou devo manter? Pensei dar experimentar uns dias e depois decidir com base nos resultados.

 

Outra coisa que notei e que apesar da planta se estar a espalhar e o novo crescimento ser saudavel, os molhos originais que plantei estao a ficar acastanhados. Isto e normal ou e sinal que algo esta mal?

Nao estou a fertilizar ainda por agora estou so a confiar no substrato fertil.

 

Com o tempo vou adicionar mais peixes. O aquario parece muito vazio.

Editado por aquariomaniaco

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá porreiro. A luz não indicaste durante quanto tempo está agora ligada mas quanto aos watts é suficiente. Esse esverdeado repentino nas rochas embora normal em alguns aquarios no inicio, parece-me algum tipo de descontrolo nos valores npk...tens feito tpas?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá porreiro. A luz não indicaste durante quanto tempo está agora ligada mas quanto aos watts é suficiente. Esse esverdeado repentino nas rochas embora normal em alguns aquarios no inicio, parece-me algum tipo de descontrolo nos valores npk...tens feito tpas?

Sim. 50 % todas as quartas e domingos.

A luz ainda so esta 6 horas.

O co2 liga 2 horas antes da luz e desliga uma hora antes.

 

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espera por opiniões dos experts mas eu sendo a parvula uma planta com teoricamente exigencia de 0.5 w por litro faria assim: apenas 2 lampadas ligadas com foto perímetro de 8 a 10horas...apenas a minha opinião tendo em conta que não tens assim tanta massa vegetal.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Provavelmente vou fazer isso mesmo. Ate me sinto um pouco idiota por ter optado por aumentar a potencia em vez do numero de horas de luz.

 

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

 

 

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não penses assim..isto dos plantados não é uma ciência exacta. A guias basicos mas depois cada montagem é diferente..a começar pela qualidade da água que temos. Sem investir em testes muitas vezes é apenas com tentativas e observação que vamos fazendo os ajustes necessários. Fica bem vai dando feedback

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.