Malawi Dream (fotos)


rpmprodrive

Recommended Posts

Bom dia amigos o meu nome é Pedro Pinto e comecei um projeto para um aquário do lago malawi mais concretamente mbunas.

 

Nome: Malawi Dream

 

Dimensões: 200X40X40

 

Decoração: pedras da praia

 

Substrato: areia de filtro de piscina

 

Iluminação: calha diy de leds

 

Filtragem: Filtro elite 810 lts/h mais um interno de 700 lts/h (a mudar num futuro muito proximo)

 

Fotos:

 

chegada do aquário a casa

 

6z9n.jpg

 

 

8wh0.jpg

 

estrutura de ferro a ser construída

 

qkbb.jpg

 

aqui pintado e a levar o tampo de madeira

 

uzgv.jpg

 

aqui com a placa de roofmate

 

5mup.jpg

 

e aqui já em casa e com o aquário em cima

 

p3gv.jpg

 

começando por meter água no penico

 

zasp.jpg

 

lado esquerdo

 

6q6i.jpg

 

centro

 

ep1g.jpg

 

lado direito

 

re3f.jpg

 

cumps

 

 

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora o material para forrar a estrutura em ferro

 

wdbd.jpg

 

Aqui a montagem da madeira na estrutura

 

2kks.jpg

 

cgbj.jpg

 

aqui a madeira já pintada

 

fpw0.jpg

 

oli9.jpg

 

aqui a colocação das fitas leds

 

9skk.jpg

 

e aqui a vista geral com os leds ligados e com a as 2 pedras a mais

 

lnjr.jpg

 

aqui já com portas

 

v7ps.jpg

 

xw1w.jpg

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite, e como estas cabecinhas pensadoras não param decidi fazer um upgrade e retirar a calha de cima do aquário com os leds e fazer uma calha suspensa ora já está

 

y2br.jpg

 

1q1m.jpg

 

​aqui upgrade do nome do projeto no móvel

 

lis7.jpg

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

espectacular. parabéns!

só uma questão: o que fez aos Leds? retirou-os e aplicou na calha? pergunto isto porque estou a fazer um projectos com Leds e gostava de ter alguns feedbacks de quem os utiliza.

sim Gonçalo tirei as fitas de ledas e coloquei na calha e aparafusei 4 focos tipo estes mas em preto

 

pcqp.jpg
e agora mandei vir 4 lampadas de leds para estes focos mas ainda não chegaram, em relação á luz eu gosto bastante dá uma coloração muito bacana aos peixes e como não há interesse em plantas serve perfeitamente e o consumo é muito menos
cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

E fotos dos habitantes não se arranja :tapfoot:

fotos dos habitante tambem há eu estava á espera de arranjar uma máquina melhor mas posso mostrar o que já tenho por aqui

 

Pseudotropheus cyaneorhabdos macho

 

zegp.jpg

 

 

 

cxx5.jpg

 

Pseudotropheus elongatus "Chewere" macho

 

lv49.jpg

 

Pseudotropheus elongatus "Chewere", Metriaclima sp. "Zebra Chilumba" Maison Reef, Labidochromis caeruleus

vpx7.jpg

 

47q8.jpg

 

arfb.jpg
tenho mais mas ainda estão piores que estas, atenção que isto é tudo malta jovem com 4 ou 5 cms só ainda, ainda estão a ganhar cor
cumps
Editado por rpmprodrive

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optaria por por no minimo 6 pés no móvel. tenho um aquario de 1,5m e tenho 8 pés. Isto é especialmente importante quando o chão é em tijoleira ou flutuante e necessita de se nivelar o móvel. O teu aquário não tem suporte vertical no centro, apesar de os próprios vidros se auto travarem há sempre micro ajustes e o ideal é não haver pontos de stress. Eu usei pés niveladores que se ajustam com uma chave de bocas para nivelar o aqua. Basta ter um nivel de bolha à mão e é fácil...

 

63300_SAI_P_1_L.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu optaria por por no minimo 6 pés no móvel. tenho um aquario de 1,5m e tenho 8 pés. Isto é especialmente importante quando o chão é em tijoleira ou flutuante e necessita de se nivelar o móvel. O teu aquário não tem suporte vertical no centro, apesar de os próprios vidros se auto travarem há sempre micro ajustes e o ideal é não haver pontos de stress. Eu usei pés niveladores que se ajustam com uma chave de bocas para nivelar o aqua. Basta ter um nivel de bolha à mão e é fácil...

 

 

 

 

eu tambem pensei em colocar pés no móvel mas os que encontrei niveladores eram de plástico e não acredito que aguentassem, apesar disso o aquário ficou muito niveladinho, aqui o que realmente poderia ter feito era ter colocado 2 pés ao centro mas o aquário tem 2 metros mas tem 40 por 40 e isso dá cerca de 300 lts o que acaba por ser bastante pouco e não deve pesar muito

 

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho exactamente esses pés de plástico e garanto-te que aguentam. O meu aqua tem 400L mais 120Kg de aqua mais 70Kg de areão o que dá praí 600Kg no total. Dividido por 8 pés dá 75Kgs por pé o que não é significativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Olá Pedro

 

Belo projecto que estás aí a começar, permite-me que te diga que a tua filtragem é insuficiente para esse aquário ainda mais com ciclídeos que são peixes que sujam muito.

Para Mbunas em condições ideais seria 7 a 10 vezes o volume de água do aquário que necessitas para filtragem, ou seja no teu caso tens 320l brutos tirando areão e pedras deverá ficar +/- 280/290l.

280l x7 dá 1960l x10 2800l tu tens uma filtragem de 1510lL o que me parece manifestamente pouco, e tens que ter em atenção uma coisa importante os filtros interiores têm uma colonia de bactérias pequena e filtragem mecânica tb.

Gosto muito das pedras só retirava as 2 castanhas que tens no meio do aquário destoam em relação ás outras, boa continuação. ;)

Cumprimentos
Bruno Cipriano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas obrigado fumi, em relação á filtragem eu sabia desde o inicio que era pouco só estava á espera de uma boa oportunidade para comprar um filtro e como ainda são jovens ainda se vai aguentando mas já tá tratado e já vem a caminho um sunsun de 2000l/h para juntar aos que tenho e vou ficar com 3500 l/h no total se bem que este filtro interno funciona mais como bomba de circulação do que filtro mas penso que seja suficiente, mas se for preciso mais tarde mando vir outro sunsun de 2000l/h para juntar ao outro e tiro o de 800 lts e fico com 4700 l/h

 

cumps

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

e que tal uma atualização...

começando plos intervenientes

 

Metriaclima sp. "zebra chilumba" maison reef casal

Pseudotropheus elongatus chewere 2M 1F

Pseudotropheus saulosi 1M

Aulonocara jacobfreibergi casal

Labidochromis caeruleus casal

Labeotropheus trewavasae chilumba 1M

Pseudotropheus demasoni Pombo rocks 2 F

Pseudotropheus cyaneorhabdos, Maingano 2 F

 

tenho de acertar os ratios porque quando comprei eram todos muito pequenos e não dava pa sexar, entretanto morreu o macho demasoni e a fêmea saulosi mas vou resolver estes problemas

 

Geral neste momento

CRW_9537_zpsfc20085e.jpg

 

macho maison reef

IMG_9657_zpsf6ce8d63.jpg

 

IMG_9655_zpseaa8ae4d.jpg

 

caeuruleus macho

IMG_9667_zps49afe011.jpg

 

trewasae chilumba macho

IMG_9663_zps1d12c305.jpg

 

IMG_9674_zpsdc6e5519.jpg

 

IMG_9686_zps79242c8d.jpg

 

IMG_9684_zps13dc2f2e.jpg

 

demasoni femea de boca antes de morrer o macho

IMG_9374_zpsfdb9cac5.jpg

 

DSC_7453_zpsf41b5711.jpg

 

DSCF4421_zps094fd469.jpg

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

vamos lá actualizar o tópico, já que há algum tempo que não o faço, para já fiz uma actualização da tampa do aquário e aumentei os watts de luz que passou dos 60 que tinha para 232W ou seja 4 lampadas t8 de 58W cada de 6500K, e começou logo a formar um verdinho nas pedras e neste momento já tenho 3 ou 4 pedras a ficarem verdinhas.

Em termos de habitantes saíram alguns e entraram outros e neste momento tenho esta fauna

 

Casal Metriaclima sp. "membe deep" Maingano reef ( com cerca de 5/6 cms)

Casal Labidochromis caeruleus (adultos)

Casal Zebra Gome (fêmea OB)

Macho Labeotropheus trewavasae Thumbi West (juvenil)

Macho Labidochromis sp. perlmutt (adulto)

2 Pseudotropheus elegans Itungi (com 4 cms)

casal Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga" (juvenil)

2 Pseudotropheus Saulosi (1 com 5 cms outro com 3cms)

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos

 

Pedras com algum verdinho

IMG_1375_zps1b9f0155.jpg

 

Metriaclima sp. "membe deep" Maingano reef

macho

IMG_1354_zps5b59fa31.jpg

 

Metriaclima sp. "membe deep" Maingano reef

fêmea

IMG_1361_zps149e2f75.jpg

 

Casal Zebra Gome

IMG_1297_zpsb6e4bdb4.jpg

 

IMG_1383_zpsd8d09d17.jpg

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pseudotropheus elegans Itungi (4 cms)

IMG_1433_zpsb7a182b7.jpg

 

Pseudotropheus Saulosi Fêmea

IMG_1363_zps62883053.jpg

 

Macho Labidochromis sp. “perlmutt”

IMG_1301_zps6b06f32a.jpg

 

Macho Pseudotropheus sp. "elongatus mpanga" (6 cms)

IMG_1330_zps6b987189.jpg

 

IMG_1332_zps19e4594d.jpg

 

Labeotropheus Trewavasae Thumbi West (5 cms veio da Abysse) foto no dia que chegou

 

IMG_1407_zpsc52e296d.jpg

 

Fêmea pseudotropheus enlogatus Mpanga (4cms veio da Abysse) foto no dia que chegou

IMG_1421_zpsf2d23370.jpg

 

 

Vieram tambem 2 juvenis daktari

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amigos plos comentários, esta semana ainda qui deixo umas fotos gerais do aquário com as pedras todas tapadinhas de algas e é vê-los a "pastar" vou tira uma fot com eles a comerem das pedras...ás vezes estão 5 ou 6 peixes ao mesmo tempo a comer algas das pedras.

As algas curiosamente já passaram de verdinhas para vermelhas... as algas verdes deram lugar a algas vermelhas... parece alcatifa :whocares:

 

cumps :animal_fish:

TODAY IS A GIFT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais